Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

10 hours ago, trident said:

O problema é que o sistema buscando equilíbrio causa mortos e feridos. Natural? Sim, mas em se tratando de aviação certas regras de mercado precisam ser tratadas de modo específico. Para botar um parafuso para prender um porta copos num cockpit precisa de laudo de Engenharia aeronáutica, cumprir RBACs, normas e determinações que diferenciam um avião de um caminhão. Na hora de botar o piloto lá é regra de mercado, tudo bem de pagar menos que um motorista, afinal o mercado se ajusta. Mas na hora de voar, nós passageiros (leia-se sociedade) queremos um piloto treinado, descansado e proficiente. Mas as passagens tem que ser baratinhas. Tá tudo errado.

Não discordo. Mas na prática, o que se pode fazer? 

• Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

PR-PJN na Azul: genial! maravilhoso! tem que ter o nome do Janot mesmo!  “Daniela Mercury é Azul”, na própria: “homenagem à diversidade! genial!”  PR-XMA da Gol, em alusão ao MAX: nobody car

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

1 hour ago, F-GSPN said:

Não discordo. Mas na prática, o que se pode fazer? 

Sobre autonomos ou remotamente tenho minhas dúvidas com relação ao fator humano, usuários entrarem em
uma máquina que passa em muitos lugares de circunstâncias que mudam rapidamente ( clima, etc) e confiarem
suas vidas a isto. Não consigo ter uma opinião formada ainda.
Mas uma coisa tenho uma certa convicçâo: a era dos pilotos serem muito bem pagos está no limiar.

Vivendo o dia a dia da aviação digo pra vocês que o número de variáveis que a gente vivência no dia a dia é tão grande, mas tão grande, quando o tempo tá ruim então, não vejo aviões comerciais sem pilotos voando em menos de 30/40 anos. E a questão dos salários, não passa só por oferta e demanda. O respeito pelos tripulantes por parte daqueles que mandam nas empresas é cada vez menor e não por culpa dos tripulantes, o que vejo é que o mundo corporativo está se tornando tão pragmático e desalmado, o foco na 'eficiência' é tão grande e a preocupação com o ser humano tem ficado tão abaixo dos mínimos que a tendência é que os CEOs passem mais e mais a enxergar tripulantes como um bando de crianças mimadas que só sabem reclamar, sem nunca terem estado nas nossas peles e sem saber o que passamos. E não não sou comunista sou bem liberal, mas acho que estamos perdendo cada vez mais de vista o equilíbrio entre buscar a eficiência financeira e o bem estar do cliente interno. Bem estar financeiro e social. 

• Like 3

08 de janeiro é a previsão de chegada do primeiro 320. :cnana: primeiro voo de certificação em fev21.

a partir dos 49:00 entrevista com o Tiago Senna, treinamento de trip, estratégias, etc.

01:07:00 sobre chegada de aviões.

14 hours ago, CabinCrew said:

Vivendo o dia a dia da aviação digo pra vocês que o número de variáveis que a gente vivência no dia a dia é tão grande, mas tão grande, quando o tempo tá ruim então, não vejo aviões comerciais sem pilotos voando em menos de 30/40 anos. E a questão dos salários, não passa só por oferta e demanda. O respeito pelos tripulantes por parte daqueles que mandam nas empresas é cada vez menor e não por culpa dos tripulantes, o que vejo é que o mundo corporativo está se tornando tão pragmático e desalmado, o foco na 'eficiência' é tão grande e a preocupação com o ser humano tem ficado tão abaixo dos mínimos que a tendência é que os CEOs passem mais e mais a enxergar tripulantes como um bando de crianças mimadas que só sabem reclamar, sem nunca terem estado nas nossas peles e sem saber o que passamos. E não não sou comunista sou bem liberal, mas acho que estamos perdendo cada vez mais de vista o equilíbrio entre buscar a eficiência financeira e o bem estar do cliente interno. Bem estar financeiro e social. 

Não sou da aviação

Mas isso que você falou que a falta de rrspeito das empresas por seus funcionários encaixa perfeitamente na minha área e imagino que em todas as outras 

• Thanks 1
On 05/12/2020 at 16:20, FCRO said:

Não sou da aviação

Mas isso que você falou que a falta de rrspeito das empresas por seus funcionários encaixa perfeitamente na minha área e imagino que em todas as outras 

A falta de respeito existe, e isso é claro, mas eu coloco a culpa TAMBÉM sim nos tripulantes.

Quando esses não se sindicalizam, não comparecem em assembléias, se preocupam mais com o seu inativo com o futuro da profissão. As empresas conseguem detectar esse comportamento e tratam o funcionário de acordo com o que recebe desses.
Vide a diferença de trato entre a empresa GOL com seus tripulantes e o trato da empresa LATAM com seus tripulantes.

Nesse momento de crise, viu que ao invés de se unirem, se degladiaram. É difícil, dói, mas a aviação está acabando também por nossa culpa.

• Like 4
On 07/12/2020 at 11:04, PR-GOK said:

A falta de respeito existe, e isso é claro, mas eu coloco a culpa TAMBÉM sim nos tripulantes.

Quando esses não se sindicalizam, não comparecem em assembléias, se preocupam mais com o seu inativo com o futuro da profissão. As empresas conseguem detectar esse comportamento e tratam o funcionário de acordo com o que recebe desses.
Vide a diferença de trato entre a empresa GOL com seus tripulantes e o trato da empresa LATAM com seus tripulantes.

Nesse momento de crise, viu que ao invés de se unirem, se degladiaram. É difícil, dói, mas a aviação está acabando também por nossa culpa.

Eu discordo. Acho que faz parte do DNA de cada empresa o respeito/desrespeito com os tripulantes. Esta no DNA da Latam, e do jeito de administrar chileno nos tratar como lixos, como mal necessário, apenas custo. Vejo na liderança do Kakinoff um respeito pelos funcionários que simplesmente inexiste na gestão da Latam, seja no Chile seja no pau mandado do Brasil. Na Azul o que vejo é que o respeito é mais para parecer que existe do que existir de fato, mas pelo menos se preocupam em fazer parecer. Na Latam, Hahahahaha não tão nem aí.

• Like 4
  • Thanks 1

PS-AAF, entregue para America West em 2005, estava na IndiGo (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-vt-idp-indigo/e5d1v3)

PS-COR, entregue para Valuair (Singapura) em 2004, estava na Turkish (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-tc-juf-turkish-airlines/r61ml3)

PS-ITA, entregue para JetStar em 2004, estava na Turkish (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-oe-ilv-dvb-bank/3xxwl3)

PS-JCL, entregue para Air Via (Bulgária) em 2012, estava na IndiGo (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-lz-mdr-dae-capital/rm5mmo)

PS-JCP, entregue para Tigerair em 2007, onde esteve até janeiro (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-vh-vnc-tigerair-australia/edkmvq)

PS-SFC, entregue para Valuair em 2004, estava na Turkish (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-oe-ikj-dvb-bank/ej18ke)

PS-SPJ, entregue para Spanair em 2005, estava na Vueling (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-ec-lqk-vueling/3xw784)

PS-TCS, entregue para a Tigerair em 2004, estava na IndiGo (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-vt-idm-indigo/e0922e)

https://www.melhoresdestinos.com.br/entrevista-ceo-ita.html   +1 :lol:

MD: A empresa vai mesmo começar a operar com 10 aviões Airbus A320? O que você pode falar sobre as primeiras cidades atendidas e o voo inaugural?

Senna: Vocês sabem que malha a gente tem que esconder a sete chaves. Nós vamos trabalhar 3 hubs (centros de distribuição de voos), que são Guarulhos, Confins e Brasília. Outra coisa certa é que vamos operar no Galeão também. Congonhas e Santos Dumont seria estupidez dizer que não temos interesse a médio prazo. Mas num primeiro momento, não, até porque os Airbus A320 que estamos trazendo não podem pousar no Aeroporto Santos Dumont, pois não têm motores LEAP (para esses motores a Airbus tem a opção do pacote SHARP – Short Airfield Package – desenvolvido para permitir pousos e decolagens em pistas curtas). Teríamos que trazer um A319 ou um A320 certificado.

Já temos definidos 17 destinos iniciais para a ITA. Vamos ter uma média de 3.000 voos por mês. E o voo inaugural será de Vitória para Guarulhos. Escolhemos Vitória para começar, pois a sede do grupo Itapemirim fica no Espírito Santo e recebemos um apoio importante do governo de lá. Mais do que isso só iremos divulgar perto do início dos voos. 

3000 / 30 dias = 10 voos/dia = 5 ida e volta. Deve ser nos primeiros meses, com dois 320.  10 voos/dia pra 17 cidades, nonsense total...

Edited by TheJoker
30 minutes ago, Boeing_Rules said:

Fiquei sabendo de algumas demissões na empresa , falam que inclusive a gerente de tripulantes foi demitida... Algo não esta SERTO ...

A secretaria executiva que bajulava a empresa (e a Nella) antes mesmo de ser contratada, foi pra rua... isso ta publico na rede social trabalhista.

• Like 1
1 hour ago, TheJoker said:

3000 / 30 dias = 10 voos/dia = 5 ida e volta. Deve ser nos primeiros meses, com dois 320.  10 voos/dia pra 17 cidades, nonsense total...

Seriam 100 voos por dia.

• Like 1
1 hour ago, Airbus-FA said:

Seriam 100 voos por dia.

:anta: nonsense eu!

100 / 10 aviões = 10 voos dia/avião ou 5 idas e voltas

50 idas e voltas / 17 cidades = 2.94 voos por cidade em média, tá bom.

G3 1T20  62.956 decolagens / 91 dias / 114 NGs operacionais = 6.07   então tá quase na média

1T19   63.771                       90           111                                 6.38

7 hours ago, PT-KTR said:

A secretaria executiva que bajulava a empresa (e a Nella) antes mesmo de ser contratada, foi pra rua... isso ta publico na rede social trabalhista.

Até estranhei quando vi a postagem na rede de trabalho encantado... semana passada estava sendo elogiada publicamente pelo CEO. 

9 hours ago, Rotate said:

Até estranhei quando vi a postagem na rede de trabalho encantado... semana passada estava sendo elogiada publicamente pelo CEO. 

Isso, teve destaque em live e tudo, segundo rodas de tripulantes, a aclamada variguiana Luisa Lage também caiu...

18 hours ago, Eric Breno said:

Confins?

Qual o problema? Funciona muito bem pra Azul, funcionou pra TRIP e pra Gol também. O que eu acho estranho é CNF e BSB como "hubs", já que ambos funcionam com o mesmo propósito (se é que dá pra chamar de hub nesse estágio inicial).

24 minutes ago, A350-1041 said:

Qual o problema? Funciona muito bem pra Azul, funcionou pra TRIP e pra Gol também. O que eu acho estranho é CNF e BSB como "hubs", já que ambos funcionam com o mesmo propósito (se é que dá pra chamar de hub nesse estágio inicial).

Nao há problema, acho que ele ficou surpreso, pois não havia esse papo de CNF e com dez aviões ter 3 hubs é bem estranho não?

• Like 1
1 hour ago, PT-KTR said:

Nao há problema, acho que ele ficou surpreso, pois não havia esse papo de CNF e com dez aviões ter 3 hubs é bem estranho não?

Realmente isso é bem estranho. Geralmente empresas no início vão mais no ponto a ponto e O&D, mas se de cara querem investir em uma estratégia de hubs com bancos de conexão, deveriam fazer isso em apenas um dos três aeroportos citados. Com 10 aviões, já é possível montar pelo menos dois pequenos bancos de conexão, um pela manhã e outro pela tarde/noite, mas apenas em um terminal.

É estranho também uma estratégia com CNF e BSB simultâneamente. Veja na malha da Azul e da Gol, que usam, respectivamente, esses terminais como hubs, ambos possuem a mesma função. Fica difícil imaginar a operação de um não canibalizar a do outro, tanto é que com o crescimento da Azul em CNF, na reformulação da malha da Gol, ela manteve o hub de BSB em detrimento de CNF, justo por esse motivo.

1 hour ago, A350-1041 said:

Não tem problema algum, pelo contrário, eu acho até bom ter mais uma linha aérea em Confins com movimentação expressiva e voando além do feijão com arroz. Mas faz sentido? Na minha cabeça não faz muito, principalmente essa mudança de planos de uma hora pra outra. 

1 hour ago, PT-KTR said:

Exatamente. 10 aviões é avião pra um Hub só e talvez um Focus City. Se o objetivo é Hub and Spoke, começar dividido é ruim. 

Mas se falassem em começar em Guarulhos e depois irem abrindo Brasília, Confins e outros hubs junto com o crescimento da frota faria mais sentido.

Edited by Eric Breno
  • Like 1

Leiam a primeira frase da resposta e lembrem-se também do tanto de coisa que já foi dito até aqui.

Falaram que vão começar com GRU, BSB e CNF, é capaz de não começarem com nenhum deles.

Para amadores (segundo alguns aqui), eles até que estão seguindo certinho a cartilha da LATAM, que já é velha. Lembram do tanto de hub falaram que ia ter no nordeste?

21 hours ago, TheJoker said:

Senna: Vocês sabem que malha a gente tem que esconder a sete chaves.

• Like 1