Jump to content

Embraer: empresa de carros voadores é uma boa opção para escapar de concorrência com Airbus, diz Ágora

Recommended Posts

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/embraer-empresa-de-carros-voadores-e-uma-boa-opcao-para-escapar-de-concorrencia-com-airbus-diz-agora/

Embraer: empresa de carros voadores é uma boa opção para escapar de concorrência com Airbus, diz Ágora

16/10/2020 - 20:19

Embraer

Para a Ágora, em relatório enviado a clientes, o lançamento é positivo para a fabricante brasileira (Imagem: Embraer/Youtube)

A Embraer (EMBR3) lançou nesta semana o seu mais novo empreendimento: a empresa Eve Urban Air Mobility Solutions, focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana.

Segundo a aérea, a nova companhia vai trabalhar em projetos que envolvem diretamente a Embraer, como o desenvolvimento e a homologação de um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL).

Além disso, também ficará responsável por desenvolver soluções de gerenciamento de tráfego aéreo.

Segundo a Ágora, em relatório enviado a clientes, o lançamento é positivo para a fabricante brasileira.

“O desenvolvimento e a venda de novos produtos, como soluções de mobilidade aérea urbana, podem ajudar a empresa a lidar com condições desafiadoras em aeronaves comerciais devido à forte concorrência com a Airbus“, afirmaram os analistas Victor Mizusaki e Flávia Meireles.

Ainda de acordo com a dupla, o spin-off deve acelerar o desenvolvimento dos projetos da Eve e “combinar a agilidade típica de uma empresa independente com a experiência da Embraer na certificação e desenvolvimento de soluções aeroespaciais”.

O conceito do carro voador foi apresentado em novembro pela EmbraerX, durante o Uber Elevate Summit 2019.

Assista ao vídeo de apresentação do carro voador da EmbraerX e da Eve:

Edited by diasfly
  • Like 1

Eu não gosto do termo "Carro que voa", porque não é um carro. Acho sensacionalista.

Mas este conceito de voo tipo drone é muito interessante, quando a tecnologia chegar em baterias realmente confiáveis, baixo peso com longa duração e preços
que não remetam ao da aviação será um novo horizonte.

Mas como citou o A345 o caminho é longo até lá.

• Like 1

Pela cara da aeronave eVTOL conceito que apresentaram, seria equivalente a um helicóptero, demandando exatamente as mesmas infraestruturas e regras de voo, mas com menos capacidade de carga útil, menos autonomia e muito provavelmente bem mais caro que os helicópteros comuns.

Eu as vezes tenho a impressão de que os tais "carros voadores" ainda não existem voando na vida real pelo simples fato de que, aparentemente, todo e qualquer projeto de conceito que é lançado precisar estar amarrado pelo menos 2 coisas que estão longe de serem realidade hoje: ser 100% elétrico e pilotagem 100% autônoma. 

No dia que aparecer uma fabricante que tiver a coragem de amassar esse clichê, jogá-lo no lixo, e projetar um "carro voador" que tenha piloto e use querosene para girar seus motores na hora de sair do chão, aí sim veremos algo concreto saindo do papel em uma escala razoável de tempo, na minha opinião. Já fizeram exatamente isso com mochilas à jato e o resultado foi uma popularização tão grande que já virou até problema com aeronaves reportando "homem com jetpack" em rota de aproximação. Ou seja, pra mim basta retirar o "100% elétrico" e o "100% autônomo" da equação do "carro voador" e ela passa a ser solucionável com nossa tecnologia atual.

Edited by diasfly
8 minutes ago, Bonotto said:

Não sabia que os jetpack eram tão comuns.

Bom, eles ainda não chegaram ao ponto de toda hora você ver um voando em qualquer lugar, mas eles definitivamente já existem e já estão sendo comercializados como brinquedos de luxo para quem puder pagar (e por um preço nem tão absurdo assim nos EUA, ao que parece). Vou tentar encontrar um vídeo que vi recentemente sobre um dos modelos ao qual me refiro e vou linka-lo aqui.

Edit:

Mas mesmo nao estando em todas as esquinas, as jetpacks estão décadas à frente dos carros voadores só pelo fato de já estarem sendo fabricadas e comercializadas à nós, meros consumidores finais.

Edited by diasfly
  • Thanks 1

Tenho uma certa má vontade com essas ideias futurista a la Jetsons. Para mim carro voador é ZERO inovação na logistica urbana: vamos mudar o congestinamento de lugar, do asfalto para os ceus.

• Like 2

As tecnologias Full eletric e voo autônomo ainda não estão prontas, mas estarão. 

E se tem de estudar os veículos desde já.

Muitas empresas estão estudando estes veículos.

A estimativa é estes veículos já estarem operacionais e uma cidade já se prepara para operar com eles ainda nesta década.

• Like 3

Essas máquinas serão autônomas?

Eu, com toda a minha ignorância, não consigo imaginar que no futuro, corredores de circulação em baixa altura, cujo sequenciamento seja coordenado por rádio e seja o piloto o responsável pela navegação e separação. 

Só consigo enxergar algo, talvez operado por uma empresa, que disponibilizasse veículos autônomos, cujo pax apenas selecionasse o destino na tela holográfica do seu Iphone 35 e depois embarcasse em pontos específicos.

Talvez a Nella invista nesse seguimento, ou até mesmo a ITA...
Vamos aguardar a próxima live ou furo em algum blog.

• Like 1

Eu realmente espero que um novo acordo já esteja bem avançado nos bastidores, para a Embraer continuar jogando dinheiro no lixo com essas brincadeiras. Uma coisa era investir no eVTOL com a perspectiva da empresa quase sem dividas e com o caixa obeso com a conclusão da JV com a Boeing, outra bem diferente é quando a sobrevivência da empresa depende desesperadamente de caixa para cumprir com as obrigações do fardo que o E2 se tornou e ainda fica brincando de jetsons. Isso que dá colocar um cara que fazia chassis de busão para tocar um dos negócios mais sofisticados do mundo.

A Airbus ANIQUILOU o acordo com um "telefonema" para o órgão antitruste europeu. Sufocar e matar a Embraer, sem uma JV no curto prazo com um player grande, vai ser igual roubar doce de criança e pelo visto o conselho de administração tá gostando da ideia.

Por mais que eu seja cético quanto a viabilidade real do mercado de "carros voadores", acho válido que a Embraer busque alternativas para compensar a derrota sofrida ante as concorrentes.

Ou o certo seria voltar no tempo e cancelar o projeto do E2? Talvez sabotar os A220? Sentar e chorar? Acho que não. 

A Embraer ficou nessa situação não foi por incompetência, foi por motivos que fogem ao controle dela, o E2 é uma aeronave excelente, perdeu mercado para o A220 por N motivos, muitos deles políticos (que incluem o lobby gigantesco que fez com que a Bombardier pudesse receber ajuda estatal para baratear o seu avião e ganhar no preço, sem sofrer nenhuma penalidade). Infelizmente o mundo tem dessas coisas. A Embraer já teria o meu respeito só por não jogar a toalha diante de todas as sacanagens que fizeram com ela nos últimos anos.

No fim das contas pode ser que o "boom market dos carros voadores" que a Embraer está enxergando no futuro próximo realmente aconteça, por mais que todos nós sejamos céticos. Empresas privadas não costumam queimar milhões em investimentos sem esperar retorno, e o responsável por esse projeto deve saber muito mais do que nós sobre o assunto.

• Like 1
  • 2 weeks later...
On 20/10/2020 at 01:58, diasfly said:

Por mais que eu seja cético quanto a viabilidade real do mercado de "carros voadores", acho válido que a Embraer busque alternativas para compensar a derrota sofrida ante as concorrentes.

Ou o certo seria voltar no tempo e cancelar o projeto do E2? Talvez sabotar os A220? Sentar e chorar? Acho que não. 

A Embraer ficou nessa situação não foi por incompetência, foi por motivos que fogem ao controle dela, o E2 é uma aeronave excelente, perdeu mercado para o A220 por N motivos, muitos deles políticos (que incluem o lobby gigantesco que fez com que a Bombardier pudesse receber ajuda estatal para baratear o seu avião e ganhar no preço, sem sofrer nenhuma penalidade). Infelizmente o mundo tem dessas coisas. A Embraer já teria o meu respeito só por não jogar a toalha diante de todas as sacanagens que fizeram com ela nos últimos anos.

No fim das contas pode ser que o "boom market dos carros voadores" que a Embraer está enxergando no futuro próximo realmente aconteça, por mais que todos nós sejamos céticos. Empresas privadas não costumam queimar milhões em investimentos sem esperar retorno, e o responsável por esse projeto deve saber muito mais do que nós sobre o assunto.

https://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/126606-embraer-apoia-primeira-petição-do-brasil-sobre-os-subsídios-do-canadá-à-bombardier/&tab=comments#comment-1383696