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[EN] Concordata da Gol parece iminente


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21 hours ago, A345_Leadership said:

Para mim o mercado acionário está na bolha. Não entendo as bolsas subindo  sendo que o mundo enfrentará uma crise comparável à 1929.

Aqui no Brasil não é exatamente uma bolha, quem estava com dinheiro parado nos CDBs e Renda Fixa da vida está correndo para o mercado de renda variável, preferencialmente ações, dólar e ouro.

 

Numa live da Ágora, a qual tenho dinheiro investido tanto em Ações quanto em Tesouro Direto, falaram em aporte de 1mi de CPFs na B3 desde Janeiro/20. É muita gente investindo onde tem retorno certo (BB, Magalu, Itausa, BR) e também arriscando nas mais complicadas, aí inclui a GLO e Smiles. Esse dinheiro novo compensou a fuga dos especuladores que estavam manobrando, mas com os juros baixos estão se retirando do país.

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Pimenta nos olhos dos outros é refresco né? Por que não nos brinda com sua análise igual à LATAM? Ah não vale copiar a Folha ou jornal gaúcho.

Mas eu não entendo exatamente o problema aqui. A empresa tinha uma dívida, conseguiu pagá-la. É um empresa de capital aberto, auditada e de administração seria, certamente que o dinheiro veio de algum

Eu apesar de trabalhar na concorrência torço do fundo do coração pelo sucesso da Gol. Ainda mais depois do que sofremos na chilena, admiro ainda mais a gestão do Kakinoff. 

On 8/12/2020 at 6:25 PM, A345_Leadership said:

É agora que ele tinha que mostrar o que é um ministro técnico e saber como conduzir.

Quando disse que não ia ter molezinha, as ações da Azul estavam em R$ 14,00, hoje estão em R$ 21,00. Se ele fizesse um cheque de R$ 100 milhões para comprar as ações, hoje valeriam R$ 150 milhões. Ou seja, falou que ia emprestar para ter lucro e como diz um ditado "cochilou e o cachimbo caiu".

Acho que ninguém quer governo nenhum dando dinheiro para as aéreas, mas é preciso dar confiança para elas neste período e olha como pode tirar leite de pedra: concederá X para empresa aérea, em troca ela tem que dar preferência para fazer manutenção e retrofit das aeronaves no Brasil, vender passagens para o governo a preços de custo, fazer manutenção das aeronaves do GTE pelas empresas aéreas por x% do valor. Veja que o empréstimo faz a economia girar.

Gosto de ver como foi o resgate da Lufthansa, foi um acordo justo para todos os lados, e mais importante mandou uma mensagem de confiança que o governo está preocupado com o ambiente de negócios. A Lufthansa usará os EUR 9 bi? Ela vai fazer de tudo para não usar, mas cria o colchão que é necessário para este tempo de crise.

O que falta ele é transmitir as palavras que qualquer investidor como ele apregoa dos governos: confiança e segurança. 

E do ponto de vista político poderia sair bem, "o governo garante que as empresas aéreas sobrevivam e não façam demissões em massa". Em um país com alto desemprego, falar isso pode colher frutos lá na frente. Ou então falar assim: compramos R$ 100 milhões da Azul e hoje temos R$ 150 milhões e vamos vender, dando um lucro para o povo brasileiro (sic) de 50% em menos de 6 meses.

Ele não está com uma visão ampla da situação e como pode (Estado) se beneficiar disso. 

 

Ele peca por ser muito 8 ou 80, da mesma forma que os governos do PT foram, em alguns momentos. A estratégia adotada pelos governos ao redor do mundo, de injetar dinheiro na economia e ajudar a iniciativa privada mesmo que ao custo de endividamento publico e deterioração da condição fiscal, visa evitar a quebradeira e o baque que ocorreu em 29, quando a estratégia adotada por muitos foi de deixar a bomba explodir e o mercado se auto-regular no maior estilo "estado mínimo e liberalismo econômico". Aqui, o governo tem evitado adotar a mesma estratégia do resto do mundo com muita força, muito por causa dos problemas fiscais que já tínhamos antes da pandemia, e nisso ninguém pode culpar o Guedes.

 

Acho que qualquer um que aponte uma solução definitiva para o problema está na verdade se iludindo, pois é uma situação completamente inédita em nível mundial. Entendo que a estratégia do governo é evitar o aumento do endividamento e por isso toda a cautela, pois se exagerar, o país quebra em muito pouco tempo. Pessoalmente, não condeno.

 

Tomara que o que estamos vivendo hoje sirva de aprendizado para as próximas gerações: quem não teve cuidado com o dinheiro no tempo de vacas gordas, agora está sofrendo mais na época da seca. É esse o caso do Brasil, como país.

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On 12/08/2020 at 18:25, A345_Leadership said:

...Quando disse que não ia ter molezinha, as ações da Azul estavam em R$ 14,00, hoje estão em R$ 21,00. Se ele fizesse um cheque de R$ 100 milhões para comprar as ações, hoje valeriam R$ 150 milhões. Ou seja, falou que ia emprestar para ter lucro e como diz um ditado "cochilou e o cachimbo caiu".

 

Mas ninguém tem o poder de saber o que vai acontecer durante este período da pandemia. Imagine ele dar o "cheque" e dar ruim na Gol assim como outras. Haters gonna hate, e tem muito hater de plantão.
Viraria um escândalo do governo.

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1 hour ago, Bonotto said:

Mas ninguém tem o poder de saber o que vai acontecer durante este período da pandemia. Imagine ele dar o "cheque" e dar ruim na Gol assim como outras. Haters gonna hate, e tem muito hater de plantão.
Viraria um escândalo do governo.

Bonotto, por isso que há instrumentos financeiros, como os DIPs (não sei se é válido para empresas fora da RJ) que preveem o pagamento para aqueles que emprestaram por último.

Claro que ninguém é profeta do passado, mas os financistas são frios e calculistas e viram nestes tombos as oportunidades. E olha do tombo de 17 de março até a reunião interministerial as ações da Azul valorizaram 40%. 

No fim são aquelas duas palavras: confiança e segurança. Quando houve o 11 de setembro as apólices subiram muito, pois temiam mais deste tipo de terrorismo. O que os governos, Brasil inclusive, fizeram: garantiram que se ocorresse outro tipo de atentado terrorista, eles iriam arcar com as apólices. Isto fez com que os seguros voltassem aos valores antigos e, felizmente, não houve outros atentados. Mas foi uma intervenção que não custou nada e que trouxe segurança.

O que eles querem é esta confiança e segurança no prazo curto, ganhar fôlego até o mercado voltar a se recuperar. Se o país mais capitalista do mundo liberou U$$ 58 bi para as aéreas, em alguns casos a fundo perdido - o que é abominável, até mesmo os zelosos contribuintes alemães fizeram, é que tem alguma coisa que extrapola ideologias políticas, partidárias, econômicas e têm um visão de big picture que há muitas décadas nós não temos.  

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Meus prezados

Dívida de R$ 1,67 bi da GOL vence em poucos dias; Delta pode ter que paga-lá, diz NYT

Por

Carlos Martins

A Delta Air Lines pode ser obrigada a pagar uma dívida de R$ 1,67 bilhão da GOL Linhas Aéreas, que vence em poucos dias e ainda não foi paga. Segundo reportou o The New York Times, a dívida de $300 milhões de dólares vence em três dias úteis e a Delta é a fiadora do financiamento, que foi feito junto ao Banco Morgan Stanley, terceiro maior do mundo em investimentos.

Como já abordamos aqui anteriormente, a dívida é referente a um empréstimo feito em 2015, quando as empresas eram parceiras, a uma taxa de juros de 6,5% ao ano, e dentro outras garantias também estavam ações ordinárias da Smiles, o programa de fidelidade da empresa brasileira.

Segundo levantamento da Reuters, a GOL teria R$ 1,6 bilhão em caixa ($285 milhões de dólares), sendo o cálculo feito baseado nos relatórios oficiais da companhia, somando o valor em caixa com outros investimentos líquidos, descontados a queima de caixa diária de R$ 3 milhões por dia a partir de 30 de junho.

“Estamos a três dias úteis do dia de vencimento da dívida e a companhia está bem quieta, não está claro se uma negociação está em andamento”, disse Amalia Bulacios, analista da consultoria de risco S&P Global Ratings.

Em junho a GOL tinha desmentido que iria dar o calote na dívida e afirmou que estava em negociação com a Delta para pagamento dos $300 milhões, mas até hoje não tinha sido divulgado nenhuma nova notícia.

Numa situação hipotética de calote, a Delta deverá pagar a dívida e terá direito às ações da GOL no programa de fidelidade Smiles, que foram dadas em garantia da operação. Porém, este dinheiro das ações pode não ser suficiente para pagar o calote, já que houve uma grande depreciação da moeda brasileira de 2015 para cá, além de uma queda nos valores das ações.

Na época do financiamento, cada ação da Smiles na Bovespa valia R$49, hoje cada ação está cotada em R$14, o que segundo o NYT seria equivalente a R$ 954 milhões de reais considerado o volume de ações colocados em garantia.

Fonte: AEROIN 27 ago 2020

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Desde o início da Pandemia, todos os anúncios de mercado foram à noite. 

Deve vir algo mais tarde.

No grupo de voo, apesar do prazo da dívida expirar hoje, o clima é de relativa tranquilidade.

Na sexta passada, os tripulantes aprovaram um novo acordo com a empresa...

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A bolsa de valores já fechou, o calote ou a renegociação da dívida não deveriam ter sido informados antes do fechamento?

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Eu acabei vendendo tudo que eu tinha na Gol na sexta passada. Teria continuado se tivesse visto ao menos um pio da direção da empresa sobre a resolução disso, inclusive ainda acredito que eles chegaram à um acordo, mas incerteza demais não combina com mercado de ações. Preferi tirar meu cavalo da chuva e observar de fora.

Edited by diasfly
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São Paulo, 01 de setembro de 2020 – GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3:GOLL4 e NYSE: GOL), comunica hoje que, no dia 31 de agosto de 2020, a Companhia cumpriu suasobrigações de pagamento do Term Loan B (“Term Loan”) contratada em agosto de 2015, no valor deUS$300 milhões, além de juros acruados.

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13 hours ago, diasfly said:

Eu acabei vendendo tudo que eu tinha na Gol na sexta passada. Teria continuado se tivesse visto ao menos um pio da direção da empresa sobre a resolução disso, inclusive ainda acredito que eles chegaram à um acordo, mas incerteza demais não combina com mercado de ações. Preferi tirar meu cavalo da chuva e observar de fora.

Faz sentido... Mas acho q talvez vc perca alguma valorizacao hoje... 

Acordo nao. Ta pago.

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47 minutes ago, Mister.Eslátes said:

Pago. 

 

Caixa agora conta com menos de 380 milhões de dólares.

Sobrou 2bi...

 

Para usar com Saúde...

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31 minutes ago, B737-8EH said:

Sobrou 2bi...

 

Para usar com Saúde...

Mas ela tinha menos de 2bi em caixa há poucos dias, segundo nota acima postada, de onde puxaram esse montante todo agora?

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Just now, Luckert said:

Mas ela tinha menos de 2bi em caixa há poucos dias, segundo nota acima postada, de onde puxaram esse montante todo agora?

Dívida de R$ 1,67 bi da GOL vence em poucos dias; Delta pode ter que paga-lá, diz NYT

Por

Carlos Martins

A Delta Air Lines pode ser obrigada a pagar uma dívida de R$ 1,67 bilhão da GOL Linhas Aéreas, que vence em poucos dias e ainda não foi paga. Segundo reportou o The New York Times, a dívida de $300 milhões de dólares vence em três dias úteis e a Delta é a fiadora do financiamento, que foi feito junto ao Banco Morgan Stanley, terceiro maior do mundo em investimentos.

Como já abordamos aqui anteriormente, a dívida é referente a um empréstimo feito em 2015, quando as empresas eram parceiras, a uma taxa de juros de 6,5% ao ano, e dentro outras garantias também estavam ações ordinárias da Smiles, o programa de fidelidade da empresa brasileira.

Segundo levantamento da Reuters, a GOL teria R$ 1,6 bilhão em caixa ($285 milhões de dólares), sendo o cálculo feito baseado nos relatórios oficiais da companhia, somando o valor em caixa com outros investimentos líquidos, descontados a queima de caixa diária de R$ 3 milhões por dia a partir de 30 de junho.

“Estamos a três dias úteis do dia de vencimento da dívida e a companhia está bem quieta, não está claro se uma negociação está em andamento”, disse Amalia Bulacios, analista da consultoria de risco S&P Global Ratings.

Em junho a GOL tinha desmentido que iria dar o calote na dívida e afirmou que estava em negociação com a Delta para pagamento dos $300 milhões, mas até hoje não tinha sido divulgado nenhuma nova notícia.

Numa situação hipotética de calote, a Delta deverá pagar a dívida e terá direito às ações da GOL no programa de fidelidade Smiles, que foram dadas em garantia da operação. Porém, este dinheiro das ações pode não ser suficiente para pagar o calote, já que houve uma grande depreciação da moeda brasileira de 2015 para cá, além de uma queda nos valores das ações.

Na época do financiamento, cada ação da Smiles na Bovespa valia R$49, hoje cada ação está cotada em R$14, o que segundo o NYT seria equivalente a R$ 954 milhões de reais considerado o volume de ações colocados em garantia.

Fonte: AEROIN 27 ago 2020

 
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15 hours ago, Mister.Eslátes said:

Tudo muito estranho...

 

Tudo que o investidor não quer: Um clima de incerteza.

 

Ações despencaram vertiginosamente.

Agora mais de 3% de alta, quase R$ 19,00. Consenso do mercado é de compra e meta de preço de R$ 26,00...

Edited by MRN
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22 minutes ago, darkstar said:

Estranho  que no flight radar ,vários  vôos da gol  não  aparecem  confirmados hoje

É algo no aplicativo. Os da Azul também estão apenas como "agendados" pra mim.

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Isso ta acontecendo com frequencia no FR24, desde o inicio da pandemia já vi isso rolando umas 3 ou 4 vezes. Provavelmente o sistema deles começou a apresentar erros com o volume de cancelamentos e alterações, e até então não se importaram em corrigir o bug...

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GOL comunica pagamento de dívida de US$300 mi

 

Da Reuters
01 de setembro de 2020 às 11:13

A Gol comunicou nesta terça-feira (1º) que cumpriu na véspera suas obrigações de pagamento do 'Term Loan B' contratado em agosto de 2015, no valor de US$ 300 milhões, além de juros acumulados.

De acordo com fato relevante da companhia aérea, o prazo médio da sua dívida de longo prazo após a amortização do Term Loan, excluindo arrendamentos de aeronaves e os bônus perpétuos, é de aproximadamente 4 anos.

"Não temos vencimentos significativos de dívida até 2024", afirmou o diretor vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark. "Isso é um reflexo do compromisso da companhia para fortalecer seu balanço patrimonial nos últimos quatro anos."

A empresa acrescentou que encerrou agosto com aproximadamente R$ 5,7 bilhões de liquidez total incluindo depósitos e ativos não onerados, com aproximadamente R$ 2,1 bilhões de liquidez em caixa e recebíveis após o pagamento integral do term loan.

 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/09/01/gol-comunica-pagamento-de-divida-de-us300-mi

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1 hour ago, darkstar said:

Estranho  que no flight radar ,vários  vôos da gol  não  aparecem  confirmados hoje

No FR tá carregada a malha antiga e a malha nova ao mesmo tempo.

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16 minutes ago, FCRO said:

GOL comunica pagamento de dívida de US$300 mi

 

Da Reuters
01 de setembro de 2020 às 11:13

A Gol comunicou nesta terça-feira (1º) que cumpriu na véspera suas obrigações de pagamento do 'Term Loan B' contratado em agosto de 2015, no valor de US$ 300 milhões, além de juros acumulados.

De acordo com fato relevante da companhia aérea, o prazo médio da sua dívida de longo prazo após a amortização do Term Loan, excluindo arrendamentos de aeronaves e os bônus perpétuos, é de aproximadamente 4 anos.

"Não temos vencimentos significativos de dívida até 2024", afirmou o diretor vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark. "Isso é um reflexo do compromisso da companhia para fortalecer seu balanço patrimonial nos últimos quatro anos."

A empresa acrescentou que encerrou agosto com aproximadamente R$ 5,7 bilhões de liquidez total incluindo depósitos e ativos não onerados, com aproximadamente R$ 2,1 bilhões de liquidez em caixa e recebíveis após o pagamento integral do term loan.

 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/09/01/gol-comunica-pagamento-de-divida-de-us300-mi

Eu realmente estou surpreso que ela , sem alarde algum , arrumou o dinheiro e pagou , um calote seria algo seríssimo , mas a Gol não deveria ,ao menos, ter informado de onde pegou emprestado para pagar os U$300 mi?

Segue observação do The Joker, que removi do tópico que trata dos resultados da Gol:

””

Em 30/06 tinha R$3.350,5 milhões de liquidez total.

em 31/08             (1.641,4)  USD300 x 5,4713  + juros

 

Diz que agora tem R$5.700 após o pagamento””

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8 minutes ago, Luckert said:

Eu realmente estou surpreso que ela , sem alarde algum , arrumou o dinheiro e pagou , um calote seria algo seríssimo , mas a Gol não deveria ,ao menos, ter informado de onde pegou emprestado para pagar os U$300 mi?

Vai ver que os Felícios devolveram o dinheiro da aquisição da MAP :lol:

Zueira pessoal.

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