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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


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4 hours ago, Lino said:

Infos de fonte confiável: 3 aviões começam em julho operando, vários voos cancelados por indisponibilidade momentânea das demais acft. Dos 5 que estarão disponíveis no BR 2 não tem manuais por falta de pagamento à Airbus. Um 320 groundeado por falta de recurso para troca de peças. Verbas alimentícias e trabalhistas atrasadas, alguns pedidos de demissão para a Nella. Treinamentos cancelados por falta de pagamento à CAE. Plano de saúde intermitente, dias suspensos por falta de pagamento. Trips sem carteira atualizada por falta de pagamento das GRU. Já passou da V1 então vai decolar mas se não entrar investimento o futuro é incerto. 

Vamos torcer para que as coisas deem certo pra todos. Uma concorrente segura e saudável é bom para todo o mercado. Na ITA hoje há profissionais extraordinários com muita experiência trabalhando H24 para o projeto seguir em frente. 
 

PS: AFA sobre German por trás da Nella

Demissões pra Nella? É cada uma..

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E no que a pintura da aeronave na DIGEX afeta a idoneidade da empresa? Só é decente se for feito na Lufthansa Technik, que é gigante? Se a ITA obteve um contrato vantajoso, ao qual nós não temos acess

8 hours ago, 00GRU said:

Demissões pra Nella? É cada uma..

Sim. Por mais surreal que pareça. Acho que neste caso equivale a trocar 6 por 3,  e não por meia dúzia. Conheço um agora ex ITA, que fez essa loucura. Foi tentado pelo canto da sereia, e foi para a Nella.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. A sensação que passa é que o fôlego financeiro da ITA acabou. Resta saber o porquê. 

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3 hours ago, Bruno Holtz said:

Sim. Por mais surreal que pareça. Acho que neste caso equivale a trocar 6 por 3,  e não por meia dúzia. Conheço um agora ex ITA, que fez essa loucura. Foi tentado pelo canto da sereia, e foi para a Nella.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. A sensação que passa é que o fôlego financeiro da ITA acabou. Resta saber o porquê. 

O fôlego financeiro não "acabou" simplesmente pq nunca existiu. O "financiamento" da abertura da aérea ainda é às custas da venda do patrimônio anterior do grupo para o pagamento de dívidas, que foi "delicadamente realocado" - acordado dentro do plano de RJ(?).

Ainda tem um investimento "a realizar" de R$ 65 mi no transporte urbano de Nova Friburgo/RJ. Como se dará a "magia", não sei.

O "dinheiro árabe" não apareceu e dificilmente vai aparecer.

 

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https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/antes-mesmo-de-estrear-ita-transportes-aereos-cancela-voos-e-irrita-passageiros.html

 

A demanda não veio na medida em que a gente estava esperando. Tivemos que fazer uma readequação para ter um nível de ocupação e oferta condizente com o nosso início pois não podemos começar no prejuízo. Precisamos de uma boa rentabilidade para fazer a empresa virar — admitiu à Capital o presidente da ITA, Adalberto Bogsan, que assumiu o manche praticamente com os motores já ligados. 

O executivo, que foi vice-presidente técnico da Gol, diretor de operações da Azul e CEO da Passaredo e da regional Asta, assumiu a liderança da ITA no dia 31 de maio. Com a sua chegada, houve uma série de mudanças no quadro de executivos, inclusive a saída do diretor comercial Lincoln Amano.

Mesmo com a nova malha, a taxa de ocupação da ITA está em 45%, bem abaixo das congêneres, que em maio conseguiram voar com 82,2% em média, segundo dados da Anac.

A ITA havia planejado estrear com 10 aeronaves, chegando a 50 em um ano, mas vai começar com quatro. Uma quinta aeronave deve chegar na próxima semana, mas ainda precisará passar por uma série de vistorias até entrar em operação: a previsão é de que isso ocorra até 7 de julho.

— Enfrentamos muitas restrições para trazer as aeronaves em função da pandemia — diz Bogsan.

 

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Este é o problema de querer fazer uma expansão rápida demais. Contar com um prazo bastante apertado para o recebimento de aeronaves, onde se uma atrasar, pode comprometer boa parte da malha. 50 aeronaves até julho de 2022 dá uma média de quase uma aeronave por semana que a ITA tem que receber e preparar até lá.

Sem contar que essa expansão foguete ocasiona esses problemas de falta de demanda dos voos, associado ao marketing fraco que já mencionei aqui. Enfim, essa estratégia da ITA de se expandir rapidamente já estava na cara que ia dar problemas no futuro. Faltou um pouco mais de planejamento na minha opinião.

 

Edited by edu2703
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Em um mercado retraído, fazer este tipo de cancelamento mesmo antes do primeiro voo inaugural é pedir para ser queimado.

Vamos ver se com os novos executivos e com experiências no setor façam a empresa adotar uma estratégia mais pragmática e menos metralhadora.

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14 hours ago, 00GRU said:

Demissões pra Nella? É cada uma..

O que é um peido pra quem já tá cagado? Nada…

Agora, se o play sai da TAM, da gol, ou da azul, pra ir pra nella, aí sim é loucura 

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Tudo indica que estao sem dinheiro, esperando sair da recuperação judicial para entrar algum investimento ou linha de credito. Como esta essa questão da recuperação judicial? Alguma data prevista para o julgamento? Entrar na aviação sem capital de giro me prece um amadorismo enorme. Pegaria mal ate para as autoridades que autorizaram a empresa a vender passagem nessas condições. 

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2 hours ago, 123456 said:

Tudo indica que estao sem dinheiro, esperando sair da recuperação judicial para entrar algum investimento ou linha de credito. Como esta essa questão da recuperação judicial? Alguma data prevista para o julgamento? Entrar na aviação sem capital de giro me prece um amadorismo enorme. Pegaria mal ate para as autoridades que autorizaram a empresa a vender passagem nessas condições. 

Bom, o Piva tá desesperado pra sair da RJ, justamente pra poder pegar crédito fresco:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/25/itapemirim-protocola-peticao-para-encerrar-recuperacao-judicial/

Mas um juiz só vai dar esse "aval", com o plano religiosamente seguido, e aí... tem fornecedor reclamando, tem banco reclamando. Tem dívida nova sendo gerada...

 

 

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On 19/06/2021 at 11:58, TheJoker said:

https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/antes-mesmo-de-estrear-ita-transportes-aereos-cancela-voos-e-irrita-passageiros.html

 

A demanda não veio na medida em que a gente estava esperando. Tivemos que fazer uma readequação para ter um nível de ocupação e oferta condizente com o nosso início pois não podemos começar no prejuízo. Precisamos de uma boa rentabilidade para fazer a empresa virar — admitiu à Capital o presidente da ITA, Adalberto Bogsan, que assumiu o manche praticamente com os motores já ligados. 

O executivo, que foi vice-presidente técnico da Gol, diretor de operações da Azul e CEO da Passaredo e da regional Asta, assumiu a liderança da ITA no dia 31 de maio. Com a sua chegada, houve uma série de mudanças no quadro de executivos, inclusive a saída do diretor comercial Lincoln Amano.

Mesmo com a nova malha, a taxa de ocupação da ITA está em 45%, bem abaixo das congêneres, que em maio conseguiram voar com 82,2% em média, segundo dados da Anac.

A ITA havia planejado estrear com 10 aeronaves, chegando a 50 em um ano, mas vai começar com quatro. Uma quinta aeronave deve chegar na próxima semana, mas ainda precisará passar por uma série de vistorias até entrar em operação: a previsão é de que isso ocorra até 7 de julho.

— Enfrentamos muitas restrições para trazer as aeronaves em função da pandemia — diz Bogsan.

 

Ué, não foi a Ita que falou que tinha caixa pra queimar até crescer ? Agora estão falando que não podem voar se não tiver lucro...e qual cia aérea no Brasil tem lucro ultimamente????

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não tenho coragem nenhuma de comprar uma passagem da ITA

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On 19/06/2021 at 11:56, Nos-767 said:

Ainda tem um investimento "a realizar" de R$ 65 mi no transporte urbano de Nova Friburgo/RJ. Como se dará a "magia", não sei.

Geralmente esses contratos emergenciais para fazer urbano tem adiantamento, resta saber onde vão aplicar a grana de fato.

On 19/06/2021 at 11:58, TheJoker said:

A demanda não veio na medida em que a gente estava esperando. Tivemos que fazer uma readequação para ter um nível de ocupação e oferta condizente com o nosso início pois não podemos começar no prejuízo. Precisamos de uma boa rentabilidade para fazer a empresa virar — admitiu à Capital o presidente da ITA, Adalberto Bogsan, que assumiu o manche praticamente com os motores já ligados. 

Mesmo com a nova malha, a taxa de ocupação da ITA está em 45%, bem abaixo das congêneres, que em maio conseguiram voar com 82,2% em média, segundo dados da Anac.

A ITA havia planejado estrear com 10 aeronaves, chegando a 50 em um ano, mas vai começar com quatro. Uma quinta aeronave deve chegar na próxima semana, mas ainda precisará passar por uma série de vistorias até entrar em operação: a previsão é de que isso ocorra até 7 de julho.

— Enfrentamos muitas restrições para trazer as aeronaves em função da pandemia — diz Bogsan.

 

Só rindo, eles não efetuaram uma projeção de começar batendo lata? Quer ter 50 aviões em um ano, por que não projetaram para 15-20 aviões em um ano? 

On 19/06/2021 at 12:19, edu2703 said:

Este é o problema de querer fazer uma expansão rápida demais. Contar com um prazo bastante apertado para o recebimento de aeronaves, onde se uma atrasar, pode comprometer boa parte da malha. 50 aeronaves até julho de 2022 dá uma média de quase uma aeronave por semana que a ITA tem que receber e preparar até lá.

Sem contar que essa expansão foguete ocasiona esses problemas de falta de demanda dos voos, associado ao marketing fraco que já mencionei aqui. Enfim, essa estratégia da ITA de se expandir rapidamente já estava na cara que ia dar problemas no futuro. Faltou um pouco mais de planejamento na minha opinião.

 

Não estão conseguindo 5 aviões, imagine 50! Nunca empresa aérea no mundo pulou de 0 para 50 em 12 meses.

On 19/06/2021 at 16:56, Nos-767 said:

Bom, o Piva tá desesperado pra sair da RJ, justamente pra poder pegar crédito fresco:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/25/itapemirim-protocola-peticao-para-encerrar-recuperacao-judicial/

Mas um juiz só vai dar esse "aval", com o plano religiosamente seguido, e aí... tem fornecedor reclamando, tem banco reclamando. Tem dívida nova sendo gerada...

Semana passada vi uma confusão na porta de uma empresa, polícia, TV, etc, quando chego em casa, o que era? protesto de ex-funcionários e funcionários na porta da garagem deles.

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20 hours ago, PT-KTR said:

Só rindo, eles não efetuaram uma projeção de começar batendo lata? Quer ter 50 aviões em um ano, por que não projetaram para 15-20 aviões em um ano? 

Não estão conseguindo 5 aviões, imagine 50! Nunca empresa aérea no mundo pulou de 0 para 50 em 12 meses.

 

O mercado doméstico de 2021 é menor do que 2009, primeiro ano de operação da AD.

Na verdade, AD começou em 15/12/08 com dois E190 e 4 diários POA-VCP-SSA (+da metade conexão POA-SSA), 106 assentos e o LF foi 53%, média de 56 pax/voo. No mês seguinte recebeu 3 E190 de fábrica e acrescentou CWB e VIX.

A diferença é que de 2008 pra 2009 o mercado teve +5.6 milhões de pagos, e a AD conseguiu capturar 26% desse crescimento.

Hoje temos 3 empresas com frota e tripulações ociosas, esperando pra voltar ao normal.

13 anos depois, DN lança a Breeze no mercado americano que é 10x o nosso com os mesmos aviões, porque o custo por viagem é o menor que ele pode conseguir no momento.

8I devia ter começado oferecendo 3-4 vps por semana, e depois aumentando conforme a demanda.

Já dizia...

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Nos slots de hoje, continuam os 2 voos de translado SJK-GRU no dia 28 e o GRU-BSB do dia 29. Mas os inaugurais do dia 30 sumiram. Operação começa 01/07.

 

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1 hour ago, TheJoker said:

O mercado doméstico de 2021 é menor do que 2009, primeiro ano de operação da AD.

Na verdade, AD começou em 15/12/08 com dois E190 e 4 diários POA-VCP-SSA (+da metade conexão POA-SSA), 106 assentos e o LF foi 53%, média de 56 pax/voo. No mês seguinte recebeu 3 E190 de fábrica e acrescentou CWB e VIX.

A diferença é que de 2008 pra 2009 o mercado teve +5.6 milhões de pagos, e a AD conseguiu capturar 26% desse crescimento.

Hoje temos 3 empresas com frota e tripulações ociosas, esperando pra voltar ao normal.

13 anos depois, DN lança a Breeze no mercado americano que é 10x o nosso com os mesmos aviões, porque o custo por viagem é o menor que ele pode conseguir no momento.

8I devia ter começado oferecendo 3-4 vps por semana, e depois aumentando conforme a demanda.

Já dizia...

spacer.png

Agora sim, números usados de maneira racional! Só uma correção, os 3 aviões seguintes foram o AYA AYB AYC E195!

E com todo respeito, a equipe de start da Azul com profundo conhecimento do negócio, os brasileiros egresso até da defunta Varig, que apesar da típica arrogância variguiana, montaram uma empresa que levou quase 4 anos para chegar ao avião 50°!

Aí me vem um rodoviário, apoiado por gente ex-Avianca planejar uma malha mal feita, ctrlC+V e achar que vai ter 40% e 50 aviões em 12 meses? 

ITA poderia ter escolhido um começo mais tímido e com crescimento gradual.

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Minha opinião: centra os esforços no Galeão e depois pensa em atacar hubs estabelecidos da concorrência, já que faz questão disso. Faz o simples com o pouco que tem.

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1 hour ago, F-GSPN said:

Minha opinião: centra os esforços no Galeão e depois pensa em atacar hubs estabelecidos da concorrência, já que faz questão disso. Faz o simples com o pouco que tem.

Ela tem planos/slots pra fazer um hub no GIG a partir de set/out, dependendo da recuperação e do recebimento de aviões.

SAO é o maior mercado O&D e CNX, e agora está fácil conseguir slots em GRU, se ela deixa pra depois pode ser que não tenha espaço pra crescer o que ela espera crescer...

 

5M08  SAO-SSA  364.363 pagos   G3/VRN, JJ, O6

5M09                   328.529              G3/VRN, JJ, O6, WH

                             -35.834    efeito AD

5M08  VCP-SSA       4.560              G3  1.630  JJ  2.930

5M09                      50.535             G3     868  JJ 10.290 (ainda tentou competir)  AD 39.377

 

5M21  SAO-SSA    283.216

           VCP-SSA      73.424

           SP-SSA       356.640  vs  5M08  368.923  vs  5M09    379.064

 

E o povo acha que vender passagem aérea é igual a vender pão quentinho. :lol:

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Além dos cancelamentos, os repasses as agencias de viagens com vencimento 13/06 estão em atraso. Começando muito mal a ITA.

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https://dobuy.news/fds-inova-e-dobuy-sera-a-moeda-digital-aceita-em-pagamentos-dos-servicos-e-produtos-da-itapemirim/

 

O grupo Itapemirim é a 1ª empresa de transportes aéreos e rodoviários no Brasil a aceitar os tokens dobuy e CTUR como forma de pagamento. Com mais de 65 anos de história, ela opera 2,5 bilhões de passageiros por ano; tem 48% de participação em rotas de longas distâncias; 60 milhões de km rodados por ano e 2.200 pontos de venda, de usabilidade para a dobuy.

De acordo com o presidente da Itapemirim, Sidnei Piva, a partir do dia 1º de julho, a empresa lançará voos em todo o território nacional.

“Nosso compromisso é ser a melhor companhia aérea do Brasil. Nós temos nos reinventado ao longo da história e seguido os caminhos da evolução. Nós apoiamos a dobuy e lançamos a CTUR. A Itapemirim está colocando a sua marca nos tokens. O dobuy se tornará a moeda digital mais sólida do mundo, será a moeda mais movimentada no país”, disse.

 

E a Festa!

 

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Aos 07:30 o Sr. Fussi diz que a classe ITA tem 42? assentos, sendo 4 assentos por fileira - a do meio tombada/bloqueada.

10 x 4 que na verdade são 10 x 60 = 60

20 x 6                                              = 120

Então não mexeram na configuração, são 180 assentos.  Se forem 42 lugares, apertaram um dos lados pra ter +1 fileira. :o

 

O resto do vídeo é voltado pros agentes de viagem.

Edited by TheJoker
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Aos 19:20 ele fala que vão começar dia 01/07 com seis 320s (chegando em julho) e oito destinos. Depois falam em atender interior de SP pra GRU e posteriormente GIG (Ribeirão 2021, Rio Preto e Pres. Prudente em 2022).

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Sobre intermodal, além de CNF estão pensando em oferecer ônibus GIG-Barra. Tem projeto de uma parceria com a Uber pra atender a Classe Ita, tipo EK.

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Aos 55:00 explicam o cancelamento dos voos. Julho vai iniciar a operação com 3 aviões até o final do mês 5, agosto 7 a 10.

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