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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


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12 hours ago, Bonotto said:

Também não sei não dá né ! Ou posta informação com base ou não chuta.

Me prova no FCOM, já que gostam tanto de matar a cobra e mostrar o pau onde livra, entra no box e sai a 500 graus em toda a extensão do pouso, turn around e voltar. Que não existe cool down etc etc etc. Que só brake fan é resolve, ítem indispensável etc etc etc.

Tô curioso.

 

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Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

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E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

30 minutes ago, flightFernando said:

Me prova no FCOM, já que gostam tanto de matar a cobra e mostrar o pau onde livra, entra no box e sai a 500 graus em toda a extensão do pouso, turn around e voltar. Que não existe cool down etc etc etc. Que só brake fan é resolve, ítem indispensável etc etc etc.

Tô curioso.

 

Não tem isso. brake fan não é indispensável e ninguém aqui falou isso. Só fala que tem uma temperatura limite dos freios  para decolar justamente pq se houver uma RTO, não piorar a situação. E tb existe uma tabela na MEL que diz  o tempo que deve se esperar para esfriar os freios após o pouso... por tanto, se a empresa quer operar avião sem BRAKE fan, já sabe que seus tempos de turn around serão maiores e não vai da pra fazer com 30min.  E aí, a empresa resolve o que é melhor pra ela: levar uns KG a mais de peso em cada etapa ou ficar 1 hora em solo entre cada etapa, baixando a disponibilidade da aeronave. 

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Só lembrando que existe uma limitação de temperatura nos freios para decolagem da própria fabricante que é 150 graus para aeronaves sem BRK Fan e 300 graus pra aeronaves equipadas com BRK Fan - essa diferença é pq o Fan “sopra” sobre os sensores, que acabam marcando menos que o real. Em condição de BRK HOT (>=300 graus) a aeronave não passa no teste te T.O. Configuration. 

Edited by Roadster
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1 hour ago, flightFernando said:

Quero saber em que cenário você opera com 500 graus em TODA A EXTENSÃO da LDA e bombando o pé no ingresso ou livrando bruscamente?  Qual empresa faz turn around atualmente, no geral, de 25 minutos como nos antigos pinga pinga?

Esse ITA "SPJ" é LIP? Já é direcionado para SDU?...

Será que eu vou ter que ir catar isso no FCOM ?

Então Wizz, Northwest vivem/viveram no mundo da lua?

Tudo bem. Cada piloto com suas manias.

Tá por fora... vc não sabe o que é operar em IMP ou em MAB com um A320 lotado e OAT de 35 graus para estar no ar 30 minutos depois... kkkk. Só sabe quem faz.

Cada “entusiasta” com suas manias 

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52 minutes ago, Roadster said:

Não tem isso. brake fan não é indispensável e ninguém aqui falou isso. Só fala que tem uma temperatura limite dos freios  para decolar justamente pq se houver uma RTO, não piorar a situação. E tb existe uma tabela na MEL que diz  o tempo que deve se esperar para esfriar os freios após o pouso... por tanto, se a empresa quer operar avião sem BRAKE fan, já sabe que seus tempos de turn around serão maiores e não vai da pra fazer com 30min.  E aí, a empresa resolve o que é melhor pra ela: levar uns KG a mais de peso em cada etapa ou ficar 1 hora em solo entre cada etapa, baixando a disponibilidade da aeronave. 

Meu caro, um fato da vida e da história: a aeronave É HOMOLOGADA desde 198(sei lá) sem Brake Fan. Cada penduricalho é pêso, consumo. 

Como outros ja falaram, serão todas as operações em aeródromos de LDA abaixo do 1500m?. Ora pois! 

Qual cenário no Brasil de 2021, vamos dizer, 80% dos vôos na situação deles seriam full MTOW? 

Exemplo bem dado: todos são Teresina, Brasília, Goiânia o ano todo no calor execessivo?

Nós tamos num mundo novo, tem que dançar conforme a música. Concluíram o óbvio, até pelos gastos com grade, calota, conjunto, índice de falhas/troubleshooting. 

Pondero inclusive todas as boas e ótimas colocações, sem dúvidas, mais é uma realidade lá fora, existe e é FATO.

Não há óbice sob nenhum aspécto.

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43 minutes ago, Roadster said:

Tá por fora... vc não sabe o que é operar em IMP ou em MAB com um A320 lotado e OAT de 35 graus para estar no ar 30 minutos depois... kkkk. Só sabe quem faz.

Cada “entusiasta” com suas manias 

Joinha pra tí.

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1 hour ago, Roadster said:

Não tem isso. brake fan não é indispensável e ninguém aqui falou isso. Só fala que tem uma temperatura limite dos freios  para decolar justamente pq se houver uma RTO, não piorar a situação. E tb existe uma tabela na MEL que diz  o tempo que deve se esperar para esfriar os freios após o pouso... por tanto, se a empresa quer operar avião sem BRAKE fan, já sabe que seus tempos de turn around serão maiores e não vai da pra fazer com 30min.  E aí, a empresa resolve o que é melhor pra ela: levar uns KG a mais de peso em cada etapa ou ficar 1 hora em solo entre cada etapa, baixando a disponibilidade da aeronave. 

O que falei antes? 

 

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“Eu nunca vi passar de 300 graus em ilhéus.” HAHAAHHAHAAH. O sr. deve voar muito, hein? Em muitos anos de ponte aérea já vi acontecer de não passar de 300, mas é raro... Agora a TAM/Latam tb adora torrar um freio, os caras operam com autobrake medium e reverso em idle com pista grande. Vai entender. Tabelinha de oxidação de freio lá do green operating procedures mandou abraço! 
 

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5 hours ago, Roadster said:

Tá por fora... vc não sabe o que é operar em IMP ou em MAB com um A320 lotado e OAT de 35 graus para estar no ar 30 minutos depois... kkkk. Só sabe quem faz.

Cada “entusiasta” com suas manias 

Latam tá operando BRK em low e flap 3... 

agora fiquei na dúvida. No FS tem esse negócio de esquentar freios??? Dúvida boba mesmo...

 

Abraços

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O que me assusta é a maturidade dos “aviadores” que, ao invés de contribuírem com uma discussão técnica de alto nível, apelam pra esse tipo de coisa. Parece uma sala de aula de quinta série. 

Depois ficam chorando que a “classe é muito desunida”... 

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No site https://voeita.com.br/ agora tem uma ficha pra preencher e receber infos e promoções via e-mail, mas

"O boleto será enviado para este e-mail."  Vão vender por email?  :lol:

 

Já deviam ter colocado uma foto real do avião.

 

Edited by TheJoker
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22 hours ago, B737-8HX said:

Comumente a temperatura dos freios vai bem além dos 300 graus, especialmente na maioria das condições operacionais no Brasil, ainda mais nos “bons tempos” onde a temporada de verão abarrota os aviões de passageiros, carga e bagagens.

No caso do Boeing 737NG, especialmente o 800 SFP (e suas variações), o próprio nível 2 do Autobrake já é capaz de oferecer uma desaceleração bastante “robusta”, por assim dizer. Em seu nível máximo (posição MAX), como utilizado em Congonhas e Santos Dumont em condições normais, a eficiência da frenagem é assombrosa e capaz de parar o próprio -800, bastante pesado, entre cerca de 700 a 800 metros entre o toque na pista e a parada total da aeronave. Quando o avião está leve, essa distância diminui ainda mais. Porém, em contrapartida, o conjunto de frios aquece bastante — acima dos 300 graus. 

Se a aeronave possuir conjunto de freios de carbono, a temperatura após a frenagem tende a ser ainda maior — o que acaba por criar um desafio tremendo com os turn arounds cada vez mais apertados em aeroportos mais críticos. 


interessantes estas informações... Onde vc viu que passa dos 300°?

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Ótimas postagens sobre freios ! mas vamos manter o foco na Itapemirim e seus seus desdobramentos. 

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41 minutes ago, jansenwinter said:

Esse site da Itapemirim tá uma vergonha.

Relaxa!

Quando a empresa iniciar as vendas, vão atualizar.

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16 hours ago, Stelios4K said:

o cadastro de agências é feita por questionario do google, não fiz da minha por isso.

e onde que tem essa opção para agencias?

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Sobre a frota da Itapemirim, uma start-up que mudou de foco várias vezes, alguém espera frota padronizada e com itens de série?

GOL que era GOL começou com frota "mista" aeronaves com procedência distinta, Azul tinha variantes de configuração técnica JetBlue e Azul. Imagine a ITA que é bagunçada

Edited by PT-KTR
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Então, temos os 3 primeiros:

MSN 2156  Ex TK   será PS-SFC  em MCI desde 20/02/21

MSN 2395      TK          PS-ITA         MCI            16/03/21

MSN 2589      VY          PS-SPJ         SJK             24/02/21

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2 hours ago, TheJoker said:

Então, temos os 3 primeiros:

MSN 2156  Ex TK   será PS-SFC  em MCI desde 20/02/21

MSN 2395      TK          PS-ITA         MCI            16/03/21

MSN 2589      VY          PS-SPJ         SJK             24/02/21

Alguma explicação por não seguirem um padrão organizado de registro?

SFC ITA SPJ: aleatórios..

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3 minutes ago, Delmo said:

Alguma explicação por não seguirem um padrão organizado de registro?

SFC ITA SPJ: aleatórios..

Homenagem a diretores.

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5 minutes ago, PT-KTR said:

Homenagem a diretores.

Supreso!

Tomara que não venha uma VARIG/VASP no "melhor" estilo de admnistração anos 80-90.

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