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Azul recebe cinco prêmios da Tripadvisor além de melhor do mundo

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E o salário ohhhhh!

 

Pior salário de Airbus do planeta terra!

U$1500 na alta temporada e sem redução por conta do covid....atualmente está beirando 900$

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13 hours ago, A345_Leadership said:

Penso que são dois assuntos, correlatos.

A Azul merece o título da melhor do país, quiçá da América do Sul, mas do mundo? Quem dera, sem desmerecimento aos funcionários.

Melhor do mundo pela TripAdvisor? Para ter este critério, quem voa na Azul deveria voar em xpto companhias do mundo todo para ter uma análise comparativa, vice-versa. Conhecer as classes, ter o infortúnio de passar problema com a companhia, são n fatores. 

O perfil de passageiro também conta, tem aquele que só basta decolar e pousar no horário que está ótimo, outros observam até se a comissária sorri quando entra. 

Para a Azul, caiu como uma luva este título - independente de uma OAG ou ATW, ela que gosta de fazer marketing até de inauguração de banner.

opa, presente! Já faz algum tempo é só isso que eu espero de uma aérea. O resto pra mim não faz diferença. 

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Posted (edited)
1 hour ago, rabb said:

opa, presente! Já faz algum tempo é só isso que eu espero de uma aérea. O resto pra mim não faz diferença. 

E quando [decolar e pousar no horário] depende de fatores externos cujo operador não detém controle algum?

Se seu voo alternar o destino por conta do mau humor de São Pedro, ou ficar orbitando 20 minutos enquanto a Infraerro [sic] persegue um pet que escapou do kennel e fugiu para a pista; a cia não vai atender a sua espectativa de pontualidade?

 

Edited by Braconi
Corrigir erro de edição.

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25 minutes ago, Braconi said:

E quando [decolar e pousar no horário] depende de fatores externos cujo operador não detém controle algum?

Se seu voo alternar o destino por conta do mau humor de São Pedro, ou ficar orbitando 20 minutos enquanto a Infraerro [sic] persegue um pet que escapou do kennel e fugiu para a pista; a cia não vai atender a sua espectativa de pontualidade?

 

Acredito que nesses casos pontuais, o vital é ser bem informado pela tripulação. Um bom speech, claro e conciso, por parte de um dos tripulantes, explicando o que está ocorrendo e deixando claro que é alheio a vontade da empresa, irá satisfazer grande parte dos passageiros, evitando essa quebra de expectativa.

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Galera, acho que muitos estão se atendo aos critérios de Skytrax, OAG, entre outras, para julgar o prêmio da Azul. O ranking do TripAdvisor é meramente um ranking de satisfação do passageiro, não de nível do serviço. Não é uma avaliação baseada em quão elaborado, refinado, inovador é o serviço da empresa, mas sim em como essa empresa atende às expectativas de seus passageiros em relação ao serviço que se dispõe a oferecer, mesmo que esse serviço seja simples. É óbvio que em questão do nível do serviço, dezenas de empresas estão à frente da Azul, prova é o ranking do Skytrax, no qual os serviços mais elaborados ocupam posições de destaque, por isso frequentemente empresas como SIA, Emirates, ANA e Cathay estão no topo. No entanto, os passageiros da Azul foram os mais satisfeitos e é isso que a avaliação do TripAdvisor nos diz, o próprio nome do premio nos diz isso: Travelers Choices. Vamos entender também que o público da Azul é um, já o da Singapore (e congêneres) é outro, do mesmo modo que o público do Jornal da Record é um e do Expresso CNN é outro, portanto suas exigências e padrões são totalmente diferentes, mas o importante é que o público alvo esteja satisfeito com o serviço prestado. Faça a mesma análise para o serviço da Jet2 estar a frente do da Virgin. Duas empresas britânicas, com serviços e públicos completamente diferentes, mas a leisure, com serviço simples e enxuto agradou mais ao seu público, enquanto uma empresa com um serviço de primeira, requintado, deixou a desejar em algum ponto na visão de seus passageiros. Nesse caso, uma empresa que praticamente apenas pousa e decola no horário levou a melhor que uma empresa que faz vários mimos a seus passageiros.

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32 minutes ago, Braconi said:

E quando [decolar e pousar no horário] depende de fatores externos cujo operador não detém controle algum?

Se seu voo alternar o destino por conta do mau humor de São Pedro, ou ficar orbitando 20 minutos enquanto a Infraerro [sic] persegue um pet que escapou do kennel e fugiu para a pista; a cia não vai atender a sua espectativa de pontualidade?

 

Bom senso, sempre. Culpar a empresa por algo que ela não controla seria absurdo, embora eu saiba que muitos passageiros o façam assim mesmo. Com pouco mais de 2000 voos nas costas nos últimos 20 anos dá pra ter uma boa ideia do que está acontecendo, embora a empresa sempre ganhe pontos por uma comunicação bem feita. 

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Atraso é atraso ... já diziam os sábios!!!

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5 minutes ago, SOD BOY said:

Atraso é atraso ... já diziam os sábios!!!

O KLM 754 e o Lamia saíram no horário né! 

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19 hours ago, matheuspilot said:

E o salário ohhhhh!

 

Pior salário de Airbus do planeta terra!

U$1500 na alta temporada e sem redução por conta do covid....atualmente está beirando 900$

No ATR e Ejet estão praticando P2F?

Não é possível um salário desses pra tripular um Airbus.

Vc tem noção do que essa senzala pratica por equipamento e função a bordo?

Gostaria de saber só por curiosidade pois sinto até medo/vergonha de perguntar para quem eu conheço de lá.

Se acontecer alguma fusão como estão falando por aí, eu não quero estar por perto pq vai dar uma mer#@ gigante.

Grande abraço para todos os envolvidos. (Escolas, Companhias, Projetos, Bancos, Apagão aéreo e afins).

***** Entre 2007/2015 NÃO EXISTIA O CORONAVIRUS ***** e foi nesse slot de tempo que o capiroto veio comprar as almas e agora é o melhor momento para vir pegar o recibo de compra.

Essa atividade vive em crise desde o fim do Electra na ponte aérea.

Inacreditável!!!!!!!!!

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6 hours ago, SOD BOY said:

Atraso é atraso ... já diziam os sábios!!!

Mais vale um voo atrasado do que um acidente no horário, já diziam outros sábios. 

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23 hours ago, A350-1041 said:

Galera, acho que muitos estão se atendo aos critérios de Skytrax, OAG, entre outras, para julgar o prêmio da Azul. O ranking do TripAdvisor é meramente um ranking de satisfação do passageiro, não de nível do serviço. Não é uma avaliação baseada em quão elaborado, refinado, inovador é o serviço da empresa, mas sim em como essa empresa atende às expectativas de seus passageiros em relação ao serviço que se dispõe a oferecer, mesmo que esse serviço seja simples. É óbvio que em questão do nível do serviço, dezenas de empresas estão à frente da Azul, prova é o ranking do Skytrax, no qual os serviços mais elaborados ocupam posições de destaque, por isso frequentemente empresas como SIA, Emirates, ANA e Cathay estão no topo. No entanto, os passageiros da Azul foram os mais satisfeitos e é isso que a avaliação do TripAdvisor nos diz, o próprio nome do premio nos diz isso: Travelers Choices. Vamos entender também que o público da Azul é um, já o da Singapore (e congêneres) é outro, do mesmo modo que o público do Jornal da Record é um e do Expresso CNN é outro, portanto suas exigências e padrões são totalmente diferentes, mas o importante é que o público alvo esteja satisfeito com o serviço prestado. Faça a mesma análise para o serviço da Jet2 estar a frente do da Virgin. Duas empresas britânicas, com serviços e públicos completamente diferentes, mas a leisure, com serviço simples e enxuto agradou mais ao seu público, enquanto uma empresa com um serviço de primeira, requintado, deixou a desejar em algum ponto na visão de seus passageiros. Nesse caso, uma empresa que praticamente apenas pousa e decola no horário levou a melhor que uma empresa que faz vários mimos a seus passageiros.

Sendo assim o indice feito pelos viajantes tem falha. O q falei antes, uma pessoa que faz somente voo domestico por exemplo, q só viajou com Latam e Gol e vai uma webjet e bra no passado, comentar no tripadvisor que deu tudo certo no seu voo da ponta aérea não tem como comparar um pax que embarcou em Bangkok com conexão em Doha para ir até Londres. 

Um viajante, ponte aérea, sem despechar mala: "voo maravilhoso, comida boa, assento bons, o voo saiu no horários, tripulação simpática, recomendo a Azul pq é a melhor escolha para a ponte aérea no momento" + 5 estrelas de avaliação

O outro com saindo de BKK para LHR via DOH com bagagem despechada e 5h de conexão "voos maravilhosos, apesar na classe econommica por 7h de voo até Doha, mas um atendimento exemplar com comida quente boa, aeroporto de Doha incrivel, principalmente aquele urso de pelúcia gigante e a conexão interna entre áreas do terminal com trenzinho, me fizeram curtir as 5h de conexão e passar rápido. Cheguei em Londres menos cansado q previa, recomendo a Qatar" + 5 estrelas de avaliação.

Como vc falou, púbicos diferentes, passageiros diferentes, cases diferentes, mas podemos comparar as duas e colocar no mesmo indice dessa forma?

 

obvio q não.

 

 

PS: me desculpem os aeroviários e aeronautas do forum e que estão nesse tópico, mas para esse caso é irrelevante se o salário é baixo e as condições de trabalho não são as ideais, no momento é satisfação do serviço perante ao público. Podemo falar que o humor da trip. pode afetar a hospitalidade durante o voo e até dos agentes do aeroporto desde o check-in até na retirada da bagagem, mas isso mesmo com salário bom o fator humano não muda a experiência que o passageiro vai ter.

 

Edited by Stelios4K
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Pessoal, um post de esclarecimento.

Algumas mensagens foram apagadas porque criticar ações do Staff do CR devem ser feitas por canais diretos com o Ombudsman, via reporte ou Mensagem Privada) e isto está claro no momento em que coloca "eu  concordo" com os Termos de Regra e Uso do Fórum.

Sobre a reclamação que o fórum já foi melhor, etc., prefiro xpto, etc., esclareço que o Contato Radar, como qualquer fórum da internet, é feito por pessoas e em trabalho coletivo. Então quando há uma reclamação desse tipo na verdade a pessoa está reclamando dela mesma, pois a que mais reclama é justamente aquela que não debate, conversa ou então faz desdém com a opinião alheia, principalmente quando é leigo ou novato.

É muito bom quando um forista vem postar notícias, trazer dúvidas, compartilhar conhecimento, fazer análises de números, pois dispensou alguns minutos para isto ou um veterano vem aqui e dispõe de conversar com os novatos. Não elencarei para não ter favoritismo, mas vocês sabem quais são, no plural mesmo.

Agradecemos a todos os usuários que têm esta atitude de colaborar, conversar, conviver, tão como aqueles que fazem uma contribuição voluntária, seja financeira pelo Padim, seja para cuidar do fórum, do site, de buscar pauta ou fazer manutenção dos servidores. É claro que há momentos em que uma atitude que tomamos foi impopular, mas quando lida com milhares de usuários de diferentes origens, é preciso de um remédio amargo. Não gostamos de fazer isso, mas é necessário.

Em 15 anos o Contato Radar continua como o principal fórum de aviação em língua portuguesa. E detalhe, de graça, quantos aqui não aprenderam alguma coisa com uma observação de outro forista? Ou até mesmo oportunidades e contatos?

E o barco, ou melhor avião, segue...

Abraços :) 

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On 29/07/2020 at 11:37, IceAir said:

Acredito que nesses casos pontuais, o vital é ser bem informado pela tripulação. Um bom speech, claro e conciso, por parte de um dos tripulantes, explicando o que está ocorrendo e deixando claro que é alheio a vontade da empresa, irá satisfazer grande parte dos passageiros, evitando essa quebra de expectativa.

Perfeito ! Na aviação nada menos que a segurança de todos a bordo e quiça de pessoas no chão.

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1 hour ago, PT-KTR said:

Estão como gado trocando foto em rede social para o tema celebrando a conquista, o brainwash é perfeito!

O corinthians venceu um torneio de verão e considerou como um título mundial. 

Tudo bem, para os críticos, uma premiação do 'TripAdv' pode não ter o valor de ser um campeão da série A, mas essa conquista da Azul, independente do 'padrão' dos eleitores, é digna de nota. Ela não concorria sozinha e muito menos entre pequenas empresas ou restrita ao mercado brasileiro. Para uma companhia nova, é uma façanha que tem de ser respeitada, gostando ou não. Se eles celebram nos moldes deles, isso é irrelevante. Condições de trabalho? Ok, o texto continua ...

Uma coisa que muitos talvez apagaram na memória ou nem sabem, mas nos tempos da Tam, quando se tornou a 'coqueluche' (ops!, uma gíria dos anos 70, para quem nunca ouviu falar) do transporte aéreo no Brasil, uma porção de gente também 'torcia o nariz' e dizia que o pessoal sofria lavagem cerebral, padrão 'Red Magic Carpet'. Havia inclusive por aqui um participante que gostava de começar as suas frases com 'na minha empresa ....'. Espero que ele ainda esteja empregado, na 'empresa dele'.

Pois bem, o mundo girou, a Tam (original) acabou faz tempo e hoje o grupo trabalha para outros proprietários (de fato). Pelo que tenho acompanhado, eles lutam arduamente perante a um enorme dilema, pois sabem, ou pelo menos deveriam saber, que de certa forma determinarão como será a carreira dos aeronautas (e aeroviários) daqui por diante. Descer a lenha no pessoal da companhia A ou B é fácil, o 'big deal' começa de fato quando nos tornamos a linha de frente e temos teoricamente o poder de mudar o rumo da história. Foi assim com outras empresas, apesar de grande parte ter desaparecido, por vários motivos, mas a dignidade do grupo pelo menos permaneceu.

A lua de mel, em qualquer empresa, acaba um dia. Numa 'determinada' manhã todos acordam para a realidade. Quanto às fotografias e cenografia, ficam para a lembrança, assim como o tapete vermelho, o melhor serviço de bordo do mundo e a companhia que queria crescer e se 'internacionalizar', mas quando isso ocorreu, se lambuzou... Esses são apenas 3 exemplos de 'empregos dos sonhos'.

Aproveitando, parabéns à Azul. 

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Posted (edited)

Perfumaria, igual a TAM em 96, muito auê e nada que traga valor para a marca/produto à não ser elevar a moral do grupo.

Aquí no Brasil é esse carnaval fora de época para os incáutos, os "fora da realidade" que são a geração que domina a marca. Do mais, nada signifacativo...teve propaganda no Jornal Nacional, na Band, na Record, Globo News?...então é perfumaria, não atinge o público corporativo e que realmente importa, tarifa cheia.

Isso é atividade da equipe de marketing de momento, típica atitude para agradar Chefia e não reflete na valorização dos papéis. Nem percam tempo com criãnçices "caça likes" como essa. Tarifa TOP e cheia que é bom, nada de anormal ou boost hahahahaha.

Esse filme eu já ví.

Edited by flightFernando
_
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1 hour ago, PT-KTR said:

 

Kilão, além de um bom senso de humor, tenho certeza que você tem vivência na atividade, portanto, me surpreenderia se o que você tem presenciado de uns bons tempos para cá é novidade. Mero dejavu! São situações que vi acontecer com empresas bem mais antigas, com pessoal muito mais vivido e do tempo de ligação telefônica via telefonista. Certas coisas na aviação não são inéditas, apenas é feita uma releitura.

Nesses momentos difíceis, qualquer 'vento de cauda' ajuda, mas é apenas uma premiação, que nada altera o conteúdo e o cenário. As lições (na base das bordoadas) estão aí para quem quiser aprender. Hoje temos pessoal com carteira de A380 na rua, que em termos práticos tem o mesmo valor de uma licença de Electra válida. Certamente, o pessoal do RH não tem levado em conta o 'status' e nem foto no perfil do FB.

Chill out.

Edited by Jet Age
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13 hours ago, Stelios4K said:

Sendo assim o indice feito pelos viajantes tem falha. O q falei antes, uma pessoa que faz somente voo domestico por exemplo, q só viajou com Latam e Gol e vai uma webjet e bra no passado, comentar no tripadvisor que deu tudo certo no seu voo da ponta aérea não tem como comparar um pax que embarcou em Bangkok com conexão em Doha para ir até Londres. 

Um viajante, ponte aérea, sem despechar mala: "voo maravilhoso, comida boa, assento bons, o voo saiu no horários, tripulação simpática, recomendo a Azul pq é a melhor escolha para a ponte aérea no momento" + 5 estrelas de avaliação

O outro com saindo de BKK para LHR via DOH com bagagem despechada e 5h de conexão "voos maravilhosos, apesar na classe econommica por 7h de voo até Doha, mas um atendimento exemplar com comida quente boa, aeroporto de Doha incrivel, principalmente aquele urso de pelúcia gigante e a conexão interna entre áreas do terminal com trenzinho, me fizeram curtir as 5h de conexão e passar rápido. Cheguei em Londres menos cansado q previa, recomendo a Qatar" + 5 estrelas de avaliação.

Como vc falou, púbicos diferentes, passageiros diferentes, cases diferentes, mas podemos comparar as duas e colocar no mesmo indice dessa forma?

 

obvio q não.

 

 

PS: me desculpem os aeroviários e aeronautas do forum e que estão nesse tópico, mas para esse caso é irrelevante se o salário é baixo e as condições de trabalho não são as ideais, no momento é satisfação do serviço perante ao público. Podemo falar que o humor da trip. pode afetar a hospitalidade durante o voo e até dos agentes do aeroporto desde o check-in até na retirada da bagagem, mas isso mesmo com salário bom o fator humano não muda a experiência que o passageiro vai ter.

 

Pois na sua análise você aplicou justo o que eu havia dito: públicos diferentes, exigências diferentes, visões diferentes. Voltando ao mesmo ponto, o ranking do TripAdvisor é meramente sobre a satisfação do passageiro. Se a Azul se dispôs a oferecer um serviço domestico de 40 minutos e o fez com qualidade, excelente, ela cumpriu o que prometeu, da mesma forma que se a Qatar se propôs a levar um passageiro de Bangkok a Londres, via Doha, e o fez com qualidade, ela também cumpriu o que prometeu. Ainda que sejam serviços completamente distintos, ambas as empresas entregaram seu produto de maneira eficaz, e é isso que importa para o consumidor. Passageiros não são avaliadores profissionais. A complexidade do serviço é analisada por avaliadores de agências como Skytrax e OAG, não pelo pax comum. Mas um passageiro comum é capaz de dizer se ficou ou não satisfeito com o serviço prestado. Se prestar um bom serviço fosse fácil assim, Gol e Latam também teriam obrigação de estar no topo do ranking, do mesmo modo que se prestar serviços complexos fosse pretexto para ganhar prêmio, muitas outras empresas deveriam estar no top 10. É óbvio que o nível e a complexidade de um voo doméstico curto e um intercontinental são incomparáveis, mas o fato de a empresa oferecer o serviço que se dispôs com qualidade é comparável. O índice do TripAdvisor não é técnico, pelo contrário, é leigo, é feito pelo passageiro. Mas convenhamos, o passageiro de primeira viagem não usa o TripAdvisor, os usuários do site são majoritariamente viajantes frequentes e agentes de viagem, portanto, mesmo que não sejam avaliações técnicas, são avaliações de pessoas que tem base de comparação. Afinal, seria muito desonesto comparar CNF-POA com SIN-EWR, mas é honesto comparar se Azul e Singapore prestaram bem o seus serviços, mesmo que sejam diferentes, é honesto comparar o quão satisfeito está o passageiro do nicho em que a empresa se encontra. Nesse sentido, a Azul agrada ao seu público alvo, a complexidade do serviço prestado por ela não é mérito para essa avaliação. O índice feito pelos passageiros é falho? Pode ser. Mas quem garante que o índice feito pelos profissionais é isento? Ninguém. Mas reconheçamos que ambos tem suas devidas importâncias para o mercado.

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Por mais que a experiência de quem voa seja excelente: pontualidade, cordialidade, serviço de bordo, conforto das aeronaves (este ponto, pra mim, discutível, em se tratando dos A320), não consigo digerir bem como melhor do mundo uma empresa que geralmente cobra bem mais caro que as outras, tem um FF bem ruim (e só piora), política severa de taxas de alterações e reembolsos, e atualmente se mostra inflexível nas remarcações diante da pandemia de coronavírus.

 

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19 hours ago, Lancevak said:

Mais vale um voo atrasado do que um acidente no horário, já diziam outros sábios. 

Outros mais sábios ainda falariam ... “uma andorinha só não faz verão” 

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On 30/07/2020 at 00:37, MarceloF said:

O KLM 754 e o Lamia saíram no horário né! 

Não tenho essa informação. 
Me desculpe ! 

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O FATO é que a Azul é a melhor Cia aérea do mundo pela Tripadvisor. 

O resto é balela.

Impressionante como aqui no forúm tentam diminuir a empresa com achismos. Frequento o forum há muitos anos e o nível dos participantes cada dia cai mais, acredito que essa postura imbecil (no sentido literal, não entenda como xingamento) de alguns acabam afastando os bons.

No mais, parabéns a todos que, de alguma forma, participaram da conquista de mais um prêmio.

Edited by Rotate
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Eu nunca trabalhei com aviação e turismo, nem nunca fui pax corporativo, sou um viajante classe média que compra as passagens na promoção pra dar um passeio com a família.

Dito isso, acompanho o fórum há algum tempo e já deu pra perceber que a azul tem os piores salários.

Mas algo que me chama a atenção em relação a eles é o marketing. Eles fazem isso de forma muito forte, fácil e clara. Quando eles pintam um avião (atualmente dois né?) com a bandeira do Brasil, isso gera uma identificação muito forte com o brasileiro.

Vi algumas lives do panda com Janot, Dau e Cia Limitada e você percebe um discurso muito redondo sobre fazer a melhor companhia e a preocupação com pessoas (ainda que talvez n seja a realidade).

De todo modo, parabéns a azul pelo prêmio, eu gosto de voar com eles, mas acho as tarifas normalmente caras.

Ah, gostem ou odeiem, o Neeleman é acima da média, é um vendedor impressionante. Bota no bolso a maioria dos que tem por aí...

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Não diria que o preço tem que entrar como avaliação se uma empresa é boa ou não. Ser melhor tem seu custo e seu prêmio ou a Singapore Airlines é uma empresa barata? Azul sabe bem disso e explora este potencial, bem diga-se de passagem.

Salvo engano há empresas aéreas que estão adotando algo como Conscious Value, oferecem mais por um acréscimo na passagem, como a jetBlue, Jetstar e penso que hoje a Azul e a Gol estão neste caminho.

A aviação tem que parar com a sanha de baixar o CASK, tem que elevar a receita, fazer algo como "ser desejado" e não é novo na aviação: nos anos 60 tinha voar e voar com a Pan American.  

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22 hours ago, A350-1041 said:

Pois na sua análise você aplicou justo o que eu havia dito: públicos diferentes, exigências diferentes, visões diferentes. Voltando ao mesmo ponto, o ranking do TripAdvisor é meramente sobre a satisfação do passageiro. Se a Azul se dispôs a oferecer um serviço domestico de 40 minutos e o fez com qualidade, excelente, ela cumpriu o que prometeu, da mesma forma que se a Qatar se propôs a levar um passageiro de Bangkok a Londres, via Doha, e o fez com qualidade, ela também cumpriu o que prometeu. Ainda que sejam serviços completamente distintos, ambas as empresas entregaram seu produto de maneira eficaz, e é isso que importa para o consumidor. Passageiros não são avaliadores profissionais. A complexidade do serviço é analisada por avaliadores de agências como Skytrax e OAG, não pelo pax comum. Mas um passageiro comum é capaz de dizer se ficou ou não satisfeito com o serviço prestado. Se prestar um bom serviço fosse fácil assim, Gol e Latam também teriam obrigação de estar no topo do ranking, do mesmo modo que se prestar serviços complexos fosse pretexto para ganhar prêmio, muitas outras empresas deveriam estar no top 10. É óbvio que o nível e a complexidade de um voo doméstico curto e um intercontinental são incomparáveis, mas o fato de a empresa oferecer o serviço que se dispôs com qualidade é comparável. O índice do TripAdvisor não é técnico, pelo contrário, é leigo, é feito pelo passageiro. Mas convenhamos, o passageiro de primeira viagem não usa o TripAdvisor, os usuários do site são majoritariamente viajantes frequentes e agentes de viagem, portanto, mesmo que não sejam avaliações técnicas, são avaliações de pessoas que tem base de comparação. Afinal, seria muito desonesto comparar CNF-POA com SIN-EWR, mas é honesto comparar se Azul e Singapore prestaram bem o seus serviços, mesmo que sejam diferentes, é honesto comparar o quão satisfeito está o passageiro do nicho em que a empresa se encontra. Nesse sentido, a Azul agrada ao seu público alvo, a complexidade do serviço prestado por ela não é mérito para essa avaliação. O índice feito pelos passageiros é falho? Pode ser. Mas quem garante que o índice feito pelos profissionais é isento? Ninguém. Mas reconheçamos que ambos tem suas devidas importâncias para o mercado.

Concordo, só demonstrei como funciona na pratica, mas mesmo assim qualquer indice é falho, mesmo feito pelos passageiros e mesmo por profissional, mas é uma coisa vc estar no 1o lugar do tripadvisor e ao mesmo tempo no 50o lugar no skytrax. Se fosse por briga de 1-2 vai até 3 posições e a liderança, posso te fala q pode existir alguma preferência, uma  ajudinha aqui e la, mas 50o lugar, atrás logo da concorrente Latam é muita coisa. Vc não pode comparar a malha aérea azul domestica com a da qatar (pq não existe), mas vc pode comparar a sala vip da azul em VCP com a da QR em Doha e existe grande diferença. Vc consegue comparar o serviço q a azul tem muito bom na Y e bom tb na C, mas vc pega a QSuite da QR e é outro mundo e te digo um coisa, eu já experimentei as duas. Malha aérea uma no inter e outra no domestico, mas vamos no que interessa.

Tarifas, remarcações, cancelamentos e reembolsos. Só não foi pior q a Latam aqui no Brasil nesses 4 meses. Que por sinal quem piorou e muito foi a Gol no último mês.

Na Qatar eu já tive passageiro que recebeu o reembolso. Então tem diferenças, mas aquela q escreve no trip, nem sempre pode se confiar. Quem trabalha no setor turismo filtra 90% das informações escritas la.

7 hours ago, Rotate said:

O FATO é que a Azul é a melhor Cia aérea do mundo pela Tripadvisor. 

O resto é balela.

Impressionante como aqui no forúm tentam diminuir a empresa com achismos. Frequento o forum há muitos anos e o nível dos participantes cada dia cai mais, acredito que essa postura imbecil (no sentido literal, não entenda como xingamento) de alguns acabam afastando os bons.

No mais, parabéns a todos que, de alguma forma, participaram da conquista de mais um prêmio.

Parabens a Azul.

A Latam pode falar que ficou um lugar acima da maior concorrente no outro indicce ou não?

 

Ninguém ta diminuindo a empresa, mas eu como profissional da area do turismo, não posso mentir para cliente e falar que a AZUL é realmente a melhor empresa aérea do mundo quando não é verdade. Existem limites, a empresa vai se vangloriar e vai falar um monte sobre isso, ainda mais que esse ano a Skytrax não vai premiar ninguém. 

 

Tudo tem seu limite, por exemplo, eu sou o melhor filho do mundo segundo minha mãe. Mas será mesmo? eu sei q não sou. A Azul tem direito de aproveitar e fortalecer a marca, mas na hora H quando complicar, vai ser a primeira coisa que vão tacar contra ela.

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Eu nunca vi uma premiação por avaliação de satisfação gerar tanta polêmica.

É notável aqui o número considerável de profissionais do turismo que parecem nunca ter ouvido falar sobre o conceito de NPS, e o porquê de as empresas levarem isso tão à sério. Qualquer empresa que alcance o topo de um ranking mundial de satisfação do cliente atendido, em qualquer área do setor de serviços, vai estampar essa conquista em todos os locais onde for viável, anunciar pros 4 ventos, pagar publicidade pra divulgar, e tá errado? 

E aqui vão os meus parabéns à Azul por ter alcançado tal posição. E na minha singela opinião, tá longe de ser uma "mentira", o prêmio foi merecido sim, eu conheço bem o serviço que eles oferecem, como passageiro frequente.

E digo isso da mesma forma em que daria meus parabéns para Gol e Latam se fosse o caso, não guardo rancor de empresa aérea nenhuma, sempre que viajo escolho a que tiver o melhor preço no melhor horário, e nunca fui mal tratado em nenhuma delas. Só acontece de eu viajar mais de Azul porque a malha da Azul é em muitas vezes a única que me atende, mas viajar mais significa mais chances de se deparar com um funcionário mal humorado por exemplo, e é um dos tipos de coisa que eu até hoje nunca encontrei na Azul.

Uma observação que preciso fazer: O termo "melhor" sempre foi e sempre será subjetivo. Sem ser acompanhado de uma preposição ou pronome, o termo "melhor" fica vago e perde importância. Por isso é completamente diferente vc afirmar "A Azul é a melhor empresa aérea do mundo" ou afirmar "A Azul é a melhor empresa do mundo na avaliação dos consumidores".

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