Jump to content

Dois morrem em confronto com a PF durante operação contra tráfico de drogas pelo Aeroporto de Viracopos


Recommended Posts

Dois morrem em confronto com a PF durante operação contra tráfico de drogas pelo Aeroporto de Viracopos

Segundo a polícia, após a apreensão de 58 kg de cocaína no aeroporto, em fevereiro, a PF mapeou a quadrilha e identificou os principais responsáveis.

 

Duas pessoas morreram em confronto com a Polícia Federal na manhã desta terça-feira (6) durante uma operação contra tráfico internacional de drogas por meio do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), informou a corporação. A PF não disse onde as mortes ocorreram.

Ao todo, são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão temporária nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Norte.

A operação, que recebeu o nome de Overload, conta com o apoio das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Receita Federal, além da corregedoria da PM. O aeroporto é o maior terminal de cargas do Brasil. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, informou ao G1 que colaborou com as investigações.

De acordo com a investigação, a organização criminosa é composta por brasileiros, que eram os responsáveis pelo fornecimento de cocaína que seria exportada para a Europa. Além disso, o grupo aliciava funcionários do aeroporto para que interferissem a favor da quadrilha nas atividades de logística do terminal.

 

As investigações começaram em fevereiro, com a apreensão, na área restrita de segurança do terminal, de 58 quilos de cocaína antes do embarque. Entre as pessoas presas, estão um policial militar e um policial civil.

Depois do flagrante, a Polícia Federal mapeou a rede criminosa, identificando as respectivas lideranças, as pessoas com quem se relacionaram e o processo empregado na exportação de grande quantidades de cocaína, a partir do aeroporto, com destino ao continente europeu. A quadrilha também operava para ocultar o lucro obtido com a prática criminosa.

Ainda segundo a investigação, entre os funcionários e ex-funcionários terceirizados do aeroporto que atuam com a quadrilha estão vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições a tripulantes e passageiros, que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior.

 

Forma de atuação

 

A Polícia Federal informou que o grupo tinha uma atuação "complexa e sofisticada, formada por três pilares:

 

  • Grupo de operadores externos: pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários do aeroporto e eram os responsáveis pelas tratativas com investidores e traficantes estrangeiros, assim como pelo aliciamento de empregados aeroportuários;
  • Grupo de operadores internos: empregados aeroportuários aliciados que exercem suas atividades na área restrita de segurança, especialmente em funções que envolvam carga e descarga de aeronaves e suas movimentações;
  • Grupo de operadores estrangeiros: traficantes em solo europeu responsáveis pela retirada da cocaína exportada a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

    Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/10/06/pf-cumpre-mandados-em-operacao-contra-trafico-de-drogas-pelo-aeroporto-de-campinas.ghtml


    Não sei se é o lugar correto de postar, mas caso não seja, peço a moderação que mova para o local correto no forum. 

    Mas fala sobre o aeroporto e o pessoal que trabalha no solo  e etc.
Link to post
Share on other sites

Infelizmente não é incomum que funcionários do solo sejam aliciados por traficantes e se corrompam. Há não muito tempo atrás, houve caso semelhante em SBCF

Link to post
Share on other sites
29 minutes ago, Rotate said:

Infelizmente não é incomum que funcionários do solo sejam aliciados por traficantes e se corrompam. Há não muito tempo atrás, houve caso semelhante em SBCF

...exatamente, e não é exclusividade do Brasil.

Link to post
Share on other sites
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade