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Italia Transporto Aereo (ITA) :P 

A New Alitalia Is Born, and Its Name is Ita

By Giacomo Robortaccio - October 10, 2020

MIAMI – After months of long negotiations, political deals, and total upheaval in the aviation world due to the COVID-19 pandemic, last night, the newly-stateowned Alitalia (AZ), now ITA, nally took off.
The new name for the airline, ITA stands for Italy Air Transport (Italia Trasporto Aereo). The carrier has assets totaling €20m and a €3bn budget coming entirely from the Ministry of Finance and Economic Development (MEF).

The inter-ministerial decree that constitutes the new company has expanded the seats of the board of directors to nine. The headquarters of the company is “in the Municipality of Rome,” but according to ilsole24ore.com, no one knows where.

The name Alitalia will remain with the previous company, which will see the transfers of the activity to the newborn ITA. The company’s share capital of €20m is held by the State through the MEF, as established by the decree-law August.

The backbone for the new State-own ITA has been settle down since mid-March with the Cura Italia decree. Then, in May, another relaunch decree introduced the maxi-capital deposit of €3bn.

Furthermore, the public funding, which will be paid in installments according to the requirements of the industrial plan, is expected in no less than two years.

Even though the Decree has been published, the New AZ would need to wait for the approval of the Corte Dei Conti (Court of Auditors) that will not only publish the new decree but will also, from a jurisdictional standpoint, nalize and make it valid.

https://airwaysmag.com/airlines/the-new-az-finally-born/

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A Itália é uma tragédia. Impressionante. Os Argentinos pegaram essa herança, e elevaram na terceira potência. 

Italia Transporto Aereo (ITA)   A New Alitalia Is Born, and Its Name is Ita By Giacomo Robortaccio - October 10, 2020 MIAMI – After months of long negotiations, political deals, and tot

E eu pensado que a notícia fosse sobre a aérea da Itapemirim. 

7 hours ago, TheJoker said:

Pelo que eu li em algumas matérias parece que o nome da empresa vai ser Alitalia Ita. Já que o governo está salvando a empresa pela milésima vez, duvido que iriam mudar o nome, ainda mais uma marca tão conhecida como a Alitalia

 

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20 hours ago, TheJoker said:
Quote

La società per azioni non menziona il nome «Alitalia», per questo legalmente nasce «Italia Trasporto Aereo Spa»

 

Acho que Alitalia vai ficar só como marca. Tem que "dar a volta" nos credores.. golpe velho...

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Um dos problemas da Alitalia é que o mercado corporativo está em Milão. A empresa não consegue capturar esta demanda e que ela seja a banque os voos menos concorridos.

O que gastou com a AZA dava para investir em Linate e transformar no aeroporto que serve Milão.

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21 hours ago, A345_Leadership said:

Um dos problemas da Alitalia é que o mercado corporativo está em Milão. A empresa não consegue capturar esta demanda e que ela seja a banque os voos menos concorridos.

O que gastou com a AZA dava para investir em Linate e transformar no aeroporto que serve Milão.

AZ sempre foi uma zona, é uma flag carrier só na teoria, não tem volume para tal.

 

Alitalia carried last year 21,293,078 travelers. Passengers on long-haul routes (2,849,025 travelers carried on intercontinental flights in 2019) saw a growth by 4.7 per cent versus the previous year and by 12.1 per cent compared to 2017.

The intercontinental sector reached in December 2019 the twenty-sixth consecutive month of revenues increase, recording 10 per cent growth in long-haul revenues versus December 2018 and 18.3 per cent increase compared to the last month of 2017.

https://www.traveldailynews.com/post/alitalia-in-2019-passenger-revenues-increased-by-17-long-haul-travelers-by-47

 

MXP 28.7 + LIN 6.5 = 35.2 milhões     AZ 5.8  share 16,5%

http://www.seamilano.eu/new/sites/default/files/2020-04/SEA_AnnualReport2019_ENG_0.pdf

FCO 43.5 + CIA 5.9 = 49.4 milhões     AZ (desconsiderando os outros aeros italianos)  21.3 - 5.8 = 15.5 milhões  share 31,4%

http://www.adr.it/pt/web/aeroporti-di-roma-en-/bsn-traffic-data?p_p_id=1_WAR_trafficdataportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_1_WAR_trafficdataportlet_tabs1=SIS&_1_WAR_trafficdataportlet_dataRif=201912

 

LH group tem 65% de FRA, 68% em MUC, The Lufthansa Group is firmly in the saddle as a top dog in German air traffic. Around 54 percent of all departures from German airports are operated by one of the group’s airlines. Most of it comes from the major hubs in Frankfurt and Munich, where the share is around two thirds.

https://www.world-today-news.com/the-lufthansa-share-at-german-airports-is-this-large/

 

BA tinha 50,7% dos slots de LHR e 47,3% dos assentos ofertados.

https://www.acl-uk.org/wp-content/uploads/2019/11/LHR-S20-INITIAL-COORDINATION-REPORT-FINAL.pdf

 

Oferta de assentos em jul18:  AF+HV  47% de ORY,  AF 49,4% de CDG.

https://centreforaviation.com/analysis/reports/air-france-slips-as-lccs-intensify--now-long-haul-challenges-415516

 

TP tem +50% pelo menos em LIS, etc. https://www.tapairportugal.com/en/media/press-releases/Press-Release-694

 

 

 

 

Edited by TheJoker
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1 hour ago, TheJoker said:

AZ sempre foi uma zona, é uma flag carrier só na teoria, não tem volume para tal.

Aí que está, mostra uma coisa que sempre penso da AZA, a cada reestruturação ela fica menor e menos relevante para o mercado italiano, onde a Ryanair é líder e talvez a Easyjet chegue em segundo.

A Itália não é um mercado pequeno e tampouco pobre, a Lufthansa sabe disso quando fez a proposta pela AZA, assim como a Qatar, Etihad, Delta e Air France.

A quinta maior economia do bloco, com o PIB quase igual ao brasileiro e a empresa voa para poucos destinos intercontinentais: EUA, Argentina, Brasil, África do Sul, México, Índia e Japão. Praças importantes como Toronto, Pequim, Hong Kong, e Singapore não contam com voos, sem falar nos cancelamento de SCL e ICN.

 

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Dados da ENAC de 2019  https://www.enac.gov.it/sites/default/files/allegati/2020-Ott/Traffico_LLC_2019.pdf

PAX domésticos   64.272 (mil)

        inter              127.728

Total                     192.200                    AZ 21.293   11,1%

LLC                       105.856    55,1%

Legacy                   86.345    44,9%

 

Aqui tem +dados de aeroportos  https://drive.google.com/file/d/1hH8AfwJBcBj1jo3PvHBOvqAbyPF3RzzA/view

FR é a maior transportadora  39 milhões (9 dom e 30 inter) aproximadamente pelo gráfico.

AZ                                               19.3             (10            9.3         )

U2                                                10               (  2.5         7.5         )

 

MXP é o principal aeroporto cargueiro, 558 mil ton ( 53%), FCO 194.5 mil ton (18%).  Muito fraco mov. cargueiro na Itália.  https://www.aircargonews.net/data-hub/top-20-cargo-airports-2019/

 

ANAC  2019 - Consulta interativa Ranking Empresas

PAX domésticos  95.102 mil     JJ  31.497   33,1%     G3  34.202  36%

         inter              24.131                    5.547   23%                 2.079   8,6%

Total                   119.233                   37.044   31,1%            36.281   30,4%

 

Se tirar o Cone Sul, JJ cai pra uns 16% e G3 2%, basicamente também só temos empresas nacionais/regionais.

 

Carga + Correio BR 1.280 mil ton (dom  453  + inter 827)   Do inter, estrangeiras 604 mil ton 73%.

BR inteiro movimenta de carga aérea, o mesmo que LAX ou TPE.  :o

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  • 2 months later...

A proposta da ITA Italiana:

51 aeronaves (5 E190, 40 A319/A320, 5 B777-200ER e 1 B777-300ER);

5.000 funcionários;

5 destinos intercontinentais: GRU, EZE, JFK (2 diários), LAX e HND;

USD 3 bi de capital;

Previsão de dobrar a frota até 2025.

Em italiano: https://www.corriere.it/economia/aziende/20_dicembre_15/nuova-alitalia-decollo-flotta-dimezzata-5000-dipendenti-6b14c05a-3e53-11eb-9065-1ec87c08befd.shtml

Agora, com seis widebodies, como ela vai atender 5 destinos, sendo um duplo diário? Só se maximizar ao máximo os voos diurno/noturno e ainda com pouca folga.

E assim vai definhando.

Sei que o mercado vai demorar a recuperar e as empresas idem, mas poderia ser interessante a LATAM ou Azul voar para FCO. A Alitalia teria que baixar os preços, uma vez que não seria econômico arrendar mais aeronaves. Para a LATAM, nem que fosse GRU-MXP-FCO.

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13 hours ago, A345_Leadership said:

 

Agora, com seis widebodies, como ela vai atender 5 destinos, sendo um duplo diário? Só se maximizar ao máximo os voos diurno/noturno e ainda com pouca folga.

 

JFK 2

GRU 1    3-4vps

EZE  1    3 vps

LAX 1     3-4 vps

HND 1   3 vps

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5 minutes ago, TheJoker said:

JFK 2

GRU 1    3-4vps

EZE  1    3 vps

LAX 1     3-4 vps

HND 1   3 vps

Pensei nesta situação, Joker, vejo como péssima esta malha banguela. É melhor cortar LAX e incrementar as outras ou um dos voos para JFK.

Já nasce herdando a indigestão das antecedentes. 

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19 minutes ago, A345_Leadership said:

Pensei nesta situação, Joker, vejo como péssima esta malha banguela. É melhor cortar LAX e incrementar as outras ou um dos voos para JFK.

Já nasce herdando a indigestão das antecedentes. 

Mas será que vai ter movimento em 2021/2 que justifique? Pelo que entendi ela começaria a operar com 51 aviões, e a medida que os contratos forem vencendo ela vai substituir por outros +novos/econômicos, fala-se em 787 pro LH, e a frota voltaria pra 104 aviões até 2026.

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Tem vários estudos sendo publicados sobre a redução das viagens corporativas pós-pandemia, de 30 a 50%.

só um ex. https://finance.yahoo.com/news/business-travel-may-never-return-to-prepandemic-levels-trivago-ceo-175107871.html

Então, se a J rodava com 60% em média, as empresas passariam a trabalhar com 30 a 42%, vão ter que reduzir os voos pela metade ou reconfigurar os aviões pra -J +Y, o problema é que mesmo assim vão ter que elevar as tarifas de Y pra reequilibrar as contas, todo mundo no escuro ainda sobre o que fazer....

Edited by TheJoker
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Segundo apresentação, Alitalia volta ao GIG somente em 2023.

Para 2021, previsto operarem somente 52 aeronaves (43NB e 9WB). Destinos de longo curso que sobraram foi GRU, EZE, HND, JFK, IAD, MIA e LAX.

Mais informações no Link:

https://mobile.twitter.com/SinatrAle/status/1340026341723414528

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Nessa apresentação, diz que a ITA vai comprar os ativos intangíveis da AZ (marcas, domínios, o código IATA AZ vai ser mantido) talvez nem mude de pintura.

 

Pra quem não era nascido, já existiu a ATI, criada em 1963 e incorporada pela AZ em 1994.

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E ATI e AZ foram sócias numa outra cia.

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https://www.corriere.it/economia/aziende/20_dicembre_26/nuova-alitalia-aerei-rotte-ricavi-personale-dubbi-esperti-piano-rilancio-3045a662-46c6-11eb-a373-69b14a125587.shtml

 

CDS pediu a opinião de um especialista sobre o novo plano de re-estruturação.

Italian newspaper Corriere della Sera asked me to take a look at the plan and tell them my views on it.

https://www.gridpoint.consulting/blog/another-rescue-plan-for-alitalia

 

 

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  • 2 months later...

TUE MAR 2, 2021 / 4:12 AM EST
Revamped Alitalia to start with 45 planes, get 1 billion euros in aid: paper
 
(Reuters) - A revamped Alitalia will start with 45 planes, have around 4,500 workers and get just over 1 billion euros ($1.2 billion) in state support, less than half of what was previously envisaged, newspaper La Repubblica reported on Tuesday.

Newly-appointed Prime Minister Mario Draghi met with the transport, economy, industry and labour ministers on Monday and was pushing for a speedy resolution but not at all costs, the paper said. The cabinet office declined to comment.

Under Draghi's predecessor, Giuseppe Conte, Rome had earmarked 3 billion euros for a new airline, dubbed ITA, to replace Alitalia, which has been run by state-appointed administrators since it was declared bankrupt in 2017.

According to La Repubblica, ITA will acquire all of the airline's aviation business, including aircraft and employees, and would start before the end of April to take advantage of the upcoming summer season.

Il Sole 24 Ore said the plan was to get the revamped airline flying from June 1.

Daily Il Giornale said the new Alitalia might start with 43-45 planes and 2,500-3,000 employees and could get between 1-2 billion euros in state aid.

A state-supported flag carrier, however, requires approval from the European Commission, which has asked for an open tender of Alitalia assets and is pressing for the new airline to forsake the old brand and some of its airport slots.

The government, which last week said it wanted to press ahead with nationalisation of the carrier, is due to meet with officials in Brussels on Friday, the papers added.

Alitalia could not be reached immediately for comment.

https://mobile-reuters-com.cdn.ampproject.org/v/s/mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN2AU0T8?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#aoh=16147096052408&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A %1%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.reuters.com%2Farticle%2Fus-alitalia-revamp-idUSKBN2AU0T8

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