Jump to content
Sign in to follow this  
A345_Leadership

[EN] Korean Air tem lucro durante a pandemia (!)

Recommended Posts

Sei que muitos não se interessam pela aviação lá do outro lado do mundo, mas posto aqui por achar surpreendente este resultado da Korean Air em plena crise da COVID-19. A Coréia do Sul é um dos países mais bem sucedidos com o controle da pandemia, mas praticamente travou a aviação.

Korean Air reports return to profitability in 2Q2020
August 7, 2020

Korean Air reported (06-Aug-2020) the following financial highlights for the three months ended 30-Jun-2020:

• Revenue: KRW1690.9 billion (USD1.4 billion), -44% year-on-year;
  • Cargo: KRW1225.9 billion (USD1 billion), +94.6%;
  • Operating profit: KRW148.5 billion (USD121.7 million), compared to a loss of KRW101.5 billion in p-c-p;
  • Net profit: KRW162.4 billion (USD133.1 million), compared to a loss of KRW380.8 billion in p-c-p;
  • RPKs: -92.2%;
  • FTK: +17.3%.

Nota-se como a carga ajudou muito a empresa e não sei se o governo coreano já injetou dinheiro na empresa ou se já foi feita a venda das unidades de catering e inflight dutyfree.

Em tempo, a HDC exigiu mais uma auditoria na Asiana Airlines. Para muitos uma forma de empurrar o problema mais a frente e encontrar algo para justificar o rompimento do contrato. Se ela fazer de forma unilateral terá que pagar U$$ 200 milhões (!) de multas. Caso desista de compara a Asiana, a companhia aérea poderá ser estatizada.

• Like 2

Quando eu disse que empresa aerea tem que se reinventar , não imaginei que o resultado de uma delas seria tão animador. 

O Brasil é importador de quase tudo, e nessa fase o que mais se ouvia era aeronave da cia estrangeira A, B, C, D e E fazendo voo para o Brasil enquanto as aéreas ficam chorando pelos corredores e brigando com funcionários.

Falta visão, falta agilidade em aproveitar as oportunidades. 

• Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)
9 hours ago, LipeGIG said:

Quando eu disse que empresa aerea tem que se reinventar , não imaginei que o resultado de uma delas seria tão animador. 

O Brasil é importador de quase tudo, e nessa fase o que mais se ouvia era aeronave da cia estrangeira A, B, C, D e E fazendo voo para o Brasil enquanto as aéreas ficam chorando pelos corredores e brigando com funcionários.

Falta visão, falta agilidade em aproveitar as oportunidades. 

Realmente teve uma certa falta de agilidade da JJ e AD em entrar no mercado emergencial de suprimentos hospitalares, mas não dá pra comparar o movimento da KE com LTM. O movimento de carga aérea no Brasil então, é muito pequeno.

KE 12 77F + 11 74Fs (400 e 800) +  Preights?  2.089 FTK no 2Q20  +17,3%

LTM 12 76F                                                                 717 (BR <50%)         -15,6%

Edited by TheJoker

5 minutes ago, TheJoker said:

Realmente teve uma certa falta de agilidade da JJ e AD em entrar no mercado emergencial de suprimentos hospitalares, mas não dá pra comparar o movimento da KE com LTM. O movimento de carga aérea no Brasil então, é muito pequeno.

KE 12 77F + 11 74Fs (400 e 800) +  Preights?  2.089 FTK no 2Q20  +17,3%

LTM 12 76F                                                                 717 (BR <50%)         -15,6%

Mostra muito sobre a matriz econômica-exportadora do país. Coréia exporta produtos de alto valor agregado e que neste período mostra resiliente (chips, semicondutores, etc) enquanto nós nos orgulhamos de ser exportador de soja, café e minério...

• Like 8

Por isso eu enfatizei bem a questão do Brasil ter virado um país importador de tudo. Mas a Latam e a Gol não precisam só brigar pelo Brasil - e essa é outra limitação do Brasil... miramos o Brasil. 

Até o dia em que o povo e o governo pararem com o foco atual da diplomacia/comercial frente ao mundo: queremos vender carne in natura, grãos de soja e milho, petróleo cru e minério de ferro. Nada disso em geral anda de avião. Cada vez que eu vejo uma notica que o Brasil vai conseguir vender mais US$ 1 bilhão em carne e até o negócio de churrascarias no exterior não é mais de propriedade de Brasileiros... agente não sabe fazer dinheiro ! 

Daí pagamos bilhões por chips, iphones, eletronicos, vacinas, insumos caros para a industria... muito disso vem de avião 

1 hour ago, LipeGIG said:

Por isso eu enfatizei bem a questão do Brasil ter virado um país importador de tudo. Mas a Latam e a Gol não precisam só brigar pelo Brasil - e essa é outra limitação do Brasil... miramos o Brasil. 

Até o dia em que o povo e o governo pararem com o foco atual da diplomacia/comercial frente ao mundo: queremos vender carne in natura, grãos de soja e milho, petróleo cru e minério de ferro. Nada disso em geral anda de avião. Cada vez que eu vejo uma notica que o Brasil vai conseguir vender mais US$ 1 bilhão em carne e até o negócio de churrascarias no exterior não é mais de propriedade de Brasileiros... agente não sabe fazer dinheiro ! 

Daí pagamos bilhões por chips, iphones, eletronicos, vacinas, insumos caros para a industria... muito disso vem de avião 

Sempre seremos um país de terceiro mundo. 

• Like 1

6 hours ago, LipeGIG said:

Mas se estamos vendendo U$ 1 bi em carne, pelo menos estamos vendendo. Se exportamos soja, milho, minério e etc, e isso viaja de navio, paciência...

Pagamos bilhões por chips mas vendemos bilhões em carne. Devemos diversificar? Possivelmente seria uma boa, mas não é o fim do mundo não usarmos avião da TAM, Azul e GOL pra exportar as riquezas do país. Esses aviões deveriam ir buscar os "iPhone's"? Sim, mas aí é uma outra situação...

• Like 2

9 hours ago, MRN said:

Mas se estamos vendendo U$ 1 bi em carne, pelo menos estamos vendendo. Se exportamos soja, milho, minério e etc, e isso viaja de navio, paciência...

Pagamos bilhões por chips mas vendemos bilhões em carne. Devemos diversificar? Possivelmente seria uma boa, mas não é o fim do mundo não usarmos avião da TAM, Azul e GOL pra exportar as riquezas do país. Esses aviões deveriam ir buscar os "iPhone's"? Sim, mas aí é uma outra situação...

A questão é o valor agregado.

Saindo da questão da aviação, 1 bilhão de carne e commodities e 1 bilhão de chips e iPhones são a mesma coisa apenas no ponto de vista de receita, se você for comparar a margem são coisas completamente diferentes. É por isso que uma Apple da vida vale mais do que 1 ano de PIB brasileiro.

Voltando pra aviação agora, a diferença de margem que falei acima é também o que aumenta o trafego aéreo em países desenvolvidos, não apenas de carga. Se a margem e o valor agregado são maiores, é mais dinheiro livre girando na economia que pode ser utilizado pra pagar viagem e carga aérea.

• Like 1
  • Thanks 1

Obrigado, Ricardo. :offtopic:Aproveitando que você falou na Apple, meu filho perguntou como uma empresa vale mais que o PIB de um país, se o país é "fraco" kkkkkk. Enrolei pra cá, enrolei pra lá... Essa molecada do DF é fogo! 

• Like 1

On 8/9/2020 at 8:19 PM, MRN said:

Obrigado, Ricardo. :offtopic:Aproveitando que você falou na Apple, meu filho perguntou como uma empresa vale mais que o PIB de um país, se o país é "fraco" kkkkkk. Enrolei pra cá, enrolei pra lá... Essa molecada do DF é fogo! 

Feliz dia dos pais, meu caro!

3 minutes ago, ricardomilhomem said:

Não era a KL que estava à beira da insolvência no inicio da pandemia?

Era mais a Asiana, o problema da Korean é briga de herdeiros e um investidor ativista.