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TheJoker

Aeroporto de Goiânia recebe liberação da Receita Federal para operações internacionais

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O Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva recebeu as liberações da Receita Federal para realizar operações internacionais de passageiros e cargas. Essa etapa do processo de internacionalização foi finalizada nesta sexta-feira (31/7), com a publicação dos Atos Declaratórios Executivos da Receita Federal no Diário Oficial da União. Agora, a Infraero irá submeter o processo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por emitir a portaria que atualiza o cadastro do aeroporto e o libera para receber os voos.

Com os atos da Receita Federal, os terminais de passageiros e de logística de carga têm suas estruturas certificadas para receber as atividades de alfândega e controle aduaneiro em voos internacionais que cheguem ou partam de Goiânia, assim como mercadorias em trânsito rodoviário que precisem de despacho para importação e exportação.

Foram investidos pela Infraero R$ 185,5 mil nas adequações do Aeroporto Santa Genoveva para que o recebimento das aprovações de todos os órgãos relacionados ao atendimento de voos internacionais – Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura. Para isso, foram adquiridos mais equipamentos de segurança como raios-x e detectores de metal, além de bancadas de atendimento e vistoria dos órgãos, sistema de vigilância e nova sinalização. Houve ainda a necessidade de adequação da sinalização do terminal e separação de fluxos, visto que os embarques e desembarques internacionais não podem se misturar com os domésticos.

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O trabalho contou ainda com a parceria e o diálogo entre as autoridades locais. “Houve uma aproximação com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Goiânia com o objetivo de tornar o Santa Genoveva internacional. Graças a essa construção coletiva, Goiânia finalmente conquistou essa condição tão desejada”, afirma o superintendente do aeroporto, Antônio Erivaldo Sales.

Busca por voos
Após a manifestação da Anac sobre a liberação dos voos internacionais, a Infraero seguirá atuando em conjunto com os poderes públicos locais e representantes da economia da região para buscar a retomada dos voos em Goiânia e a abertura de novas operações para o exterior. “A pandemia fez todo o setor aéreo rever seus planos, mas a Infraero está pronta para assegurar os cuidados que todos os públicos exigem do aeroporto, de maneira que a retomada das atividades seja segura e favoreça também, de forma gradativa, a busca por voos para o exterior, seja com as companhias que atuam hoje ou com novas empresas aéreas que queiram ter Goiânia como base”, avalia Antônio.

Logística aprimorada
O Aeroporto Santa Genoveva passa a contar com condições de se tornar um importante elo na cadeia logística que atende ao estado de Goiás, tanto nas atividades de importação e exportação pelo modal aéreo, quanto no modal rodoviário, disponibilizando recursos operacionais e facilidades para atendimento à logística de carga.

Para essa atividade, o Teca de Goiânia, que é operado pela concessionária PAC Log, conta com uma estrutura de 6,3 mil m² e que dispõe de equipamentos operacionais e estrutura de câmaras frias para recebimento, conservação e logística de cargas e insumos recebidos no aeroporto.

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“O Santa Genoveva está numa localização estratégica e interliga, por meio da BR-153, polos industriais como os de Anápolis e Aparecida de Goiânia, que terão no aeroporto um equipamento de infraestrutura capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado e regiões vizinhas”, avalia Antônio Erivaldo.

 

http://www4.infraero.gov.br/imprensa/noticias/aeroporto-de-goiania-recebe-liberacao-da-receita-federal-para-operacoes-internacionais/

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Antes da pandemia, eu achava que GYN aguentaria uma Copa 2/3vps. GYN está distante cerca de 200 km de Brasília, fácil conexão p/ GRU, VCP, mas a região metropolitana tem algo como 2.5 milhões de habitantes - sem falar de Anápolis e todo interior do estado. 

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Infraero

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Se fosse pré-COVID teria os políticos mendigado um voo internacional em troca de ICMS.

Acho interessante o desenho de GYN, muito espaço para expansão, que seu potencial seja aproveitado na futura concessão.

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On 01/08/2020 at 11:40, naia said:

Antes da pandemia, eu achava que GYN aguentaria uma Copa 2/3vps. GYN está distante cerca de 200 km de Brasília, fácil conexão p/ GRU, VCP, mas a região metropolitana tem algo como 2.5 milhões de habitantes - sem falar de Anápolis e todo interior do estado. 

Teve uma época que houve dois diários BSB-PTY. Com certeza poderia ter sido 4x GYN-PTY.

Mas hoje em dia isso tá bem distante.

 

Mas há espaço pra Azul ou Gol fazerem 1 ou 2 semanais GYN-EZE.

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6 hours ago, Delmo said:

Teve uma época que houve dois diários BSB-PTY. Com certeza poderia ter sido 4x GYN-PTY.

Mas hoje em dia isso tá bem distante.

 

Mas há espaço pra Azul ou Gol fazerem 1 ou 2 semanais GYN-EZE.

E2 cai como luva na rota, mas imagino que a demanda p/ EUA pegando pouco de caribe e Europa seja bem maior.

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Azul não tinha um plano de fazer GYN um hub alternativo a BSB, há uns 8 anos atrás?

Nos tempos do Cristo decolando, poderia ser interessante uma empresa que explorasse a geografia de GYN.

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15 hours ago, A345_Leadership said:

Azul não tinha um plano de fazer GYN um hub alternativo a BSB, há uns 8 anos atrás?

Nos tempos do Cristo decolando, poderia ser interessante uma empresa que explorasse a geografia de GYN.

Bem lembrado, GYN era o que a Azul queria no Centro Oeste, mas CGB ganhou por capacidade de aeroporto (que GYN não tinha), pela pujança do agronegócio e pela maior proximidade das cidades de médio porte: ROO, JPR, OPS, SMT, AFL, BVH, OAL...

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Pré-Covid teria espaço para a TAP voar para GYN?

Eu acho que seria certeza se desse para o A321LR.... Como o alcance não permite o A339 deve ser avião a mais para GYN...

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53 minutes ago, Flavia Bowler said:

Pré-Covid teria espaço para a TAP voar para GYN?

Eu acho que seria certeza se desse para o A321LR.... Como o alcance não permite o A339 deve ser avião a mais para GYN...

Não.

GYN só tem potencial pra PTY e EZE. E isso em condições muito boas da economia, o que não deverá ocorrer.

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Tem gente achando que terá voo regular GYN-MIA kkkkkk

Essa “internacionalização” de GYN foi só para gastar dinheiro e vai ser útil somente mas meia-dúzia de políticos e empresários. 

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15 hours ago, NEsses said:

Tem gente achando que terá voo regular GYN-MIA kkkkkk

Essa “internacionalização” de GYN foi só para gastar dinheiro e vai ser útil somente mas meia-dúzia de políticos e empresários. 

É útil pra carga. 

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11 hours ago, Delmo said:

É útil pra carga. 

BSB e GYN +ainda são fracos em carga. Internacional então....

2019 GYN  Sideral a única cargueira pura embarcou correio + carga grátis 1.131.529kg / 489 voos = 2.313kg/voo ou 3.100kg/dia    desemb.  1.859.148  / 489 = 3.800kg/voo  

                    voos regulares                                               carga paga+grátis       4.138.639    / 14.323      =    289                 11.339                                 6.310.786 / 14.239 = 440kg/voo           

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Me parece que BSB está investindo em carga. Estão construindo um galpão (já está quase pronto) perto do pier sul, que me parece ser voltado para atuar como centro de distribuição de cargas ou algo do tipo.

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34 minutes ago, ricardomilhomem said:

Me parece que BSB está investindo em carga. Estão construindo um galpão (já está quase pronto) perto do pier sul, que me parece ser voltado para atuar como centro de distribuição de cargas ou algo do tipo.

Anunciaram junto com a praça que iriam ampliar o terminal cargueiro, mas nunca mais falaram no assunto.

http://s23.q4cdn.com/702696462/files/doc_news/2020/08/CAAP-Passenger-Traffic-Jul-20-final-full-version.pdf

7M20 carga em BSB 15.928 ton  vs 7M19  47.650   -67,6%   (1/3   :o)

2014  47.780

2016  44.398

2017  49.036

2018  53.758

2019  71.335   +32,7%  

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6 hours ago, TheJoker said:

Anunciaram junto com a praça que iriam ampliar o terminal cargueiro, mas nunca mais falaram no assunto.

Passei no aeroporto hoje e falei com pessoas que trabalhavam na obra. Vai ser um terminal de cargas para a LATAM e Gol, e já está quase pronto.

Pelas cores, faz sentido ser isso mesmo. Uma parte está em laranja e outra em azul, e as duas partes são divididas por um muro.

De fora, realmente parece que faltam apenas os últimos detalhes.

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On 28/08/2020 at 22:53, TheJoker said:

BSB e GYN +ainda são fracos em carga. Internacional então....

2019 GYN  Sideral a única cargueira pura embarcou correio + carga grátis 1.131.529kg / 489 voos = 2.313kg/voo ou 3.100kg/dia    desemb.  1.859.148  / 489 = 3.800kg/voo  

                    voos regulares                                               carga paga+grátis       4.138.639    / 14.323      =    289                 11.339                                 6.310.786 / 14.239 = 440kg/voo           

Anápolis (Polo farmacéutico) fica a 60km de GYN, ligado por uma rodovia pista dupla muito boa. A Azul está com 3 voos por semana puramente cargueiro com o ATR.

A Modern tem um escritório em GYN e o foco é atender esse mercado fármaco, mas creio que todo embarque eles está por Brasília ou via terrestre para SP.

 

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