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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


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ITA Transportes Aéreos já consumiu mais de R$ 27 milhões do caixa da Viação Itapemirim

Por Mariana Barbosa

22/04/2021

O Grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial, já gastou mais de R$ 27 milhões em seu projeto de criação da companhia aérea ITA — valor que é maior do que o desembolsado para o pagamento de credores até o momento: R$ 21,6 milhões. 

Os dados constam do último relatório do administrador judicial EXM Partners, referente ao mês de fevereiro. Esse valor possivelmente deverá aumentar no relatório de março, mês em que a companhia aérea ampliou as despesas com a importação de um avião para poder cumprir as etapas do processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A empresa realizou voos testes com inspetores da Anac na semana passada, mas a emissão da certificação operacional, o chamado COA, deve ficar para maio, na próxima reunião da diretoria colegiada da Anac.

Os R$ 27 milhões estão longe de serem suficiente para fazer a operação decolar. Segundo executivos da indústria ouvidos pela coluna, a criação de uma empresa aérea regular nos moldes planejados pela Itapemirim demandaria um caixa de pelo menos R$ 300 milhões. O CEO da companhia, Sidnei Piva de Jesus, já declarou ter assegurado um investimento de US$ 500 milhões de um fundo árabe — mas os recursos não parecem ter entrado já que a empresa tem precisado recorrer ao caixa do grupo de transporte rodivário.

Pelo plano de recuperação judicial aprovado em assembleia de credores em 2019, a empresa tem até maio quitar uma dívida de R$ 35 milhões com trabalhadores. O restante das dívidas — R$ 132 milhões — está previsto para ser quitado até fevereiro de 2027, mas a empresa não tem pago as parcelas mensais conforme previsto no plano de recuperação.

Nem mesmo os honorários do administrador judicial e da assessoria jurídica da RJ vêm sendo pagos em dia, conforme apontado pelo administrador Eduardo Scarpellini no relatório mensal da administração protocolado esta semana.

Enquanto a aérea se prepara para decolar, as empresas de transporte rodoviário do grupo enfrentam uma queda de faturamento de mais de 40% por conta da pandemia. A operação, deficitária, vem sendo custeada com recursos da venda de terrenos e imóveis de uma subsidiária — patrimônio que está no centro da disputa societária entre o atual controlador, Sidnei Piva de Jesus e a família do fundador Camilo Cola. Em fevereiro, a empresa embolsou R$ 17 milhões com a venda de um terreno — sendo que R$ 11 milhões foram parar no caixa da ITA.

 

https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/ita-transportes-aereos-ja-consumiu-mais-de-r-27-milhoes-do-caixa-da-viacao-itapemirim.html

 

http://exmpartners.com.br/administração-judicial.html

http://exmpartners.com.br/exm-partners---acompanhamento---viação-itapemirim-s.a.-e-outros.html

 

relatório dez20  http://exmpartners.com.br/processos/itapemirim/rmadezembro2020.pdf

              jan21   http://exmpartners.com.br/processos/itapemirim/rmajaneiro2021.pdf

 

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2 hours ago, F-GSPN said:

É muito estranho esse negócio. Vão me desculpando...

Tb acho e já falei desde o início de tudo. Muita fantasia, nada de realmente concreto  e um cheiro estranho no ar....Mas para os defensores de CNPJ, é tudo fantasia da minha cabeça. 

Edited by Roadster
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Sobre o filme publicado em mídias sociais mostrando o interior do Airbus...

 

 

É com aquele assento forrado de couro antigo, que queriam entrar no mercado oferecendo um serviço super premium?

É uma cilada, Bino!!

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1 minute ago, Mister.Eslátes said:

Sobre o filme publicado em mídias sociais mostrando o interior do Airbus...

 

 

É com aquele assento forrado de couro antigo, que queriam entrar no mercado oferecendo um serviço super premium?

É uma cilada, Bino!!

Avianca Brasil é o estudo de caso que empresas entrantes deveriam estudar. Brasileiro é sensível demais a preço e serviço Premium + menos assentos gera gasto, e o brasileiro não quer pagar, logo, a cia fica com o preju. Já querem abrir sabendo do valor desse prejuizo?

Espero que tenham sucesso na empreitada mas, do jeito que as coisas tem sido anunciadas eu acho pouco promissor.

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7 hours ago, Mister.Eslátes said:

Sobre o filme publicado em mídias sociais mostrando o interior do Airbus...

 

 

É com aquele assento forrado de couro antigo, que queriam entrar no mercado oferecendo um serviço super premium?

É uma cilada, Bino!!

Na minha visão não é cilada, é só um "estardalhaço" para vir para a mídia.
Imagino que será só uma nova player no mercado, e torço para ter sucesso como teria para qualquer uma nova.
Bato na tecla: uma cia a mais = mais empregos para quem é da área; torce contra só haters mesmo que não tem noção nenhuma de como está difícil para tripulações técnicas.
Se der ruim será uma pena, menos oportunidades na área.

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Eu penso que essa repercussão toda e alguns dos comentários "maliciosos" não é porque exatamente estão torcendo contra e sim pelo momento do lançamento da empresa.

Convenhamos que lançar uma cia aérea no Brasil e no pleno clímax da Covid-19 soa como um projeto aventureiro. Mas eu imagino que essa ideia de lançamento não veio do dia para noite, imagino que é um projeto pensado antes do Covid-19 invadir o mundo. É lógico que percebemos muitas falhas na execução do projeto, principalmente na comunicação, mas isso não deve tirar o mérito do alcance dos marcos do projeto. E eu tenho a confiança que, independentemente da aeronave ter 162 ou 180 lugares esse projeto vai ser bem-sucedido e que a ITA vai ter o seu lugar ao sol junto com os demais players do mercado. Imagino também que, nos próximos 5 anos ela estará brigando por Market Share com as sobreviventes. 

Sucesso à ITA e a todos os demais Players desse país difícil de se investir!

 

 

Edited by dbzjorge
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Segundo o https://www.aeroin.net/documento-mostra-que-proximo-a320-da-itapemirim-chega-ao-brasil-em-poucos-dias/

o próximo avião deve chegar na próxima semana, tem pedido de vistoria entre 03 e 07/05.

PS-SFC (MSN 2156) que está em MCI desde fev21, último registro OE-IKJ. Ex TK config 162 assentos, deve ser por isso que tem slots com 180 e 162 assentos.

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Já li e vi pessoas criticando o jornal pelo tom de desconfiança da empresa, naquela forma que se a notícia não agrada, mate o mensageiro.

Todos nós queremos sucesso para as novas empresas aéreas, seja por ver mais pinturas nos aeroportos, mais voos, mais empregos e mais desenvolvimento. Porém é difícil acreditar e estamos no Brasil, onde nomes como Canhedo, Cipriani, Follegatti, Efromovich, Flyways e quejandos deixaram uma marca inesquecível na aviação comercial brasileira.

Eu, como credor da Itapemirim, ficaria p.to da vida usando ativos imobiliários para queimar caixa de companhia aérea e uma vez que ela está default com os pagamentos da RJ. Eu não consigo compreender como o projeto da ITA vai favorecer - a curto prazo - a Itapemirim, visto que o transporte aéreo começa a ter retorno financeiro a partir de 18 meses.

Outra coisa que critico muito, aí eu não sei se é ímpeto do CEO ou enrolação, é a comunicação. Não era abril que eles teriam voos comerciais e mais aviões? Sabemos que ainda estão em processo de homologação na ANAC e pode ter revés, normal. É melhor ter cuidado nas palavras e no timing, falar algo como "a partir da homologação da ANAC pretendemos receber novas aeronaves ao longo do anos e, esperamos, fechar 2021 com x A320". Para quem analisa mercado, cada palavra é importante.

Fundo Árabe? Al Maktoum, aquele da Emirates? Desde os tempos da VASP e HP que falam isso. Os Al Maktoums investiriam meio bilhão de dólares em uma empresa em RJ?

Sou entusiasta da ITA, mas no fundo vale a expressão "otimismo cauteloso" com ela. 

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Quanto mais empresa aérea mais emprego. Ouvi esse mantra por 30 anos em que estive na linha. ERRADO. O que dá emprego é passageiro, tamanho de mercado, DEMANDA. Tudo que não tem agora. Então, que seja bem vindo o novo player, mas não se iludam. O projeto não faz sentido algum e provavelmente a realidade irá se impor. Ou quebra ou fundi ou é comprada, e a indústria terá os empregos na medida da necessidade dela, seja de qual for a cor da cauda. Daí surgem os mortos e feridos de sempre. O que faria uma boa diferença seria uma regional pujante, aviões de 30, 50 lugares usam os mesmos 2 pilotos de um de 200. Aí sim o mercado de trabalho poderia melhorar pelo fato de novas empresas aparecerem. Boa sorte a todos.

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Já tenho informação que nos próximos dias as agências de viagens cadastradas a ITA irão começar a receber login e senha no sistema deles mais os informativos e manuais.

 

 

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Umas páginas atrás relatei um encontro com um amigo que tinha me colocado o argumento que nunca foi tão barato colocar uma empresa aérea no ar.

De fato se vão conseguir isso gastando 27 milhões, 1/10 por exemplo do investimento inicial da azul e se conseguirem se manter voando por um tempo...podem acabar fazendo um excelente negócio.

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44 minutes ago, PT-WRT said:

De fato se vão conseguir isso gastando 27 milhões, 1/10 por exemplo do investimento inicial da azul e se conseguirem se manter voando por um tempo...podem acabar fazendo um excelente negócio.

Penso que a questão é como a ITA vai absorver estes R$ 27 milhões iniciais.

Não me parece um valor difícil de recuperar em um ano, é claro que quando põe o avião para voar vem os custos de tripulação, funcionários em terras, QAV, taxas aeroportuárias e tudo aquilo recorrente para o funcionamento.

Como não é possível delinear um cenário econômico nos próximos meses, entrar com 10 aeronaves pode ser premeditado, mas com 3-4 e com algumas opções a pronta entrega, pode soar interessante.

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50 minutes ago, A345_Leadership said:

Penso que a questão é como a ITA vai absorver estes R$ 27 milhões iniciais.

Não me parece um valor difícil de recuperar em um ano, é claro que quando põe o avião para voar vem os custos de tripulação, funcionários em terras, QAV, taxas aeroportuárias e tudo aquilo recorrente para o funcionamento.

Como não é possível delinear um cenário econômico nos próximos meses, entrar com 10 aeronaves pode ser premeditado, mas com 3-4 e com algumas opções a pronta entrega, pode soar interessante.

Isso foi pra trazer um 320, treinar tripulações pra 2 a 4 (?) aviões iniciais, vai precisar muito +.

Vamos ver se ela consegue resolver o problema da RJ o +barato possível, pra depois trazer o capital offshore, se não...

 

A G3 que tem o menor CASK, maior rentabilidade operacional, blá-blá-blá.

2018  Ebit R$1.9 bi / frota média operacional 112 = R$17.2 milhões por avião/ano

         RASK 23.75 centavos   LF 80%     QAV  R$2,91 L

2019             2.1 bi                                           113  =    18.9                                                 

                   27.15                     82%     ajudado pela quebra da O6, e o QAV  R$2.79

2020            -0.95 bi                                          71   =  -13.4

                   25.32                      80,1%     QAV R$2,55

 

A vantagem da 8I é que está inciando, a estrutura é nanica, sem dívidas por enquanto...espero.

Edited by TheJoker
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Na matéria diz,

128 pilotos / 2 = 64

256 comissários / 4 = 64    6.4 tripulações por avião     

384 total / 10 = 38.4 por avião

Pretende fazer 7 voos/dia por avião. (Etapas médias +curtas)

 

G3 em 2019 tinha 4.960 tripulantes / 113 operacionais = 43.9 (Rel. Sustentabilidade)

259.377 decolagens / 365 dias / 113 = 6.3 (tem inter e Norte)

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1 hour ago, teiacontabil said:

Foi a primeira vez que li sobre trazerem A319.

Nesta fase inicial, a companhia pretende operar dez aeronaves: duas unidades do A319 e oito do A320. Nove unidades se encontram no exterior. Estão sendo inspecionadas e pintadas para chegarem ao Brasil prontas para voar.

 

No RAB só tem sete 320, por enquanto.

 

Cada hora uma "novidade", me chamou atenção também, 

A ITA vai atender às capitais localizadas entre Porto Alegre e Recife. E pelo menos mais duas ou três cidades do interior de cada um dos Estados presentes nesse trajeto. “Com dez aviões a gente deve fazer uma média de 70 viagens por dia. E, a partir de agosto, com mais aeronaves, vamos abrir novas rotas”, promete.

 

Só que tem pedido de slots pra FOR, e  IOS começou a aparecer, fora BSB-MCZ que foi negociado com o Gov. Estadual....resta saber se essas cidades de interior são dedução da Flap por ter visto os fake slots, ou realmente o Piva falou sério.

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HIPM5725 IPM5706 02JUL04SEP 1234560 180320 RAORAO0345 0545RAORAO JJ     BSB-MCZ chega 03:45 decola 05:45 
HIPM5725 IPM5706 08SEP09OCT 1234560 180320 RAORAO0345 0545RAORAO JJ     opera seg a sáb  A320 com 180 assentos
HIPM5725 IPM5706 13OCT30OCT 1234560 180320 RAORAO0345 0545RAORAO JJ

 

IGU também só começa em julho. GYN tinha slots mas não tem +.

CNF foi o único que já atualizou com o cód. IATA.

H 8I5725 01JUN30JUN 1234567 180320 BSBBSB1905 J

 

No GIG apareceram slots pra

H IPM5201 02JUL04SEP 1234560 162320 REC0800 J
H IPM5201 08SEP09OCT 1234560 162320 REC0800 J
H IPM5201 13OCT30OCT 1234560 162320 REC0800 J
H IPM5205 01JUL04SEP 1234560 162320 FOR0915 J
H IPM5205 08SEP09OCT 1234560 162320 FOR0915 J
H IPM5205 13OCT30OCT 1234560 162320 FOR0915 J

 

Em REC também.

H IPM5657 IPM5657 01JUL30OCT 0234067 162320 FORFOR1525 1625RAORAO JJ
H IPM5657 IPM5657 02JUL29OCT 0000500 162320 FORFOR1440 1540RAORAO JJ
H IPM5669 IPM5669 01JUL28OCT 0004000 162320 FORFOR0615 0715RAORAO JJ
H IPM5669 IPM5669 02JUL04SEP 1230560 162320 FORFOR0615 0725RAORAO JJ

 

Mas fica na "afa" por enquanto.

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Itapemirim está prestes a retomar frota aérea mesmo com dívida de R$ 2 bilhões

Empresa de ônibus operava no ramo de aviação na década de 90

Por Brasil Econômico | 26/04/2021

 

A empresa de transportes Itapemirim está prestes a retornar ao ramo de aviação . Enquanto espera por um processo de recuperação judicial no valor de R$ 2 bilhões , a companhia deu entrada no processo de obtenção do Certificado de Operador Aéreo, para poder operar novamente no setor após 20 anos. 

Hoje a empresa tem 400 funcionários e diz que já encomendou dez aeronaves  Airbus A320.

Dentre as cinco etapas do processo, a empresa está na quarta. Falta apenas a certificação, etapa meramente administrativa, que deve ocorrer em uma das próximas reuniões da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), agendadas para 4 e 18 de maio. Depois disso, fica nas mãos da empresa escolher a data para começar.

 

Em abril, a Itapemirim fez 14 voos "teste", chamados de voos de certificação. Os destinos foram os aeroportos de Guarulhos (SP), Confins (MG), Salvador, Galeão (RJ) e Porto Alegre, com o modelo Airbus A320, com capacidade para 180 pessoas. 

Destinos

A firma ainda não anunciou os destinos escolhidos para operar, mas disse que pretende conectar capitais, e já reservou um "espaço" no aeroporto de Congonhas (SP). 

 

https://economia.ig.com.br/2021-04-26/itapemirim-avioes-divida.html

 

"espaço" no aeroporto de Congonhas (SP).  Pra ônibus? :lol:

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22 hours ago, TheJoker said:

Nesta fase inicial, a companhia pretende operar dez aeronaves: duas unidades do A319 e oito do A320. Nove unidades se encontram no exterior. Estão sendo inspecionadas e pintadas para chegarem ao Brasil prontas para voar.

 

No RAB só tem sete 320, por enquanto.

 

Cada hora uma "novidade", me chamou atenção também, 

A ITA vai atender às capitais localizadas entre Porto Alegre e Recife. E pelo menos mais duas ou três cidades do interior de cada um dos Estados presentes nesse trajeto. “Com dez aviões a gente deve fazer uma média de 70 viagens por dia. E, a partir de agosto, com mais aeronaves, vamos abrir novas rotas”, promete.

 

Só que tem pedido de slots pra FOR, e  IOS começou a aparecer, fora BSB-MCZ que foi negociado com o Gov. Estadual....resta saber se essas cidades de interior são dedução da Flap por ter visto os fake slots, ou realmente o Piva falou sério.

BPS sera uma das rotas.... 

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2 hours ago, airlinesampa said:

BPS sera uma das rotas.... 

BPS-GRU mas também pode ser REC-GRU

HIPM5201 02JUN03JUN 0034000 162320 BPSBPS0400 J
HIPM5201 04JUN06JUN 0000567 162320 BPSBPS0400 J
HIPM5201 07JUN30JUN 1234560 162320 BPSBPS0400 J
HIPM5201 13JUN27JUN 0000007 162320 BPSBPS0400 J
HIPM5201 02JUL31JUL 1234560 162320 RECREC0505 J

 

Tem IOS-SSA também.

HIPM5655 01JUL28OCT 0034000 180320 IOSIOS0010 J   chega SSA
HIPM5655 02JUL30OCT 0000560 180320 IOSIOS0010 J
HIPM5655 05JUL31AUG 1200000 180320 IOSIOS0010 J
HIPM5655 13SEP05OCT 1200000 180320 IOSIOS0010 J
HIPM5655 18OCT26OCT 1200000 180320 IOSIOS0010 J

Mas deve ser GRU-SSA, sai de GRU H IPM5655 01JUL30JUL 1234507 162320 2120RAORAO J

 

SSA-IOS

H IPM5612 01JUL28OCT 0034000 162320 0315IOSIOS J
H IPM5612 02JUL30OCT 0000560 162320 0315IOSIOS J
H IPM5612 05JUL31AUG 1200000 162320 0315IOSIOS J
H IPM5612 13SEP05OCT 1200000 162320 0315IOSIOS J
H IPM5612 18OCT26OCT 1200000 162320 0315IOSIOS J

 

Aparentemente vamos ter +alguns voos com escala, tipo GIG/GRU-REC-FOR.

 

 

Edited by TheJoker
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Essa Itapemirim tá com cara de Avianca Brasil......

Que está no planejamento?

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