Eric Breno Posted February 20 Share Posted February 20 OE-IKJ na final de Kansas City (MCI) Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 20 Share Posted February 20 A Azul iniciou a venda de passagens no dia 4 de dezembro de 2008. O voo inaugural aconteceu em 15 de dezembro de 2008 fazendo a rota entre Campinas e Salvador e, posteriormente no mesmo dia, entre Campinas e Porto Alegre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Azul_Linhas_Aéreas_Brasileiras#:~:text=Começo das operações,-Em 7 de&text=A Azul iniciou a venda,entre Campinas e Porto Alegre. Segundo a ANAC, 2009 primeiro ano de operações: 1.796.711 pagos 23.819 decolagens média 75 pax/voo LF médio 74,3% Prejuízo operacional R$32 milhões. 2019 (dez anos depois) o prejuízo acumulado é de R$7.5 bi, a sobrevivência depende de ter crédito/investidores. 1 Quote Link to post Share on other sites
F-GSPN Posted February 20 Share Posted February 20 Que tenha muito sucesso! Mas as dúvidas sobre a viabilidade do modelo de negócio persistem. Ok os 162 assentos num A320. Mas cobrará tarifas compatíveis com o CASK? Impossível não me lembrar da Avianca... 1 Quote Link to post Share on other sites
PR-AIU Posted February 20 Share Posted February 20 (edited) 162 assentos num A320 e enxurrando oferta em rotas que já possuem serviço, eu já vi alguém ter essa ideia antes... Espero que consigam tirar um coelho da cartola pra que obtenham um revenue premium sobre as congêneres. Sucesso à ITA! Edited February 20 by PR-AIU 2 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 20 Share Posted February 20 (edited) 14 minutes ago, F-GSPN said: Que tenha muito sucesso! Mas as dúvidas sobre a viabilidade do modelo de negócio persistem. Ok os 162 assentos num A320. Mas cobrará tarifas compatíveis com o CASK? Impossível não me lembrar da Avianca... O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás. Edited February 20 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
giuli Posted February 20 Share Posted February 20 1 minute ago, TheJoker said: O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás. Em um momento em que as viagens corporativas estão em baixa, realmente terão que tirar coelho da cartola para emplacar tarifas mais altas para o publico leisure... Quote Link to post Share on other sites
A350XWB Posted February 20 Share Posted February 20 Pois eu não retiro uma palavra do que eu disse. Pra quem conheceu por dentro a Itapemirim e o Piva abrir uma empresa aérea soa como piada mesmo. 6 Quote Link to post Share on other sites
PR-AIU Posted February 20 Share Posted February 20 7 minutes ago, TheJoker said: O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás. Creio que seja exatamente esse o problema: esses passageiros sumiram. Mesmo pensando a médio/longo prazo, num tempo de pós-pandemia, que atitudes a Ita tomará pra capturar esse segmento que G3/LA/AD já não tomam? Ainda mais com as três jogando agressivamente pra retomar esses clientes. A última empresa que tentou se diferenciar por produto nunca conseguiu o revenue premium exigido pra sobreviver. Vai ser interessante observar a estratégia da Ita pra contornar esses obstáculos 1 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 20 Share Posted February 20 (edited) 21 minutes ago, PR-AIU said: Creio que seja exatamente esse o problema: esses passageiros sumiram. Mesmo pensando a médio/longo prazo, num tempo de pós-pandemia, que atitudes a Ita tomará pra capturar esse segmento que G3/LA/AD já não tomam? Ainda mais com as três jogando agressivamente pra retomar esses clientes. A última empresa que tentou se diferenciar por produto nunca conseguiu o revenue premium exigido pra sobreviver. Vai ser interessante observar a estratégia da Ita pra contornar esses obstáculos Na verdade, o volume caiu mas o impacto do corporativo talvez não seja tão expressivo assim em termos de tarifa. Na última atualização da G3, PRASK jan21 22.08 centavos jan20 25.23 -12,5% x etapa média 1.136kms (1T20) 1.233Kms (jan21) 1T20 23.60 (R$268,10) = tarifa média(líquida) R$250,83 R$286,61 A ITA vai ter a vantagem (ou desvantagem pra fazer volume) no início de não ter plano de milhagem. Edited February 20 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
Thiago Posted February 20 Share Posted February 20 1 hour ago, MCAS MAX said: parece que a ilusão ta se tornando realidade, nao é mesmo? Não vou entrar no mérito aqui da sua labuta em pescar N posts sobre quem duvidava da nascença da ITA. Eu empenharia tal energia em coisas mais produtivas, como pescar , ou aprender a tocar piano, por exemplo. Entretanto, já que tenhas feito isso, no intuito de expor quem duvidava, lhe adianto de antemão, face ao ócio que o impeliu a tal: - Se leres no meu post, eu digo que "torcia muito para que fosse adiante", tendo em vista N colegas desempregados - Tinha as minhas razões pra desconfiar, pois trabalhei numa empresa, cujo dono que foi por 60 dias - o agora festejado Sidnei Piva - ganhou o apelido de "Papai Noel" por ter aparecido lá apenas 1 vez no ano, e colocou uma testa de ferro, fora ter negociado diretamente com fabricantes, bypassando todo o sistema estabelecido nessa empresa (bem ou mal, porém existe). - Na mesma velocidade que apareceu, sumiu, deixando um rastro de confiabilidade para o mercado, e seus funcionários... - Então, eu duvidei por ter visto o filme acontecer na sessão que eu estava sentado, comendo pipocas. Porém, alvíssaras: a empresa de fato vai voar, e isso - ainda bem que queimei minha língua, claro - significa comida na mesa de tripulante. E festejo, pronto! Que a ITA ache seu mercado, que seja sustentável e que seja mais uma , pois sabemos da necessidade que o BR precisa. Valeu? Qualquer coisa, seria mais fácil mandar um inbox, e me perguntar lá o que achava. Mas quis pagar de bonitinho, expondo eu e mais outros colegas? Zero crise, bro. Estamos aí pra isso. Inclusive mudar de opinião. Forte abraço. 7 1 Quote Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted February 20 Share Posted February 20 2 hours ago, MCAS MAX said: parece que a ilusão ta se tornando realidade, nao é mesmo? Estamos no Brasil, onde dizem que a NASA deveria estudar a gente. Mais, Air Brasil, POP, WBA, Platinum... O caminho é longo e se pensarmos que é a primeira notícia positiva da aviação no Brasil, é para comemorar, mas com cautela. E antes que digam que é implicância, a história da aviação brasileira tai para corroborar como é o nosso mercado. 1 hour ago, giuli said: Em um momento em que as viagens corporativas estão em baixa, realmente terão que tirar coelho da cartola para emplacar tarifas mais altas para o publico leisure... Pode tentar no mercado charter e gradativamente vai passando para o regular. Pelo menos um voo charter já zera as contas ou até ganha algum trocado. Há oportunidades de crescimento, mas também não pode queimar a largada. 1 Quote Link to post Share on other sites
A350XWB Posted February 20 Share Posted February 20 40 minutes ago, Thiago said: Valeu? Qualquer coisa, seria mais fácil mandar um inbox, e me perguntar lá o que achava. Mas quis pagar de bonitinho, expondo eu e mais outros colegas? Zero crise, bro. Estamos aí pra isso. Inclusive mudar de opinião. Forte abraço. Voto com o relator, inclusive achei bem infantil e contraproducente pro debate a postura do rapaz. Tem user aqui que já nasce pra ser troll. Isso se não for a ressurreição ou clone de algum troll já conhecido... Se tirarmos torcida e emoção da jogada e olharmos só as evidências e os dados, era mais inconsequente acreditar que essa empreitada daria certo do que escolher o ceticismo. Boas sorte a ITA! Conheço a gestão do Piva e conheço um pouco da dinâmica do mercado aéreo na pandemia. Ela vai precisar. Que não seja só mais um falsa esperança pra tanto aviador precisando se sustentar. 2 Quote Link to post Share on other sites
PT-KTR Posted February 20 Share Posted February 20 1 hour ago, Thiago said: Não vou entrar no mérito aqui da sua labuta em pescar N posts sobre quem duvidava da nascença da ITA. Eu empenharia tal energia em coisas mais produtivas, como pescar , ou aprender a tocar piano, por exemplo. Entretanto, já que tenhas feito isso, no intuito de expor quem duvidava, lhe adianto de antemão, face ao ócio que o impeliu a tal: - Se leres no meu post, eu digo que "torcia muito para que fosse adiante", tendo em vista N colegas desempregados - Tinha as minhas razões pra desconfiar, pois trabalhei numa empresa, cujo dono que foi por 60 dias - o agora festejado Sidnei Piva - ganhou o apelido de "Papai Noel" por ter aparecido lá apenas 1 vez no ano, e colocou uma testa de ferro, fora ter negociado diretamente com fabricantes, bypassando todo o sistema estabelecido nessa empresa (bem ou mal, porém existe). - Na mesma velocidade que apareceu, sumiu, deixando um rastro de confiabilidade para o mercado, e seus funcionários... - Então, eu duvidei por ter visto o filme acontecer na sessão que eu estava sentado, comendo pipocas. Porém, alvíssaras: a empresa de fato vai voar, e isso - ainda bem que queimei minha língua, claro - significa comida na mesa de tripulante. E festejo, pronto! Que a ITA ache seu mercado, que seja sustentável e que seja mais uma , pois sabemos da necessidade que o BR precisa. Valeu? Qualquer coisa, seria mais fácil mandar um inbox, e me perguntar lá o que achava. Mas quis pagar de bonitinho, expondo eu e mais outros colegas? Zero crise, bro. Estamos aí pra isso. Inclusive mudar de opinião. Forte abraço. É bem legal receber o avião, um passo adiante em todo o complexo processo de nascimento de uma empresa, tomara que se firmem e sejam mais uma opção ao passageiro, porém, o passado do Piva e o passado do mercado mandam lembranças em forma de 2 exemplos apenas: Platinum, que recebeu 727, fez tudo e nunca voou e a MAIS que recebeu dois aviões, não se firmou nem como charter, tampouco regular e se foi. Então, ainda falta chão para considerarmos o Piva um vencedor no segmento. 4 Quote Link to post Share on other sites
F-GSPN Posted February 20 Share Posted February 20 3 hours ago, TheJoker said: O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás. Bom, para conseguir essa receita acima da média da concorrência, o serviço também terá de ser assim. Há previsão de internet a bordo? Entretenimento? As aeronaves já vêm com tomadas e suportes nas poltronas para notebooks e smartphones? Isso para ficar apenas no “hardware”, já que o “software” (serviço) somente conheceremos na apresentação oficial. 2 Quote Link to post Share on other sites
PT-KTR Posted February 20 Share Posted February 20 17 minutes ago, F-GSPN said: Bom, para conseguir essa receita acima da média da concorrência, o serviço também terá de ser assim. Há previsão de internet a bordo? Entretenimento? As aeronaves já vêm com tomadas e suportes nas poltronas para notebooks e smartphones? Isso para ficar apenas no “hardware”, já que o “software” (serviço) somente conheceremos na apresentação oficial. Aí as pessoas se irritam com esse tipo de post, acusando de torcer contra e afins! Mas, o que motiva suas perguntas? O excesso de falação de Piva e afins sobre a ITA - ITAPEMIRIM! A Azul em 2008 falava e ia mostrando, fez roadshow dias antes de começar a voar, houve uma divulgação consistente do produto hardware e software. Sem falar que não dá pra comparar David vs Sidney. 2 1 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 20 Share Posted February 20 Agora falta um mês pro lançamento, apresentação da pintura, uniformes, catering, etc, só nos resta aguardar. Quote Link to post Share on other sites
ErickCF Posted February 21 Share Posted February 21 (edited) 7 hours ago, giuli said: Em um momento em que as viagens corporativas estão em baixa, realmente terão que tirar coelho da cartola para emplacar tarifas mais altas para o publico leisure... Vou opinar como passageiro. Talvez o 'corporativo' não seja tão corporativo assim, mas ela pode apostar na "gratuidade" de serviços que atraem o passageiro brasileiro, como franquia de bagagem "gratuita", marcação de assento "gratuito", cobrando um pouco mais cheio $$$ por isso (como a Azul faz hoje com o serviço de bordo "gratuito") e vendendo seu produto como "premium" (que na cabeça do cidadão médio brasileiro, é, vide a empresa de cor azul, que é tida pelo brasileiro comum como um luxo). Eu quando preciso voar, nunca vou de tarifa light, pela questão de assentos e afins; e pensava que era só eu, até ver pessoas comuns que conheço optando pagar um pouco mais por essas "comodidades" (inclusive, comprando passagem mais cara na Azul, só pela "comodidade" e o lanche "grátis"). Não acho que a ITA chegue para brigar com a LATAM (e seu atual padrão low-cost low-fare) nem com a GOL (com tarifas a 120 reais), mas para bater de frente com a Azul. Acredito que se a ITA oferecer tudo isso (assento, bagagem e lancinho) "gratuitos", cobrando a mesma fortuna que a Azul cobra em alguns trechos (e sem franquia de bagagem), vai ganhar algum espaço. O "quê" da coisa é saber vender o peixe, como a Azul sabe fazer. No mais, vamos para frente; e claro, todo sucesso do mundo a ITA. Com o exito dela, temos todos a ganhar (passageiros, tripulantes e afins). Edited February 21 by ErickCF 3 Quote Link to post Share on other sites
Kal_Center Posted February 21 Share Posted February 21 Fora que se der certo a integração avião+ônibus conectando dentro de aeroporto, sem pax ter q ir em rodoviária, receita que já deu certo na Azul, acho q pode dar sim mto certo. Usando CNF de conector, que é longe do mundo, vejo com bons olhos. Sucesso a ITA! Quote Link to post Share on other sites
PT-WRT Posted February 21 Share Posted February 21 O que eu acho que eu acho: Apesar de não termos carnaval este ano, acho que vale uma menção histórica, do visionário Paulinho da Mocidade que em 1992 (não levou o título) já soube expressar o sentimento que muitos temos sobre a ITA: Sonhar não custa nada O meu sonho é tão real Mergulhei nessa magia Era tudo que eu queria… 2 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 22 Share Posted February 22 https://twitter.com/EPICSKY11 1 Quote Link to post Share on other sites
atc_dutra Posted February 22 Share Posted February 22 On 2/20/2021 at 1:34 PM, Eric Breno said: OE-IKJ na final de Kansas City (MCI) Pelo que consegui acompanhar, o SFC ex- IKJ "parqueou" nos hangares onde operam a Aviation Technical Services e a Jet Midwest, ambas fazem MRO, pra mim essa aeronave já vai vir pronta, com as cores da ITA de lá. http://www.jetmidwest.com/mro-1 https://www.jsfirm.com/Aviation+Technical+Services+-+Kansas+City/5204/companyprofile 3 Quote Link to post Share on other sites
Stelios4K Posted February 22 Share Posted February 22 info importante: vendas a partir de março, fonte interna do dpto comercial q tb ta recrutando pessoas 1 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 22 Share Posted February 22 Ontem no Asas entrevistou a tripulação do translado, e o Tiago Senna "sabonetou" sobre datas da vinda dos próximos 320s e o início das operações, etc, só depende da ANAC. Entendi que o translado pra SJK, a princípio será amanhã (terça). aos 43 mins. https://www.youtube.com/watch?v=cvhw_TyB33Q Quote Link to post Share on other sites
jambock Posted February 22 Share Posted February 22 Meus prezados Primeira aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos chega ao País Da Redação O Grupo Itapemirim confirma a chegada da sua primeira aeronave, que fará parte da nova companhia, Itapemirim Transportes Aéreos. A decolagem foi de Madri e a aterrissagem em Natal (RN), ocorreu sábado, 20 de fevereiro, com transmissão pelo Instagram da empresa. “Estamos radiantes com a oportunidade de riscar céu brasileiro com as cores da Itapemirim e oferecer novas possibilidades de viagem para todos os brasileiros. Também estamos muito felizes porque todo o cronograma vem sendo cumprido para obtermos as certificações junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, comemora Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim. A aeronave deve ficar em Natal para trâmites relacionados à importação e, depois, seguirá para São José dos Campos (SP), para pintura e customizações. A proposta da Itapemirim Transportes Aéreos é oferecer aeronaves com maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado. Saiba mais em voeita.com.br. Fonte: Portal PANROTAS 20 fev 2021 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 22 Share Posted February 22 MSN último reg PSITA 2395 TC-JUG ex TK CQM desde out20 PSAAF 2359 VT-IDP ex VT Indigo Tanguerang Indonésia out20 PSSFC 2156 TC-JUE ex-TK IST jan20 PSJCP 3275 VH-VNC ex-TT Tiger DRW jan20 PSKOM 5794 9V-SLS ex-MI Silkair FNI fev21 translado usou 2V-SLS PSROV 5531 9V-SLR ex-MI SIN out20 PSCOR 2164 TC-JUF ex-TK CQM dez20 PSSPJ 2589 EC-LQK ex-VY NAT fev21 PSTCS 2204 VT-IDM ex-VT CGK nov20 é o tem no https://www.gov.br/anac/pt-br/sistemas/rab/relatorios-estatisticos Acho difícil receber +8 até o final de março, ou vão pra outros aviões. Quote Link to post Share on other sites
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