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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


B737-8EH
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Cara como uma empresa pega um aviao com motor prestes a vencer tendo uma malha apertada a cumprir? Faltam palavras, eu queria nao acreditar e nao ver a real situação pelos muitos amigos de terra e voo que conseguiram se recolocar por la. Mas mais uma vez a aviação da uma rasteira neles, em 3 anos 3 demissões com dois calotes…para quem pode o jeito e ter a segurança de voar la fora e garantir uma aposentadoria digna um dia….aos amigos Aeroita a menos de 2 anos estive nessa situação e so me resta desejar boa sorte, apesar dos pesares estamos na torcida.

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Primeira vez que vejo uma companhia aérea brasileira parar pela negativa da empresa de handling em prestar serviço.

Continuamos nos superando!

5 hours ago, TheJoker said:

O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17), para uma reestruturação interna.

Ela não suspendeu, foi suspendida.

5 hours ago, PT-KTR said:

Mermão rs suspender operações em uma sexta-feira!

Bom, a última empresa que foi ao chão e voltou foi a PASSAREDO e em partes a BRA, então já sabe né.

O pau já nasceu torto, não vai dar certo Mk. 2.

5 hours ago, F-GSPN said:

Quanta gente vai ter seu Natal arruinado por esses aventureiros? Muita gente que não se vê há pelo menos dois anos….muita gente sem salário e sem perspectivas de um novo emprego…

Isso não se faz…

 

5 hours ago, sdu_gig said:

Absurdo! No fim das contas quem se ferra serão os passageiros.

Há o prejuízo dos passageiros, mas também dos funcionários, financeiramente até pior: sem pagamento dos salários, dos direitos trabalhistas e sem emprego.

3 hours ago, Ceccatto said:

E pensar que há menos de 1 mês estavam festejando "as primeiras operações internacionais da ITA", com os fretamentos para Montevideo, 

Uma comemoração fake, f*deu a malha inteira para ter dólares para pagar mais algumas semanas de operação.

3 hours ago, A350XWB said:

Lançar uma operação natimorta pra parar há uma semana do natal. 

Morte mais anunciada que já houve. E teve gente acreditando que era torcida contra. 

Quem tem um mínimo de conhecimento da aviação brasileira, pensa exatamente como tu em relação a ITA.

2 hours ago, alferreira said:

Não tem como "pegar" a diretoria, proprietários, alta cúpula e recolher os passaportes (se ainda der tempo) para não fugirem? Aliás, me corrigindo, nem sei se precisa, para que fugir? Provavelmente não vai sobrar nada de ruim para eles... Esses caras terão que responder para funcionários e clientes e devem ter bens para cobrir estas dívidas. Agora, se vão pagar, é outra conversa (o Canhedo já pagou tudo?). 

Alferreira, meu conhecimento em formação de empresas é rudimentar, então peço desculpas se falar bobagem. Mas, em relação à sua dúvida, estas empresas podem ter a natureza jurídica que blinda os impactos de seus gestores sobre a Pessoa Física dos seus controladores, o famoso Ltda. Não sei se a ITA é/era assim, mas há salvaguardas de proteger o empresariado para que ele não seja punido na PF por erros de gestores na PJ, se não há isso torna o ambiente de negócio desestimulante para novas empresas.

Entretanto, se os credores e funcionários conseguirem provar que os gestores usaram a empresa como forma de enriquecimento pessoal de forma ilícita, aí sim pode ir para a esfera da PF e ter arresto de bens. 

1 hour ago, PT-KTR said:

Se os lessors forem espertos já pedem o arresto.

E é mais uma pedra no caminho de quem quiser começar corretamente uma empresa neste país.

Imagina o prêmio que colocaram nos contratos de leasing da ITA, as salvaguardas...

Fico curioso para saber quem são os lessors, não imagino AerCap, BOC Aviation, SMBC sendo os locatários.

42 minutes ago, Red Flyer said:

Cara como uma empresa pega um aviao com motor prestes a vencer tendo uma malha apertada a cumprir? Faltam palavras, eu queria nao acreditar e nao ver a real situação pelos muitos amigos de terra e voo que conseguiram se recolocar por la. Mas mais uma vez a aviação da uma rasteira neles, em 3 anos 3 demissões com dois calotes…para quem pode o jeito e ter a segurança de voar la fora e garantir uma aposentadoria digna um dia….aos amigos Aeroita a menos de 2 anos estive nessa situação e so me resta desejar boa sorte, apesar dos pesares estamos na torcida.

Não se se serve de consolo, mas o prejuízo foi pouco. Cinco, sete, oito meses? Imagina se fosse uns 3 anos ou mais...

Solidarizo com os funcionários da linha de frente da ITA, muitos foram para lá porque saíram das grandes e estavam sem colocação, sem falar novatos. São as maiores vítimas.

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5 hours ago, sdu_gig said:

 

O que aconteceu é a prova que os critérios da ANAC são no mínimo obsoletos.

 

5 hours ago, sdu_gig said:

Coloca na conta da ANAC que liberou uma empresa dessas de operar.

Absurdo! No fim das contas quem se ferra serão os passageiros.

Imagina quem está em viagem e precisa retornar pra casa.

O novo diretor da ANAC foi indicação pessoal do PRESIDENTE brasileiro ... aquelas lives do Bozo com o busão da Itapemirim em cima da mesa não me deixam pensar outra coisa que não seja que ele tinha um relacionamento de amizade com o Piva assim como ele tem com o "véi da Havan" . Isso explicaria muito coisa inclusive a empresa chegar aonde chegou de maneira tão bizarra e  surreal... Lembrando que o Piva a pouco mais de semana estava falando em trazer A330 e A321 e começar a voar pra Buenos Aires ... :macumba:

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5 hours ago, Boeing_Rules said:

 

O novo diretor da ANAC foi indicação pessoal do PRESIDENTE brasileiro ... aquelas lives do Bozo com o busão da Itapemirim em cima da mesa não me deixam pensar outra coisa que não seja que ele tinha um relacionamento de amizade com o Piva assim como ele tem com o "véi da Havan" . Isso explicaria muito coisa inclusive a empresa chegar aonde chegou de maneira tão bizarra e  surreal... Lembrando que o Piva a pouco mais de semana estava falando em trazer A330 e A321 e começar a voar pra Buenos Aires ... :macumba:

Mais uma que é culpa do presidente kkkkkkkkkkkkkk

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Putz sobrou para Biroliro!

Queria saber qual a dificuldade de alguns foristas em entender que a ANAC não tem culpa na questão ITA? A empresa foi lá, apresentou documentação que é puramente técnica, efetuou voos de demonstração e foi aprovada. Ponto final.

A queda da ITA é oriunda de má gestão administrativa, de um dono louco, de um planejamento comercial e de malha bizarro e sobre isso a agência não tem influência ou poder, aliás o que ela devia, o fez ontem: suspendeu o COA! Se o Piva surtar na segunda e quiser recomeçar, não pode, simples.

Quanto ao tosco presidente da República, até onde sei o atual presidente da ANAC já era servidor da mesma antes de ser empossado no trono maior da agência.

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6 minutes ago, PT-KTR said:

Putz sobrou para Biroliro!

Queria saber qual a dificuldade de alguns foristas em entender que a ANAC não tem culpa na questão ITA? A empresa foi lá, apresentou documentação que é puramente técnica, efetuou voos de demonstração e foi aprovada. Ponto final.

A queda da ITA é oriunda de má gestão administrativa, de um dono louco, de um planejamento comercial e de malha bizarro e sobre isso a agência não tem influência ou poder, aliás o que ela devia, o fez ontem: suspendeu o COA! Se o Piva surtar na segunda e quiser recomeçar, não pode, simples.

Quanto ao tosco presidente da República, até onde sei o atual presidente da ANAC já era servidor da mesma antes de ser empossado no trono maior da agência.

Me desculpe KTR, mas vc está errado.

No processo de homologacao de empresa aerea 121, antes da publicacao da outorga de concessão, é necessário que a companhia e seus sócios demonstrem seu histórico financeiro, por meio de declarações da RFB, etc.

 

Alem disso, é conduzida uma ampla investigação a respeito da companhia e seus sócios, por meio de todas as agências federais de controle: Receita Federal, Policia Federal, ABIN, Etc etc.

isso, inclusive, fez com que a outorga da ITA demorasse mais do que o normal p sair… Tinha muita gente no governo/anac que nao queria aprovar… 

 

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To com 3 paxs em GRU agora, ao vivo, quebradeira geral. Paxs da ITA não deixando os outros embarcarem, protesto em frente as catracas de embarque, totem voando, o apocalipse!

Praticamente todos os voos, de todo mundo, vão sair atrasados ao que parece.

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5 minutes ago, B737-8EH said:

Me desculpe KTR, mas vc está errado.

No processo de homologacao de empresa aerea 121, antes da publicacao da outorga de concessão, é necessário que a companhia e seus sócios demonstrem seu histórico financeiro, por meio de declarações da RFB, etc.

Alem disso, é conduzida uma ampla investigação a respeito da companhia e seus sócios, por meio de todas as agências federais de controle: Receita Federal, Policia Federal, ABIN, Etc etc.

isso, inclusive, fez com que a outorga da ITA demorasse mais do que o normal p sair… Tinha muita gente no governo/anac que nao queria aprovar… 

 

Me mostra no RBAC onde está isso! 

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Recebi pelo WhatsApp 

Desconheço a veracidade 


ANAC assumiu a reacomodação dos clientes que compraram Itapemirim. Com isso, as cias Azul, Gol e latam vão começar também a receber os pedidos de reacomodação da ANAC, o que é bom para os clientes de curtíssimo prazo.

A Azul já está recebendo os clientes no próprio aeroporto; Gol e Latam estão recebendo pela ANAC.

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23 minutes ago, PT-KTR said:

Me mostra no RBAC onde está isso! 

RBAC 119, item 119.36, para começar. 
 

e vc pode tambem puxar o arcabouço de normas especificas das SAS, se preferir. 
 

abrs

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“119.36 - Requisitos econômicos, financeiros e jurídicos. Todos os operadores 

(a) Os requisitos econômicos, financeiros e jurídicos necessários à obtenção da autorização  jurídica de funcionamento de uma empresa de transporte aéreo são estabelecidos em normas específicas da Superintendência de Serviços Aéreos (SSA) da ANAC. A ANAC requer que seja demonstrado haver capital suficiente para fazer frente aos custos já gerados ou a serem gerados pela execução dos programas de treinamento e de manutenção aprovados, incluindo os custos operacionais previstos, sempre considerando uma reserva para contingências, visando determinar a saúde financeira do requerente. (b) Se por razões econômicas, financeiras ou jurídicas o detentor de certificado não for mais capaz de conduzir uma operação segura, seu certificado deixará de ser válido, ensejando as sanções previstas no parágrafo (a)(2) da seção 119.36.“

Ou a empresa mentiu ou a ANAC falhou?

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57 minutes ago, thor.rao said:

Recebi pelo WhatsApp 

Desconheço a veracidade 


ANAC assumiu a reacomodação dos clientes que compraram Itapemirim. Com isso, as cias Azul, Gol e latam vão começar também a receber os pedidos de reacomodação da ANAC, o que é bom para os clientes de curtíssimo prazo.

A Azul já está recebendo os clientes no próprio aeroporto; Gol e Latam estão recebendo pela ANAC.

Tomara! Nos vídeos dá pra ver mta gente humilde q deve ter feito parceladinho pra visitar os parentes no final de ano. Que consigam reacomodação dentro do possível.

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7 minutes ago, MRN said:

“119.36 - Requisitos econômicos, financeiros e jurídicos. Todos os operadores 

(a) Os requisitos econômicos, financeiros e jurídicos necessários à obtenção da autorização  jurídica de funcionamento de uma empresa de transporte aéreo são estabelecidos em normas específicas da Superintendência de Serviços Aéreos (SSA) da ANAC. A ANAC requer que seja demonstrado haver capital suficiente para fazer frente aos custos já gerados ou a serem gerados pela execução dos programas de treinamento e de manutenção aprovados, incluindo os custos operacionais previstos, sempre considerando uma reserva para contingências, visando determinar a saúde financeira do requerente. (b) Se por razões econômicas, financeiras ou jurídicas o detentor de certificado não for mais capaz de conduzir uma operação segura, seu certificado deixará de ser válido, ensejando as sanções previstas no parágrafo (a)(2) da seção 119.36.“

Ou a empresa mentiu ou a ANAC falhou?

Aí o cara vai deposita uns milhões numa conta X, mete o extrato na documentação e tá aprovado.

A ANAC na fica ali vigiando essa conta! Logo, não vejo culpa na agência.

Antigamente, para abrir uma empresa o cara tinha que ir ao DAC/ANAC primeiro, obter autorização para registro na Junta Comercial, registrar, ter autorização para funcionamento jurídico, etc. E mesmo assim picaretas conseguiam. 

Piva é ex-auditor da RFB, vocês acham mesmo que qualquer proteção de regulamentos não seria vencida por ele?

Continuo defendendo a agência! 

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Dentro dessa situação toda, ainda penso que a Orbital foi prudente em suspender a prestação dos serviços antes do natal, impedindo o embarque das pessoas. O caos seria sem precedentes se a Ita parasse entre o natal e o ano novo e esses milhares de passageiros ficassem retidos nos seus destinos, sem poder retornar. Lembrei daquela confusão de quando a Varig parou e deixou mt gente no exterior. Snme, o governo até teve que entrar na estória.

Falaram sobre a regulamentação da ANAC etc, acredito que deveriam passar a exigir a obrigatoriedade de um seguro acompanhado de plano de resgate de passageiros para episódios como esse.

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7 minutes ago, rafael amarante said:

 

Falaram sobre a regulamentação da ANAC etc, acredito que deveriam passar a exigir a obrigatoriedade de um seguro acompanhado de plano de resgate de passageiros para episódios como esse.

A345, LipeGIG defendem isso a anos aqui! Mas, o poder concedente não o faz.

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50 minutes ago, Kal_Center said:

Tomara! Nos vídeos dá pra ver mta gente humilde q deve ter feito parceladinho pra visitar os parentes no final de ano. Que consigam reacomodação dentro do possível.

Eu passei lá na situação mais cedo. De fato, um perfil de pessoas bem mais humilde que os das outras cias.

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2 hours ago, Kal_Center said:

To com 3 paxs em GRU agora, ao vivo, quebradeira geral. Paxs da ITA não deixando os outros embarcarem, protesto em frente as catracas de embarque, totem voando, o apocalipse!

Praticamente todos os voos, de todo mundo, vão sair atrasados ao que parece.

Aí já acho que perdem a razão. O que um passageiro de uma outra companhia tem a ver?

1 hour ago, MRN said:

“119.36 - Requisitos econômicos, financeiros e jurídicos. Todos os operadores 

(a) Os requisitos econômicos, financeiros e jurídicos necessários à obtenção da autorização  jurídica de funcionamento de uma empresa de transporte aéreo são estabelecidos em normas específicas da Superintendência de Serviços Aéreos (SSA) da ANAC. A ANAC requer que seja demonstrado haver capital suficiente para fazer frente aos custos já gerados ou a serem gerados pela execução dos programas de treinamento e de manutenção aprovados, incluindo os custos operacionais previstos, sempre considerando uma reserva para contingências, visando determinar a saúde financeira do requerente. (b) Se por razões econômicas, financeiras ou jurídicas o detentor de certificado não for mais capaz de conduzir uma operação segura, seu certificado deixará de ser válido, ensejando as sanções previstas no parágrafo (a)(2) da seção 119.36.“

Ou a empresa mentiu ou a ANAC falhou?

Acredito que isso é fácil enganar, como o KTR disse. Há profissionais especializados em destrinchar a legislação e as exigências necessárias, em todos os setores.

1 hour ago, Kal_Center said:

Tomara! Nos vídeos dá pra ver mta gente humilde q deve ter feito parceladinho pra visitar os parentes no final de ano. Que consigam reacomodação dentro do possível.

Taí uma chance de alguma empresa fazer uma média, dizendo: "a xpto aceitará x mil passageiros de graça da ITA". É prejuízo, mas lá na frente pode ser recompensado. Calculo que, se são 20 mil passageiros no chão, com ticket médio de 800 reais (ida + volta), estamos falando de R$ 16 milhões, eu reacomodo 25% destes, aí vem a concorrência e faz isso...

39 minutes ago, PT-KTR said:

A345, LipeGIG defendem isso a anos aqui! Mas, o poder concedente não o faz.

Não faz porque vem os reclamões dizendo que o "Estado interfere na economia, que isso se torna burocrático, etc", mas aí dá um merd@ dessa.

E as empresas não ajudam também, poderiam criar um fundo em que cobra R$ 1, não obrigatório, de cada passagem vendida para fins de realocação de passageiros, um FGC dos ares. Quando a Monarch quebrou, nenhum passageiro inglês ficou no chão graças a este seguro.

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8 minutes ago, PT-KTR said:

FVG - Fundo de Viagem Garantida kkkkkk, não precisa nem cobrar do pax, toda empresa teria que recolher 1 real da passagem, simples.

Mas aí a empresa alega que é mais "um imposto", que encarecerá a operação, etc.

Choram por migalhas.

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2 hours ago, thor.rao said:

Recebi pelo WhatsApp 

Desconheço a veracidade 


ANAC assumiu a reacomodação dos clientes que compraram Itapemirim. Com isso, as cias Azul, Gol e latam vão começar também a receber os pedidos de reacomodação da ANAC, o que é bom para os clientes de curtíssimo prazo.

A Azul já está recebendo os clientes no próprio aeroporto; Gol e Latam estão recebendo pela ANAC.

Pode até ser que reacomodem adiante. Mas as próximas três semanas são as mais movimentadas da aviação brasileira. Os voos certamente estarão lotados. Como reacomodar? A não ser que criem voos extras com as aeronaves que estão em preservação…

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