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Itapemirim Linhas Aéreas - Atualizações


B737-8EH
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47 minutes ago, Roadster said:

STF vai botar quente… vou procurar de toda maneira linkar a Ita ao Governo Federal. 

Depois que um dos togados do STF soltou um mega traficante que em minutos desapareceu, não acredito na lisura deste órgão.

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15 hours ago, PT-KTR said:

Fiquei emocionado e tocado pela entrevista do Piva ao Estadão.

Danado eh o estadão dá vez e voz a esse bandido.

 

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https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,fomos-pegos-de-surpresa-com-a-parada-da-ita,70003933748

Entrevista com Juliano Norman, presidente da ANAC.

Por Circe Donatelli

23/12/2021

A paralisação repentina dos voos da ITA na noite da última sexta-feira – deixando mais de 45 mil pessoas com passagens na mão – surpreendeu todo o setor da aviação, até mesmo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar”, afirmou o seu presidente, Juliano Noman, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Além de autorizar a operação das empresas aéreas, a Anac é responsável pela fiscalização das operações. Justamente por isso, tornou-se alvo de questionamentos pela crise provocada pela ITA, empresa criada pelo grupo empresarial Itapemirim, em recuperação judicial, e que recebeu este ano autorização para voar. Noman rebateu os questionamentos, dizendo que não era possível prever a interrupção dos voos da Ita porque, do lado operacional, tudo corria normalmente.

Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

A Anac já sabe, com clareza, qual a situação da ITA e por que parou de voar?
O primeiro ponto é que nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar. Estávamos acompanhando as operações da ITA, assim como de todas as outras empresas. Havia um movimento de retomada. A própria ITA estava melhorando a ocupação das aeronaves porque, na medida em que vai ficando mais conhecida, mais as pessoas compram suas passagens.

A ITA não explicou para a Anac o motivo da parada?
O que nos informaram, num primeiro momento, é que uma das empresas que prestavam serviços de balcão e check-in iria parar por questão de inadimplência. Por causa disso, a ITA não teria mais condições de processar os voos. Recebemos uma comunicação formal. Tudo isso aconteceu por volta das 18h de sexta-feira.

A ITA poderá voltar a voar?
Até poderá, mas para isso terá de demonstrar que tem condições. A empresa não pode parar de voar, deixar um monte de passageiro no chão e depois, simplesmente, dizer que vai voltar a voar.

A ITA já mostrava dificuldade financeira, com atrasos de salário e pagamento de fornecedores.
Veja a Latam, por exemplo. Está no Chapter Eleven (capítulo 11 na legislação dos EUA, o equivalente à recuperação judicial do Brasil). Já vimos notícias sobre situações de inadimplência da Gol e da Azul, por exemplo. É importante lembrar que estamos superando a maior crise da história do setor aéreo. Sabemos que há desafios financeiros para todas as empresas aéreas do mundo por conta da pandemia. Mas, era previsível que a ITA iria parar? Não.

O fato de a Anac ter sido pega de surpresa não indica a necessidade de aprimorar o processo de emissão das autorizações de voo e de fiscalização das empresas?
A autorização é um processo vinculado. O que isso quer dizer? Todo mundo tem de passar pelas mesmas etapas de comprovação de capacidade operacional, técnica e de segurança, entre outras coisas, dentro de regras de padrão internacional. Aí se consegue o certificado. Do contrário, não tem investimento. Ninguém vai trazer avião, treinar piloto, contratar comissário, montar site, implementar sistemas de manutenção se, na hora de receber o certificado, chegar alguém e disser ‘peraí, essa empresa não merece, essa sim, essa talvez’.

Nesse caso, o pedido veio de um grupo empresarial já em recuperação judicial, a Itapemirim. Isso não tem peso nenhum no processo?
A empresa que veio aqui na Anac pedir o certificado é de transporte aéreo. É um CNPJ diferente da empresa rodoviária, que está em recuperação judicial. Antes de conceder a outorga, encaminhamos ofício ao juiz e ao administrador do processo de recuperação judicial, e também ao Ministério Público. A resposta que recebemos do Ministério Público foi de que a ITA não estava inclusa na recuperação judicial. O juiz e o administrador não responderam.

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https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/ate-pelos-uniformes-dos-funcionarios-itapemirim-deixou-de-pagar-conta-toda.html

 

Por Nelson Lima Neto

Segue um exemplo de como a Itapemirim, a empresa aérea que encerrou suas atividades de uma hora para outra, tinha sérios problemas de gestão.

No TJ de SP, a empresa KLZ Indústria e Comércio de Confecções e Assessórios LTDA cobra o que falta a ser pago pelos novos uniformes usados pela companhia em 2021. A dívida é, no final das contas, de R$ 176.501,48, já contados juros

O valor a ser pago pelo contrato acertado era de R$ 708.369,63, em cinco prestações ao longo de 2021.

Pois a Itapemirim honrou apenas uma das obrigações. As demais estavam sendo pagas pelo próprio dono, Sidnei Piva de Jesus, mas o último depósito foi feito em setembro.

 

Imaginando a contabilidade dessa empresa....

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1 hour ago, PT-KTR said:

Sabem quando o Kakinoff, Jerônimo ou João Rogério vão sentar diante do Cabrini? Nunca!

 

Não aguentam a pressão?

"Pede para sair, 02"

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Questionada pela reportagem se não houve alguma falha em permitir uma empresa sem capital aparentemente suficiente, a Anac afirmou que sua análise é estritamente técnica e segue padrões internacionais. Segundo a agência, exigir capital social mínimo para a criação de uma companhia do tipo seria "criar uma barreira artificial à entrada de empresas que teriam condições de se constituírem tecnicamente com um dispêndio de recursos financeiros menor, sem a devida garantia de que o capital será utilizado em benefício da empresa"

https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2021/12/25/itapemirim-concessao-outorga-justica-voos-recuperacao-judicial-suspensao.htm

:anta:

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1 hour ago, PP-FAB said:

Vão ter que ficar no prejuízo e ver o caloteiro dando entrevista (na TV pró governo) mais tarde...

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Meus prezados

Mais um blog a se pronunciar sobre a entrevista do Piva

https://youtu.be/4YxqtMPuXJw?t=2

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55 minutes ago, Pessoa 1985 said:

Vão ter que ficar no prejuízo e ver o caloteiro dando entrevista (na TV pró governo) mais tarde...

Não sei se você sabe, mas o Cabrini é crítico ferrenho do Governo. Acho que não tem nada a ver “TV pró governo”, e sim a capacidade do entrevistador. Ele sempre consegue uma entrevista com quem tá em destaque na mídia. E eu não vou perder!

Edited by MRN
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O meu comentário sobre a entrevista é: coitada da VoePass que também usa as cores amarelo e preto, e apareceu algumas vezes no decorrer da reportagem, acredito que por engano, mas acho que tá na hora de fazer uma jogada de marketing e mudar as cores pra não ser novamente associada a esse imbróglio que virou a ITA.

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Se metade do que o Piva falou for verdade, a Itapemirim será maior que a American Airlines, se só um quarto for verdade ele compra a Azul em 6 meses, em momento algum ele mostrou algum plano estratégico de revitalização empresarial, Itapemirim precisa de liderança corporativa. Os próximos capítulos serão tristes, a começar o pagamento do salários e dos direitos atrasados.

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