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Azul e LATAM Airlines Brasil anunciam acordos de codeshare e de programas de fidelidade


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Não adianta esperar boa vontade do governo, ja deu pra ver que se não se ajudarem vai as 3 pro saco juntas.

Meus 25 centavos Cenário 1 - Golpe de mestre de uma das duas de sentir a energia da outra e rolar o que rolou no passado de JJ/RG, onde inclusive o pax RG viu a qualidade JJ e trocou de lado sela

23:59: "Ain, isso que eles (Gol) estão fazendo junto à Passaredo é ilegal, estão fazendo por conta dos slots em Congonhas". 00:00: "Ph#da-se, vou fazer igual e maior com a LATAM. Eu posso, não te

55 minutes ago, NEsses said:

Conseguiu fazer todo o grupo ter raiva dele num momento tão delicado para todos,  ou seja, só atrapalhou e complicou a situação para empresa. 

Tem uns caras tão aloprados com esse Jerome que estão falando em deixar aviões no chão, até sair uma proposta decente, mas sabemos que isso não ajudaria em nada

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7 minutes ago, PR-FHI said:

Esse nem o capeta quer.


Entendo a frustração, mas acredito que ele está somente agindo de acordo com a decisão dos manda-chuvas do Chile.

Ele é o famoso testa de ferro. O fato de estarem todos pedindo a cabeça dele, e não do Conselho e acionistas mais relevantes da LA mostra que ele está fazendo o papel dele direitinho aos olhos do chefe.

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No fundo no fundo o Geronimo é apenas um poste, tal como a Sender era, quem manda é o Chile! Cadier é como um gerente regional das Casas Bahia, parece que manda e dá o desconto, mas quem decide é a matriz.

4 minutes ago, SQ-GRU said:


Entendo a frustração, mas acredito que ele está somente agindo de acordo com a decisão dos manda-chuvas do Chile.

Ele é o famoso testa de ferro. O fato de estarem todos pedindo a cabeça dele, e não do Conselho e acionistas mais relevantes da LA mostra que ele está fazendo o papel dele direitinho aos olhos do chefe.

Exato!

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1 hour ago, NEsses said:

Tem que ser muito inocente para acreditar numa AFA dessa. 

Parece que não é, pelo menos a das demissões:

https://contatoradar.com.br/2020/06/latam-brasil-realiza-mudancas-administrativas-e-no-quadro-de-funcionarios/

Agora, por que uma empresa ter sede na Rua Verbo Divino, com m² bem alto quando pode usar suas próprias instalações no aeroporto? Depois vem reclamar do Custo Brasil e do custo dos funcionários.

1 hour ago, Mister.Eslátes said:

Este senhor Jerome, sem sombra de duvidas, vai ser um estudo de "case" no mundo coorporativo (de exemplo a não ser seguido)

Ele é apenas testa-de-ferro. Cueto é conhecido por bater de frente com os sindicatos.

No fim é aquela coisa, bom executivo é aquele que sabe trabalhar na adversidade, não na bonança.

25 minutes ago, SQ-GRU said:

Não creio que a intenção da Latam Brasil seja apresentar uma proposta que de fato tenha conteúdo para ser aprovado.

Santiago parece já ter fechado questão em relação a uma diminuição forte no mercado brasileiro e está negociando apenas para justificar a eventual demissão em larga escala e devolução maciça de aeronaves. Seria o famoso “eu tentei mas não consegui” ao invés do “aproveitei o momento para reavaliar a minha operação toda e reajustar o meu posicionamento”.  Um desfecho semelhante ao ocorrido na Argentina. 

Talvez a LA foque em um nicho corporate ex CGH e algumas ligações específicas em GRU para dar corpo a operações internacionais arroz com feijão do tipo MIA, MAD e LHR.  

Ou talvez esteja costurando um acordo mais firme com a Azul para adotar a filosofia de custos deles para uma eventual parceria mais robusta. 

É uma ideia interessante, mas no longo prazo perde escala. 

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As pessoas não estão tendo a noção da gravidade pela qual as empresas (e não só as aéreas) estão passando.

A JJ em mai20  produziu só 4,4% dos RPKs que ela teve em mai19. Como uma empresa vai pagar funcionários, aluguel de aviões e rolar juros e as dívidas bancárias  praticamente sem faturamento? As americanas e algumas europeias conseguiram ajuda estatal, o resto vai quebrar, não tem pra onde correr.

G3 6,3% e a AD 14%, a que resistir + tempo talvez sobreviva no longo prazo. E o pós pandemia vai ser muito difícil também, se antes já era impossível dar lucro, imagina tendo que amortizar dívidas, caso alguém empreste.

As passagens vão ter que subir, as empresas de leasing vão ter que exigir + depósitos/garantias, os fabricantes de aviões vão ter que elevar preços pra cobrir os prejuízos acumulados, os Governos vão aumentar impostos pra cobrir os déficits, vai ser uma bola de neve só.

Edited by TheJoker
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23 minutes ago, TheJoker said:

As pessoas não estão tendo a noção da gravidade pela qual as empresas (e não só as aéreas) estão passando.

A JJ em mai20  produziu só 4,4% dos RPKs que ela teve em mai19. Como uma empresa vai pagar funcionários, aluguel de aviões e rolar juros e as dívidas bancárias  praticamente sem faturamento? As americanas e algumas europeias conseguiram ajuda estatal, o resto vai quebrar, não tem pra onde correr.

G3 6,3% e a AD 14%, a que resistir + tempo talvez sobreviva no longo prazo. E o pós pandemia vai ser muito difícil também, se antes já era impossível dar lucro, imagina tendo que amortizar dívidas, caso alguém empreste.

As passagens vão ter que subir, as empresas de leasing vão ter que exigir + depósitos/garantias, os fabricantes de aviões vão ter que elevar preços pra cobrir os prejuízos acumulados, os Governos vão aumentar impostos pra cobrir os déficits, vai ser uma bola de neve só.

 

Ai vai aquele agravante, enquanto GOL e Azul veem o mercado descongelar e a VoePass sair da hibernação, a Latam está cada vez mais contraindo a malha, por exemplo, Manaus deixou de ser diário, enquanto a Azul vai pro 3x diário MAO-VCP

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3 hours ago, Mister.Eslátes said:

Este senhor Jerome, sem sombra de duvidas, vai ser um estudo de "case" no mundo coorporativo (de exemplo a não ser seguido)

Não é porque você quer que vai ser assim. Ele está na verdade ele está fazendo exatamente o que a diretoria quer.

2 hours ago, SQ-GRU said:

Ou talvez esteja costurando um acordo mais firme com a Azul para adotar a filosofia de custos deles para uma eventual parceria mais robusta. 

2 hours ago, SQ-GRU said:

Entendo a frustração, mas acredito que ele está somente agindo de acordo com a decisão dos manda-chuvas do Chile.

Ele é o famoso testa de ferro. O fato de estarem todos pedindo a cabeça dele, e não do Conselho e acionistas mais relevantes da LA mostra que ele está fazendo o papel dele direitinho aos olhos do chefe.

Estão forçando a situação para a estrutura atual da LATAM ficar o mais parecida com a estrutura da Azul. Uma possível junção de entidades tão distintas é improvável deles conseguirem atochar um Trip 2.0. Quem quer se vender é a Latam. A Azul falou o preço. A diretoria aceitou, e fez um pedido para o CEO.

36 minutes ago, TheJoker said:

As pessoas não estão tendo a noção da gravidade pela qual as empresas (e não só as aéreas) estão passando.

Enquanto isso, papai está preocupado com Carluxo espalhando fofoca no ZAP.

Mais de 45 mil mortos.
A economia morta.

E o papai preocupado com o primeiro que vai para a cadeia antes dele.

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16 hours ago, Pliskin said:

Não é porque você quer que vai ser assim. Ele está na verdade ele está fazendo exatamente o que a diretoria quer.

Estão forçando a situação para a estrutura atual da LATAM ficar o mais parecida com a estrutura da Azul. Uma possível junção de entidades tão distintas é improvável deles conseguirem atochar um Trip 2.0. Quem quer se vender é a Latam. A Azul falou o preço. A diretoria aceitou, e fez um pedido para o CEO.

Enquanto isso, papai está preocupado com Carluxo espalhando fofoca no ZAP.

Mais de 45 mil mortos.
A economia morta.

E o papai preocupado com o primeiro que vai para a cadeia antes dele.

Palmas meu prezado, a verdade uma hora vem à tona.

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https://m.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=184530

Acho que o prefeito da minha cidade está muito iludido. Não tem chance de abrir novas rotas em meio prazo. 

É verdade, que a demanda aérea de Varginha para S. Paulo é reprimida - mesmo a cidade estando 310 km da capital paulista, numa ligação até a capital paulista em autopista. 

VAG-Guarulhos? Pode ser. Azul tem um número interessante de destinos desde GRU e, com novo codeshare com a Latam, seria perfeito usar o maior hub da cia na América Latina. A terceira opção, é Viracopos. Distante cerca de 100 km de S. Paulo, atrairá apenas apenas passageiros em direção a Campinas (300 km em pista dupla) que são muitos, além das conexões. 

Em tempo: Azul já opera VAG-CNF(BH). Boa parte dos passageiros é conexão, e não acabam em BH, já que CNF está há 45 km do centro da capital mineira. O que salva o voo, até onde sei, são as cargas, já que as ocupações andavam na casa dos 70% nos meses de baixa. Em janeiro, voei 2x lotado p/ CNF. Boa parte foi pro NE e SDU.

Pensar que num passado pouco distante, tínhamos ligações para BH, Campinas e/ou S. Paulo, além do Rio de Janeiro. A crise econômica acabou e as cias reveram suas prioridades e rotas. O Brasil, infelizmente, não aposta, muito menos investe na aviação  regional como deveria. Ela é um vetor essencial de desenvolvimento de uma região. 

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Apesar dos problemas enfrentados pela JJ ela é a filial mais lucrativa do grupo , tanto que a operação domestica dos Brasil estava praticamente bancando a LATAM nos últimos tempos .
Todas tem dividas tanto JJ quanto AD , porém neste momento me parece que as dividas da Azul são muito mais preocupantes . Não da para ter uma posição muito clara de quem esta em melhor situação mas de fato nenhuma das duas tem condições de bancar uma " fusão"no momento.
Dito isso acredito que a Holding Chilena tampouco queira/deva/possa abrir mão do Brasil , a JJ movimenta a operação do grupo e nesse momento abrir mão dessa engrenagem seria como se a corrente dentada do seu carro estourasse no meio da marginal .... a JJ é a única filial do grupo que segue com voos , pode não estar sendo aquela maravilha mas pelo menos algum esta entrando . Sem falar na possível ajuda do BNDES através da JJ que de alguma forma vai refletir no Chile . E sem falar no fator Delta(LA) vs United(AD) que deixa a situação muito mais complexa .
Acredito que sim é um namoro esse codeshare e ambas tentarão tirar o máximo proveito da situação , se realmente der certo ao invés de um casamento teremos um amigo de ##### com quem vamos nos divertir , se der errado cada uma volta pro seu lado e daqui 2 anos voltamos a brigar pelos slots em congonhas !
Essa é minha opinião pessoal mas a risada de nervoso rola solto do lado de cá.... kkkkkkk

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O Sindicato e vcs acham, q tirando o Jerome vai resolver?? hahahaha

Os Cuetos vão colocar outro no lugar pra fazer a mesma coisa ou pior

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Sorte da Gol, que vai assistir de assento privilegiado, este desfecho tragicômico que certamente culminará na fusão forçada da Latam e Azul.

Edited by Mister.Eslátes
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23 hours ago, A345_Leadership said:

Agora, por que uma empresa ter sede na Rua Verbo Divino, com m² bem alto quando pode usar suas próprias instalações no aeroporto? Depois vem reclamar do Custo Brasil e do custo dos funcionários. 

A345, não tenho certeza, mas parece que a latam ta devolvendo esse prédio da marginal... Disse que é justamente por contenção de custos...

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11 minutes ago, MRN said:

A345, não tenho certeza, mas parece que a latam ta devolvendo esse prédio da marginal... Disse que é justamente por contenção de custos...

Sim, devolveu.

 

 

 

Edited by PR-OAI
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1 hour ago, MRN said:

A345, não tenho certeza, mas parece que a latam ta devolvendo esse prédio da marginal... Disse que é justamente por contenção de custos...

MRN, o que questionei é a pertinência de ter a sede fora do aeroporto, pagando aluguel quando se pode ter algo dentro do aeroporto ou em um lugar mais barato. Aliás, é a melhor coisa para uma empresa aérea fazer: compra um terreno barato perto do aeroporto, coloca toda a administração, cria áreas para locação de empresas parceiras (handling, catering, etc) e até um hotel para tripulantes. E depois disso tudo, vira ativo, ao contrário das benfeitorias realizadas dentro dos aeroportos.

Mas, conhecendo alguns executivos e acionistas, "agrega valor" para eles, é claro, ter uma sede em um edifício de vidro em um dos m² mais caros da cidade. 

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7 minutes ago, A345_Leadership said:

MRN, o que questionei é a pertinência de ter a sede fora do aeroporto, pagando aluguel quando se pode ter algo dentro do aeroporto ou em um lugar mais barato. Aliás, é a melhor coisa para uma empresa aérea fazer: compra um terreno barato perto do aeroporto, coloca toda a administração, cria áreas para locação de empresas parceiras (handling, catering, etc) e até um hotel para tripulantes. E depois disso tudo, vira ativo, ao contrário das benfeitorias realizadas dentro dos aeroportos.

Mas, conhecendo alguns executivos e acionistas, "agrega valor" para eles, é claro, ter uma sede em um edifício de vidro em um dos m² mais caros da cidade. 

Isso só me fez lembrar do prédio da VASP. A empresa parou a 15 anos atrás e o prédio em CGH continua sem uso devido a burrocracia do país.

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2 hours ago, Mister.Eslátes said:

Sorte da Gol, que vai assistir de assento privilegiado, este desfecho tragicômico que certamente culminará na fusão forçada da Latam e Azul.

Ou azar, impossível saber no momento. LATAM está bem pessimista, Gol muito otimista e a Azul meio termo. Só o tempo dirá qual aposta foi mais acertada.

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3 hours ago, Mister.Eslátes said:

Sorte da Gol, que vai assistir de assento privilegiado, este desfecho tragicômico que certamente culminará na fusão forçada da Latam e Azul.

Será? Do jeito que as coisas estão “esquisitas” eu não pensaria assim....

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2 hours ago, JumpWrightHigh said:

Isso só me fez lembrar do prédio da VASP. A empresa parou a 15 anos atrás e o prédio em CGH continua sem uso devido a burrocracia do país.

O prédio e quase toda a área que pertencia a Vasp. Tudo parado no aeroporto mais importante do país. Nunca vou entender isso. 

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7 hours ago, Mayday said:

Ou azar, impossível saber no momento. LATAM está bem pessimista, Gol muito otimista e a Azul meio termo. Só o tempo dirá qual aposta foi mais acertada.

Eu não diria que a GOL está muito otimista, ela está numa situação menos desconfortável pois é a única que já conseguiu ACTs com aeronautas, parte dos aeroviários dentre outras negociações e renegociações. Em 15 dias fará 1 mês da aprovação do ACT dos aeronautas enquanto na Azul ainda não houve votação e a Latam sequer apresentou proposta.

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A latam apresentou uma proposta, se é que pode chamar aquilo de proposta...

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31 minutes ago, MRN said:

A latam apresentou uma proposta, se é que pode chamar aquilo de proposta...

Ah, é verdade... Foi tão esdrúxula que até esqueci que tinham apresentado.

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1 hour ago, MRN said:

A latam apresentou uma proposta, se é que pode chamar aquilo de proposta...

Na verdade ainda não houve apresentação formal de proposta. O que a empresa fez foi, em reunião com o SNA, apresentar com muita má vontade um esboço incompleto e cheio de erros (bastante porco por sinal) de algo que virá a ser uma proposta que irá a votação nos próximos dias. 

Corpo de LATAM, espírito de empresa de fundo de quintal. Até a Azul, que com todas as críticas devidas e apesar da redução salarial cabulosa aos aeronautas, conseguiu ter jogo de cintura e seguiu um caminho muito mais decente do que o da LA. 

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28 minutes ago, B737-8HX said:

Na verdade ainda não houve apresentação formal de proposta. O que a empresa fez foi, em reunião com o SNA, apresentar com muita má vontade um esboço incompleto e cheio de erros (bastante porco por sinal) de algo que virá a ser uma proposta que irá a votação nos próximos dias. 

Corpo de LATAM, espírito de empresa de fundo de quintal. Até a Azul, que com todas as críticas devidas e apesar da redução salarial cabulosa aos aeronautas, conseguiu ter jogo de cintura e seguiu um caminho muito mais decente do que o da LA. 

Veja a proposta da Azul para seus funcionários de terra.... conseguiu ser pior que essa da Latam... pessoal tá revoltado. Acho que depois dessa, acabou os videozinhos do pessoal dançando de mãos dadas e cantado feito idiotas....

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