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Leandrinho

Como a modificação SHARP ajuda o Airbus A320neo a operar no Santos Dumont

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AeroIn e Interessante no mesmo lugar é um tanto quanto dificil...

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On 28/06/2020 at 16:49, PT-KTR said:

AeroIn e Interessante no mesmo lugar é um tanto quanto dificil...

Te entendo, amigo.

Mas, de fato, a matéria tá esclarecedora.

Pelo menos dessa vez não usaram termos tendenciosos ou algo do tipo, rs.

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Matéria bem legal. Detalha bem as modificações do pacote.

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On 29/06/2020 at 17:42, Leandrinho said:

Te entendo, amigo.

Mas, de fato, a matéria tá esclarecedora.

Pelo menos dessa vez não usaram termos tendenciosos ou algo do tipo, rs.

Particularmente meu caro, uma matéria "meia boca", como sempre. A falta de cultura aeronáutica, de pesquisa, de refino... como pode não mencionar o A320 LIP, (MZ...) que históricamente veio antes do 800SFP! 

Na Avianca nem vou comentar, o  projeto 20 SHARP pois foi mais uma "entubada" comercial sem propósito, sem critério, idéia de um Gênio querendo padronizar com a colombiana: equipar todos os assentos com com colete (altíssimos índices de roubo da lembrancinha, além do pêso), câmera na porta do cockpit, as pesadascadeiras WCHC, PTV não gerando receita publicitária, não ter cacife para atualizar e pagar as licenças do Wifi...

O único motivo aparente da TAM  em tempos passados não os ter voado antes na Ponte e outros trechos seriam por questões comerciais ou uma eventual restrição de PCN ou MTOW no SDU na época. Talvéz o DAC em 1999 tenha barrado, quem sabe comercialmente limitando a capacidade, pois os 300, 500, 700 e 319 são equivalentes, já o 20LIP e os 800SFP são outro patamar.

Enfim, cultura aeronáutica se adiqüire Lendo, Pesquisando em sites internacionais, consultando bibliotecas, jornais antigos, revistas antigas...essa geração deles não sabe o prazer de ler um livro de aviação, de pensar, de analizar, Memória...ter senso crítico, fora do "prato feito" que são estes sites.

Sucesso e boas pesquisas!

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Entendo que o pessoal do Aeroin trabalha dentro de limitações, de espaço (um texto exageradamente longo é cansativo e a grande maioria das pessoas somente lê o cabeçalho e parte para as discussões) e de conhecimento (o debate sobre o 'aerodynamic braking' foi uma das coisas mais bizarras que já vi, a ponto de surgir vídeos e outros debates paralelos a respeito daquela 'técnica aeroin'. Vale dizer, o pouso não teve nada de anormal para gerar tamanha comoção. Aquela 'técnica' afeta essencialmente apenas a landing distance, no drama). Mas o pior está nas mídias de vídeo, e outro dia tive a paciência de acompanhar uma 'live', mas o que presenciei foi mais puxação de saco entre os debatedores do que conteúdo, sendo que um deles soltou opiniões pessoais como se fossem FATOS a respeito de um tema bem sério.

Mas voltando ao tópico, desde que resolveram tirar o Electra de lá, o SDU sempre foi uma operação à parte. Para colocar o 737-300 foi um longo processo de certificação, por motivos óbvios. Não havia um 'pacote' de aperfeiçoamento da Boeing (além da necessidade de ser motores versão B2), que hoje os fabricantes oferecem aos seus produtos. São fases distintas da engenharia e operação, apesar de que um fundamento permanece imutável: operar "by the book", sem margem para vacilos, como alguns incidentes com o 737-300 e o Fokker 100 comprovaram o que as violações podem gerar.  

Edited by Jet Age
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Jet Age,

O AeroIN é um caça-cliques, basta ver como voce mesmo citou o drama em torno do pouso do A330 da Azul em AMS, a comoção no youtube foi pior ainda, monte de puxa-saco da empresa. Agora uma coisa é fato, as pessoas leigas, ou as que não querem se aprofundar, criam um encantamento por siglas, o Leandrinho é um deles, ele tem fissura por SHARP, SFP 2.0, etc, ainda bem que o BOOST do ATR72-600 não é algo aplicado comercialmente no nome do avião, se não seria outro porre.

Infelizmente, as pessoas tem preguiça de ler, e até os videos são direcionados a informações superficiais, já já o Felipe Neto aparecerá falando de aviação (bem diferentiiiiiinhooooo pra voxxxxxes)

Flight Fernando,

Geração de hoje quer GO PRO, INSTAGRAM... chegue em uma turma de comissárias(os) e pergunte a matéria favorita, talvez 1 ou 2 em 30-50 vão dizer CGA, o restante quer saber do uniforme! Saber onde é a balada e se dá pra trocar de quarto no inativo pra dar aquele cruzo feroz. Esse tipo de geração faz surgir o lance hilário de LAS VEGAS (Negative, im inside).

A grande verdade é que, matérias bem feitas, conteúdo de alto nível: NÃO ATRAI CLIQUES!

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KTR,

Verdade, mas achei o debate do 747 em Florianópolis mais dramático ainda (rs!). Apareceu até manuais de outros aviões para explicar o que era certo e errado. O tema rendeu (e a quantidade de desinformação mais ainda). 

Voltando ao tópico, para ficar nas abreviaturas (rs!), fico na escuta de um feedback de quem andou operando o SFP ou um SHARP no SDU, para comparar com o 733B2.

Abs.

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2 hours ago, Jet Age said:

KTR,

Verdade, mas achei o debate do 747 em Florianópolis mais dramático ainda (rs!). Apareceu até manuais de outros aviões para explicar o que era certo e errado. O tema rendeu (e a quantidade de desinformação mais ainda). 

Voltando ao tópico, para ficar nas abreviaturas (rs!), fico na escuta de um feedback de quem andou operando o SFP ou um SHARP no SDU, para comparar com o 733B2.

Abs.

SFP é um monstro na performance, ja vi sair de la totalmente lotado de pax, com ctz o SHARP deve ser muito bom tb!

Edited by Ng.max
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SFP decolando do SDU de noite da 20L com pressão um pouquinho mais alta e temperatura abaixo de 21ºC faz gemer sem sentir dor. O avião é fora de série. 

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7 hours ago, PT-KTR said:

Saber onde é a balada e se dá pra trocar de quarto no inativo pra dar aquele cruzo feroz

KKKKKK. Nem vou falar o que eu tô pensando sobre esse cruzo feroz senão vai ofender a nova ordem mundial...

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Duvida técnica:

Esse "spoileron" já não era default da programação nos A32F mais recentes? 

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