Jump to content

Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações

Recommended Posts

1 hour ago, MRN said:

Vou falar como mecânico, não da ITA, mas de outra empresa. Nenhum profissional vai colocar sua licença e sua carreira em risco. Se os manuais permitem a liberação da aeronave, ótimo, se não permite, aeronave no chão, é simples. O mundo da aviação é pequeno demais. Até hoje, mecânico que gostava de inventar, desde a época de vasp, Varig, Transbrasil, é bem conhecido nos bastidores... Então te respondo com quase 100% de certeza que, com relação a manutenção, a segurança está garantida.

Muito bom saber. Acredito que vc tenha tranquilizado muita gente.

• Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O novo diretor da ANAC foi indicação pessoal do PRESIDENTE brasileiro ... aquelas lives do Bozo com o busão da Itapemirim em cima da mesa não me deixam pensar outra coisa que não seja que ele tinha um

Não, é que CEO sérios e competentes, não são alvo de pauta do Cabrini.

Fiz um dos últimos voos. Ao encostar na posição não havia ninguém para descarregar a aeronave e desembarcar/ embarcar passageiros. A orientação de última hora era desenergizar o avião e sair sem confr

É triste demais. Ao invés de se tornar opção pro passageiro e uma oportunidade de emprego para os colegas, vira essa palhaçada. Quanto tempo para pararem as operações? Alguém chuta? 

• Like 1

Se tratando de Itapemirim, não me assustaria se daqui 10 anos ainda estivesse voando exatamente desse jeito que estão agora sem eira nem beira.

Mas eu chuto que de 2022 não passa, infelizmente.

Torço para que as demais aéreas, que são sérias, cresçam logo o suficiente para dar as oportunidades de emprego e crescimento que este setor carece tanto à tanto tempo.

1 hour ago, PT-KTR said:

Não está mentindo! Serviço diferenciado das demais: voos atrasados, cancelados, inconsistência de malha. Já refeição quente, se cumprirem a resolução 400 da ANAC, tem sempre um salgado quentinho na lanchonete.

Genial HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAJAHAHAHAHAHAHAHA

1 hour ago, CabinCrew said:

É triste demais. Ao invés de se tornar opção pro passageiro e uma oportunidade de emprego para os colegas, vira essa palhaçada. Quanto tempo para pararem as operações? Alguém chuta? 

Do jeito que vai, não dura mais um ano inteiro. 

O que é triste. Por mais que a gente soubesse da "capivara" desse pessoal, a gente até esperava que fosse diferente e que fosse uma opção. Mas a única coisa que a ITA tem a oferecer hoje é dor de cabeça.

23 minutes ago, diasfly said:

Se tratando de Itapemirim, não me assustaria se daqui 10 anos ainda estivesse voando exatamente desse jeito que estão agora sem eira nem beira.

Mas eu chuto que de 2022 não passa, infelizmente.

Torço para que as demais aéreas, que são sérias, cresçam logo o suficiente para dar as oportunidades de emprego e crescimento que este setor carece tanto à tanto tempo.

Outra coisa: ainda que a ITA não tenha entrado na recuperação judicial, boa parte dos recursos tem vindo da venda dos ativos sem uso do rodoviário.

Se o tal pedido de decretação de falência da parte do grupo na recuperação judicial, o fim da ITA é logo ali, e pior, nem é um ativo valorizado pras demais pensarem em comprar. Só tem de interessante uma dúzia de A320ceo e 6 slots de Congonhas, o que pra outras empresas, principalmente pra Azul, é mais vantajoso deixar quebrar pra pegar sem custo.

1 hour ago, Eric Breno said:

Se o tal pedido de decretação de falência da parte do grupo na recuperação judicial, o fim da ITA é logo ali, e pior, nem é um ativo valorizado pras demais pensarem em comprar. Só tem de interessante uma dúzia de A320ceo e 6 slots de Congonhas, o que pra outras empresas, principalmente pra Azul, é mais vantajoso deixar quebrar pra pegar sem custo.

Não seria uma oportunidade interessante de uma Jetsmart, Viva ou Sky da vida entrar no mercado brasileiro, tal como fizeram no Peru e Argentina? Não sei se o COA disponível de imediato compensa as dividas e demais questões trabalhistas, mas é uma opção.

1 hour ago, G-NIAL said:

Não seria uma oportunidade interessante de uma Jetsmart, Viva ou Sky da vida entrar no mercado brasileiro, tal como fizeram no Peru e Argentina? Não sei se o COA disponível de imediato compensa as dividas e demais questões trabalhistas, mas é uma opção.

Faz sentido mesmo, e nesse caso tem tudo pronto, é chegar e entrar. Pra esse tipo de empresa, vale a pena. De resto...

2 hours ago, G-NIAL said:

Não seria uma oportunidade interessante de uma Jetsmart, Viva ou Sky da vida entrar no mercado brasileiro, tal como fizeram no Peru e Argentina? 

Muito difícil, aqui não temos rentabilidade. Resumindo a G3 cobra o mesmo que a VB pelo ASK, mas tem custos muito maiores.

VB Viva Aerobus (México) 

2019 lucro  margem 5,4%

Gastos (MM pesos)  11.939   QAV 4.667  39,1% Ex-fuel 60,9%

Pessoal  1.423  11,9%

http://cdn.investorcloud.net/VivaAerobus/InformacionFinanciera/ReportesTrimestrales/2019-4T19.pdf

G3 

2019 prejuízo margem  -0,8%  E foi um ano excelente devido a quebra da O6.

Gastos (R$ MM)  11.732  QAV  4.047  34,5%   ex-fuel 65,5%

Pessoal  2.361  20,1%

VB

3T21  LF 82,2%  RASK  4.8 cents (USD)  CASK 3.5    lucro USD35 MM margem líquida 15,5%

QAV  39,8%

Pessoal  12,8%

https://s3.amazonaws.com/investorcloud/VivaAerobus/InformacionFinanciera/ReportesTrimestrales/2021-3T21-vf.pdf

G3

3T21  LF 81,5%  RASK 4.8 cents USD  CASK 6.7   prejuízo  USD465 MM margem -132%

QAV  25,2%

Pessoal  18,9%

• Like 1
2 hours ago, G-NIAL said:

Lembrando que a Sky agora faz parte da Avianca Holdings.

Mas eu penso que é questão de tempo que a Viva e, principalmente a JetSmart entrem no país. Esta última vai lançar voos de onde já tem base para cá, depois é só fechar o mercado doméstico para complementar a capilaridade.

Mas não acho que nenhuma delas comprariam o COA da Itapemirim. É melhor comprar uma menor.

On 04/12/2021 at 00:15, Lino said:

AAF motor 2 venceu. Sem previsão de retornar à rota. Diárias atrasadas, plano de saúde suspenso por falta de pagamento, VA atrasado 4 meses, FGTS não deposita desde fevereiro, mais um calote na CAE e sessões canceladas, debandada de pilotos para o oriente médio, LA e outras. Tarifas baixíssimas pra dar a impressão de voos mais cheios. Dois meses de multa por não enviar os dados de movimentação para a ANAC. CEO ainda manda e-mail dizendo que precisa fazer um acordo coletivo que reflita a realidade da empresa e tem “excedente de tripulantes”. Há dois meses foram contratados mais de 40 comissários pra dar conta da saída de 55 que voltaram pra LA, parece falácia o “excedente”. Hoje há menos de 40 copilotos, houve pelo menos 20 pedidos de demissão. Para economizar combustível, se não houver ar condicionado no solo (nenhuma base tem esse equipamento na ITA) o ar condicionado vai ficar desligado até a partida, salvo temperatura acima de 30 graus ou reclamação dos passageiros. O esforço dos amigos é grande pra manter a operação mas o clima está deteriorado, pra dizer o mínimo. Uma pena mesmo! Tem muito profissional de qualidade que infelizmente vai sair da ITA sem pensar duas vezes logo que houver outra oportunidade. 

Você sabe o que aconteceu com o MGF, que está parado já fazem 2 dias e meio em GRU? Se ocorreu um problema sério com a aeronave que ela tenha que ficar dias parada vai ser (na verdade já está sendo, desde sexta) mais um duro golpe na malha da companhia. 

De repente é falta de peça. Pela situação financeira difícil que estão falando, devem está em débito com algum fornecedor. A ITA pedia emprestado até farol de táxi, e o pior, não pagava nem o empréstimo, aí a congênere parou de emprestar peça pra ela...

3 hours ago, Ceccatto said:

Você sabe o que aconteceu com o MGF, que está parado já fazem 2 dias e meio em GRU? Se ocorreu um problema sério com a aeronave que ela tenha que ficar dias parada vai ser (na verdade já está sendo, desde sexta) mais um duro golpe na malha da companhia. 

MGF tá na rota. Os aviões são muito usados. Precisa de peça direto e alguns com peças específicas pro serial, não intercambiáveis. Economizando de um lado no leasing mas… a realidade é essa, muita pane. Com relação à manu já perguntado, a equipe é faixa preta demais, e totalmente padrão. Dá orgulho dos amigos. Fazem muito além do básico na manutenção e não recebem nem o mínimo legal da empresa. 

Edited by Lino
  • Like 3

Na minha opinião a Itapemirim tá dando vários tiros, e nos dois pés, com esse projeto.. Ainda mais sendo um player novo nesse "game" chamado Brasil. 

Os caras não estão/estavam pagando os direitos trabalhistas, diárias, e etc. Imagina fornecimento de QAV e o aluguel das aeronaves. 

Vamos ver até quando esse crédito com os lessors vai aguentar.

On 04/12/2021 at 17:32, A345_Leadership said:

Lembrando que a Sky agora faz parte da Avianca Holdings.

Ainda não, vamos ver se com a saída do CH11, o negócio vai pra frente.

Aparentemente a ITA largou Curitiba, já faz uns dias que devido e frota reduzida não estavam cumprindo o GIG-CWB-POA e volta, agora parece que abandonaram de vez pois não há voos previstos nas próximas semanas em pesquisa no site. 

14 hours ago, TheJoker said:

Ainda não, vamos ver se com a saída do CH11, o negócio vai pra frente.

E ambas negaram qualquer aceno à fusão (ao menos 'superficialmente', por trás tudo é possível). 

https://www.ch-aviation.com/portal/news/108326-chiles-sky-denies-avianca-merger-reports

https://airgways.com/2021/10/05/avianca-desmiente-fusion-sky-airline/  

22 minutes ago, Ceccatto said:

Aparentemente a ITA largou Curitiba, já faz uns dias que devido e frota reduzida não estavam cumprindo o GIG-CWB-POA e volta, agora parece que abandonaram de vez pois não há voos previstos nas próximas semanas em pesquisa no site. 

GRU-CWB volta no final do mês.

H 8I5313 24DEC24DEC 0000500 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 27DEC31DEC 1000500 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 10JAN21FEB 1000000 162320 0630CWBCWB J     seg, qua e sex
H 8I5313 12JAN23MAR 0030000 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 14JAN25MAR 0000500 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 01FEB22FEB 0200000 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 03FEB24MAR 0004000 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 07MAR21MAR 1000000 162320 0630CWBCWB J
H 8I5313 08MAR22MAR 0200000 162320 0630CWBCWB J

A partir de jan22, vai voo a tarde, se conseguirem operar com 6 aviões.

H 8I5350 03JAN03JAN 1000000 162320 1655CWBCWB J
H 8I5350 10JAN31JAN 1030507 162320 1625CWBCWB J
H 8I5350 01FEB24MAR 0204000 162320 1625CWBCWB J
H 8I5350 02FEB25MAR 0030500 162320 1620CWBCWB J
H 8I5350 06FEB21FEB 1000007 162320 1620CWBCWB J
H 8I5350 06MAR21MAR 1000007 162320 1620CWBCWB J

Comentei algumas semanas sobre uma reserva que tinha para CWB e 2 dias depois que emiti o trecho a ITA cancelou a rota. Hoje aproveitei que pousei no GIG e fui no guiche da ITA.

Quando informei a situação da minha reserva para CWB a funcionária já disse "ihh.. Curitiba a situação é complicada".

Falei que existe a normativa da ANAC que a cia aérea deve oferecer opção de acomodar em outra empresa caso ela não tenha opção na rota, ela falou uma desculpa qualquer que a ITA não está homologada para remarcar nas demais cias.. evidente que eu confrontei.

Até que chegou a situação mais bizarra de todas, eu falei "então a saída é entrar na justiça?". Sabem qual foi a resposta? Ela disse que sim, que muitos clientes estão fazendo isso e conseguindo uma liminar para a ITA remarcar em outra empresa.

Obs.: Na minha frente um casal que chegou no aeroporto para fazer check-in e não havia sido informado informado o voo não existia mais.

https://www.aeronautas.org.br/submanchetes/314-sub-manchete-1/11000-itapemirim-sna-vai-ingressar-com-ação-contra-a-suspensão-de-planos-de-saúde.html

O SNA vai propor uma ação coletiva contra a Itapemirim Transportes Aéreos devido à suspensão por parte da empresa do plano de saúde da Amil Assistência Médica S/A para os tripulantes.

Após ter recebido denúncias dos aeronautas que não conseguiram realizar exames e consultas médicas, o SNA enviou ofício com questionamentos à empresa.

Em resposta, a ITA afirmou que “experimenta dificuldades financeiras”, sem no entanto explicar a situação dos planos de saúde.

“A ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS LTDA., experimenta dificuldades financeiras ocasionadas principalmente pelos reflexos gerados pela crise que assola o Brasil e o mundo, decorrente da pandemia relacionada ao COVID/19, atingindo diversos segmentos empresariais. Contudo, estamos envidando esforços para extirpar todas as pendências sofridas em razão do desarrazoado impacto. Informamos que temos como previsão para eliminarmos demandas inconclusas até 22 de dezembro de 2021”, diz o texto enviado pela companhia.

40 minutes ago, TheJoker said:

“A ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS LTDA., experimenta dificuldades financeiras ocasionadas principalmente pelos reflexos gerados pela crise que assola o Brasil e o mundo, decorrente da pandemia relacionada ao COVID/19, atingindo diversos segmentos empresariais. Contudo, estamos envidando esforços para extirpar todas as pendências sofridas em razão do desarrazoado impacto. Informamos que temos como previsão para eliminarmos demandas inconclusas até 22 de dezembro de 2021”, diz o texto enviado pela companhia.

HAHAHAHAHAHA

Agora a pandemia é culpada? 

Mas quem lançou voos em plena pandemia?

Quem atirou para todos os lados em termos de bases?

Quem trouxe vários aviões sem antes consolidar?

Quem preferiu cancelar a malha regular, f*der clientes e fazer charter para MVD?

• Like 1
  • Thanks 12

Provavelmente sindicato e Anac vão parar a ITA de voar antes que ela tenha a decência de admitir que não consegue manter operações e pagar salários e sair de cena. 

• Like 1

Que pena ! Eu sempre gosto quando uma nova cia entra no mercado. Sempre vi a ITA com um pouco de receio devido aos problemas com a cia. de ônibus. Mas queria acreditar que fosse diferente.
Acho que está dando ruim.

4 hours ago, sdu_gig said:

Comentei algumas semanas sobre uma reserva que tinha para CWB e 2 dias depois que emiti o trecho a ITA cancelou a rota. Hoje aproveitei que pousei no GIG e fui no guiche da ITA.

Quando informei a situação da minha reserva para CWB a funcionária já disse "ihh.. Curitiba a situação é complicada".

Falei que existe a normativa da ANAC que a cia aérea deve oferecer opção de acomodar em outra empresa caso ela não tenha opção na rota, ela falou uma desculpa qualquer que a ITA não está homologada para remarcar nas demais cias.. evidente que eu confrontei.

Até que chegou a situação mais bizarra de todas, eu falei "então a saída é entrar na justiça?". Sabem qual foi a resposta? Ela disse que sim, que muitos clientes estão fazendo isso e conseguindo uma liminar para a ITA remarcar em outra empresa.

Obs.: Na minha frente um casal que chegou no aeroporto para fazer check-in e não havia sido informado informado o voo não existia mais.

Realmente nenhuma cia aceita acomodação da ITA. Eu não consigo afirmar se ela não é homologada, mas o que se sabe é que ela não consegue acomodar nas demais pq não pode e as congêneres não podem aceitar.

Há um grande número de colaboradores da Orbital (empresa que atende a Ita nos aeroportos) pedindo demissão justamente pq a empresa é desorganizada.

a empresa só é boa mesmo para aqueles que ficam postando no LinkedIn 

• Like 3
2 hours ago, TheJoker said:

Avelo, Breeze e outras começaram durante a pandemia, Alitalia e South African tiveram um reboot. Alguma tá devendo salários e benefícios para os funcionários? Pandemia tá aí pra todo mundo e não é desculpa pra pilantragem.

1 hour ago, Bonotto said:

Que pena ! Eu sempre gosto quando uma nova cia entra no mercado. Sempre vi a ITA com um pouco de receio devido aos problemas com a cia. de ônibus. Mas queria acreditar que fosse diferente.
Acho que está dando ruim.

Eu sempre tive o meu pé atrás também, mas quando o avião chegou e começou a certificação, até botei fé. Mas agora, o caminho vai ser parar mesmo.

• Thanks 1

É incrível a falta de seriedade, de respeito, o cinismo; não somente com clientes, mas também com aqueles que colocam suas esperanças de trabalhar dignamente na aviação. Por esses, lamento profundamente o que parece que irá ocorrer, mas a verdade é que a picaretagem estava aos olhos de todos desde as primeiras semanas de operação. A regulação falhou ao permitir que um grupo tecnicamente falido e envolto em disputas judiciais tivesse autorização para entrar no transporte aéreo.

Edited by F-GSPN