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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


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1 hour ago, SOUSA CPV said:

Eh verdade, os caras poderiam criar algo fixo, com poucas bases iniciais até a chegada de mais aeronaves.

Criar algo com frenquencia onde os admiradores e os próprios passageiros pudessem ver suas aeronaves nos aeroportos.

Algo do tipo
GRU/GIG/REC/GIG/GRU - dom a sex

GRU/CNF/SSA/CNF/GRU - dom a sex

GRU/BSB/FOR/BSB/GRU - dom a sex

entre outras por um prazo de 60 dias até que novas aeronaves chegassem par ai sem colocar voos ponta a ponta via GIG ou GRU

Excelente alternativa.

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Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase 16 anos de linha aérea é que horas de voo, tempo de bunda no cockpit e cabelos brancos não agregam, na maioria das vezes, credibilidade às opiniões de ni

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CWB e CNF não foram pra frente porque não tem voos, ou porque não tem PAX pra ter voos?

Só estão rodando "bem" POA, BSB e SSA/BPS que precisa do GIG pra CNX.

"bem" = +regularidade

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Estamos suspendendo as vendas com a ITA.

Comissão atrasada, e pior, cancelam as reservas sem alerta no sistema.

Mesmo tendo voo no mesmo dia, jogam o pax para um dia depois como se todos estivesse viajando por nada ter a fazer.

De praxe, quando isso acontecem o sistema já deveria reacomodar os pax´s de um voo para o outro do mesmo dia, a ITA não está fazendo isso, apenas cancela jogando o pax para o dia seguinte. Assim, melhor evitar processo na justiça do que vender uma empresa dessa.

Os caras por serem profissionais, já procedentes de outras empresas, me perdoem, estão piores que muitos amadores.

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1 hour ago, SOUSA CPV said:

Estamos suspendendo as vendas com a ITA.

Comissão atrasada, e pior, cancelam as reservas sem alerta no sistema.

Mesmo tendo voo no mesmo dia, jogam o pax para um dia depois como se todos estivesse viajando por nada ter a fazer.

De praxe, quando isso acontecem o sistema já deveria reacomodar os pax´s de um voo para o outro do mesmo dia, a ITA não está fazendo isso, apenas cancela jogando o pax para o dia seguinte. Assim, melhor evitar processo na justiça do que vender uma empresa dessa.

Os caras por serem profissionais, já procedentes de outras empresas, me perdoem, estão piores que muitos amadores.

BRA feelings. Aqui tbm parei, aliás, nem comecei, única venda q fiz foi pra mim mesmo pra testar rsrs. Mas sei lá, tomara q engrene.

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9 hours ago, TheJoker said:

CWB e CNF não foram pra frente porque não tem voos, ou porque não tem PAX pra ter voos?

Só estão rodando "bem" POA, BSB e SSA/BPS que precisa do GIG pra CNX.

"bem" = +regularidade

A relação oferta demanda é algo mto complexo e que gera ciclos viciosos positivos e negativos... Isso é um tópico que renderia um livro de 200 páginas para ser abordado de forma realmente satisfatória, mas uma explicação "dá pro gasto" seria de que não tem demanda e lastro porque não tem oferta e regularidade, ao mesmo tempo que não tem oferta e regularidade porque não tem demanda e lastro. Um clássico ciclo vicioso.

O lastro no caso é a capacidade financeira de manter uma rota rodando de forma regular no curto prazo mesmo quando a demanda não corresponde apesar de ser promissora no longo prazo. O único jeito de uma entrante ter lastro é o próprio capital inicial, já que não tem uma malha enorme pra bancar o início de suas primeiras rotas.

Ou seja, uma aérea entrante precisa ter lastro pra colocar a oferta e honrar seus itinerários previstos de forma satisfatória mesmo que a demanda não tenha saído da inércia, e não é isso que a ITA está demonstrando ter capacidade de fazer. A impressão que fica é que estão dando um passo maior que a perna ao desenhar uma malha tão extensa. Mas ainda da tempo de salvar e eu espero que consigam traçar uma boa estratégia pra sair desse ciclo vicioso.

A Azul snme começou fazendo pouquíssimos destinos e se manteve assim por meses e meses, mas com muita regularidade e suportando os voos vazios do início usando muito bem o lastro que tinham, hoje eles estão no lado certo do ciclo vicioso da oferta e demanda: Tem muita demanda e lastro porque tem muita oferta e regularidade, ao mesmo tempo que tem muita oferta e regularidade porque tem muita demanda e lastro.

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Uma start-up na aviação tem que ter grana para queimar por um ano ou até a operação pagar por si só, ou seja lucro operacional. Isto não é nem tanto por ser uma empresa novata, mas porque monta uma estrutura para 5x e o começo é com x voos, com custo fixo que só diluído quando a empresa cumpre seu business plan.

A Azul e a Gol começaram bem porque elas voavam poucas bases, mas com múltiplas frequências, ou seja, ela conseguia fazer que o custo fixo fosse dividido entre os diários, com a mesma equipe atendendo vários voos. Mesmo considerando a possibilidade de terceirizados, a empresa não consegue ter poder de forçar a baixar a contratação do serviço.

Pegando o exemplo do Sousa:

14 hours ago, SOUSA CPV said:

Avião 1 - GRU/GIG/REC/GIG/GRU - dom a sex

Avião 2 - GRU/CNF/SSA/CNF/GRU - dom a sex

Avião 3 - GRU/BSB/FOR/BSB/GRU - dom a sex

São três aviões para atender 7 bases em 12 voos diários. Um quarto avião poderia fazer GIG-GRU-REC-FOR-REC-GRU-GIG, então ela aumenta 1 aeronave (25%), que resulta em mais seis voos diários (50%) sem aumentar o número de cidades. Imaginando que as 7 bases significam R$ 10 mil/dia de custo (só para ter um parâmetro de valor):

R$ 10 mil / 12 voos = R$ 833,33 de custo de base por voo;

R$ 10 mil / 18 voos = R$ 555,55 (37% de redução de custo)

É uma conta de padoca, mas mostra o quão é importante reduzir o custo base e maximizar a receita sem aumentar proporcionalmente as despesas. Com custos reduzidos, abre a possibilidade de baixar as tarifas ou então até uma possibilidade de ter POA-GRU com conexão com as bases já atendidas. 

Melhor exemplo de expansão de rotas foi a Braniff I e II.    

 

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Comparar ITA a GOL/Azul no começo de cada uma chega a ser ofensivo as duas últimas citadas.

Se não me engano o primeiro e segundo mês da Azul eram apenas VCP-SSA, VCP-POA. E a GOL apesar de chegar chutando a porta com 6 aviões, era coesa.

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Não deu para editar

Azul - Janeiro 2009

VCP-SSA
VCP-POA
VCP-CWB
VCP-VIX
*Em diversas frequencias por dia

GOL - Março 2001

POA-FLN-SAO-RIO
SAO-RIO
SAO-PLU-SSA
SAO-BSB
RIO-BSB
SAO-BSB-SSA
RIO-SSA

*Em diversas frequencias por dia.

 

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On 30/07/2021 at 09:15, SOUSA CPV said:

Eh verdade, os caras poderiam criar algo fixo, com poucas bases iniciais até a chegada de mais aeronaves.

Criar algo com frenquencia onde os admiradores e os próprios passageiros pudessem ver suas aeronaves nos aeroportos.

Algo do tipo
GRU/GIG/REC/GIG/GRU - dom a sex

GRU/CNF/SSA/CNF/GRU - dom a sex

GRU/BSB/FOR/BSB/GRU - dom a sex

entre outras por um prazo de 60 dias até que novas aeronaves chegassem par ai sem colocar voos ponta a ponta via GIG ou GRU

Na prática, é o que o Transbrasil fez com sucesso durante muito tempo. Os voos que transitavam do sul/sudeste ao Nordeste (numeração iniciada em “5”) faziam escalas e tinham bom aproveitamento. Não digo que esse deve ser o perfil definitivo da Itapemirim nos dias de hoje, mas até as coisas se estabilizarem pode ser o caminho.

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1 hour ago, F-GSPN said:

Na prática, é o que o Transbrasil fez com sucesso durante muito tempo. Os voos que transitavam do sul/sudeste ao Nordeste (numeração iniciada em “5”) faziam escalas e tinham bom aproveitamento. Não digo que esse deve ser o perfil definitivo da Itapemirim nos dias de hoje, mas até as coisas se estabilizarem pode ser o caminho.

Nesse ponto sou obrigado a dizer uma coisa, a Transbrasil fez tanto sucesso que acabei de ver um 737-800 deles no FR24.

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58 minutes ago, PT-KTR said:

Nesse ponto sou obrigado a dizer uma coisa, a Transbrasil fez tanto sucesso que acabei de ver um 737-800 deles no FR24.

Partindo-se dessa simplificação não muito inteligente, a Pan Am foi um fracasso, as empresas abatidas pela pandemia foram um fracasso…

Evidentemente me refiro a um pedaço da história de quase 50 anos da empresa, que sucumbiu por outras razões além de fazer voos com escala…

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2 hours ago, F-GSPN said:

Partindo-se dessa simplificação não muito inteligente, a Pan Am foi um fracasso, as empresas abatidas pela pandemia foram um fracasso…

Evidentemente me refiro a um pedaço da história de quase 50 anos da empresa, que sucumbiu por outras razões além de fazer voos com escala…

O mundo mudou cara, algumas receitas não funcionam mais, especialmente com a maneira que a ITA está conduzindo as coisas e a inteligência que existe por trás na G3/AD, JJ eu não conto muito, mas tem o seu poder de escala.

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Ontem fiz vix-gru-poa pela gol

na última perna viajei ao lado de uma comissária da ita e um piloto da latam que estavam em translado

este estava fazendo vários perguntas para a comissária de como andava a empresa (questionou sobre ocupação das aeronaves, horas voadas, entre outras), e de verdade, não senti um pingo de convicção nas respostas dela

ainda não tenho confiança em comprar passagem pela ita, apesar de muitas vezes ser a mais barata entre as disponiveis

 

Edited by FCRO
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Dois aeroportos que fizeram parte da história da ITA nos anos 90, ainda não  tem voos da nova ITA, que são VIX e VCP.

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On 30/07/2021 at 16:31, Kal_Center said:

BRA feelings. Aqui tbm parei, aliás, nem comecei, única venda q fiz foi pra mim mesmo pra testar rsrs. Mas sei lá, tomara q engrene.

BRA era melhor, quando tinha pax não cancelava, apenas haviam ajustes de horários.

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8 minutes ago, SOUSA CPV said:

BRA era melhor, quando tinha pax não cancelava, apenas haviam ajustes de horários.

Eu tive reajuste de horário na BRA, no caso um reajuste de quase 24hs, e foram duas vezes.

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03 aeronaves, vamos ver o que daria para fazer em 60 dias até outras aeronaves chegarem:

TRILHO 01
GRUGIG 2130 2225 DOM A SEX
GIGFOR 2305 0210
FORGIG 0300 0615 SEG A SAB
GIGGRU 0655 0750

GRUCNF 0850 0955 SEG A SAB
CNFSSA 1035 1220
SSACNF 1300 1445
CNFGRU 1525 1630

GRUPOA 1730 1905 DOM A SEX
POAGRU 1945 2130

TRILHO 02
GRUGIG 2215 2315 DOM A SEX
GIGREC 2355 0245
RECGIG 0330 0630 SEG A SAB
GIGGRU 0710 0810

GRUPOA 0910 1045 SEG A SAB
POAGRU 1125 1300

GRUMCZ 1415 1700 DOM A SEX
MCZAJU 1740 1820
AJUGRU 1900 2130

TRILHO 03
GRUBSB 0700 0840 SEG A SAB
BSBGRU 0925 1110

GRUNAT 1200 1510 SEG A SAB
NATJPA 1550 1630
JPAGRU 1710 2025

Uma frequência permanente em trechos bons de venda e na medida em que novas aeronaves fossem chegando, ampliava o numero de voos e ao poucos iria separando as cidade dos voos triangulares. Mas em cidades como NAT e JPA, AJU e MCZ colocar uma aeronave de 168 lugares de forma circular, não tem como não ser sucesso a operação.
Teria caixa, sem contar a boa impressão que inicial para todos.
 

   
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On 31/07/2021 at 13:47, PT-KTR said:

Comparar ITA a GOL/Azul no começo de cada uma chega a ser ofensivo as duas últimas citadas.

Se não me engano o primeiro e segundo mês da Azul eram apenas VCP-SSA, VCP-POA. E a GOL apesar de chegar chutando a porta com 6 aviões, era coesa.

KTR, a questão não é a capitalização das empresas, mas como elas entraram no mercado.

Mas seguindo uma lógica de caixa curto, a Webjet Mk.2 foi aos poucos. 

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7 hours ago, FCRO said:

Ontem fiz vix-gru-poa pela gol

na última perna viajei ao lado de uma comissária da ita e um piloto da latam que estavam em translado

este estava fazendo vários perguntas para a comissária de como andava a empresa (questionou sobre ocupação das aeronaves, horas voadas, entre outras), e de verdade, não senti um pingo de convicção nas respostas dela

ainda não tenho confiança em comprar passagem pela ita, apesar de muitas vezes ser a mais barata entre as disponiveis

 

Como ter firmeza nas respostas se ninguém sabe quando e quanto vai receber pelos voos que estão fazendo? A turma tá voando sem saber o salário. Diária? Algum dia vai depositar…A comunicação interna é ZERO. Poucos escolhidos voando bem e maioria voando nada, em casa sem previsão de entrar em rota e com recência vencida (ITA deu calote na CAE). Uniforme para metade dos trips. FGTS zero desde janeiro. E já tá rolando AFA forte de ponte aérea em outubro. AFA mesmo pq da firma ninguém ouve nada oficialmente. Só posts de influencers e diretores em rede social “acredITA!”

 

My 2 cents 50/50: Piva sai candidato a alguma coisa em 5 anos e tá usando todas as empresas pra construir uma imagem de empresário de sucesso ou tá fazendo Ponzi entre as firmas até desmoronar. 

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1 hour ago, Lino said:

My 2 cents 50/50: Piva sai candidato a alguma coisa em 5 anos e tá usando todas as empresas pra construir uma imagem de empresário de sucesso ou tá fazendo Ponzi entre as firmas até desmoronar. 

Ou então ele quer engordar para vender lá na frente.

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