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Outra empresa que era menor mas tinha os mesmos problemas, era estatal deficitária com muitos problemas financeiros, foi a grega Olympic Airways.

Antes privada sob comando do Onassis, vendida para o governo grego (estatizada) depois q o filho dele Alexander morreu pilotando um Piaggio anfibio.

Anos e anos sob controle estatal, perdendo dinheiro e mais dinheiro sem parar. Houveram duas subsidiarias, a Olympic Aviation e a Macedonian Airlines para os domesticos. 

Perdas de dinheiro, deficit, UE com novas leis sob capitalização, o governo grego tinha q privatizar. Praticamente falido o grupo Olympic Airways, pegaram  a Macedonia Airlines baseada em Thessalonica e a transformaram na principal empresa sem dividas virando a Olympic Airlines S.A. A parte endividada ficou com a Olympic Aviation (um salve pra Varig e a Gol).

Poucos anos depois, fizeram o projeto Pantheon Airways, em relançar a empresa com "nova razão social e cnpj" sem dividas, tendo uma porcentagem menor sem controle estatal mas não deu certo (essa parte me lembra o atual momento da AZ). Governo grego devia a Olympic e a Olympic devia mais q o dobro pro governo grego também. Ryanair entrou com processo judicial, pq o governo grego não se mexia para cobrar do valor alto devido pela olympic (irlandeses safados hahaha).

No final, conseguiram vender e privatizar a empresa em 2009, virando Olympic Air - anos depois a Aegean Airlines comprou a Olympic Air e é responsavel pelos voos domesticos, empresa q tentou adquirir a OA antes.

maaaassss os 4 A340, 7xB737-400, Atrs e outros que não eram leasing, sobraram para o governo grego. Os 737 e atrs conseguiram vender, os A340 mofam até hj no aero de atenas. (tem um 747-200,um 727 , um 737-200 e um bac111 no antigo aeroporto de atenas.

 

Será q vai rolar a mesma historas com os carcamanos? 

o que mais me deixa louco, é a grana investida pela Etihad e a evaporação dela.

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A Itália é uma tragédia. Impressionante. Os Argentinos pegaram essa herança, e elevaram na terceira potência. 

Italia Transporto Aereo (ITA)   A New Alitalia Is Born, and Its Name is Ita By Giacomo Robortaccio - October 10, 2020 MIAMI – After months of long negotiations, political deals, and tot

E eu pensado que a notícia fosse sobre a aérea da Itapemirim. 

A Olympic foi uma tragédia grega mesmo. A diferença da AZ é que a Grécia não tem peso (e grana) tão grande na UE.

37 minutes ago, Stelios4K said:

o que mais me deixa louco, é a grana investida pela Etihad e a evaporação dela.

Não conhece aquela história, todo dia um idiota e um malandro saem, é questão de destino eles se encontrarem? Então, é a AZ e a Etihad. Primeiro com a Air France-KLM, depois a Etihad, Tentaram com a Delta Airlines e sempre flertam com os alemães.

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1 hour ago, Stelios4K said:

 

maaaassss os 4 A340, 7xB737-400, Atrs e outros que não eram leasing, sobraram para o governo grego. Os 737 e atrs conseguiram vender, os A340 mofam até hj no aero de atenas. (tem um 747-200,um 727 , um 737-200 e um bac111 no antigo aeroporto de atenas.

 

Por coincidencia, estava lendo esses dias justamente sobre isso. Os a340 não estão mais abandonados em Atenas. Um foi para a Syrian e o outro para a Mahan. Os outros dois foram desmanchados em 2013. Agora as reliquias do antigo aeroporto de Atenas continuam lá.

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22 minutes ago, Nicholas773 said:

Por coincidencia, estava lendo esses dias justamente sobre isso. Os a340 não estão mais abandonados em Atenas. Um foi para a Syrian e o outro para a Mahan. Os outros dois foram desmanchados em 2013. Agora as reliquias do antigo aeroporto de Atenas continuam lá.

realmente não lembrava! valeu pela info, pelo menos se foram!

 

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ITA, the new Alitalia, will have to cut routes, staff and aircraft to become profitable.

Italiano newspaper Corriere della Sera disclosed some of the savings that Italia Trasporto Aereo (ITA), the successor of bankrupt Alitalia, will have to make in order to become profitable and get the green light from the European Union.

 

Most of the loss-making routes will be abandoned, for example:

 

Fewer frequencies between Milan Linate and Rome Fiumicino.

A clean-cut of routes such as Bologna-Catania, Genoa-Olbia or Alghero-Trieste.

The intercontinental routes to Santiago de Chile or Seoul, which combined recorded a loss of 28 million euros, will not be restored.

The flights between Rome and Pisa or Milan and Trapani, which already before the coronavirus lost respectively 5.5 and 2.5 million, will be abandoned. T

The fleet will be reduced to 45-47 planes at the beginning, less than half of the 113 aircraft of 2019 and slightly more than the 40 aircraft that still fly today.

Initially, ITA will count just under 60 destinations against the current 50, a number which might rise to 93 in 2025, still 16 less than in 2019. Unsustainable routes need to be closed. And this in some cases will force you to stop where before there was a direct connection.

 

As some analysts explain, an airline network “is a system of communicating vessels” with a delicate balance. For example: before the coronavirus crisis, the Rome-Florence route lost 6 million euros. But mostly American tourists arriving in Italy with intercontinental connections (more profitable) brought a so-called “feeder value” of over 27 million. This is is a route that ITA will maintain.

 

Many routes that do not pass through Fiumicino and Linate (such as Bologna-Catania) will disappear because they are not profitable. Activities on Bergamo-Orio al Serio and Milan Malpensa will be closed (with the possible exception of the flight to New York).

 

Also on the block the connections to St. Petersburg, Kiev, Bucharest and Podgorica. The US remains the main intercontinental market, Japan is considered promising. Ethnic flows save flights with Brazil and Argentina. Operations to Mexico City, Havana and Seoul will be suspended.

 

Milan Linate will focus on the connection with Rome which should be reduced by 30% as it had an EBIT of -9 million euros, but a feeder value of 50 million. ITA’s idea is to use the slots that are released to move to European destinations.

 

But the European Commission expects, in exchange for the OK for ITA to take off, the sale of 67% of Alitalia’s slots. ITA also counts on train-plane intermodality.

 

This Monday, a delicate week opens on the Alitalia-ITA dossier in Brussels. The three commissioners of Alitalia are working on the final proposal to be approved by the EU Antitrust in order to allow the newco to take off in June.

 

Source: Corriere della Sera

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https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-03-05/alitalia-talks-enter-crucial-stage-in-test-for-draghi-at-eu

 

 

Workforce Cuts

Under the updated plan under review, the carrier’s work force may be reduced to less than a half of current level, making integration with a bigger European carrier a near certainty, according to a person familiar with the matter. The airline can’t feasibly operate with less than 4,000 to 5,000 staff and about 45 planes, said the person, who asked not to be identified with the situation in flux.

A standalone strategy looks very difficult for Alitalia and the integration into a bigger group is the only chance for survival,” said Giuricin of the Milan-Bicocca university.

 

Attractive Market

Despite Alitalia’s woes, Italy remains one of Europe’s most lucrative aviation markets. Italian daily MF reported Thursday that Delta Air Lines Inc. may become ITA’s commercial partner.

Before the coronavirus pandemic, Deutsche Lufthansa AG said it was interested in investing in Alitalia, provided the Italian government restructured the carrier first to trim costs. The German airline’s CEO, Carsten Spohr, said Thursday that he’s interested in a commercial partnership, though terms of Lufthansa’s 9 billion-euro bailout prevent big acquisitions.

“Italy remains our second-most important foreign market after the U.S.,” Spohr said at the company’s annual press conference in Frankfurt.

 

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5 hours ago, Ceccatto said:

Ainda existe o plano de padronizar a frota com A320 e 787? 

Bom, eles nunca especificaram quais aeronaves comporiam a nova frota. Mas o plano ainda vigora, basicamente gestão da nova Alitalia acredita que aviões mais eficientes sozinhos já salvariam a empresa da falência -afinal é a unica mudança significativa no modelo de negocios a longo prazo.

 

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A Alitalia ITA vai ficar tão pequena que não terá mais atratividade. Ela é menor em frota que a Aerolíneas Argentinas antes da fusão com a Austral.

Talvez seja mais barato reativar a Lufthansa Italia e Delta arranjar algum sócio 51% para uma nova empresa.

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2 hours ago, A345_Leadership said:

A Alitalia ITA vai ficar tão pequena que não terá mais atratividade. Ela é menor em frota que a Aerolíneas Argentinas antes da fusão com a Austral.

Talvez seja mais barato reativar a Lufthansa Italia e Delta arranjar algum sócio 51% para uma nova empresa.

É que a gente ainda está pensando com a cabeça do antes. As australianas "já sabem", e já se reduziram pro inter a 50% no pós-pandemia ( que ninguém sabe ainda quando começa), e a recuperação total só pra 2025-26. 

Edited by TheJoker
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On 09/03/2021 at 19:30, TheJoker said:

É que a gente ainda está pensando com a cabeça do antes. As australianas "já sabem", e já se reduziram pro inter a 50% no pós-pandemia ( que ninguém sabe ainda quando começa), e a recuperação total só pra 2025-26. 

Ah sim The Joker, mas a AZA é aquela empresa que vem definhando em cada reestruturação. Há mais de 20 anos ela tinha mais de 130 aeronaves, hoje ela não tem isso e o mercado é bem maior (tudo bem que há mais concorrência).

Melhor gastar para ampliar Linate, mesmo que seja caro. Afinal jogaram mais de R$ 65 bilhões na AZA na última década.

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  • 3 weeks later...

https://airwaysmag.com/airlines/eu-commission-strain-new-alitalia/

Em resumo, a Comissão Européia exigiu mais condições para aprovar a nova empresa:

- A venda das unidades de handling, manutenção e do MilleMiglia;

- Desfazer de parte dos seus slots em Linate, onde domina com 70%;

- Buscar uma parceria via aliança, seja com a Air France/Skyteam ou Lufthansa - a preferida do governo.

 

 

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  • 2 weeks later...

https://airwaysmag.com/airlines/alitalia-agreement-with-ec/

UE fecha acordo com a Alitalia, entre os pontos:

- Fim da marca Alitalia;

- A ITA poderá participar da compra dos ativos da AZ;

- Frota reduzida de 110 para 45 aeronaves;

- Staff reduzido de 11.500 para 2.850;

- Aeronautas vão direto para a ITA;

- A ITA não poderá participar da oferta pela MilleMiglia;

- Somente a manutenção rotineira fica com a ITA, o restante será leiloada;

- Redução de slots em Linate e Roma;

- O resgate será de USD 2 bi, contra USD 3,5 bi solicitados pela Itália.

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5 hours ago, A345_Leadership said:

https://airwaysmag.com/airlines/alitalia-agreement-with-ec/

UE fecha acordo com a Alitalia, entre os pontos:

- Fim da marca Alitalia;

- A ITA poderá participar da compra dos ativos da AZ;

- Frota reduzida de 110 para 45 aeronaves;

- Staff reduzido de 11.500 para 2.850;

- Aeronautas vão direto para a ITA;

- A ITA não poderá participar da oferta pela MilleMiglia;

- Somente a manutenção rotineira fica com a ITA, o restante será leiloada;

- Redução de slots em Linate e Roma;

- O resgate será de USD 2 bi, contra USD 3,5 bi solicitados pela Itália.

Pancadão!!! 45 aeronaves e 2.850 funcionários? Mesmo assim os 2bi de resgate autorizados é muito para essa nova empresa.

O passivo de alguns bi da AZ ficará com o governo, pelo visto 

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  • 4 weeks later...
  • 2 months later...

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/italy-reaches-deal-with-eu-launch-alitalias-successor-2021-07-15/

ITA, which will be fully operational from Oct. 15, said in a statement it will aim to raise initial capital of 700 million euros ($826.70 million) to buy assets from the old company and begin operating.

ITA will buy assets for its aviation business directly from Alitalia and it will bid in a public tender to acquire the carrier's brand, which it sees as "an essential element in carrying out its industrial plan" and was one of the European Union requirements for the deal.

ITA will get 85% of the Alitalia slots at Milan's Linate airport and 43% at Rome's Fiumicino hub.

ITA will initially operate a fleet of 52 planes, seven of which are wide-body, used for longer-haul routes. The number is expected to increase progressively to 105 aircraft in 2025.

Of the 11,000-strong Alitalia staff, between 2,750 and 2,950 will be employed in the ITA's aviation unit this year, rising to 5,550-5,700 in 2025.

Up to 4,000 workers will likely be hired in handling and maintenance units.

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4 hours ago, TheJoker said:

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/italy-reaches-deal-with-eu-launch-alitalias-successor-2021-07-15/

ITA, which will be fully operational from Oct. 15, said in a statement it will aim to raise initial capital of 700 million euros ($826.70 million) to buy assets from the old company and begin operating.

ITA will buy assets for its aviation business directly from Alitalia and it will bid in a public tender to acquire the carrier's brand, which it sees as "an essential element in carrying out its industrial plan" and was one of the European Union requirements for the deal.

ITA will get 85% of the Alitalia slots at Milan's Linate airport and 43% at Rome's Fiumicino hub.

ITA will initially operate a fleet of 52 planes, seven of which are wide-body, used for longer-haul routes. The number is expected to increase progressively to 105 aircraft in 2025.

Of the 11,000-strong Alitalia staff, between 2,750 and 2,950 will be employed in the ITA's aviation unit this year, rising to 5,550-5,700 in 2025.

Up to 4,000 workers will likely be hired in handling and maintenance units.

 

Essa parte dos funcionários me chamou muita atenção. O plano divulgado pela ITA é de em 2025 basicamente ter o mesmo tamanho da Alitalia pré-coronavirus, e me estranha que eles planejam conseguir isso com 50% menos funcionários. 

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19 minutes ago, Nicholas773 said:

 

Essa parte dos funcionários me chamou muita atenção. O plano divulgado pela ITA é de em 2025 basicamente ter o mesmo tamanho da Alitalia pré-coronavirus, e me estranha que eles planejam conseguir isso com 50% menos funcionários

11k vs 9.5k = -13,6%  vc esqueceu do pessoal de manutenção/handling (terceirizado?) .

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On 3/8/2021 at 5:40 PM, A345_Leadership said:

ITA, the new Alitalia, will have to cut routes, staff and aircraft to become profitable.

 

 

 

As some analysts explain, an airline network “is a system of communicating vessels” with a delicate balance. For example: before the coronavirus crisis, the Rome-Florence route lost 6 million euros. But mostly American tourists arriving in Italy with intercontinental connections (more profitable) brought a so-called “feeder value” of over 27 million. This is is a route that ITA will maintain.

...

Also on the block the connections to St. Petersburg, Kiev, Bucharest and Podgorica. The US remains the main intercontinental market, Japan is considered promising. Ethnic flows save flights with Brazil and Argentina. Operations to Mexico City, Havana and Seoul will be suspended.

...

Milan Linate will focus on the connection with Rome which should be reduced by 30% as it had an EBIT of -9 million euros, but a feeder value of 50 million. ITA’s idea is to use the slots that are released to move to European destinations.

Source: Corriere della Sera


Interessante abrirem a "caixa preta" e ilustrarem dessa forma um dos grandes problemas do modelo de Hub - conexões que parecem rentáveis, mas que não são, mas que se cortadas, podem representar a incapacidade de outras rotas gerarem retornos positivos! 

Gerar EUR 50 milhões pra perder EUR 9 mm de EBIT é duro ! 

Agora, é notável a contribuição do VFR na Alitalia. Pelo citado , não é business que sustenta as rotas, e até mesmo as tentativas de atacar mercados grandes como ICN e MEX, ou mal atendidos como SCL, naufragaram. 

 

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  • 1 month later...

Ainda vai ter o leilão da marca Alitalia, pode ser que não mude nada. 

Edited by TheJoker
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Pinturinha bem feinha para um país reconhecido pelo desing.
 

On 18/08/2021 at 19:41, TheJoker said:

Ainda vai ter o leilão da marca Alitalia, pode ser que não mude nada. 

 É o que eu penso. Vai ser a Alitalia 4.0.

Edited by Caravelle
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