Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

• Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

PR-PJN na Azul: genial! maravilhoso! tem que ter o nome do Janot mesmo!  “Daniela Mercury é Azul”, na própria: “homenagem à diversidade! genial!”  PR-XMA da Gol, em alusão ao MAX: nobody car

E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

A Azul iniciou a venda de passagens no dia 4 de dezembro de 2008. O voo inaugural aconteceu em 15 de dezembro de 2008 fazendo a rota entre Campinas e Salvador e, posteriormente no mesmo dia, entre Campinas e Porto Alegre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Azul_Linhas_Aéreas_Brasileiras#:~:text=Começo das operações,-Em 7 de&text=A Azul iniciou a venda,entre Campinas e Porto Alegre.

Segundo a ANAC, 2009 primeiro ano de operações:

1.796.711 pagos   23.819 decolagens  média 75 pax/voo  LF médio  74,3%

Prejuízo operacional R$32 milhões.

2019 (dez anos depois) o prejuízo acumulado é de R$7.5 bi, a sobrevivência depende de ter crédito/investidores.

• Like 1

Que tenha muito sucesso!

Mas as dúvidas sobre a viabilidade do modelo de negócio persistem. Ok os 162 assentos num A320. Mas cobrará tarifas compatíveis com o CASK? Impossível não me lembrar da Avianca...

• Sad 1

162 assentos num A320 e enxurrando oferta em rotas que já possuem serviço, eu já vi alguém ter essa ideia antes...

Espero que consigam tirar um coelho da cartola pra que obtenham um revenue premium sobre as congêneres. Sucesso à ITA!

Edited by PR-AIU
  • Like 2
14 minutes ago, F-GSPN said:

Que tenha muito sucesso!

Mas as dúvidas sobre a viabilidade do modelo de negócio persistem. Ok os 162 assentos num A320. Mas cobrará tarifas compatíveis com o CASK? Impossível não me lembrar da Avianca...

O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás.

Edited by TheJoker
1 minute ago, TheJoker said:

O discurso até agora é de oferecer serviço diferenciado, em rotas de maior densidade/corporativo, então não esperem tarifas baixas com antecedência, +provável que ela seja +agressiva nas tarifas que elas chamam de corporativo, mas que na verdade são os pax que compram com menos de 1 mês e pagam yield maior. O RASK é que vai ser determinante, como era na AD tempos atrás.

Em um momento em que as viagens corporativas estão em baixa, realmente terão que tirar coelho da cartola para emplacar tarifas mais altas para o publico leisure...

Pois eu não retiro uma palavra do que eu disse. Pra quem conheceu por dentro a Itapemirim e o Piva abrir uma empresa aérea soa como piada mesmo. 

• Like 6
7 minutes ago, TheJoker said:

Creio que seja exatamente esse o problema: esses passageiros sumiram. Mesmo pensando a médio/longo prazo, num tempo de pós-pandemia, que atitudes a Ita tomará pra capturar esse segmento que G3/LA/AD já não tomam? Ainda mais com as três jogando agressivamente pra retomar esses clientes.

A última empresa que tentou se diferenciar por produto nunca conseguiu o revenue premium exigido pra sobreviver. Vai ser interessante observar a estratégia da Ita pra contornar esses obstáculos

• Like 1
21 minutes ago, PR-AIU said:

Creio que seja exatamente esse o problema: esses passageiros sumiram. Mesmo pensando a médio/longo prazo, num tempo de pós-pandemia, que atitudes a Ita tomará pra capturar esse segmento que G3/LA/AD já não tomam? Ainda mais com as três jogando agressivamente pra retomar esses clientes.

A última empresa que tentou se diferenciar por produto nunca conseguiu o revenue premium exigido pra sobreviver. Vai ser interessante observar a estratégia da Ita pra contornar esses obstáculos

Na verdade, o volume caiu mas o impacto do corporativo talvez não seja tão expressivo assim em termos de tarifa.

Na última atualização da G3, PRASK jan21  22.08 centavos  jan20  25.23   -12,5%  x etapa média 1.136kms (1T20)

1.233Kms (jan21)

1T20   23.60    (R$268,10)

=    tarifa média(líquida)       R$250,83                       R$286,61

A ITA vai ter a vantagem (ou desvantagem pra fazer volume) no início de não ter plano de milhagem.

Edited by TheJoker
1 hour ago, MCAS MAX said:

parece que a ilusão ta se tornando realidade, nao é mesmo?

Não vou entrar no mérito aqui da sua labuta em pescar N posts sobre quem duvidava da nascença da ITA. 
Eu empenharia tal energia em coisas mais produtivas, como pescar , ou aprender a tocar piano, por exemplo.
Entretanto, já que tenhas feito isso, no intuito de expor quem duvidava, lhe adianto de antemão, face ao ócio que o impeliu a tal:

- Se leres no meu post, eu digo que "torcia muito para que fosse adiante", tendo em vista N colegas desempregados
- Tinha as minhas razões pra desconfiar, pois trabalhei numa empresa, cujo dono que foi por 60 dias - o agora festejado Sidnei Piva - ganhou o apelido de "Papai Noel" por ter aparecido lá apenas 1 vez no ano, e colocou uma testa de ferro, fora ter negociado diretamente com fabricantes, bypassando todo o sistema estabelecido nessa empresa (bem ou mal, porém existe).
- Na mesma velocidade que apareceu, sumiu, deixando um rastro de confiabilidade para o mercado, e seus funcionários...
- Então, eu duvidei por ter visto o filme acontecer na sessão que eu estava sentado, comendo pipocas.

Porém, alvíssaras: a empresa de fato vai voar, e isso - ainda bem que queimei minha língua, claro - significa comida na mesa de tripulante. 

E festejo, pronto! Que a ITA ache seu mercado, que seja sustentável e que seja mais uma , pois sabemos da necessidade que o BR precisa. 

Valeu? Qualquer coisa, seria mais fácil mandar um inbox, e me perguntar lá o que achava.

Mas quis pagar de bonitinho, expondo eu e mais outros colegas? Zero crise, bro. Estamos aí pra isso.

Inclusive mudar de opinião.

Forte abraço.

• Like 7
  • Thanks 1
2 hours ago, MCAS MAX said:

parece que a ilusão ta se tornando realidade, nao é mesmo?

Estamos no Brasil, onde dizem que a NASA deveria estudar a gente.

Mais, Air Brasil, POP, WBA, Platinum...

O caminho é longo e se pensarmos que é a primeira notícia positiva da aviação no Brasil, é para comemorar, mas com cautela.

E antes que digam que é implicância, a história da aviação brasileira tai para corroborar como é o nosso mercado.

1 hour ago, giuli said:

Em um momento em que as viagens corporativas estão em baixa, realmente terão que tirar coelho da cartola para emplacar tarifas mais altas para o publico leisure...

Pode tentar no mercado charter e gradativamente vai passando para o regular. Pelo menos um voo charter já zera as contas ou até ganha algum trocado.

Há oportunidades de crescimento, mas também não pode queimar a largada.

• Thanks 1
40 minutes ago, Thiago said:

Valeu? Qualquer coisa, seria mais fácil mandar um inbox, e me perguntar lá o que achava.

Mas quis pagar de bonitinho, expondo eu e mais outros colegas? Zero crise, bro. Estamos aí pra isso.

Forte abraço.

Voto com o relator, inclusive achei bem infantil e contraproducente pro debate a postura do rapaz.

Tem user aqui que já nasce pra ser troll. Isso se não for a ressurreição ou clone de algum troll já conhecido...

Se tirarmos torcida e emoção da jogada e olharmos só as evidências e os dados, era mais inconsequente acreditar que essa empreitada daria certo do que escolher o ceticismo. 

Boas sorte a ITA! Conheço a gestão do Piva e conheço um pouco da dinâmica do mercado aéreo na pandemia. Ela vai precisar. 

Que não seja só mais um falsa esperança pra tanto aviador precisando se sustentar. 

• Like 2
1 hour ago, Thiago said:

Não vou entrar no mérito aqui da sua labuta em pescar N posts sobre quem duvidava da nascença da ITA. 
Eu empenharia tal energia em coisas mais produtivas, como pescar , ou aprender a tocar piano, por exemplo.
Entretanto, já que tenhas feito isso, no intuito de expor quem duvidava, lhe adianto de antemão, face ao ócio que o impeliu a tal:

- Se leres no meu post, eu digo que "torcia muito para que fosse adiante", tendo em vista N colegas desempregados
- Tinha as minhas razões pra desconfiar, pois trabalhei numa empresa, cujo dono que foi por 60 dias - o agora festejado Sidnei Piva - ganhou o apelido de "Papai Noel" por ter aparecido lá apenas 1 vez no ano, e colocou uma testa de ferro, fora ter negociado diretamente com fabricantes, bypassando todo o sistema estabelecido nessa empresa (bem ou mal, porém existe).
- Na mesma velocidade que apareceu, sumiu, deixando um rastro de confiabilidade para o mercado, e seus funcionários...
- Então, eu duvidei por ter visto o filme acontecer na sessão que eu estava sentado, comendo pipocas.

Porém, alvíssaras: a empresa de fato vai voar, e isso - ainda bem que queimei minha língua, claro - significa comida na mesa de tripulante. 

E festejo, pronto! Que a ITA ache seu mercado, que seja sustentável e que seja mais uma , pois sabemos da necessidade que o BR precisa. 

Forte abraço.

É bem legal receber o avião, um passo adiante em todo o complexo processo de nascimento de uma empresa, tomara que se firmem e sejam mais uma opção ao passageiro, porém, o passado do Piva e o passado do mercado mandam lembranças em forma de 2 exemplos apenas: Platinum, que recebeu 727, fez tudo e nunca voou e a MAIS que recebeu dois aviões, não se firmou nem como charter, tampouco regular e se foi. Então, ainda falta chão para considerarmos o Piva um vencedor no segmento.

• Like 4
3 hours ago, TheJoker said:

Bom, para conseguir essa receita acima da média da concorrência, o serviço também terá de ser assim. Há previsão de internet a bordo? Entretenimento? As aeronaves já vêm com tomadas e suportes nas poltronas para notebooks e smartphones? Isso para ficar apenas no “hardware”, já que o “software” (serviço) somente conheceremos na apresentação oficial.

• Like 2
17 minutes ago, F-GSPN said:

Bom, para conseguir essa receita acima da média da concorrência, o serviço também terá de ser assim. Há previsão de internet a bordo? Entretenimento? As aeronaves já vêm com tomadas e suportes nas poltronas para notebooks e smartphones? Isso para ficar apenas no “hardware”, já que o “software” (serviço) somente conheceremos na apresentação oficial.

Aí as pessoas se irritam com esse tipo de post, acusando de torcer contra e afins! Mas, o que motiva suas perguntas? O excesso de falação de Piva e afins sobre a ITA - ITAPEMIRIM! A Azul em 2008 falava e ia mostrando, fez roadshow dias antes de começar a voar, houve uma divulgação consistente do produto hardware e software. Sem falar que não dá pra comparar David vs Sidney.

• Like 2
  • Haha 1
7 hours ago, giuli said:

Vou opinar como passageiro. Talvez o 'corporativo' não seja tão corporativo assim, mas ela pode apostar na "gratuidade" de serviços que atraem o passageiro brasileiro, como franquia de bagagem "gratuita", marcação de assento "gratuito", cobrando um pouco mais cheio $$$ por isso (como a Azul faz hoje com o serviço de bordo "gratuito") e vendendo seu produto como "premium" (que na cabeça do cidadão médio brasileiro, é, vide a empresa de cor azul, que é tida pelo brasileiro comum como um luxo). Eu quando preciso voar, nunca vou de tarifa light, pela questão de assentos e afins; e pensava que era só eu, até ver pessoas comuns que conheço optando pagar um pouco mais por essas "comodidades" (inclusive, comprando passagem mais cara na Azul, só pela "comodidade" e o lanche "grátis"). Não acho que a ITA chegue para brigar com a LATAM (e seu atual padrão low-cost low-fare) nem com a GOL (com tarifas a 120 reais), mas para bater de frente com a Azul. Acredito que se a ITA oferecer tudo isso (assento, bagagem e lancinho) "gratuitos", cobrando a mesma fortuna que a Azul cobra em alguns trechos (e sem franquia de bagagem), vai ganhar algum espaço. O "quê" da coisa é saber vender o peixe, como a Azul sabe fazer. No mais, vamos para frente; e claro, todo sucesso do mundo a ITA. Com o exito dela, temos todos a ganhar (passageiros, tripulantes e afins). 

Edited by ErickCF
  • Like 3

Fora que se der certo a integração avião+ônibus conectando dentro de aeroporto, sem pax ter q ir em rodoviária, receita que já deu certo na Azul, acho q pode dar sim mto certo. Usando CNF de conector, que é longe do mundo, vejo com bons olhos.

Sucesso a ITA!

O que eu acho que eu acho:

Apesar de não termos carnaval este ano, acho que vale uma menção histórica, do visionário Paulinho da Mocidade que em 1992 (não levou o título) já soube expressar o sentimento que muitos temos sobre a ITA:

Sonhar não custa nada
O meu sonho é tão real
Mergulhei nessa magia
Era tudo que eu queria

• Haha 2
On 2/20/2021 at 1:34 PM, Eric Breno said:

OE-IKJ na final de Kansas City (MCI)

Pelo que consegui acompanhar, o SFC ex- IKJ "parqueou" nos hangares onde operam a  Aviation Technical Services e a Jet Midwest, ambas fazem MRO, pra mim essa aeronave já vai vir pronta, com as cores da ITA de lá.

http://www.jetmidwest.com/mro-1

https://www.jsfirm.com/Aviation+Technical+Services+-+Kansas+City/5204/companyprofile

1119762

• Like 3

Ontem no Asas entrevistou a tripulação do translado, e o Tiago Senna "sabonetou" sobre datas da vinda dos próximos 320s e o início das operações, etc, só depende da ANAC. Entendi que o translado pra SJK, a princípio será amanhã (terça).

aos 43 mins.

https://www.youtube.com/watch?v=cvhw_TyB33Q

Meus prezados

Primeira aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos chega ao País

Da Redação

spacer.png 

O Grupo Itapemirim confirma a chegada da sua primeira aeronave, que fará parte da nova companhia, Itapemirim Transportes Aéreos. A decolagem foi de Madri e a aterrissagem em Natal (RN), ocorreu sábado, 20 de fevereiro, com transmissão pelo Instagram da empresa.

“Estamos radiantes com a oportunidade de riscar céu brasileiro com as cores da Itapemirim e oferecer novas possibilidades de viagem para todos os brasileiros. Também estamos muito felizes porque todo o cronograma vem sendo cumprido para obtermos as certificações junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, comemora Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.

A aeronave deve ficar em Natal para trâmites relacionados à importação e, depois, seguirá para São José dos Campos (SP), para pintura e customizações.

A proposta da Itapemirim Transportes Aéreos é oferecer aeronaves com maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado.
Saiba mais em voeita.com.br.

default.png

Fonte: Portal PANROTAS 20 fev 2021

MSN       último reg

PSITA     2395       TC-JUG     ex TK                 CQM desde out20

PSAAF    2359       VT-IDP      ex VT  Indigo   Tanguerang Indonésia out20

PSSFC    2156       TC-JUE      ex-TK                IST jan20

PSJCP     3275      VH-VNC    ex-TT Tiger       DRW  jan20

PSKOM   5794      9V-SLS      ex-MI Silkair     FNI  fev21  translado usou 2V-SLS

PSROV    5531      9V-SLR      ex-MI               SIN out20

PSCOR    2164      TC-JUF      ex-TK               CQM dez20

PSSPJ     2589       EC-LQK     ex-VY               NAT  fev21  :cnana:

PSTCS    2204      VT-IDM     ex-VT                CGK  nov20

é o tem no https://www.gov.br/anac/pt-br/sistemas/rab/relatorios-estatisticos

Acho difícil receber +8 até o final de março, ou vão pra outros aviões.