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Incêndio atinge uma das passarelas do aeroporto de São Luís


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Na tarde deste sábado (26), ocorreu um incêndio no aeroporto Marechal da Cunha Machado, em São Luís. Pessoas que passavam na avenida próximo ao aeroporto conseguiam observam a fumaça vindo do local.

De acordo com informações, o fogo atingiu uma das passarelas de embarque do aeroporto. O incêndio foi apagado por uma equipe de combate a incêndio da Infraero.

O Imparcial

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O negócio foi feio. Praticamente destruiu o finger 1. O PR-GGM estava na posição, mas não estava acoplado. Aparentemente não foi danificado. Recebi os vídeos pelo WhatsApp, mas não sei como postar aqui

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28 minutes ago, Roadster said:

O negócio foi feio...

 Impressionante. O aeroporto é relativamente novo e já está nessa situação. Tudo mal feito, superfaturado... Vergonha mesmo 

Uns 20 anos que ele tem essa configuração atual.

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O ar condicionado desses fingers eram antigos e não davam conta do calor, também era comum desviar de lixeiras usadas para coletar água que caia do teto. Fico aliviado que os danos foram só materiais.

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Os fingers geralmente são locais bem sensíveis ao risco de incêndio, pois misturam fiação de alta voltagem com acabamentos plásticos e pisos emborrachados, ao mesmo tempo em que são estruturas que ficam mais expostas às condições climáticas.

Exigem um cuidado especial e frequente de manutenção para evitar esse tipo de problema.

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On 27/09/2020 at 01:42, Braconi said:

Já houve casos assim em outras localidades (dentro / fora) do Brasil?

Somos os primeiro país? :Brazil: 

Não, não somos. Basta uma pesquisa no tio google. E não foram poucos.

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É sempre a combinação "eletricidade de alta voltagem/amperagem + plásticos + borrachas". Qualquer descuido de manutenção é suficiente pra surgir um incêndio .

É só observar também a quantidade de incidentes com tratores de push back elétricos pegando fogo em aeroportos europeus. E eles tem a mesma receita de bolo dos fingers para se incendiarem. Ironicamente, incêndios são raríssimos nas versões de combustão interna desses tratores. O que era pra ser ecológico no fim vira uma bela fogueira de fumaça preta.

Em off, esse é um dos motivos que temos para levantar uma sobrancelha em relação à esses novíssimos aviões elétricos voando por aí com toneladas de baterias de lítio somadas a plásticos e borrachas para dar e vender.

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1 hour ago, Bonotto said:

Não, não somos. Basta uma pesquisa no tio google. E não foram poucos.

Eu  pesquisei no Google, sem sucesso. Não apenas em português, e talvez meu inglês não tenha ajudado, pelo visto.

Pesquisei algumas combinações com as palavras: airport / jet bridge / air bridge / catches/caught / fire,  e tudo o que retornou foram os links referentes ao QRU de São Luis e outros casos envolvendo fogo em aeronaves, porões, motores; exceto casos de fogo exatamente como ocorrido em SLZ (na ponte de embarque). Quando recorri ao recurso do Google Imagens, não retornou nenhum outro caso,  a não ser o da ocorrência em questão.

Como você alega que não foram poucos os casos, seria possível compartilhar alguma informação que me possibilite achá-los no Google?
 

Edited by Braconi
.
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21 minutes ago, Braconi said:

Compreendo, você também não encontrou.

Não tem problema, meu amigo. 

 

 

 

 

 

Desculpa, não pude perder a oportunidade: http://letmegooglethat.com/?q=jet+bridge+fire

 

Mas, falando sério, olha que interessante esta reportagem da CBS sobre a falta de segurança nas jet bridges em aeroportos dos EUA. 

Edited by danton
erro de digitação
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23 minutes ago, danton said:

Desculpa, não pude perder a oportunidade: http://letmegooglethat.com/?q=jet+bridge+fire

 

Mas, falando sério, olha que interessante esta reportagem da CBS sobre a falta de segurança nas jet bridges em aeroportos dos EUA. 

Sim, esses equipamentos podem se tornar em algo bem inseguro se um bom programa de manutenção preventiva  não for executado, seja aqui ou em qualquer outro país.

Ao ler o resultado da sua pesquisa,  você notou que ocorrência de incendio em ponte de embarque só houve uma, a de SLZ?

Os demais casos de colapso estrutural, explosão de pneu, queda de pax,  que foram listados, são relevantes, porém o ponto aqui é encontrar alguma outra ocorrência envolvendo incêndio em ponte de embarque.
 

Edited by Braconi
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O push back de uma aeronave já é uma tarefa relativamente complexa quando dentro de uma operação normal, imagine com um incêndio ocorrendo a poucos metros do local onde é necessário manobrar e posicionar um trator milimetricamente, engatar a barra no trator e no trem dianteiro, retirar os calços, subir alguém ao cockpit para liberar o parking brake e etc, entre outros procedimentos que esqueci de citar. Daí pelo fato de a aeronave estar vazia e fechada, não faz sentido colocar pessoas em risco para evitar que o avião pegue fogo. Mesmo se tivesse alguem dentro do avião na hora que o fogo começou no finger, o certo seria evacuar o avião e se afastar.

O máximo que pode ser feito pra tentar salvar o avião é cobrir ele de espuma conforme fizeram os bombeiros. Se isso não for suficiente, aí já é um abacaxi pra seguradora descascar.

Edited by diasfly
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E uma observação sobre pesquisar no Google, nem tudo que não aparece nas primeiras páginas da busca do Google necessariamente não aconteceu. Alguns eventos nós só encontramos no Google digitando especificamente o nome do local e a data exata do ocorrido, então é difícil dizer que algo nunca aconteceu antes baseando-se apenas nisso.

Um jeito fácil de perceber esse buraco na busca Google é tentar buscar matérias sobre escândalos de corrupção ocorridos a mais de 10 anos atrás por exemplo, não se encontra nada sobre 99% de tudo que aconteceu, o motivo disso ninguém vai saber explicar, mas acredito que o algoritmo do Google enterra links que não recebem um mínimo de acessos após um certo período de tempo.

Sobre fingers pegando fogo, eu particularmente duvido muito que seja a primeira vez na história da humanidade que um finger pega fogo. Por ser um equipamento complexo e suscetível à propagação de fogo. Posso sim estar errado, mas as probabilidades jogam contra a hipótese do "Isso só acontece no Brasil".

Edited by diasfly
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A única parte boa o incêndio no finger é a destruição das propagandas do 123 Milhas que emporcalham os aeroportos, e a consequente extinção publicitária das caras de melão do Bruno de Luca e Zezé de Camargo. 

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5 hours ago, Braconi said:

Sim, esses equipamentos podem se tornar em algo bem inseguro se um bom programa de manutenção preventiva  não for executado, seja aqui ou em qualquer outro país.

Ao ler o resultado da sua pesquisa,  você notou que ocorrência de incendio em ponte de embarque só houve uma, a de SLZ?

Os demais casos de colapso estrutural, explosão de pneu, queda de pax,  que foram listados, são relevantes, porém o ponto aqui é encontrar alguma outra ocorrência envolvendo incêndio em ponte de embarque.
 

Não é todo tipo de evento que é possível ser encontrado no Google.

Suponho que a motivação do que aconteceu em São Luis não foi confirmada. Se ocorreu por alguma falha técnica é de fato algo incomum, mas não improvável. Dei uma checada no meu arquivo e a única coisa mais próxima que encontrei foi um incidente, motivado por origem externa, que aconteceu em Anchorage, que destruiu uma aeronave (B727) e a passarela que o avião seria conectado.

Para gerenciar uma situação como esta, há empresa aérea que estabelece no briefing pré-voo com a tripulação portas primárias e secundárias em caso de necessidade de saída rápida, para evitar, entre outras coisas, o direcionamento para o lado errado no caso de uma situação crítica enquanto em solo, com passageiros a bordo.

Apenas como registro, seguem abaixo algumas informações e um vídeo ...

 

https://reports.aviation-safety.net/1987/19870609-0_B721_N766AS.pdf

 

 

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