Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

Colega que está na ITA falou hj do salário dela , R$1900 em treinamento, R$2235 CRMO , 54 hs incluso, R$34 reais a h voo além do pacote .

Voando 80hs/ mês, média bruta será em torno de R$ 2.800/3.000 máximo.

• Sad 3

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

PR-PJN na Azul: genial! maravilhoso! tem que ter o nome do Janot mesmo!  “Daniela Mercury é Azul”, na própria: “homenagem à diversidade! genial!”  PR-XMA da Gol, em alusão ao MAX: nobody car

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

1 hour ago, Luckert said:

Colega que está na ITA falou hj do salário dela , R$1900 em treinamento, R$2235 CRMO , 54 hs incluso, R$34 reais a h voo além do pacote .

Tem que adicionar a compensacão orgânica, dsr e etc.

2 hours ago, Ashabty said:

Tem que adicionar a compensacão orgânica, dsr e etc.

Sim , mas acrescenta pouco, compensação orgânica é 12%, tem que ver se já não está embutido no fixo, caso da JJ, mas sim, tem adicional noturno, fim de semana e o repouso remunerado pra adicionar 

8 hours ago, Luckert said:

Sim , mas acrescenta pouco, compensação orgânica é 12%, tem que ver se já não está embutido no fixo, caso da JJ, mas sim, tem adicional noturno, fim de semana e o repouso remunerado pra adicionar 

20% de compensação orgânica, o piso de cms não pode ser somado o base + como.organica inferior a 2.272. Então esse 2235 que você citou tem +20% da organica + 30% de insalubridade, o que já gera 1.117 reais a mais, daí vem as horas voadas e DSR, vai ficar uns 4 mil de bruto, aí vem os roubos de IR e outros descontos.

24 minutes ago, PT-KTR said:

20% de compensação orgânica, o piso de cms não pode ser somado o base + como.organica inferior a 2.272. Então esse 2235 que você citou tem +20% da organica + 30% de insalubridade, o que já gera 1.117 reais a mais, daí vem as horas voadas e DSR, vai ficar uns 4 mil de bruto, aí vem os roubos de IR e outros descontos.

Não consegui informação para te confirmar da compensação orgânica, mas em outro grupo um piloto postou que a compensação orgânica está embutida no fixo( ele disse 2340 de comissários), embora tem que ser pago a parte, a JJ já tem embutido há anos no salário fixo ( obrigado por corrigir,20% de C.O.)

Como comissários não podem ter insalubridade e periculosidade foi criada a Compensação Orgânica,que é a soma dos dois , não é pago insalubridade aos comissários a parte 

Acredito que seja isso que o KTR postou, toda pagam por fora a compensação organica.
deve ser então R$ 2235,00 + a comp.
vai ficar quase igual as outras, talvez o variável seja menor, puxando o mercado pra baixo.

Luckert, o cálculo do KTR está certo. Deve ficar entre R$4,5 e 5k bruto. 

Sobre o salário dos técnicos, até onde as minhas fontes (que até agora não erraram nada) confidenciaram, os valores ficariam em um meio termo entre a média praticada pela extinta Avianca e atualmente praticada pela Latam. 

13 minutes ago, B737-8HX said:

Luckert, o cálculo do KTR está certo. Deve ficar entre R$4,5 e 5k bruto. 

Sobre o salário dos técnicos, até onde as minhas fontes (que até agora não erraram nada) confidenciaram, os valores ficariam em um meio termo entre a média praticada pela extinta Avianca e atualmente praticada pela Latam. 

O piloto que postou do salário e citou que a CO estava embutida, apagou os salários dos pilotos antes que copiasse.

Enfim, quando o primeiro holerite com voo sair, vejo se a colega consegue com todos os detalhes, afinal eu apenas estou repassando, não estou lá pra mostrar meu contrato de trabalho, não quero causar desinformação 

17 hours ago, Luckert said:

Parabéns Azul!!!

• Haha 1

Consegui recuperar a postagem que o piloto colocou no grupo e que foi compartilhado, poderiam confirmar isso:

Salarios ITA:

Cmro: 2340 com compensação orgânica

Sem compensação orgânica 1800+ 34/ h( franquia de 54 hs embutido)

Salário ITA (Cmte) 
Durante treinamento
R$3.000 
Depois de checado 7.900 (até 53h) 
Acima disso 140R$ hora de Cmte

Copiloto: 4900( não informou a h voo copiloto)

Se alguém que é piloto amigo de alguém que entrou puder confirmar, seria ótimo 

75 horas com 30 noturno/domingos, dá 52 horas extras. 7280 em extras, mais os 7900 fixos por 53 horas, tcharammm, absurdos 15180 brutos, 11k no bolso. Estaria eu enlouquecendo. A aviação precisa urgentemente se livrar dos pilotos, aviões terão de ser autonomos ou pelo menos pilotados remotamente. Em menos de 20 anos NINGUÉM em sã consciência se disporá a assumir tanta responsabilidade enquanto entrega a saúde física e mental por um salário desses. Vai chegar a hora da verdade. Não estou nem dizendo que as empresas estão erradas, digo simplesmente que o modelo está ruindo e precisará de reinventar muito rapidamente.

• Like 2
  • Thanks 1

Impressionante como os salários são baixos na área. Eu imaginava números bem maiores para algo que requer um treinamento tão caro e específico.

Qualquer profissional meia boca de TI (interresado em aprender) ganha salários desse nível com 5 anos de carreira.

• Like 1
2 hours ago, trident said:

75 horas com 30 noturno/domingos, dá 52 horas extras. 7280 em extras, mais os 7900 fixos por 53 horas, tcharammm, absurdos 15180 brutos, 11k no bolso. Estaria eu enlouquecendo. A aviação precisa urgentemente se livrar dos pilotos, aviões terão de ser autonomos ou pelo menos pilotados remotamente. Em menos de 20 anos NINGUÉM em sã consciência se disporá a assumir tanta responsabilidade enquanto entrega a saúde física e mental por um salário desses. Vai chegar a hora da verdade. Não estou nem dizendo que as empresas estão erradas, digo simplesmente que o modelo está ruindo e precisará de reinventar muito rapidamente.

Voce 1963 pensa assim, agora pegue o geração magenta 1990 pra cá, ele vai querer voar, o que não falta é gente em redes sociais "eu voaria de graça" e pior, sabemos que na aviação "executiva e 135" a prostituição rola solta. Pense pelo lado do playboy 11k no bolso, coleguinhas dispostas a uma noitada, algum carro de boy financiado pelo Santander em 48x, 4 faixas em cima do ombro, nada mal.

Ou sendo um pouco mais dramático, o desempregado ferrado pela OceanLixo/Avianca, 11k muda totalmente o panorama dele e o chutado pela LATAM também, sempre terá alguém para a vaga enquanto a oferta de emprego for menor a de profissionais disponíveis.

Edited by PT-KTR
Complemento O6/JJ
  • Like 1
2 hours ago, trident said:

Realmente, para ingressar na carreira hoje em dia, tem que ser meio maluco mesmo...

Lembro-vos que existem 14 milhões de desempregados neste país e que entre os jovens, existem estatísticas que apontam para até 80% de desocupação.

Entre ganhar uma merreca fazendo qualquer coisa e ganhar uma merreca realizando um sonho ou correndo atrás dele, melhor a segunda alternativa. Aposto com vocês que é capaz de brigarem no tapa pra conseguirem o salário.

AH, já ia esquecendo! Estamos em uma PANDEMIA e o setor aéreo está respirando por aparelhos (se é que ainda respira).

Edited by ricardomilhomem
  • Thanks 5

Mercado sem expansão a quase 5 anos no Brasil e vocês tem é de comemorar que não ta ainda pior.

só para falar de como que está em tecnologia:

Programador Junior: 4.2 mil Bruto mensal. Plano sul-américa pela empresa. A gente pede ensino superior, mas só como pro-forma.

Programador Pleno: 7.5 mil Bruto mensal ou mais se for bom mesmo pode pegar coisa de 12 mil ou mais. Negociável dependendo do que a gente procura.

Programador Senior/Lead: 20 mil. Depende se tem mestrado, qual a experiencia e o que ele domina. Aqui 

Gerente de Projeto, 25 mil em médio

"Product Owner" - 14 mil. Espera MBA aqui no minimo

Nem olhem o que o Google, Facebook, Amazon pagam que você vão se matar.

Ah sim. tem empresa bosta e empresa boa.

eu conto na mão quantas horas extras eu fiz esse ano, e olha que desde agosto o ritmo voltou muito maior do que era pré covid. E olha, trabalho de casa e estou negociando a saída do Brasil com dois recrutadores. Com tudo pago pelas empresas.

Voltar para aviação só no meu avião... Ai vai ser viver sonho. Da saudade a cabine? De mais, mas olha... compensa não. Vejo o perrengue que os amigos do deserto passaram e os que ficaram tão passando...

• Like 3
  • Thanks 3

Na boa, tem motorista na minha firma que tá tirando 5/6k limpo e boa parte nem ensino médio completo tem, obviamente que são carreiras totalmente diferentes, mas da pra se ter uma base que um piloto hoje pode ser pior remunerado que um caminhoneiro onde até hoje em dia é considerado uma das piores profissões que se existe, inclusive tenho um que era piloto agrícola. É triste ver esses números salariais em uma carreira onde se investe tanto e recebe tão pouco em troca, nessas horas penso que ter largado a aviação por mais dolorido que tenha sido e seguir outros caminhos, foi a melhor escolha que tive.

É a lei de mercado funcionando...vejam que aqui mesmo tivemos relatos de duas pessoas que abandonaram a aviação e seguiram outros caminhos, com resultados, suponho, mais vantajosos. Se a maré atual é desfavorável à força de trabalho nas negociações salariais, é provável que esse movimento de debandada de profissionais aeronautas para outras áreas se acentue. Na prática, nada mais é do que o sistema buscando novamente o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. Simples e frio assim.

Edited by F-GSPN
1 hour ago, JA381A said:

Na boa, tem motorista na minha firma que tá tirando 5/6k limpo e boa parte nem ensino médio completo tem, obviamente que são carreiras totalmente diferentes, mas da pra se ter uma base que um piloto hoje pode ser pior remunerado que um caminhoneiro onde até hoje em dia é considerado uma das piores profissões que se existe, inclusive tenho um que era piloto agrícola. É triste ver esses números salariais em uma carreira onde se investe tanto e recebe tão pouco em troca, nessas horas penso que ter largado a aviação por mais dolorido que tenha sido e seguir outros caminhos, foi a melhor escolha que tive.

Se eu tivesse outra formação já teria largado a muito tempo, nem que fosse para ganhar a metade. A dedicação que a aviação requer é surreal, vc abre mão de sua vida.

• Like 1

O problema é que o sistema buscando equilíbrio causa mortos e feridos. Natural? Sim, mas em se tratando de aviação certas regras de mercado precisam ser tratadas de modo específico. Para botar um parafuso para prender um porta copos num cockpit precisa de laudo de Engenharia aeronáutica, cumprir RBACs, normas e determinações que diferenciam um avião de um caminhão. Na hora de botar o piloto lá é regra de mercado, tudo bem de pagar menos que um motorista, afinal o mercado se ajusta. Mas na hora de voar, nós passageiros (leia-se sociedade) queremos um piloto treinado, descansado e proficiente. Mas as passagens tem que ser baratinhas. Tá tudo errado.

• Like 5
23 hours ago, trident said:

Não comparando, não desmerecendo nenhuma das partes, ja leu  alguns concursos publicos pra medico por exemplo? 30 horas semanais por  7-8 mil bruto?

20 hours ago, Pliskin said:

Mercado sem expansão a quase 5 anos no Brasil e vocês tem é de comemorar que não ta ainda pior.

só para falar de como que está em tecnologia:

Programador Junior: 4.2 mil Bruto mensal. Plano sul-américa pela empresa. A gente pede ensino superior, mas só como pro-forma.

Programador Pleno: 7.5 mil Bruto mensal ou mais se for bom mesmo pode pegar coisa de 12 mil ou mais. Negociável dependendo do que a gente procura.

Programador Senior/Lead: 20 mil. Depende se tem mestrado, qual a experiencia e o que ele domina. Aqui 

Gerente de Projeto, 25 mil em médio

"Product Owner" - 14 mil. Espera MBA aqui no minimo

Nem olhem o que o Google, Facebook, Amazon pagam que você vão se matar.

Trabalho na área de TI como programador há muito tempo, e esta área já foi bem melhor. Estou falando do Brasil.
E vai piorar, já começou muita prostituição neste meio também, e muita gente com relativo bom conhecimento
sendo formada aos milhares a cada ano.
Espaço tem, mas o número de profissionais está aumentando muito. Me lembra a época de 2007 que houve
um grande aumento na oferta de vagas para pilotos e lotou os aeroclubes e escolas de aviação, lembro
de colegas que mandaram curriculo para TAM, Azul e GOL e foram chamados por todas !!!