Jump to content

Aeroporto de Canela (RS) receberá voos diários a partir de outubro

Recommended Posts

Aeroporto de Canela receberá voos diários a partir de outubro
Previsão é que rota Serra / Porto Alegre é de uma "economia" de até três horas

" A Total Linhas Aéreas está implantando uma nova rota comercial e turística ligando os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina à São Paulo. As rotas incluem pousos e decolagens em Porto Alegre, Erechim, Canela e Pelotas, além de Florianópolis (SC), Navegantes (SC) e São Paulo. Na tarde desta terça-feira, a Prefeitura de Canela e a empresa Opções Turismo, que administrará a operação das aeronaves da Total Linhas Aéreas, assinaram uma declaração de apoio institucional para a utilização da pista do aeroporto de Canela para pousos e decolagens.

O município e a Total Linhas Aéreas possuem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realização de voos comerciais e a intenção é iniciar a operação a partir de outubro. “Será uma revolução para o trade (comércio) turístico. Colocará Canela no mapa da aviação e proporcionará uma economia de praticamente três horas de viagem entre Porto Alegre e a Serra aos visitantes que optarem pelo pacote aéreo”, projeta o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches.

PUBLICIDADE

pixel?google_nid=adaptv_dbm&google_cm&google_sc&_origin=0&gdpr=0&gdpr_consent=&nsync=1
PlayvolumeTruvidAd

Com capacidade para receber até 45 passageiros, a aeronave que operará em Canela é um ATR 42500. “Devido ao fluxo turístico que Canela e a região atraem, é uma demanda do mercado. Agências e operadoras de turismo de todo o país poderão vender pacotes aéreos, contribuindo também para a mobilidade urbana da região”, avalia Gilfred Husken, diretor operacional da Opções Turismo. "

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/notícias/cidades/aeroporto-de-canela-receberá-voos-diários-a-partir-de-outubro-1.470839

Meu ponto: Procurei em outras fontes, porém não ficou clara quais seriam as rotas em si, se seria uma ligação Canela x São Paulo (o que até imagino que teria certa viabilidade, se proporcionasse conexões para várias outras regiões como o NE), ou se seria entre Canela e alguma daquelas outras cidades (Navegantes? Florianópolis?), ou, o pior dos cenários, Canela x POA. No passado já houve uma tentativa infrutífera de ligar a Serra com a Capital voando Bandeirante, e agora aparentemente vão tentar de novo, tenho lá minhas ressalvas de por que que hoje em dia isso daria certo. Sem dúvida se Canela tivesse uma mínima infra-estrutura creio que a Azul já voaria de ATR desde VCP, porém lá não existe terminal nem nada, o que me faz pensar que se ela não opera lá é porque não é viável mesmo. 

• Replies 58
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Muito esclarecedor, realmente é incrível um nanico voador desses, turboélice ainda, monomotor e voar tudo isso.  Enriquecedores esclarecimentos 

Eu vejo sentido em um voo de sp pra canela e tal, mas aí o aeroporto n tem condições. Porto Alegre pra Gramado/Canela é uma viagem de carro gostosa, com boas paisagens. A estrada é boa, apesar de

https://www.aeroin.net/veja-horarios-rotas-voos-total-linhas-aereas-rio-grande-do-sul/   Malha bem apertada, a total tem qtos aviões pra manter isso daí rodando sem buracos enormes de manute

10 minutes ago, Ceccatto said:

Aeroporto de Canela receberá voos diários a partir de outubro
Previsão é que rota Serra / Porto Alegre é de uma "economia" de até três horas

" A Total Linhas Aéreas está implantando uma nova rota comercial e turística ligando os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina à São Paulo. As rotas incluem pousos e decolagens em Porto Alegre, Erechim, Canela e Pelotas, além de Florianópolis (SC), Navegantes (SC) e São Paulo. Na tarde desta terça-feira, a Prefeitura de Canela e a empresa Opções Turismo, que administrará a operação das aeronaves da Total Linhas Aéreas, assinaram uma declaração de apoio institucional para a utilização da pista do aeroporto de Canela para pousos e decolagens.

O município e a Total Linhas Aéreas possuem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realização de voos comerciais e a intenção é iniciar a operação a partir de outubro. “Será uma revolução para o trade (comércio) turístico. Colocará Canela no mapa da aviação e proporcionará uma economia de praticamente três horas de viagem entre Porto Alegre e a Serra aos visitantes que optarem pelo pacote aéreo”, projeta o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches.

PUBLICIDADE

pixel?google_nid=adaptv_dbm&google_cm&google_sc&_origin=0&gdpr=0&gdpr_consent=&nsync=1
PlayvolumeTruvidAd

Com capacidade para receber até 45 passageiros, a aeronave que operará em Canela é um ATR 42500. “Devido ao fluxo turístico que Canela e a região atraem, é uma demanda do mercado. Agências e operadoras de turismo de todo o país poderão vender pacotes aéreos, contribuindo também para a mobilidade urbana da região”, avalia Gilfred Husken, diretor operacional da Opções Turismo. "

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/notícias/cidades/aeroporto-de-canela-receberá-voos-diários-a-partir-de-outubro-1.470839

Meu ponto: Procurei em outras fontes, porém não ficou clara quais seriam as rotas em si, se seria uma ligação Canela x São Paulo (o que até imagino que teria certa viabilidade, se proporcionasse conexões para várias outras regiões como o NE), ou se seria entre Canela e alguma daquelas outras cidades (Navegantes? Florianópolis?), ou, o pior dos cenários, Canela x POA. No passado já houve uma tentativa infrutífera de ligar a Serra com a Capital voando Bandeirante, e agora aparentemente vão tentar de novo, tenho lá minhas ressalvas de por que que hoje em dia isso daria certo. Sem dúvida se Canela tivesse uma mínima infra-estrutura creio que a Azul já voaria de ATR desde VCP, porém lá não existe terminal nem nada, o que me faz pensar que se ela não opera lá é porque não é viável mesmo. 

A pista é bem curta e estreita, não sei se comportaria os ATR72 da Azul.

Edited by giuli

AZUL não retornará a Pelotas? Ou ficarão 2 na rota?

Interessante, acho que um voo São Paulo-Canela irá rodar bem, a Serra atrai muitos visitantes especialmente agora, que os países da região estão com fronteiras fechadas e o turismo nacional irá absorver muitos turistas que, costumeiramente estariam indo ao exterior.   

19 hours ago, PFB-CGH said:

Interessante, acho que um voo São Paulo-Canela irá rodar bem, a Serra atrai muitos visitantes especialmente agora, que os países da região estão com fronteiras fechadas e o turismo nacional irá absorver muitos turistas que, costumeiramente estariam indo ao exterior.   

Tbm acho que a serra gaúcha comporta voos de outros estados

Estive em gramado/canela este mês e mesmo com a pandemia era considerável a quantidade de turista de outros estados 

Problema é o terminal , ou a falta dele, em canela ....

Talvez fosse um destino potencial para a Azul colocar uns 4 voos diários de Caravan partindo de VCP ou CWB.

O problema do Caravan partindo de VCP ao meu ver é que seria um voo de ao menos 2 horas e meia em uma aeronave sem banheiro.

Estou cogitando o Caravan na rota porque pelo que vi o aeroporto de canela é extremamente apertado, tanto a pista quando o pátio. No google maps dá pra medir o tamanho aproximado do pátio e a largura total dele mal passa de 50 metros. Isso normalmente é largura de pista em aeroportos maiores, fico surpreso de conseguirem encaixar um ATR42 ali, deve ser tarefa pra um bom jogador de tetris...

Para uma noção aproximada destas dimensões.

Medidas da pista de Canela (Rotaer):

Comprimento: 1260 m

Largura: 18 m (Sem recuo)

Medidas do ATR 42 (Wikipédia):

Comprimento: 22,67 m (Uma distancia entre eixos de cerca de 12 metros, faz a manobra de back track num espaço de 18 metros sem recuo virar uma proeza de milímetros)

Envergadura: 24,57 m

Edited by diasfly
4 hours ago, diasfly said:

Talvez fosse um destino potencial para a Azul colocar uns 4 voos diários de Caravan partindo de VCP ou CWB.

O problema do Caravan partindo de VCP ao meu ver é que seria um voo de ao menos 2 horas e meia em uma aeronave sem banheiro.

Estou cogitando o Caravan na rota porque pelo que vi o aeroporto de canela é extremamente apertado, tanto a pista quando o pátio. No google maps dá pra medir o tamanho aproximado do pátio e a largura total dele mal passa de 50 metros. Isso normalmente é largura de pista em aeroportos maiores, fico surpreso de conseguirem encaixar um ATR42 ali, deve ser tarefa pra um bom jogador de tetris...

Acho o caravan totalmente inviável para essa operacao

caravan seria se saindo de poa mesmo ....

2 hours ago, diasfly said:

Mas Canela não é muito perto de POA? Dá quanto tempo de carro?

Já fui umas 3x de carro, sempre pego no aeroporto. Se n me falha a memória é algo em torno de 2:30h.

• Like 1

Eu vejo sentido em um voo de sp pra canela e tal, mas aí o aeroporto n tem condições.

Porto Alegre pra Gramado/Canela é uma viagem de carro gostosa, com boas paisagens. A estrada é boa, apesar de ser duplicada apenas em alguns trechos.

Não trocaria um carro pra subir a serra por um Caravan.

Agora se for um voo de SP direto pra canela, aí interessa, mas TB n vale fazer esse trecho de Caravan.

• Like 2
9 hours ago, overwht said:

Eu vejo sentido em um voo de sp pra canela e tal, mas aí o aeroporto n tem condições.

Porto Alegre pra Gramado/Canela é uma viagem de carro gostosa, com boas paisagens. A estrada é boa, apesar de ser duplicada apenas em alguns trechos.

Não trocaria um carro pra subir a serra por um Caravan.

Agora se for um voo de SP direto pra canela, aí interessa, mas TB n vale fazer esse trecho de Caravan.

Mas se um voo direto SP-Canela de fato saísse, quanto tempo levaria esse caravan? Nem sabia que tinha autonomia pra fazer( voando com os 9 pax)

A autonomia do Caravan é de quase 2 mil km, esse trecho é de aprox 800 km. Eu acho que o problema dele é não ter banheiro, pelas minhas contas um voo SP - Canela de Caravan duraria umas 2 horas e meia no mínimo, e sem banheiro ia dar mto problema durante um voo sem comissários (por mais que fosse anunciado pra irem ao banheiro antes de embarcar, igual eu acho que todo mundo deveria fazer em qualquer avião, as pessoas não vão kkk).

POA é mto perto e fácil de chegar de carro pelo que deu pra entender. Então de opções para atender a demanda, acho que restaria conectar via CWB (entre 1 hr e 1,5 hrs de voo) ou FLN (menos de 1 hr de voo, mas sem banco de conexões). Ou então darem um jeito de engordar a pista e o pátio de Canela ou construir um novo aeroporto que desse conta de receber ao menos um ATR 72. E continuo tentando imaginar um ATR 42 operando numa pista de 18 metros de largura como anunciou a Total...

Edited by diasfly

Já tentaram essa ponte POA/Canela de Bandeirante algumas vezes, o tal do "Canelinha". No atual cenário, uma Azul Conecta, voo regular, alimentado com conexões, seria o mais lógico.

Agora essa ai eu acho q é mais do mesmo, o famoso charter-regular.

3 hours ago, diasfly said:

E continuo tentando imaginar um ATR 42 operando numa pista de 18 metros de largura como anunciou a Total...

A TOTAL anunciou algo? Ou foi mais uma vez coisa de empresa de turismo e prefeitura? Basta ler a notícia! Outro ponto, já foi pesquisar no site do fabricante os requisitos operacionais da aeronave? Não dediquei tempo a pesquisar, mas 18m não seria inédito para o ATR42 no Brasil, só não é algo confortavel e bacana do ponto de vista do SMS.

Bem observado em relação à Total não ter anunciado, ato falho da minha parte em não notar. Agora, quanto ao aspecto operacional, pousar ATR42 em 18m é traquilo. Difícil vai ser fazer backtrack passando com a roda na grama sem atolar e virar notícia pejorativa no noticiário seguinte.

10 hours ago, Luckert said:

Mas se um voo direto SP-Canela de fato saísse, quanto tempo levaria esse caravan? Nem sabia que tinha autonomia pra fazer( voando com os 9 pax)

De Caravan nem a pau kkkkk, tinha que ser um atr. Mas n tem estrutura, então pra mim fica como está, sobe a serra de carro mesmo :)

27 minutes ago, overwht said:

De Caravan nem a pau kkkkk, tinha que ser um atr. Mas n tem estrutura, então pra mim fica como está, sobe a serra de carro mesmo :)

Mas o colega acima falou e eu achei muito estranho, um caravan poder voar 2.000km é muita coisa.

De qualquer forma a demanda turística e de eventos é forte, mas não para voos com aeronaves maiores e diários 

10 minutes ago, Luckert said:

Mas o colega acima falou e eu achei muito estranho, um caravan poder voar 2.000km é muita coisa.

De qualquer forma a demanda turística e de eventos é forte, mas não para voos com aeronaves maiores e diários 

Estranho mas a autonomia de um Caravan de fato é enorme. Ele pode ser inconveniente para um voo SP-Canela por outros motivos, mas não por falta de autonomia.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Um detalhe que deixei passar, essa autonomia aí do print é da versão normal dele. A versão barriguda que a Azul Conecta usa, que inclui bagageiro, tem autonomia de 1,689 km, um pouco menos mas aínda cobre 800 km com um pé nas costas.

18 minutes ago, diasfly said:

Um detalhe que deixei passar, essa autonomia aí do print é da versão normal dele. A versão barriguda que a Azul Conecta usa, que inclui bagageiro, tem autonomia de 1,689 km, um pouco menos mas aínda cobre 800 km com um pé nas costas.

Muito esclarecedor, realmente é incrível um nanico voador desses, turboélice ainda, monomotor e voar tudo isso.

Enriquecedores esclarecimentos 

• Like 3

Se o aeroporto tivesse possibilidade de ampliação, seria um bom destino para ter um voo direto a partir de SP ou CWB. Em POA, tem uma empresa de ônibus, chamada Citral, que passa no Aeroporto Salgado Filho e vai para Canela e Gramado. Outra opção é CXJ.