Jump to content

Fim de uma era: Air France aposenta definitivamente os A340


Recommended Posts

No dia 12/10 a Air France realizou o último voo de passageiros do A340-300, entre Paris CDG e Istambul.

A ave, F-GLZK, ostentava as cores da Joon, malfadada tentativa da AFR-KLM de ter uma empresa LCC long haul.

O primeiro A340 da AF veio em 1993 e a empresa foi uma das maiores operadoras do modelo. 

Para  a Air France, o A340 se mostrou uma aeronave ideal para mercados onde os antigos B747-100/-200 eram antieconômicos e o B747-400 grande demais:

Link, em francês: https://www.air-journal.fr/2020-10-14-air-france-dit-adieu-a-son-dernier-quadrireacteur-5223267.html

  • Like 2
  • Sad 1
Link to post
Share on other sites

E a lista de operadores aqui foi grande:

- Aerolíneas Argentinas

- Air Canada? (-300/-500)

- Air France / Joon (-200/-300)

- Air Madrid? (-300)

- Etihad (-500/-600)

- Iberia (-300/-600)

- LanChile (-300)

- Lufthansa (-200/-300/-600)

- South African Airways (-200/-300/-600)

- TAM (-500)

- TAP Air Portugal (-300)

- Turkish Airlines (-300)

- Swiss International (-300)

 

Sem falar de operações pontuais: Air Tahiti Nui, Virgin Atlantic, Plus Ultra, entre outras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to post
Share on other sites
3 hours ago, A345_Leadership said:

- Air Canada? (-300) -> snme nunca voaram pro BR com 340

- Lufthansa (-200/-300) -> soma ai o -600 salsichão

 

 

  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites
19 minutes ago, Kal_Center said:

 

AC voou o A340-300 para o Brasil por um curto periodo.

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
15 hours ago, F-GSPN said:

Alguém continua operando o -600 regularmente?

Lufthansa, Iberia e Virgin retiraram de operação todos os -600. Segundo o Planespotters, restarão apenas Mahan Air e Plus Ultra como operadores regulares. Além desses, a Azerbaijan Airlines segue operando um A340-600 VIP nas cores da empresa, a SkyPrime, da Arábia Saudita, também possui uma aeronave VIP, e a European Aviation Group oferece 16 aeronaves no mercado de leasing e ACMI, sendo que 2 estão na Plus Ultra, 4 na Maleth-Aero, empresa charteira de Malta, e 1 já está em nome da Azman Air, da Nigéria.

  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites
5 hours ago, A350-1041 said:

Lufthansa, Iberia e Virgin retiraram de operação todos os -600. Segundo o Planespotters, restarão apenas Mahan Air e Plus Ultra como operadores regulares. Além desses, a Azerbaijan Airlines segue operando um A340-600 VIP nas cores da empresa, a SkyPrime, da Arábia Saudita, também possui uma aeronave VIP, e a European Aviation Group oferece 16 aeronaves no mercado de leasing e ACMI, sendo que 2 estão na Plus Ultra, 4 na Maleth-Aero, empresa charteira de Malta, e 1 já está em nome da Azman Air, da Nigéria.

Interessante que antes da pandemia a Iberia planejava ou havia feito o retrofit de seus -600; ou seja, ainda desejava operar por um bom tempo com eles...que pena a monotonia que os aeroportos se tornarão!

Edited by F-GSPN
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade