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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


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1 hour ago, PR-FGK said:

Uma passagem rápida pelo site do Reclame Aqui deveria ser obrigatória para quem pensa em se aventurar pela ITA, assustador a quantidade de novas reclamações por hora, todas sobre cancelamentos/atrasos, sendo que a empresa está incomunicável... Fazem marketing no Instagram mas desativaram os comentários... Red flag total.  

Esse é o diferencial que alardeiam? 

É triste, já entram fazendo M das grandes. 

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O novo diretor da ANAC foi indicação pessoal do PRESIDENTE brasileiro ... aquelas lives do Bozo com o busão da Itapemirim em cima da mesa não me deixam pensar outra coisa que não seja que ele tinha um

Não, é que CEO sérios e competentes, não são alvo de pauta do Cabrini.

Fiz um dos últimos voos. Ao encostar na posição não havia ninguém para descarregar a aeronave e desembarcar/ embarcar passageiros. A orientação de última hora era desenergizar o avião e sair sem confr

Ao entrar no site da ita já consta uma mensagem que contato com a empresa apenas via email 

o golpe ta aí. cai quem quer

Edited by FCRO
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https://www.aeroflap.com.br/itapemirim-sofre-processo-por-atraso-de-salarios-diarias-e-fgts-de-tripulantes/

Quanto aos atrasos em salários e FGTS, a ação pede tutela de urgência para que a Justiça determine que a empesa pague imediatamente e integralmente os salários de novembro de 2021”

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ANAC atualizou dados.

jul21  19044 pagos  LF 30,6%

ago   46526                  69,2%

set     91492                  67,2%   

 

Share doméstico em set21

JJ  37,07%

AD 32,9%

G3  28,33%

8I     1,24%

2Z    0,25%

SID  0,1%

7M  0,09%

2F   0,02%

 

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Apesar da maioria dos voos ser com escala, não tem números de trânsito, o que leva a crer que consideraram esses pax re-embarcando nessas escalas.

Embarques pagos em:

GRU  21.517       65,6%   LF médio   220 decolagens 

GIG   16.489       69,9%                     166

BSB    9.897        63,4%                       98

SSA    7.428  (local 4876)   61,8%       74

POA   6.163        60,8%                       64

BPS    5.241        75,1%                       45

CNF   5.035         49,4%                      62

CWB  4.883         50,9%                      61

REC   3.352          78,4%                     27

FOR   3.020         85,9%                      23

NAT   3.033         77,6%                      23 

MCZ  2.963         83,3%                      25

FLN   2.011          69%                        18

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1 hour ago, PT-KTR said:

Conseguem ser fracos em mercados como CWB e CNF!

Também com essa malha maluca de voos redondos, só podia dar nisso. Vamos ver se na fase 1-B (2º sem. de operação), a partir de dez, com voos bate e volta as coisas melhoram.

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Curioso pra saber quantos voos ela vai efetivamente fazer na Libertadores, praticamente parou a operação doméstica entre os dias 26 e 28/11. Então os charters foram + rentáveis do que a operação normal...

https://www.flightradar24.com/data/airlines/8i-ipm/routes

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CNF, que ia ser hub, vai ser escala pra um GRU-CNF-REC.

GIG,                                                             GRU-GIG-FOR

                                                                    CGH-GIG-BSB-REC só serve de CNX pra FOR na volta.

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39 minutes ago, TheJoker said:

Também com essa malha maluca de voos redondos, só podia dar nisso. Vamos ver se na fase 1-B (2º sem. de operação), a partir de dez, com voos bate e volta as coisas melhoram.

Malha sem pé nem cabeça, voos dispersos ao longo do dia entre várias bases diferentes, sendo 1 ou 2 voos por dia entre cada par de cidades, nenhum desenho de HUB... é estranho entender esse planejamento.

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  • 2 weeks later...

E aparentemente a maré da azar da ITA continua:

- O PS-MGF chegou em GRU ontem por volta das 19:25 e não assumiu nenhum voo na mesma noite: Havia uma decolagem pra FOR, uma pra NAT, uma pra MCZ e uma pra BPS. Desses 4 voos, 3 saíram relativamente no horário (nenhum com o MGF), mas o NAT foi "sorteado" para sair com MUITO atraso pois tiveram que transladar a aeronave que ia pernoitar em CGH até GRU para cumprir ele, decolando 2h30 depois do horário. O MGF pernoitou em GRU e ao invés de assumir algum dos voos previstos para hoje de manhã cedo (POA e CNF), continua parado até o momento. O CNF saiu relativamente no horário com o PS-ITA que havia chegado no fim da madrugada de REC, e o POA foi a bola da vez para ser atrasado em 2h e depender da chegada de uma aeronave que veio do GIG. Ah, por óbvio, como a aeronave de ontem a noite não pernoitou em CGH, tiveram de hoje cedo transladar uma desde GRU até lá para cumprir o voo que sai cedo para o GIG. O MGF entrou em operação faz 7 dias, e agora aparentemente já está parado para algum reparo que vai prejudicar a malha da cia.

SÓ CONFUSÃO! 

A propósito, o PS-AAF continua em manutenção em SJK desde 16/11. Que tipo de manutenção ou check tão demorado tem de ser feitos em uma aeronave que, ainda que usada, entrou em operação na cia fazem pouquíssimos meses? HJá estavam prevendo que iam receber uma aeronave que logo ia parar pra manutenção pesada? 

O A319 PS-SIL também ainda não entrou em operação.

Edited by Ceccatto
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1 hour ago, Ceccatto said:

A propósito, o PS-AAF continua em manutenção em SJK desde 16/11. Que tipo de manutenção ou check tão demorado tem de ser feitos em uma aeronave que, ainda que usada, entrou em operação na cia fazem pouquíssimos meses? HJá estavam prevendo que iam receber uma aeronave que logo ia parar pra manutenção pesada? 

Pode ser que a ITA não pagou a manutenção dos outros e a prestadora só fará quando receber.

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59 minutes ago, A345_Leadership said:

Pode ser que a ITA não pagou a manutenção dos outros e a prestadora só fará quando receber.

BudaQueOBariu Zalim !!!! :dente:

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3 hours ago, Ceccatto said:

E aparentemente a maré da azar da ITA continua:

- O PS-MGF chegou em GRU ontem por volta das 19:25 e não assumiu nenhum voo na mesma noite: Havia uma decolagem pra FOR, uma pra NAT, uma pra MCZ e uma pra BPS. Desses 4 voos, 3 saíram relativamente no horário (nenhum com o MGF), mas o NAT foi "sorteado" para sair com MUITO atraso pois tiveram que transladar a aeronave que ia pernoitar em CGH até GRU para cumprir ele, decolando 2h30 depois do horário. O MGF pernoitou em GRU e ao invés de assumir algum dos voos previstos para hoje de manhã cedo (POA e CNF), continua parado até o momento. O CNF saiu relativamente no horário com o PS-ITA que havia chegado no fim da madrugada de REC, e o POA foi a bola da vez para ser atrasado em 2h e depender da chegada de uma aeronave que veio do GIG. Ah, por óbvio, como a aeronave de ontem a noite não pernoitou em CGH, tiveram de hoje cedo transladar uma desde GRU até lá para cumprir o voo que sai cedo para o GIG. O MGF entrou em operação faz 7 dias, e agora aparentemente já está parado para algum reparo que vai prejudicar a malha da cia.

SÓ CONFUSÃO! 

A propósito, o PS-AAF continua em manutenção em SJK desde 16/11. Que tipo de manutenção ou check tão demorado tem de ser feitos em uma aeronave que, ainda que usada, entrou em operação na cia fazem pouquíssimos meses? HJá estavam prevendo que iam receber uma aeronave que logo ia parar pra manutenção pesada? 

O A319 PS-SIL também ainda não entrou em operação.

Não tem maré de azar, tudo isso é absolutamente normal e previsível numa operação 121, o problema é que o planejamento da ITA tem se provado desastroso, querem abraçar o mundo com poucas aeronaves.

Edited by Uptrim
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https://www.camara.leg.br/noticias/834057-audiencia-vai-discutir-requisitos-para-entrada-de-novas-empresas-no-setor-aereo/

O deputado Roman (Patriota-PR), que solicitou a audiência, afirma que são necessárias mudanças nos normativos da Anac para vedar a entrada no mercado de empresas sem regularidade fiscal e com capital social inferior ao necessário para a atividade aérea. "Ocorreram fatos preocupantes no serviço de transporte aeroviário, principalmente em se falando da nova empesa de aviação, a ITA - Itapemirim Transportes Aéreos", diz o deputado.

Roman ressalta que a ITA, de acordo com informações divulgadas pela imprensa, "encontra-se em recuperação judicial, tendo dívidas bilionárias, apresentando cancelamentos de voos antes mesmo de realizar o voo inaugural".

"Recebemos a informação que, após um mês de atividade, continuam cancelando voos e já atrasaram benefícios e salários de funcionários e técnicos, e ainda tiveram alguns deles sendo remunerados com Pix por outras empresas", afirma o deputado.

"Observando o estado de debilidade financeira das empresas aéreas no Brasil e no mundo, tendo inclusive algumas delas sucumbido – deixando dívidas trabalhistas e tributárias com prejuízo para milhares de funcionários e para os entes públicos – é que entendemos que as regras para a concessão devem ser revistas", diz o parlamentar.

 

Como sempre, não vai dar em nada.

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1 hour ago, Uptrim said:

Não tem maré de azar, tudo isso é absolutamente normal e previsível numa operação 121, o problema é que o planejamento da ITA tem se provado desastroso, querem abraçar o mundo com poucas aeronaves.

Exatamente. Avião dá pane... O problema é exatamente esse, "abraçar o mundo com poucas aeronaves". Eles sabem que se uma aeronave tiver alguma pane, como citado pelo colega, vai ser assim, cancelamento, atraso... Eles estão cientes disso.

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15 hours ago, Ceccatto said:

E aparentemente a maré da azar da ITA continua:

- O PS-MGF chegou em GRU ontem por volta das 19:25 e não assumiu nenhum voo na mesma noite: Havia uma decolagem pra FOR, uma pra NAT, uma pra MCZ e uma pra BPS. Desses 4 voos, 3 saíram relativamente no horário (nenhum com o MGF), mas o NAT foi "sorteado" para sair com MUITO atraso pois tiveram que transladar a aeronave que ia pernoitar em CGH até GRU para cumprir ele, decolando 2h30 depois do horário. O MGF pernoitou em GRU e ao invés de assumir algum dos voos previstos para hoje de manhã cedo (POA e CNF), continua parado até o momento. O CNF saiu relativamente no horário com o PS-ITA que havia chegado no fim da madrugada de REC, e o POA foi a bola da vez para ser atrasado em 2h e depender da chegada de uma aeronave que veio do GIG. Ah, por óbvio, como a aeronave de ontem a noite não pernoitou em CGH, tiveram de hoje cedo transladar uma desde GRU até lá para cumprir o voo que sai cedo para o GIG. O MGF entrou em operação faz 7 dias, e agora aparentemente já está parado para algum reparo que vai prejudicar a malha da cia.

SÓ CONFUSÃO! 

A propósito, o PS-AAF continua em manutenção em SJK desde 16/11. Que tipo de manutenção ou check tão demorado tem de ser feitos em uma aeronave que, ainda que usada, entrou em operação na cia fazem pouquíssimos meses? HJá estavam prevendo que iam receber uma aeronave que logo ia parar pra manutenção pesada? 

O A319 PS-SIL também ainda não entrou em operação.

AAF motor 2 venceu. Sem previsão de retornar à rota. Diárias atrasadas, plano de saúde suspenso por falta de pagamento, VA atrasado 4 meses, FGTS não deposita desde fevereiro, mais um calote na CAE e sessões canceladas, debandada de pilotos para o oriente médio, LA e outras. Tarifas baixíssimas pra dar a impressão de voos mais cheios. Dois meses de multa por não enviar os dados de movimentação para a ANAC. CEO ainda manda e-mail dizendo que precisa fazer um acordo coletivo que reflita a realidade da empresa e tem “excedente de tripulantes”. Há dois meses foram contratados mais de 40 comissários pra dar conta da saída de 55 que voltaram pra LA, parece falácia o “excedente”. Hoje há menos de 40 copilotos, houve pelo menos 20 pedidos de demissão. Para economizar combustível, se não houver ar condicionado no solo (nenhuma base tem esse equipamento na ITA) o ar condicionado vai ficar desligado até a partida, salvo temperatura acima de 30 graus ou reclamação dos passageiros. O esforço dos amigos é grande pra manter a operação mas o clima está deteriorado, pra dizer o mínimo. Uma pena mesmo! Tem muito profissional de qualidade que infelizmente vai sair da ITA sem pensar duas vezes logo que houver outra oportunidade. 

Edited by Lino
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Sem querer ser leviano, mas às vezes perguntas desagradáveis precisam ser feitas: diante dos relatos que lemos aqui, é seguro voar na Itapemirim? 
A meu ver - e me corrijam se eu estiver enganado -, se uma empresa é desorganizada de cabo a rabo e não há lastro financeiro que sustente uma operação de qualidade, a manutenção não será uma exceção nesse cenário, mesmo que haja gente séria cuidando das aeronaves….

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9 hours ago, F-GSPN said:

Sem querer ser leviano, mas às vezes perguntas desagradáveis precisam ser feitas: diante dos relatos que lemos aqui, é seguro voar na Itapemirim? 
A meu ver - e me corrijam se eu estiver enganado -, se uma empresa é desorganizada de cabo a rabo e não há lastro financeiro que sustente uma operação de qualidade, a manutenção não será uma exceção nesse cenário, mesmo que haja gente séria cuidando das aeronaves….

Vou falar como mecânico, não da ITA, mas de outra empresa. Nenhum profissional vai colocar sua licença e sua carreira em risco. Se os manuais permitem a liberação da aeronave, ótimo, se não permite, aeronave no chão, é simples. O mundo da aviação é pequeno demais. Até hoje, mecânico que gostava de inventar, desde a época de vasp, Varig, Transbrasil, é bem conhecido nos bastidores... Então te respondo com quase 100% de certeza que, com relação a manutenção, a segurança está garantida.

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11 hours ago, Lino said:

AAF motor 2 venceu. Sem previsão de retornar à rota. Diárias atrasadas, plano de saúde suspenso por falta de pagamento, VA atrasado 4 meses, FGTS não deposita desde fevereiro, mais um calote na CAE e sessões canceladas, debandada de pilotos para o oriente médio, LA e outras. Tarifas baixíssimas pra dar a impressão de voos mais cheios. Dois meses de multa por não enviar os dados de movimentação para a ANAC. CEO ainda manda e-mail dizendo que precisa fazer um acordo coletivo que reflita a realidade da empresa e tem “excedente de tripulantes”. Há dois meses foram contratados mais de 40 comissários pra dar conta da saída de 55 que voltaram pra LA, parece falácia o “excedente”. Hoje há menos de 40 copilotos, houve pelo menos 20 pedidos de demissão. Para economizar combustível, se não houver ar condicionado no solo (nenhuma base tem esse equipamento na ITA) o ar condicionado vai ficar desligado até a partida, salvo temperatura acima de 30 graus ou reclamação dos passageiros. O esforço dos amigos é grande pra manter a operação mas o clima está deteriorado, pra dizer o mínimo. Uma pena mesmo! Tem muito profissional de qualidade que infelizmente vai sair da ITA sem pensar duas vezes logo que houver outra oportunidade. 

Queria saber como andam os pagamentos com as concessionárias e fornecedoras de combustível. Com funcionário é fácil dar calote, com CAE, MRO, plano de saúde, etc., mas com as duas primeiras não, principalmente pós-Infraero: dinheiro na mão, libera o avião; dinheiro sumiu, si fu... 

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12 minutes ago, A345_Leadership said:

Queria saber como andam os pagamentos com as concessionárias e fornecedoras de combustível. Com funcionário é fácil dar calote, com CAE, MRO, plano de saúde, etc., mas com as duas primeiras não, principalmente pós-Infraero: dinheiro na mão, libera o avião; dinheiro sumiu, si fu... 

Devem estar dando o calote nos mais fáceis para garantir o pagamento de quem pode travar a operação...

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18 minutes ago, Uptrim said:

E o Piva ainda diz que vai ter serviço diferenciado e refeição quente… faça me um favor…

Não está mentindo! Serviço diferenciado das demais: voos atrasados, cancelados, inconsistência de malha. Já refeição quente, se cumprirem a resolução 400 da ANAC, tem sempre um salgado quentinho na lanchonete.

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