Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

52 minutes ago, flightFernando said:

Concordo. No pior momento da economia Brasileira e mundial, encarnam aquele mântra: vamos aproveitar a "oportunidade". Só lembrando que o PIB vai patinar pelo menos  5.5%, tarifas altas e mercado alto Yeld desaparecido. A liberação do capital não surtiu efeito em 3 anos, inclusive antes da pandemia. 

Só mesmo pra LASCAR com o trabalhador e com o mercado já prostituído pela Azul, pois nunca houve tantas CHT e Aeroviários com experiência no mercado inundado com o fim da Avianca e as demissões. Vamos fazer uma futurologia rápida: demanda baixa, muito avião barato no mercado(baixo custo de capital), muita mão de obra qualificada precisando trabalhar a qualquer salário, acreditem. Vai ser um momento semelhante (em termos) como a Gol em 2001. 

Qual a perspectiva de expansão se a aviação só volta em 2023? Diferentemente de 2001, onde está o grande capital para investir em um setor que demanda recursos e baixas margens?

Eles contam com a "quebra" da Latam? O mercado suporta 4 competindo no mesmo feijão com arroz? 

Muitas perguntas, poucas respostas no mundo real. Se for para 21 com retomada beirando 2 dígitos, meus parabéns. Mais não tenho ilusão de quando tive vinte e poucos anos. 

Tomara que dê certo.

Estudo de viabilidade numa empresa que os planos são à la Airline Tycoon, num mercado onde o cliente é extremamente sensível ao preço, oferecendo serviço Premium? 

Está mais do que óbvio que isso é uma Avianca enhanced 2.0. Mas voltemos ao conto de fadas... 

• Like 3

• Replies 445
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

PR-PJN na Azul: genial! maravilhoso! tem que ter o nome do Janot mesmo!  “Daniela Mercury é Azul”, na própria: “homenagem à diversidade! genial!”  PR-XMA da Gol, em alusão ao MAX: nobody car

Uma pergunta: quando a Gol começou em 2001, ou até mesmo quando a Azul deu os pontapés iniciais em 2008 já com a internet muito mais abrangente do que no começo do século, precisaram divulgar até a ma

A despeito das tentativas anteriores de ingressar de vez na aviação, dessa vez a Itapemirim conseguiu demonstrar não somente alguma solidez no projeto como também na própria equipe montada. Pelo nível

Até onde sei, na aviação tudo requer planejamento e antecipação. Não me lembro de algo relevante que seja possível ser preparado hoje para começar amanhã. Apesar das previsões pessimistas de muitos, estimuladas por uma mídia negativista, seria impossível, neste caso do transporte aéreo, esperar para 'montar' uma empresa somente quando o mercado estivesse estabilizado. É possível fazer projeções, mas acertar o alvo requer uma 'bola de cristal' que ninguém possui. 

De qualquer forma, comentam -- se tudo der certo, assim espero -- que as operações estarão de fato iniciadas em meados do primeiro semestre do ano que vem. Ops!, tem 'chão' até lá, e se esse imbróglio do C-19 não se resolver definitivamente dentro desse período de tempo, o mundo vai quebrar por inteiro, portanto, não há promessa ou acordo trabalhista e/ou comercial feito tempos atrás que se sustentará. Ok, é uma aposta de risco, porém a história já demonstrou que ótimas oportunidades surgem após circunstâncias de imensas dificuldades. Tudo bem, admito que o Brasil sempre foi um país 'fora da curva', para o bem ou para o mal.

Assim como muitos esperam (e torcem) pelo caos, acredito que por outro lado pode ocorrer um 'boom' na aviação. Fazendo uma analogia com a F1, estamos em plena bandeira amarela, e quando a 'corrida' se reiniciar, saltará na frente quem estiver melhor ajustado para competir. 

• Like 3

Esse fórum viveu frisson semelhante com Laguna, Clean air, volta da Flyways, Mais, Nella mas estamos céticos por culpa da mídia malvadona.

Então ta bão. 

• Like 3
  • Thanks 1
23 minutes ago, A350XWB said:

Esse fórum viveu frisson semelhante com Laguna, Clean air, volta da Flyways, Mais, Nella mas estamos céticos por culpa da mídia malvadona.

Então ta bão. 

Claro, só pode dar certo o que é do nosso interesse. Ok, vamos determinar que só pode ter 'chilique e frisson' se o assunto for a Latam. 

Sei lá se vai adiante ou não, não tenho a menor ideia, ninguém sabe e muito menos você ou eu, mas partindo do seu princípio, todo aquele pessoal no escritório não tem absolutamente nada para fazer em casa e está aprontando alguma gozação. Conheço alguns deles e esforço certamente não faltará, mas no final será um problema deles se cairem numa armadilha. Pelo menos não foi por falta de aviso dos CEOs de fóruns e FB.

O interessante é que era a mesma ladainha quando uma empresa que quase se chamou Samba estava sendo criada.

• Like 6
1 hour ago, Jet Age said:

Até onde sei, na aviação tudo requer planejamento e antecipação. Não me lembro de algo relevante que seja possível ser preparado hoje para começar amanhã. Apesar das previsões pessimistas de muitos, estimuladas por uma mídia negativista, seria impossível, neste caso do transporte aéreo, esperar para 'montar' uma empresa somente quando o mercado estivesse estabilizado. É possível fazer projeções, mas acertar o alvo requer uma 'bola de cristal' que ninguém possui. 

De qualquer forma, comentam -- se tudo der certo, assim espero -- que as operações estarão de fato iniciadas em meados do primeiro semestre do ano que vem. Ops!, tem 'chão' até lá, e se esse imbróglio do C-19 não se resolver definitivamente dentro desse período de tempo, o mundo vai quebrar por inteiro, portanto, não há promessa ou acordo trabalhista e/ou comercial feito tempos atrás que se sustentará. Ok, é uma aposta de risco, porém a história já demonstrou que ótimas oportunidades surgem após circunstâncias de imensas dificuldades. Tudo bem, admito que o Brasil sempre foi um país 'fora da curva', para o bem ou para o mal.

Assim como muitos esperam (e torcem) pelo caos, acredito que por outro lado pode ocorrer um 'boom' na aviação. Fazendo uma analogia com a F1, estamos em plena bandeira amarela, e quando a 'corrida' se reiniciar, saltará na frente quem estiver melhor ajustado para competir. 

Eu sou cético e só acredito quando ver um desses bananões alados recolher o trem após a primeira decolagem, como citou um colega alguns posts atrás. Por conta das incontáveis experiências recentes.

Mas ao mesmo tempo, concordo com basicamente tudo que você disse e a realidade é essa mesmo. Pelo menos o timing da Itapemirim faz sentido. Confesso que não sei avaliar o restante dos processos de criação de uma linha aérea, se estão coerentes ou não, mas de fato espero muito ser surpreendido positivamente por eles.

• Like 2

Ué mas torce aí na sua casa bicho, não tem ninguém te impedindo. Só não cobre empolgação com a pouca substância que se tem até agora, com o histórico de empresas aéreas natimortas no Brasil e com a fama da empresa rodoviária.

Tem ninguém torcendo contra. Ninguém é imbecil. Todo mundo quer ver a roda girar,  só estamos cautelosos pra gritar gol, até porque dizem que zica gritar antes...

Edited by A350XWB
  • Like 3
  • Haha 1

É ingenuidade acreditar que os caras vão soltar detalhes do plano de negócio, para armar a concorrência? Já estão falando até demais!

• Like 1
15 minutes ago, diasfly said:

Eu sou cético e só acredito quando ver um desses bananões alados recolher o trem após a primeira decolagem, como citou um colega alguns posts atrás. Por conta das incontáveis experiências recentes.

Mas ao mesmo tempo, concordo com basicamente tudo que você disse e a realidade é essa mesmo. Pelo menos o timing da Itapemirim faz sentido. Confesso que não sei avaliar o restante dos processos de criação de uma linha aérea, se estão coerentes ou não, mas de fato espero muito ser surpreendido positivamente por eles.

Dias, mas ninguém aqui tem a pretensão de achar como se monta uma empresa e se essa iniciativa, que é o tema do tópico, terá sucesso ou não, é cedo para KCT, ainda mais com essa pandemia que continua bem ativa, com ajuda da turma do 'quanto-pior-melhor'. Não podemos nos esquecer que o Brasil é um país politicamente complicado e burocrático. Pode ser que semana que vem desistam de tudo... e abraço!, mas tenho de admitir que me divirto ao observar que não falta na internet, em tudo que é canto, é cão perdigueiro uivando. Volto a dizer: era a mesma postura quando a Samba estava sendo criada. E hoje sabemos quem está sambando. 

Como comentei, se vão conseguir, ninguém sabe, não duvido que nem eles mesmo têm certeza, mas nota-se que um grupo bom e sério foi montado e isso já é um enorme diferencial em relação à outras tentativas frustadas ou especulações que não saíram do papel ou não foram capazes de dar uma volta completa no quarteirão.

Vamos dar tempo ao tempo e assunto não faltará, para o lado bom ou ruim, mas desejo sorte a todas as iniciativas e pela resistência dessa frágil estrutura do transporte aéreo no mundo todo, ao se deparar com esse momento conturbado e sem fim. Nunca vi nada igual.

• Like 1
1 hour ago, PT-KTR said:

É ingenuidade acreditar que os caras vão soltar detalhes do plano de negócio, para armar a concorrência? Já estão falando até demais!

Sem dúvidas! Concordo 100%, mais de onde vão tirar capital pra os 100 dias de tristeza? A Itapemirim não tem informações nem crédito no mercado, qual fundo ou investidores vai bancar a brincadeira? Tem um grupo como o Bozano na fundação da Azul ou Breda na Gol para dar lastro e capital no mercado?

Enfim, muito lari-lari e pouca obra. 

Vamos dar tempo, ao trampo kkk

Dias, mas ninguém aqui tem a pretensão de achar como se monta uma empresa e se essa iniciativa, que é o tema do tópico, terá sucesso ou não, é cedo para KCT, ainda mais com essa pandemia que continua bem ativa, com ajuda da turma do 'quanto-pior-melhor'. Não podemos nos esquecer que o Brasil é um país politicamente complicado e burocrático. Pode ser que semana que vem desistam de tudo... e abraço!, mas tenho de admitir que me divirto ao observar que não falta na internet, em tudo que é canto, é cão perdigueiro uivando. Volto a dizer: era a mesma postura quando a Samba estava sendo criada. E hoje sabemos quem está sambando. 

Como comentei, se vão conseguir, ninguém sabe, não duvido que nem eles mesmo têm certeza, mas nota-se que um grupo bom e sério foi montado e isso já é um enorme diferencial em relação à outras tentativas frustadas ou especulações que não saíram do papel ou não foram capazes de dar uma volta completa no quarteirão.

Vamos dar tempo ao tempo e assunto não faltará, para o lado bom ou ruim, mas desejo sorte a todas as iniciativas e pela resistência dessa frágil estrutura do transporte aéreo no mundo todo, ao se deparar com esse momento conturbado e sem fim. Nunca vi nada igual.

Boa!

No "chão de fábrica" não tem amadores, isso é fato. Pelo menos uns 2 eu tenho aproximação da época de Oceanair. 

Vamos dar um voto de confiança.

Pero no mucho..

Obs: se neguinho viesse dizendo que comprou uma 135 para virar 121 como a Piquiatuba ou Sete, que ja tem "tudo" na bandeja, aí sim. Só lembrando que uma abertura de uma 121 "0" kilômetro é pelo menos um ano, reehomologar e o faz me rir, cai para 6 meses. 

Puma Air e BRA 2.0 são a prova que dinheiro não é problema.

mas nota-se que um grupo bom e sério foi montado e isso já é um enorme diferencial em relação à outras tentativas frustadas ou especulações que não saíram do papel ou não foram capazes de dar uma volta completa no quarteirão

Assisti a uma live onde estava um senhor chamado Edgard Santos, que trabalhou na ITA Cargo, e disse que nunca trabalhou numa empresa tão boa, que respeitava o funcionário...

8 minutes ago, flightFernando said:

Sem dúvidas! Concordo 100%, mais de onde vão tirar capital pra os 100 dias de tristeza? A Itapemirim não tem informações nem crédito no mercado, qual fundo ou investidores vai bancar a brincadeira? Tem um grupo como o Bozano na fundação da Azul ou Breda na Gol para dar lastro e capital no mercado?

Fernandinho, não é uma grana que arrumaram lá pro lado dos Emirados, quando foram com o doriana numa viagem por lá?

3 minutes ago, MRN said:

Assisti a uma live onde estava um senhor chamado Edgard Santos, que trabalhou na ITA Cargo, e disse que nunca trabalhou numa empresa tão boa, que respeitava o funcionário...

Fernandinho, não é uma grana que arrumaram lá pro lado dos Emirados, quando foram com o doriana numa viagem por lá?

No grupo do velhas águias oceanair do Watsapp, disseram que é Brastemp com dedo do "El Pápi Efromovich" e Jorge Viana.

E AFA que Rui Aquino tá na jogada! 

17 minutes ago, flightFernando said:

Pois é, o interessante é que andavam afirmando que a frota seria de A220 e surgiu até discussões acaloradas por qual razão não escolheram o E2. Traíras!

Portanto, ao cair por terra aquele argumento, tenho uma leve impressão que ninguém de fora possui (ou se tem não quer mencionar) informações positivas ou negativas consistentes do 'real conteúdo' de todo esse pacote. Por enquanto, apenas suposições. 

Em suma, dá para saber até onde chegarão? Fico no aguardo de notícias, mas tem sido interessante ler as opiniões dos 'Statlers e Waldorfs' nessas discussões nas mídias sociais :lala:

Abraço.

• Haha 1

O Brasil talvez seja o líder mundial em picaretas na aviação: FRB, ACC, WC, HWF, GJE, Flyways, Laguna, CleanAir etc que criamos um receio natural para evitar de surgirem novos picaretas. 

Por outro lado eu vejo que a Pandemia pode abrir algumas oportunidades, que tiver dinheiro, planejamento e paciência pode colher frutos.

É difícil situar em que ponto a nova ITA está, a primeira ou na segunda? Mas na segunda é meia verdade, pois eles não lastro financeiro tão bom, ou eles esquecem as dívidas da velha ITA?

Um diretor da Varig chamava o mercado de "otimismo cauteloso", talvez hoje seria "pragmatismo cauteloso". 

Desejo sorte e sucesso  ITA, mas vou ficar no pragmatismo cauteloso mesmo.

• Like 1
  • Thanks 2

A345, não existe velha ITA, foi encampada dentro do rodoviário! A Itapemirim Linhas Aéreas é algo "novo" usando uma marca velha e consagrada. Guardada as proporções é como uma PAN AM II, MK III, MK IV e por aí vai.

O fato é que a receita A320, GRU, GIG, BSB não nos faz vislumbrar nada novo. Pra mim é uma empresa para ocupar a lacuna de frequências e estilo da defuntíssima detentora do nome patético: AVIANCA. Vão fazer o velho feijão com arroz de GRU-SSA, GRU-REC, GRU-NAT, GRU-FOR, GIG-SSA, GIG-FOR, GIG-REC, BSB-THE, BSB-SLZ, BSB-FOR, BSB-SSA, isso é um chute meu.

Aviação mundial foi sacudida, capaz de encontrarem uns A320 de idade razoavel a preço barato, se levarem a sério e tiverem de fato investidores por trás, e o PIVA não se meter na empresa, a coisa poderá se firmar como uma quarta via, porém uma quarta via que será 25-20% dos números da primeira do mercado.

1 hour ago, PT-KTR said:

A345, não existe velha ITA, foi encampada dentro do rodoviário! A Itapemirim Linhas Aéreas é algo "novo" usando uma marca velha e consagrada. Guardada as proporções é como uma PAN AM II, MK III, MK IV e por aí vai.

O fato é que a receita A320, GRU, GIG, BSB não nos faz vislumbrar nada novo. Pra mim é uma empresa para ocupar a lacuna de frequências e estilo da defuntíssima detentora do nome patético: AVIANCA. Vão fazer o velho feijão com arroz de GRU-SSA, GRU-REC, GRU-NAT, GRU-FOR, GIG-SSA, GIG-FOR, GIG-REC, BSB-THE, BSB-SLZ, BSB-FOR, BSB-SSA, isso é um chute meu.

Aviação mundial foi sacudida, capaz de encontrarem uns A320 de idade razoavel a preço barato, se levarem a sério e tiverem de fato investidores por trás, e o PIVA não se meter na empresa, a coisa poderá se firmar como uma quarta via, porém uma quarta via que será 25-20% dos números da primeira do mercado.

Pensei a mesma coisa. E sinceramente, achei muito mais realista e condizente começar no que, a depender da forma que trabalharem, poderá render um bom resultado de forma mais "fácil" (se conseguirem conquistar clientes, claro), do que se meterem em regional com avião não homologado, com classe executiva e etc., como tavam antes.

A meu ver, antes era só o resultado de um brainstorming qualquer, hoje já é uma idéia mais madura e refinada, tanto que já foram pra um avião já homologado e com diversos profissionais, desistiram da classe executiva e priorizaram modelos já existentes e alinhados com a nossa realidade, desistiram de colocar o alto luxo, priorizando algo mais simples, mas de uma qualidade um pouco melhor. 

Continuo um pouco pragmático, mas vejo mais possibilidade de sucesso nella hoje do que a 1, 2 meses atrás.

Edited by Eric Breno

Eu acho "difícil" acreditar na ITA,  nem tanto pelo histórico de picaretas e de suas empresas mirabolantes, mas pelo próprio histórico de seu atual proprietário, que comprou a Itapemirim por  R$1,00, teve que incluir a kaissara na RJ, desde então vive as turras com sua sócia Camila, alternando-se no poder conforme a decisão judicial vigente, toca um grupo em recuperação judicial, que sofre leilões de garagens e de ônibus para o pagamento de dívidas, que deve quase 1.4 bilhões só para a União e que na Recuperação Judicial atravessa petição atrás de petição pedindo para adiar pagamentos para os credores por conta da Covid-19!

De onde viria o dinheiro para investir na Empresa Aérea se a Rodoviária nem paga suas contas?

Diz a lenda que de Dubai, aonde foram na comitiva do Dória para negociar 2 bilhões de reais.

Abrir uma empresa aérea no papel é relativamente fácil, neste projeto, muita gente boa pode ser envolvida.

Fazer voar são outros 500.

A Samba, diferentemente de outras tinha algo fundamental para a sua criação, um cara que que como nenhum outro, sabe convencer os outros em aportar dinheiro em empresas aéreas (gerir já há controvérsias, agora abrir é com ele mesmo).

A Modern, por exemplo que é um projeto sério, com gente qualificada e um certo capital inicial envolvido, demorou anos para sair do chão e só agora parece que engrenou!

Enfim ai quando começa a anunciar que vai entrar no mercado já com 10 A320 (encomendadas? vão comprar novos?), voando com classe executiva e sem promoções de tarifas, sem slots nos principais aeroportos....é muita promessa disruptiva para pouca viabilidade concreta.

Mas eu não quero ter razão, quero ver os canarinhos voando no céu!

Abaços

• Like 3
  • Thanks 1

Ter a intenção de operar até 10 320 alugados (e "sambados") é diferente de encomendar (novos de fábrica). :lol:

54 minutes ago, TheJoker said:

Ter a intenção de operar até 10 320 alugados (e "sambados") é diferente de encomendar (novos de fábrica). :lol:

Bem observado 

2 hours ago, TheJoker said:

Olha, não deixa de ser uma ENCOMENDA ao lessor por 10 unidades (dentro de várias disponíveis). Vamos lembrar que a WEBJET foi um sucesso usando monte de pau véio oriundos de diversos continentes.

1 hour ago, PT-KTR said:

Olha, não deixa de ser uma ENCOMENDA ao lessor por 10 unidades (dentro de várias disponíveis). Vamos lembrar que a WEBJET foi um sucesso usando monte de pau véio oriundos de diversos continentes.

TBT da Ervilha... quebrou no primeiro ano de operação e foi revendida no sexto. A proposta da ITA é totalmente oposta a da WH, mais difícil ainda tirar premium yield das 3 já estabelecidas, com programas de milhagem/parcerias com estrangeiras.

https://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u104326.shtml

• A345_Leadership changed the title to Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações