Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Ministro da Infraestrutura apresenta o plano para aumentar o aeroporto de Angra dos Reis-RJ

Recommended Posts

Meus prezados

Ministro da Infraestrutura apresenta o plano para aumentar o aeroporto de Angra dos Reis-RJ

spacer.png

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas sobrevoou o atual aeroporto de Angra dos Reis e detalhou como será o projeto para aumentar sua capacidade para receber aeronaves com maior capacidade de passageiros e assim, alavancar o turismo no que eles chamam de “Cancún brasileira”. No local está prevista a construção de um Hotel, uma Marina e um centro de Convenções.

https://youtu.be/6HBhPPaQKD4

Fonte: Luiz Padilha – blog Defesa Aérea & Naval 25 jul 2020

Espero que dê tudo certo e que o governo deixe para a iniciativa privada a marina, o centro de convenções e o hotel.

Que porcaria de masterplan, eu diria que a parte do Resort está mais bem resolvido que a pista e os pátios. Resta saber quais os interesses que atendem usando o aeroporto como desculpa.

Mas a questão principal é: o aeroporto continuará no visual? 

Em tempo, achei uma notícia de 2014 e lá está mais completo o plano.

27914_I.jpg

O bacana é eles escreverem que o tamanho da pista ampliada não é o ideal. :facepalm:

54 minutes ago, A345_Leadership said:

O bacana é eles escreverem que o tamanho da pista ampliada não é o ideal. :facepalm:

Pelo que vi na imagem que postou: IFR de não precisão.
Seria o que ? uma estação VOR ( se for pelo menos com DME) mas pode ser só um NDB....
Para os que entendem: RNAV lá nem pensar ?

* estou ignorando hotés, marinas, etc

7 hours ago, Bonotto said:

Seria o que ? uma estação VOR ( se for pelo menos com DME) mas pode ser só um NDB....

Os RNAVs “comuns” são de não precisão, pois só tem navegação lateral.

O que me preocupa em Angra seriam os obstáculos e gradientes de arremetida na pista 10, no mínimo ali dá pra fazer um RNAV com point in space como em IOS e na auxiliar de SSA. Te leva pros mínimos visuais (1500ft e 5km de visibilidade) mas já auxilia bastante na operação, IOS opera assim a muitos anos.

Já os 1.300 metros de pista, para um avião do porte do ATR dá pra operar full com tranquilidade, desde que seja decolando da 28.

• Like 4

Interessante projeto, adaptado à geografia complicada da região. Não acredito que haja área próxima disponível para a construção de um novo aeródromo, concebido faseadamente desde o início. É o que dá para fazer e há demanda presente e projetada para isso.

Essa extensão da pista não é curta demais? Se for pra fazer obra que façam algo que ao menos possibilite operar algo maior.

Joga pra iniciativa privada fazer em troca da exploração do hotel e centro comercial.

15 hours ago, Bonotto said:

Não sei dizer, lembrando que a imagem é de 2014 e aparentemente não vão usar aquele plano.

56 minutes ago, Schonarth said:

Essa extensão da pista não é curta demais? Se for pra fazer obra que façam algo que ao menos possibilite operar algo maior.

Joga pra iniciativa privada fazer em troca da exploração do hotel e centro comercial.

Pelo que entendi quem administrará o aeroporto terá direito a concessão dos hotéis e da marina.

Posted (edited)

Marina vai. Hotel já acho difícil...

Que coisa. 2020 e ainda estamos falando em ampliar a pista dos seus míseros 900m pra 1300m.

Sobre o gradiente de arremetida, é bem fácil resolver, só adaptar a MDA de acordo com o gradiente que o avião é capaz de cumprir. Quem tem menos performance, ganha uma MDA mais alta, como é feito no resto do mundo - é só aprender a copiar as coisas que já deram certo.

Dificilmente Angra tem teto baixo. Mas com freqüência tem teto... Então qualquer RNAV que te leve até 600, 800ft já está excelente. Dá pra colocar até RNP AR... Mas quero ver quem vai habilitar.

Edited by MarceloF
  • Like 2