Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

• Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

PR-PJN na Azul: genial! maravilhoso! tem que ter o nome do Janot mesmo!  “Daniela Mercury é Azul”, na própria: “homenagem à diversidade! genial!”  PR-XMA da Gol, em alusão ao MAX: nobody car

E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

Posted (edited)
5 hours ago, sdu_gig said:

Pelo visto o GIG não será somente um feed para os maiores hubs.

O que é uma boa notícia. Especialmente nesses tiros longos para o Nordeste; GIG-SLZ, por ex, foi uma rota tradicional e que faz todo sentido retomar. 

Edited by F-GSPN
Posted (edited)

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/05/18/veredicto-da-anac-sobre-outorga-de-concessao-da-itapemirim-fica-para-quinta-feira.ghtml

Aprovação é um marco necessário para que a Ita inicie as vendas de passagens, programadas para sexta-feira.

Havia uma estimativa de que o assunto entraria na reunião desta terça, mas ficou de fora.

Edited by TheJoker

Esse será o voo Inaugural?

Saiu na base de GRU.

GRU-BSB-GRU

H IPM0001 29JUN29JUN 0200000 162320 1000BSBBSB G
HIPM0002 29JUN29JUN 0200000 162320 BSBBSB1520 G

7 minutes ago, airlinesampa said:

SLOTS PARA OS VOOS INAURAIS?

Saiu na base de GRU.

GRU-BSB-GRU

H IPM0001 29JUN29JUN 0200000 162320 1000BSBBSB G
HIPM0002 29JUN29JUN 0200000 162320 BSBBSB1520 G

GRU-SSA-GRU

H IPM9000 30JUN30JUN 0030000 162320 1015SSASSA G
HIPM9001 30JUN30JUN 0030000 162320 SSASSA1815 G

GRU-POA-GRU

H IPM9002 30JUN30JUN 0030000 162320 1025POAPOA G
HIPM9003 30JUN30JUN 0030000 162320 POAPOA1645 G

GRU-GIG-GRU

H IPM9004 30JUN30JUN 0030000 162320 1035GIGGIG G
HIPM9005 30JUN30JUN 0030000 162320 GIGGIG1535 G

GRU-CNF-GRU

H IPM9006 30JUN30JUN 0030000 162320 1045CNFCNF G
HIPM9007 30JUN30JUN 0030000 162320 CNFCNF1605 G

GRU-CWB-GRU

H IPM9008 30JUN30JUN 0030000 162320 1055CWBCWB G
HIPM9009 30JUN30JUN 0030000 162320 CWBCWB1550 G

Corrigindo, +3 320s chegando em junho. 

Faltou o 

GRU-SSA-GRU
H IPM9000 30JUN30JUN 0030000 162320 1015SSASSA G
HIPM9001 30JUN30JUN 0030000 162320 SSASSA1815 G

https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/dolares-arabes-vao-financiar-a-bilionaria-companhia-aerea-da-itapemirim/

O presidente do grupo Itapemirim, Sidnei Piva, disse em entrevista ao Radar Econômico que o grupo vai investir apenas 15 milhões de reais na nova companhia e 500 milhões de dólares, algo em torno de 2,6 bilhões de reais aos câmbio de hoje, virão de dois fundos do Qatar. Mas Piva diz que não pode revelar ainda o nome dos fundos porque estão sob acordo de confidencialidade. Os árabes não serão sócios e os recursos aportados na companhia são uma espécie de financiamento a serem pagos quando a ITA fizer seu IPO. O lançamento de ações está nos planos de curto prazo da empresa, mas só deve acontecer depois de 2023. Enquanto isso, a empresa quer atrair mais investidores no molde do investimento árabe e a Itapemirim já prevê nova rodada em julho. 

Além disso, Piva promete que, no fim de maio, o grupo sairá da recuperação judicial. Inclusive com uma renegociação do passivo de 2 bilhões de reais com os fiscos estaduais e federal. Piva diz que cerca de 80% será liquidado com compensações de crédito, desconto de multas e pagamentos à vista. Resolver a recuperação judicial, segundo Piva, é quase que uma condição para os atuais investidores. 

Então já começa com dívida...

42 minutes ago, TheJoker said:

Como qualquer outra empresa no mundo... 

• Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Confused 3
2 hours ago, TheJoker said:

Cara, não interprete mal, sério. Mas dá um tempo… 

• Like 11
  • Thanks 5
  • Haha 1
  • Confused 2
  • Sad 1
39 minutes ago, bellinihugo said:

quem começa um negócio investindo dinheiro alheiro começa endividado; quem investe o próprio dinheiro, não.

Desculpe, mas é o mais comum, se não regra,  em grandes empresas.
Quantas empresas tem cacife de milhões de dólares ?

Não estamos falando de uma loja de sapatos, bolsas, relógios, etc !

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 1
Posted (edited)

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/demonstracoes-contabeis/09/webjet_09.zip

WH fundada em 2005, Capital Social em 2008 R$85.1 milhões, Endividamento R$54.7, Prejú acumulado R$129.7

2009      85.1                                           134.7    +80                       205.5    -75.8

Endividamento tem que fazer pra aumentar ativos ou cobrir prejú.

Edited by TheJoker
28 minutes ago, TheJoker said:

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/demonstracoes-contabeis/demonstracoes-contabeis-de-empresas-aereas-2009

Meu parâmetro é a AD que começou em 2008 com R$225.5 milhões de capital e nenhuma dívida, sorry.

Ce tá de sacanagem né! De onde veio esse dinheiro? Gente que investiu. Se voce me apresenta uma ideia para que eu te empreste dinheiro ou seja sócio, vou querer de volta, se é 1, 10 anos é um outro detalhe, mas "voce me deve esse dinheiro". "Ninguem" tem dinheiro para colocar em um negócio e não esperar retorno. 

Inclusive no caso da Azul, só dar uma pesquisada mais profunda, mas gente que investiu já saiu, como chegaram outros. A Aguia Branca jogou uma grana intensa na TRIP, acha que não recuperou no IPO da Azul? 

Óbvio que o capital tem um custo, mas como o Bonotto colocou, não é uma lojinha de sapatos ou uma banquinha, os valores de uma empresa aérea são brutais.

• Like 8
Posted (edited)

http://exmpartners.com.br/processos/itapemirim/828RMAMarcode2021.pdf

Até mar21 já gastaram R$30 milhões na 8I, recursos provenientes da venda de imóveis/veículos, e não só R$15 milhões como está na matéria da Veja.

pág 42

Receita da Venda R$97.5 milhões -29.9 cobrir déficit operação da Viação -26.5 pagamentos da RJ -10.9 pagamentos aos sócios -30 formação da 8I  = saldo R$342.827,00.

Por enquanto é só pindaíba, os $$$ ainda não apareceram.

Edited by TheJoker
1 hour ago, TheJoker said:

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/demonstracoes-contabeis/demonstracoes-contabeis-de-empresas-aereas-2009

Meu parâmetro é a AD que começou em 2008 com R$225.5 milhões de capital e nenhuma dívida, sorry.

Se a empresa possui qualquer contrato de leasing de aeronaves, ela automaticamente possui dívidas. Se faz hedge com combustível, também possui dívidas. Se ela busca financiamento pra qualquer coisa, possui dívidas. São inúmeros os fatores que acarretam em dívida. Até a própria folha de pagamento é uma dívida! 

Todas as empresas aéreas brasileiras nascidas nos últimos 50 anos começaram as suas atividades já endividadas - e assim permanecem até hoje, em um ciclo sem fim. 

Sugiro que você ouça no Spotify um podcast publicado recentemente com o Henrique Constantino, um dos fundadores da Gol. Ao ouvir, descobrirá que a Gol também começou endividada e foi se endividando cada vez mais à medida em que crescia. Busca lá: "Primo Rico Henrique Constantino".  

É necessário diferenciar o endividamento saudável - ou seja, aquele que é revertido em benefícios para que a empresa cresça, se estabeleça e enfrente os desafios de mercado sem morrer agonizando - do endividamento não saudável, o que de fato quebra a empresa e torna um pesadelo qualquer administração. 

Quanto à Azul: o fundador aportou capital, seus sócios fundadores aportaram capital, e esse capital aportado foi devidamente restituído (beeeeem corrigido) conforme a empresa foi ganhando terreno e musculatura. Essa história de "começar sem dívidas" é um engodo. 

• Like 9
  • Thanks 3
  • Confused 3

tem uma confusão com conceito de "dívida". contratos de leasing não são "dívidas" como também não são os contratos de trabalho, nem os de aluguel, nem as obrigações tributárias.

a questão nem é essa diferença de natureza das obrigações. muito simplesmente, sócio investe dinheiro ciente do risco de perdê-lo se o negócio não der certo, investidor (não sendo sócio, como diz a matéria) tem outra natureza. obviamente que se empresta dinheiro é porque acredita que poderá reavê-lo e com ganhos, mas não o faz sem condições e garantias.

mas enfim, me chamam atenção mesmo os valores envolvidos. investimento inicial de 500mi com intenção de captar mais já daqui a dois meses e prospecto de IPO para daqui uns dois, três anos?

aliás, e só pra perspectiva, não tinha a história de que a azul, com seus 200mi iniciais em 2008, tinha sido a empresa "mais capitalizada" da história?

sei que a torcida é grande pela ITA, eu mesmo torço também, mas não dá pra ficar cego e achar que isso é dinheiro de pinga nem pra sheik catari.

• Like 1
  • Thanks 1

Se tem dívida/compromisso financeiro/investidores não importa, desde que o valor seja restituído, com juros ou lucros.

Eu tenho sempre um pé atrás com "investidor árabe", "aporte de X milhões", "sócios internacionais que eu não posso falar por confidencialidade"... a história da aviação brasileira está repleta destas frases e quejandos. 

USD 500 milhões para trazer A320 usados, enquanto o mercado internacional tem trocentas aeronaves white-tail?

Para a ITA vale a expressão de um ex-executivo da aviação "otimismo cauteloso".  

• Like 5