Jump to content

Estudo da Boeing atesta segurança de aeronaves e cita aviões da Gol


Recommended Posts

Meus prezados

Estudo da Boeing atesta segurança de aeronaves e cita aviões da Gol

Divulgado no início do mês, um estudo realizado por Boeing e Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português) ressalta o nível de segurança contra a covid-19 no interior das cabines de aeronaves nas principais empresas aéreas do mundo, entre elas a brasileira Gol. Os resultados do relatório atestam, principalmente, a qualidade do ar por meio de um processo de filtragem eficiente, aspecto que, associado a sistemas e protocolos de limpeza rigorosos e ao uso de máscaras, garante ao passageiro uma viagem tranquila, com baixo risco de contaminação pelo coronavírus.

O material foi baseado numa simulação computadorizada matemática de fluxos (CFD, em inglês). Nesse processo, os pesquisadores da Boeing conseguiram demonstrar que a exposição a partículas é mínima em comparação com outros ambientes fechados. Foram mapeadas como as partículas se espalham em diversos ambientes em diferentes condições (tossindo, com e sem máscara, como exemplos) e, com o modelo de dispersão construído, considerando como o ar circula e é renovado nas cabines, o aplicaram em outros ambientes, como escritórios, casas e aeroportos.

 

A Gol destaca os cuidados que vem tomando desde o início da pandemia

A conclusão da fabricante americana é que, com base na contagem de partículas ao comparar estes ambientes, sentar-se próximo a outro passageiro na aeronave é o mesmo do que estar a dois metros de distância em um ambiente regular comum, com o uso de máscaras. Segundo aponta a empresa, o ar dentro da aeronave é de alto grau de pureza com a utilização do filtro HEPA, que remove praticamente todas as partículas nocivas do ar, como vírus, bactérias, alérgenos, sujeiras e outros.

O sistema de filtro de alta eficiência promove a troca total do ar de toda a cabine a cada três minutos. Ele retém 99,97% das partículas nocivas em todo o avião, circulando uma mistura do ar puro com o ar recirculado da cabine, que é filtrado. Existe também uma válvula que devolve ar para fora da aeronave, o que garante a recirculação e renovação constantes.

Ainda com relação ao HEPA, os aspectos que contribuem para a Segurança do ambiente são o movimento do ar, que flui verticalmente de cima para baixo, tornando menos provável a circulação entre os passageiros e a divisão das cabines em segmentos de ventilação que variam entre três e sete fileiras de assentos, ou seja, o ar que respiramos na aeronave não é compartilhado entre todos a bordo. Em detalhes o funcionamento pode ser conferido aqui
CUIDADOS DA GOL
Solicitando aos passageiros a utilização de máscaras desde o dia 10 de maio, a Gol ampliou as orientações de segurança também para as tripulações. No caso dos tripulantes, além das máscaras, a equipe também é orientada a utilizar luvas sempre que houver qualquer possibilidade de contato físico com outras pessoas, tanto a bordo quanto durante os procedimentos de embarque e o desembarque. Ainda nas aeronaves, há álcool em gel à disposição para a higienização das mãos.
Emerson Souza

"Os resultados do estudo da Boeing endossam as medidas já adotadas pela Gol e nos dão ainda mais confiança que a experiência de voar é altamente segura inclusive em tempos de pandemia. Ainda assim seguimos com foco e prioridade no aprimoramento dos procedimentos e protocolos relacionados ao momento que atravessamos. Segurança sempre foi se sempre será o valor número um da Companhia", afirma o diretor presidente da empresa, Paulo Kakinoff.

Implementações tecnológicas também fortalecem esse processo. Pelo celular ou tablet é possível realizar todas as etapas da viagem. Isso inclui a compra da passagem, o check-in e o próprio embarque. A companhia ainda lançou, em julho, o check-in diretamente no WhatsApp, também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual, com comunicações personalizadas para clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram a confirmação, colaborando para evitar aglomerações.

Atualmente, durante o desembarque, os comissários solicitam que todos os passageiros permaneçam sentados e organizam a saída por fileiras, começando pelas poltronas dianteiras, e seguindo em direção ao fundo da aeronave. Essa medida elimina a aglomeração natural que acontece no momento da saída.

Fonte: Filip Calixto para site PANROTAS 16 out 2020

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade