Jump to content

MS Táxi-Aéreo é cassada por operar clandestinamente


Recommended Posts

Meus prezados

MS Táxi-Aéreo é cassada por operar clandestinamente

A empresa Mato Grosso do Sul Taxi-Aéreo (MS Táxi-Aéreo), localizada no Estado do Centro-Oeste, teve o Certificado de Operador Aéreo (COA) cassado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta semana. O motivo: prática de Transporte Aéreo Clandestino de Passageiro (TACA). A empresa ainda foi multada em R$ 75 mil por uma série de infrações envolvendo três aeronaves.

O primeiro dos cinco processos contra a MS Táxi-Aéreo foi instaurado em 2018. De acordo com a Anac, foi constatada, na ocasião, a utilização, de forma indevida, de três aeronaves (matrículas PT-RVJ, PT-VMF e PT-VKY) durante o período em que o COA da empresa se encontrava suspenso.

A agência reguladora ainda relata que outra irregularidade envolveu voo com a aeronave PT-VKY. Segundo a Anac, o equipamento que se encontrava sem condições de aeronavegabilidade, entre Campo Grande e Miranda (MS). A aeronave foi utilizada para transporte de passageiros sem possuir autorização para realizar táxi-aéreo. As penalidades administrativas, como a cassação do COA do operador aéreo e multa, estão previstas na Resolução nº 472/2018 da Anac.

Conforme o Artigo nº 261 do Código Penal, a prática de TACA pode configurar crime ao colocar em risco vidas de pessoas a bordo e em solo. A empresa MS Táxi Aéreo sofre ainda, no campo criminal, investigação pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul (DECO-MS), que apura as circunstâncias do acidente aéreo que matou o piloto da MS Marcos David Xavier em 2016.

C
ONSULTA PARA UTILIZAÇÃO DE TÁXI-AÉREO

A Anac alerta para os riscos do táxi-aéreo clandestino e disponibiliza o aplicativo Voe Seguro, de consulta fácil e rápida, ao interessado que quiser checar se a aeronave ou a empresa contratada tem permissão para prestar o serviço. Basta digitar os dados da empresa (razão social ou CNJP) ou a matrícula da aeronave (exemplo: PT-XYZ) para obtenção da informação de forma instantânea. A lista completa com as empresas autorizadas a oferecer o serviço de táxi-aéreo também pode ser consultada no site da Agência.

Fonte: Rodrigo Vieira para site PANROTAS 16 set 2020

 

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade