jambock Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 Meus prezados Aeronave derrapa na pista de Calicute, estado de Kerala/Índia e se parte em duas. Transportava 191 pessoas em voo de Dubai para Calicute. Acidente ocorreu por volta das 7:00 (LT) sob chuva. Fonte: G1 edição das 10, 07 ago 2020 Quote Link to post Share on other sites
PR-FHI Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 737-800 VT-AXH Quote Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 Parece que há três mortes: dois passageiros e um dos pilotos Quote Link to post Share on other sites
Woody Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 Boeing 737 da Air India Express acidenta em Kozhikode https://contatoradar.com.br/2020/08/boeing-737-da-air-india-express-acidenta-em-kozhikode/ Quote Link to post Share on other sites
Jet Age Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 (edited) Pelo visto, típicas condições meteorológicas no período das monções na Índia. Aparentemente, havia um componente de vento de cauda para pouso na pista 10. METAR VOCL 071430Z 24011KT 2000 -RA SCT003 SCT012 FEW025CB OVC080 24/23 Q1009 TEMPO 1500 -RA BR= METAR VOCL 071400Z 26012KT 2000 -RA SCT003 SCT012 FEW025CB OVC080 24/23 Q1008 TEMPO 1500 -RA BR= METAR VOCL 071330Z 27013KT 1500 -TSRA SCT003 SCT012 FEW025CB OVC080 24/23 Q1008 NOSIG= Edited August 7, 2020 by Jet Age Quote Link to post Share on other sites
F-GSPN Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 POB 191 ou 191 PAX? Quote Link to post Share on other sites
Shamrock Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 (edited) já subiu pra 14 mortes, infelizmente. 123 feridos, segundo a Globonews. Edited August 7, 2020 by Shamrock Quote Link to post Share on other sites
B737-8HX Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 Mais um dia normal na aviação indiana... 2 Quote Link to post Share on other sites
Ng.max Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 vindo voar para esses lados eu so tenho a certeza que se eles tivessem Sdu e ilheus para pousar era um acidente por semana Quote Link to post Share on other sites
Braconi Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 4 hours ago, F-GSPN said: POB 191 ou 191 PAX? De acordo com a CNN e Aljazeera o POB foi 190, porém a BBC relata que havia 191 a bordo, dentre as quais 10 pax eram chd/inf (não foi especificado). Conforme atualizado 2127Z, o numero parcial de óbitos soma 17 pax, infelizmente. 1 Quote Link to post Share on other sites
Jet Age Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 (edited) 2 hours ago, Ng.max said: vindo voar para esses lados eu so tenho a certeza que se eles tivessem Sdu e ilheus para pousar era um acidente por semana Não subestime a capacidade do pessoal (ou supervalorize a nossa) como se fosse regra geral, a turma opera em aeroportos como Kathmandu, que não é certamente algo para principiantes. O problema na Índia no momento é a operação no período das monções. As pistas não ficam simplesmente molhadas, mas encharcadas, porque em muitos aeroportos é como se deparar com aquele tradicional 'pé d'água' de Belém, só que por 24h. Combustível nos tanques é essencial e não dá para vacilar, mas os riscos estão em todos os cantos, e algumas semanas atrás um MD-11 da Fedex saiu da pista em Mumbai, porém em Calicut há um barranco um pouco além da cabeceira oposta, semelhante a alguns aeroportos no Brasil, e já sabemos o que acontece em CGH se não conseguir parar nos limites do 'asfalto'. Fico impressionado de fato é com a quantidade de acidentes no pouso com o 737-800, envolvendo vários operadores. Edited August 7, 2020 by Jet Age Quote Link to post Share on other sites
Ng.max Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 32 minutes ago, Jet Age said: Não subestime a capacidade do pessoal (ou supervalorize a nossa) como se fosse regra geral, a turma opera em aeroportos como Kathmandu, que não é certamente algo para principiantes. O problema na Índia no momento é a operação no período das monções. As pistas não ficam simplesmente molhadas, mas encharcadas, porque em muitos aeroportos é como se deparar com aquele tradicional 'pé d'água' de Belém, só que por 24h. Combustível nos tanques é essencial e não dá para vacilar, mas os riscos estão em todos os cantos, e algumas semanas atrás um MD-11 da Fedex saiu da pista em Mumbai, porém em Calicut há um barranco um pouco além da cabeceira oposta, semelhante a alguns aeroportos no Brasil, e já sabemos o que acontece em CGH se não conseguir parar nos limites do 'asfalto'. Fico impressionado de fato é com a quantidade de acidentes no pouso com o 737-800, envolvendo vários operadores. Bom vamos lá... Vou falar da Índia pois tenho mais conhecimento. Rapaz, aqui eles são extremamente padronizados, sabem tudo do manual da aeronave, no raw data são todos quadradinhos e voam certinho. Porém, vamos ser diretos ao ponto, tirou o piloto automático meu amigo, acabou a aviação, nao sou nada fora da curva, pelo contrario, mas o que vejo por aqui é que sem piloto automatico não voam....na india existem muitos incidentes bizarros, procure sobre o incidente em que as duas aviadores, sim duas mulheres, decoraram e esqueceram de recolher o trem e nao perceberem, está lá no avherald. Por aqui muitos incidentes bizarros acontecem...coisas que nunca vi acontecer na epoca de Brasil. Com relação ao 737-800, é um baita avião, na versão SFP a performance é absurda, nao encontrada nos concorrentes, todavia, o 800 básico é geometricamente limitado, por ter a fuselagem mais longa, a boeing projetou a aeronave de maneira que suas velocidades de decolagem e ppuso sejam altas para evitar o tail strike, o 900/900ER é pior ainda, alguns dos 800 da air india Express são SFP ....mas não todos se nao me falha a memoriamas nao iguais aos da gol, nao possuem o tail skid retrátil em 2 posições, mantendo apenas na posição normal, fazendo as velocidades de aproximação ser alta, combinando isso com pista molhada e escorregadia, pode ter contribuído nao souberam gerenciar energia da aeronave, enfim, vamos aguardar. Em tempo, nao vejo nada de mais operar em kathmandu, operei por lá diversas vezes. 3 Quote Link to post Share on other sites
Ng.max Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 Em tempo 2 : primeiras descobertas dizem que tripulação optou por aproximar na outra cabeceira com 12 kts de cauda e flutuaram muito até tocarem com informação de pista escorregadia.... Fica aí pra vc ver q tenho razão, tirou piloto automático e pediu pra pensarem e gerenciar alguma coisa, ja era.....acabou a aviação 1 Quote Link to post Share on other sites
Braconi Posted August 7, 2020 Share Posted August 7, 2020 (edited) 1 hour ago, Jet Age said: [...] Fico impressionado de fato é com a quantidade de acidentes no pouso com o 737-800, envolvendo vários operadores. Em consulta ao ASN, nos últimos 2 anos, 10 eventos de excursão de pista envolvendo B738 (durante pousos). Edited August 7, 2020 by Braconi Complementar informação. Quote Link to post Share on other sites
Jet Age Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 32 minutes ago, Ng.max said: Válidas as diversas percepções. Muito bom para agregar conteúdo ao debate. Eu particularmente sempre tive provavelmente 'sorte (?)' de voar com indianos. Na grande maioria dos casos, o pessoal, sentado na direita ou na esquerda, de várias faixas etárias, sempre foi capaz de fazer um trabalho competente, dividia informações sem pano preto e aprendia-se alguma coisa com eles, além de todos serem bons 'chapas' nos pernoites, exceto se fosse para uma 'visita' numa churrascaria para comer uma picanha. Ao contrário de pilotos oriundos de alguns países chamados de primeiro mundo e outros que se 'achavam', a turma era invariavelmente humilde e reconhecia, sem hesitação, sua eventual limitação, atributo ausente em muitos aviadores que conheci, de cultura ocidental. Mas isso não é o relevante. Erraram? Sim, pode ser, mas prefiro me abster de fazer julgamentos, sem saber qual foi o contexto que 'emoldurou' essa ocorrência. Será certamente mais um aprendizado. Talvez não foi um simples 'alto e veloz', que contribuiu consideravelmente num acidente com um 738, em Mangalore, com um expat no comando. Como procuro salientar, sei que a estação facilita certas ocorrências, e entram as monções e termina a 'season', há invariavelmente algum registro de landing overrun ou runway excursion. Esse ano já tivemos um MD-11. Anteriormente, um A340. Ambos em Mumbai e de empresas não-indianas. Respeito o ambiente que envolve a operação local, com sua complexidade de controle e fluxo de tráfego aéreo, falta de informações precisas e boa coordenação, pistas escorregadias e estreitas (45m), dependendo da aeronave em questão, entre outras coisas. Paralelamente a esse evento, de fato há inúmeros registros de acidentes e incidentes quando a dificuldade de pilotar o avião 'na mão' evidenciou-se consideravelmente, e isso é um sério problema que vem sendo observado há um bom tempo. Soluções? Possivelmente quando for encontrada uma fórmula para balancear a necessidade de manter a proficiência de pilotagem, administrando ao mesmo tempo a complexidade que se tornou a operação de linha aérea, com seus intricados SOPs e condutas diversas monitoradas em detalhes, com eventuais punições de todos os níveis. Ninguém quer deixar na reta, mas isso tem efeito colateral. Quanto às pistas citadas... Bom, teve avião que levou o balizamento decolando de Miami, quando 4 pilotos plenamente qualificados e experientes 'comeram bola' no cálculo dos parâmetros de performance. Quem sabe que quanto mais fácil parece, maior é a possibilidade de alguém baixar a guarda e cometer um erro. Acho que nesses 3 exemplos -- do SDU a KTM -- há evidências suficientes para ninguém facilitar na operação, independente do background. 1 1 Quote Link to post Share on other sites
Jet Age Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 1 hour ago, Braconi said: Em consulta ao ASN, nos últimos 2 anos, 10 eventos de excursão de pista envolvendo B738. Bem observado, e outro fator relevante é que os incidentes/acidentes envolvem também empresas conceituadas e pessoal experiente. Quote Link to post Share on other sites
Ng.max Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 (edited) 1 hour ago, Jet Age said: Válidas as diversas percepções. Muito bom para agregar conteúdo ao debate. Eu particularmente sempre tive provavelmente 'sorte (?)' de voar com indianos. Na grande maioria dos casos, o pessoal, sentado na direita ou na esquerda, de várias faixas etárias, sempre foi capaz de fazer um trabalho competente, dividia informações sem pano preto e aprendia-se alguma coisa com eles, além de todos serem bons 'chapas' nos pernoites, exceto se fosse para uma 'visita' numa churrascaria para comer uma picanha. Ao contrário de pilotos oriundos de alguns países chamados de primeiro mundo e outros que se 'achavam', a turma era invariavelmente humilde e reconhecia, sem hesitação, sua eventual limitação, atributo ausente em muitos aviadores que conheci, de cultura ocidental. Mas isso não é o relevante. Erraram? Sim, pode ser, mas prefiro me abster de fazer julgamentos, sem saber qual foi o contexto que 'emoldurou' essa ocorrência. Será certamente mais um aprendizado. Talvez não foi um simples 'alto e veloz', que contribuiu consideravelmente num acidente com um 738, em Mangalore, com um expat no comando. Como procuro salientar, sei que a estação facilita certas ocorrências, e entram as monções e termina a 'season', há invariavelmente algum registro de landing overrun ou runway excursion. Esse ano já tivemos um MD-11. Anteriormente, um A340. Ambos em Mumbai e de empresas não-indianas. Respeito o ambiente que envolve a operação local, com sua complexidade de controle e fluxo de tráfego aéreo, falta de informações precisas e boa coordenação, pistas escorregadias e estreitas (45m), dependendo da aeronave em questão, entre outras coisas. Paralelamente a esse evento, de fato há inúmeros registros de acidentes e incidentes quando a dificuldade de pilotar o avião 'na mão' evidenciou-se consideravelmente, e isso é um sério problema que vem sendo observado há um bom tempo. Soluções? Possivelmente quando for encontrada uma fórmula para balancear a necessidade de manter a proficiência de pilotagem, administrando ao mesmo tempo a complexidade que se tornou a operação de linha aérea, com seus intricados SOPs e condutas diversas monitoradas em detalhes, com eventuais punições de todos os níveis. Ninguém quer deixar na reta, mas isso tem efeito colateral. Quanto às pistas citadas... Bom, teve avião que levou o balizamento decolando de Miami, quando 4 pilotos plenamente qualificados e experientes 'comeram bola' no cálculo dos parâmetros de performance. Quem sabe que quanto mais fácil parece, maior é a possibilidade de alguém baixar a guarda e cometer um erro. Acho que nesses 3 exemplos -- do SDU a KTM -- há evidências suficientes para ninguém facilitar na operação, independente do background. Jet obrigado pela resposta, muito bom ouvir seu lado! Agora, nao tenho o q reclamar dos indianos na parte da parceria, sao pessoas bem bacanas mesmo, só q eu reafirmo, tirou piloto automático a casa cai.....pedir para eles raciocinarem entao.... f*****.... tivemos um evento de despressurização aqui na firma ano passado, os dois aviadores fizeram um trabalho impecável, cumpriram cada linha do SOP da empresa, mas.....só se esqueceram de colocar a máscara....nao fizeram o principal..poderia acontecer em qualquer lugar? Talvez...mas aqui bixo, o negócio é bizarro...detalhe....o da esquerda era chefe.... Edited August 8, 2020 by Ng.max 1 1 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 An Air India Express 737 skidded of the runway and broke apart at the Calicut Airport today, killing at least 16 and injuring 123 others. This is at least the fifth serious Air India Express incident in the past four years, and the second fatal in 10. NDRF, India. https://twitter.com/SweeneyABC/status/1291809072946335744 Quote Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 Tailwind indicated before Air India 737’s fatal ‘table-top’ overrun By David Kaminski-Morrow8 August 2020 Indian investigators probing the fatal Boeing 737-800 overrun at Kozhikode are likely to examine whether tailwinds might have further complicated a night landing in wet conditions, at an airport classified by the country’s regulator as ‘critical’ owing to its table-top design. At least 18 occupants of the Air India Express flight, including both pilots, did not survive after the jet broke up after overrunning runway 10 on arrival from Dubai. Meteorological data from Kozhikode airport indicates wind from 260° at the time which would have generated an 11kt tailwind component in the landing direction. Investigators have yet to clarify whether the aircraft initially intended to land on the opposite direction runway 28. It had approached from the west, aligned with runway 10, before breaking left and circling round, descending along the centreline of 28. The aircraft then climbed away and re-established itself on the runway 10 approach. Western India is currently immersed in the June-September monsoon season. Rain showers and mist at Kozhikode had reduced visibility at the time of the landing to 2,000m, and thunderstorm activity had been present in the vicinity. Critical airports require special operational qualifications for the crew as they pose particularly challenging conditions, such as their runway length, terrain, or prevailing weather conditions. Kozhikode had featured in a list of 11 airports designated ‘critical’ by Indian regulators after another Air India Express 737-800 overran at Mangalore in May 2010 – having also, coincidentally, arrived from Dubai. Source: Indian ministry of civil aviation Another Air India Express 737-800 suffered this ‘table-top’ overrun at Mangalore in 2010 The airline’s standard procedures required the captain to carry out approach and landings to critical airports. While the table-top runway at Mangalore was dry, and winds calm, the aircraft had landed long and the captain tried belatedly to abort. Table-top runways are positioned on elevated terrain with steep slopes outside of the runway boundary, posing the risk of serious structural damage in the event of an overrun. Kozhikode’s runway 10 is 2860m (9,380ft) long and is equipped with landing aids including ILS. It features a runway end safety area around 90m in length. The runway’s slope is slightly positive – although only 0.12% upwards. India’s aeronautical information publication states that operators must ensure captains and flight crew operating to the airport at night have “sufficient experience in terms of flying hours” as well as daylight operating experience at Kozhikode. All approaches at night must be initiated only with an instrument procedure, it adds. https://www.flightglobal.com/safety/tailwind-indicated-before-air-india-737s-fatal-table-top-overrun/139687.article Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 https://twitter.com/breakingavnews Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 https://timesofindia.indiatimes.com/india/kozhikode-crash-ai-express-plane-touched-down-near-taxiway-1000-metres-from-beginning-of-runway/articleshow/77427990.cms 2700m de pista - 1000 = 1700m (alt 104m) + RESA 240m não parece tão ruim assim. Quote Link to post Share on other sites
IceAir Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 (edited) 8 minutes ago, TheJoker said: https://timesofindia.indiatimes.com/india/kozhikode-crash-ai-express-plane-touched-down-near-taxiway-1000-metres-from-beginning-of-runway/articleshow/77427990.cms 2700m de pista - 1000 = 1700m (alt 104m) + RESA 240m não parece tão ruim assim. Acredito que você não seja piloto, mas essa distância remanescente para um pouso com vento de cauda forte, aeronave bem pesada e pista molhada, é ruim sim. Em tempo, 1000m está fora da zona de toque da pista em questão. Edited August 8, 2020 by IceAir 1 Quote Link to post Share on other sites
Dr. Zoidberg Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 Só mais um dia na aviação da região... Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 3 minutes ago, IceAir said: Acredito que você não seja piloto, mas essa distância remanescente para um pouso com vento de cauda forte, aeronave bem pesada e pista molhada, é ruim sim. Realemnte não sou piloto, mas 11-13kt é forte? DXB-CCJ 2672kms não tinha muito combustível. Realmente clima de monções, se a pista não tinha boa aderência e drenagem complica. até 10kt é aceitável mesmo em pista molhada https://www.faa.gov/air_traffic/flight_info/aeronav/acf/media/Presentations/14-02_DRAFT_FAA_Order_8400_9_Runway_Selection_and_Use_Plan.pdf Quote Link to post Share on other sites
F-GSPN Posted August 8, 2020 Share Posted August 8, 2020 1 hour ago, TheJoker said: https://twitter.com/breakingavnews Desnível considerável! Arrisco a dizer que é um barranco semelhante às duas cabeceiras de CGH.... Quote Link to post Share on other sites
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