Jump to content

Falecimento - Cmte Murilo (VP375)

Recommended Posts

É impressionante imaginar que por anos, mesmo após esse evento lamentável, a segurança em vários aeroportos brasileiros era (bem) precária. Não havia raio-x e nem detector de metais, e por ser assim ainda tivemos outro sequestro, que felizmente terminou sem vítimas (Vasp 280, em agosto de 2000).

A bordo, somente após o episódio do '11 de setembro' é que as empresas começaram a dar mais atenção a detalhes, como a resistência das portas da cabine de comando, instalação de câmeras e implementação de procedimentos que deveriam ser cumpridos por todos os tripulantes. 

E por causa de inúmeras brechas na segurança, tivemos esse incidente que vitimou o copiloto, de forma estúpida e obviamente desnecessária.

O cmte. Murilo, usando de toda a sua experiência, conseguiu administrar uma série de dificuldades que talvez muitos colegas não tivessem o mesmo discernimento e habilidade.

Infelizmente, temos possivelmente mais uma vítima do Covid-19.

• Like 2
10 hours ago, thor.rao said:

Algum outro relato de um tounneau com um 737?

Sim, o 737 é um avião repleto de histórias no Brasil .... Como, aproximação e pouso desastroso com os motores em idle, mais sequestros, uso do procedimento de acionamento do motor em voo mas realizado em solo e com passageiros a bordo, etc. 

1 hour ago, Jet Age said:

Sim, o 737 é um avião repleto de histórias no Brasil .... Como, aproximação e pouso desastroso com os motores em idle, mais sequestros, uso do procedimento de acionamento do motor em voo mas realizado em solo e com passageiros a bordo, etc. 

Essa do acionamento é aquela história de que correram pera pista para embalar o motor? Kkkk

• Haha 1
13 hours ago, thor.rao said:

RIP

Algum outro relato de um tounneau com um 737?

Não. E a manobra mais radical foi a executada após o tounneau ( que não tinha alcançado o seu intento de derrubar o sequestrador ) onde ele coloca o breguinha em perda e faz uma sequencia 
de giros descendentes ( parafuso ) e por pura sorte quando consegue recuperar está praticamente alinhado com a pista.

• Like 3
15 minutes ago, Bonotto said:

Não. E a manobra mais radical foi a executada após o tounneau ( que não tinha alcançado o seu intento de derrubar o sequestrador ) onde ele coloca o breguinha em perda e faz uma sequencia 
de giros descendentes ( parafuso ) e por pura sorte quando consegue recuperar está praticamente alinhado com a pista.

Era um 737-300 (PP-SNT). 

• Thanks 1
26 minutes ago, Bonotto said:

Não. 

Sim.

As razões são distintas, mas o evento do voo da Vasp não foi o primeiro. Outros 737 no Brasil fizeram não somente uma, mas várias manobras como tonneau.

Edited by Jet Age

Sem dúvida sua ousadia foi importante para evitar uma tragédia maior.

O avião teve que parar por algum tempo para ver se não houve fadiga estrutural? Se bem que o Tex Johnston fez isso com o 367.

2 hours ago, Jet Age said:

Parece que houve um caso que uma dupla de pilotos faziam tonneau com os 727 ou 737 da Varig quando estava em translado ou voo de carga (727), não sei se é verdade ou não.

1 hour ago, NEsses said:

Essa do acionamento é aquela história de que correram pera pista para embalar o motor? Kkkk

Como assim? 

30 minutes ago, Jet Age said:

Sim.

As razões são distintas, mas o evento do voo da Vasp não foi o primeiro. Outros 737 no Brasil fizeram não somente uma, mas várias manobras como tonneau.

Conte mais ! 
Até onde tinha lido, e com fatos presenciados, era o único. Agora lá no aeroclube já me juraram ver Concorde dando loop a mach2 :dente:

• Haha 1
2 hours ago, Bonotto said:

Conte mais ! 
Até onde tinha lido, e com fatos presenciados, era o único. Agora lá no aeroclube já me juraram ver Concorde dando loop a mach2 :dente:

Bono, esse caso ficou mais conhecido por ter passado de boca em boca do que uma informação oficial da empresa.

O que se disseminou foi que nos voos 'carteiros' que o 737-200 fazia, um comandante aproveitava para executar manobras pouco 'ortodoxicas'. Não sabe-se ao certo como a companhia descobriu, alguns dizem que apresentou-se uma alta incidência de falhas de ADI (o instrumento equivalente ao horizonte artificial do 737), mas também dizem que copilotos reportaram a ação do colega nessas programações. Independente das possíveis versões, o certo é que a manobra era executada de fato e o comandante foi demitido (mas voltou à empresa anos depois).

Voltando ao tópico, acho que o Murilão já encontrou com o Evangelista e, depois de um forte abraço, devem estar conversando altos papos sobre a aviação. Grandes colegas.

Abraço. 

• Like 2

My Nickelback:

Murilo foi um verdadeiro herói, daquelas pessoas comuns que quando submetidos a uma situação de extremo perigo, faz coisas inacreditáveis e até inexplicáveis! Em qualquer outro lugar do mundo, sua história seria um filme estrelado pelo Tom Hanks, teria Estátua, medalha por bravura com o nome dele.....mas no Brasil, a história chega até a ser esquecida.

As pessoas que ele salvou em solo, fizeram o sacrifício do Evangelista ser em vão, grande parte delas continua no poder e continuam fazendo as mesmas coisas que nos fazem ter o pensamento absurdo de "torcer" para um dia alguém jogar não um, mas três A380 (de preferencia de carga perigosa e não tripulados) na praça dos três poderes.

Logo depois de formado me deparei com um processo de um certo piloto da pioneira que dizia que depois que você "pega o jeito" dar tonneau de 737 é "relativamente fácil". Ele foi demitido por outros motivos e oficialmente a VARIG sempre negou a manobra (inclusive no processo). O cara era tão psicodélico, já tinha feito tanta coisa na vida (Ex: foi guitarrista de uma famosa cantora de Rock, tinha uma empresa que oferecia "experiências" como pilotar um caça na Africa do Sul ou participar de um combate aéreo simulado com aviões da 2 guerra nos EUA) e descrevia a manobra com uma riqueza de detalhes tão grande, que eu não chegava a duvidar, mas tampouco à acreditar.

Abraços!

6 hours ago, FCRO said:

o que é exatamente um tonneau?

é um "looping"?

grato

No tonneau, você coloca o avião para descer para atingir rápido a velocidade da manobra, depois começa a subir. Quando atinge 45º na subida, dá todo pedal e manche para o lado que quer girar.

Resumindo: no tonneau você rola, no looping você faz um círculo na vertical.

3 hours ago, PT-WRT said:

My Nickelback:

Murilo foi um verdadeiro herói, daquelas pessoas comuns que quando submetidos a uma situação de extremo perigo, faz coisas inacreditáveis e até inexplicáveis! Em qualquer outro lugar do mundo, sua história seria um filme estrelado pelo Tom Hanks, teria Estátua, medalha por bravura com o nome dele.....mas no Brasil, a história chega até a ser esquecida.

As pessoas que ele salvou em solo, fizeram o sacrifício do Evangelista ser em vão, grande parte delas continua no poder e continuam fazendo as mesmas coisas que nos fazem ter o pensamento absurdo de "torcer" para um dia alguém jogar não um, mas três A380 (de preferencia de carga perigosa e não tripulados) na praça dos três poderes.

Logo depois de formado me deparei com um processo de um certo piloto da pioneira que dizia que depois que você "pega o jeito" dar tonneau de 737 é "relativamente fácil". Ele foi demitido por outros motivos e oficialmente a VARIG sempre negou a manobra (inclusive no processo). O cara era tão psicodélico, já tinha feito tanta coisa na vida (Ex: foi guitarrista de uma famosa cantora de Rock, tinha uma empresa que oferecia "experiências" como pilotar um caça na Africa do Sul ou participar de um combate aéreo simulado com aviões da 2 guerra nos EUA) e descrevia a manobra com uma riqueza de detalhes tão grande, que eu não chegava a duvidar, mas tampouco à acreditar.

Abraços!

Eu li em algum lugar que a Netflix (?) está fazendo um filme sobre. Espero mesmo... ele merece. Um verdadeiro herói.

Sobre o tal piloto que fazia tonneau em 737 por diversão, um verdadeiro idiota.

• Like 2

Nunca recebeu reconhecimento à altura do ato que realizou

Eu não possuo conhecimentos suficientes para comparar o Brasil a qualquer outro país, porém eu imagino qual teria sido o tratamento dispensado ao autor de tal feito, se, por acaso, a história tivesse ocorrido lá fora; mas, mesmo assim, não me animaria muito... Os valores estão desmoronando em todo o mundo.

Mas, voltando os olhos para cá:

Talvez, sob o ponto de vista axiológico, os requisitos para erigir-se heróis, aqui em Banânia, possuam alguma grave deformação congênita. Pior até: é possível que a o conceito de herói tenha sido corroído em alguma espécie de ácido moral/propagandístico/midiático, para melhor adequá-lo à pequenez daqueles que a todo custam tentam enfiar-nos goela abaixo como sendo nossos verdadeiros heróis.

Não sei bem ao certo, porém creio que o esquecimento é tudo o que  guardamos para os verdadeiros heróis (na mais brava, justa e altruísta acepção da palavra).

Edited by Braconi
Erros de digitação.
On 28/08/2020 at 17:21, AlphaSix said:

Eu li em algum lugar que a Netflix (?) está fazendo um filme sobre. Espero mesmo... ele merece. Um verdadeiro herói.

Sobre o tal piloto que fazia tonneau em 737 por diversão, um verdadeiro idiota.

Seria muito legal se fizessem!!!

Sobre o tal piloto, concordo!

Ps: Acrobacia aérea é um esporte tão antigo quanto à aviação e deve ser praticado com equipamento, locais e regras apropriados, o resto é idiotice, para não dizer outra coisa. 

• Like 1