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Azul terá voos para Guarapari, Búzios, Canela, Angra, Paraty e Ubatuba


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1 hour ago, Uptrim said:

Volto a bater na tecla... Qual a lógica do Gran Caravan não levar 12 pax? 

Parece que a ANAC vai aceitar 12 apenas se a FAA liberar também, perece que lá também não pode voar 12.

Mas entendo também que 12 vai deixar o avião mais apertado e também não vai mudar o peso máximo de decolagem, ou seja, limitaria o avião a voos bem curtos.

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thgsr08 postou: Engano seu. A Enseada Azul - Bacutia, Peracanga e etc - tá melhor que muita praia famosinha ai viu, inclusive a citada Buzios, a nova meca da farofa do reveillon. Mas por 720

Não falou nada, só colocou a propaganda da Abaeté

Sim...E o barulho que fez da marca? Precifica isso por favor, precifica também os slots de Congonhas, o fato da Gol perder os acordos de ICMS, os novos acordos de ICMS que serão feitos devido o Carava

3 hours ago, Uptrim said:

Volto a bater na tecla... Qual a lógica do Gran Caravan não levar 12 pax? 

Absolutamente nenhuma.

Porém vi num video de trip report que estão usando o espaço onde seriam esses 3 assentos à mais (no fundo) para acomodação das bagagens de mão dos passageiros. Então pode ser que a Azul tenha achado que está bom desse jeito mesmo e não esteja fazendo pressão pra mudança dessa regra, considerando que o desconforto causado pela falta de espaço para bagagens de mão seria bem grande.

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O problema maior não é ter 9 ou 12 assentos, e sim ter 1 ou 5 pax no máximo. Espero que com o marketing da AD, a coisa evolua.

 

 

out20 conseguiram 51,5%    out19 34,9%

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8 hours ago, TheJoker said:

ANAC  10M20  Doméstico

Decolagens   AD        109.957     2F     8.798   8,00%

Pagos                   10.517. 812            24.905  0,24%

RPK                      10.200.800k             7.975   0,08%

RTK                           962.404k             1.164   0,12%

Rec. Líquida   R$4. 009,6 milhões   R$30,2   0,75%

 

Eu diria que pro PAX e pro investidor, a 2F é praticamente invisível. O dia que a AD transferir os ATRs ou a 2F adquirir aviões acima de 40/70 lugares, pode ser que vá pra frente.

 

  A Azul Conecta contribuiu com receitas de R$8.823 e prejuízo antes de impostos de R$14.546 desde a data da aquisição até 30 de setembro de 2020. Caso a combinação de negócios tivesse ocorrido no início do ano, a receita totalizaria R$30.239 e o prejuízo antes de impostos seria de R$24.461.

pag. 34  https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/ed78542a-4e01-429a-8926-03d69ccfa307/adb0a869-75c4-5bd3-2503-86897f7b318d?origin=1  

 

https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/consulta-interativa/demanda-e-oferta-origem-destino

 

Eu posto os resultados das empresas, que na maioria são negativos, pra mostrar a dificuldade que é operar no setor aéreo do país. Infelizmente, se no nacional é difícil, o regional é pior ainda. Aeroportos com infra precária, demanda reduzida frente ao nível de tarifa exigido, etc, qual empresa teve sucesso e se manteve, 2Z?

 

https://cessna.txtav.com/en/turboprop/grand-caravan-ex

Só fazendo uma simulação,

Fuel 2.169L  /  Range 1.689 km  x 405 km (CNF-BZC) = 520L x R$2,22 (preço médio 3T20) = R$1.154,40 / 0,30 (30% participação nos custos totais) = R$3.848,72 custo por trecho.

R$3.848,72 / 5 pagos (LF 55,6%) = R$769,74  estão vendendo por R$573,52 (inclui R$32,62 de tarifa embarque)  e R$543,90 volta.  Então pra ter algum lucro, mais em cima essa passagem vai passar de R$1k.  E quem vem de conexão de outras cidades vai estar pagando bem menos que isso.

 

A sua conta esta errada, esse voo gastaria aprox. 300litros x R$2,22 = R$666,00

A grosso modo o caravan custa por volta de U$500,00 p hr

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On 22/11/2020 at 02:05, JEduardo said:

Correção : O consumo é até menor em "best economy" é 175 Lts/hr x 1,5 hr (150 KTS) = 263 Lts x R$ 2,22 = R$584,00

Se for isso, 263L pra um voo de 400kms (1h30min) R$584 / 0.3 = R$1.947 por voo  / 5 pagos = R$359 por pago pra cobrir os custos.

 

Mundo real, receita total R$8.823.000 / 3.968 decolagens = R$2.223

  Prejuízo antes impostos  14.524.000,

logo o custo operacional + desp. financeiras, etc = 23.347.000 / 3.968 = 5.884

 

ANAC jun a set20 = 10.843 pagos (53%)   carga+correio 633.761 kg  decolagens 3.968

10.843 / 0.53 = 20.459 assentos / 9 = 2.273 voos com pax e 1695 cargueiros ou vazios.

 

5.884 / 9 assentos = a receita por assento deveria ser de R$654, ou carga suficiente pra cobrir esses custos. 

 

 

Edited by TheJoker
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AD 3T20 receita líquida R$805,3 milhões / 2.380 mil pagos = R$338,40

               prejú antes imp 1.204

              Custo total        2.009,3             / 2.380                    = R$844,20  :cry:

 

2019    rec.                   R$11.442,3         /  27.674                  = R$413,50

            Custo op.             9.410.9                                            = R$340,10

            lucro liq.                 690,6                                            = R$25,00

 

Torcer pra que tudo volte ao normal ano que vem, ou 2022.

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On 21/11/2020 at 22:03, diasfly said:

Absolutamente nenhuma.

Porém vi num video de trip report que estão usando o espaço onde seriam esses 3 assentos à mais (no fundo) para acomodação das bagagens de mão dos passageiros. Então pode ser que a Azul tenha achado que está bom desse jeito mesmo e não esteja fazendo pressão pra mudança dessa regra, considerando que o desconforto causado pela falta de espaço para bagagens de mão seria bem grande.

Empresa nenhuma vai achar isso bom, assento é assento, não importa, é só cortar a bagagem de mão ou forçar ter dimensões inferiores.

O fato, até onde eu sei, é que a ANAC quis aprovar o 12paxs apenas para os EX com motor 867Shp (o tradicional é 675Shp), a TWOflex que era uma das lobistas junto com outros operadores (Rima, Piquiatuba, CTA, ASTA) se viu em prejuizo pois sua frota de pax é toda de 675, não tem EX na frota (na listinha aí só a Rima, CTA) e aí o movimento enfraqueceu. O absurdo ou incoerência é que até os C208 I (OG*** da vida) eram 12 paxs a 25 anos atrás... logo é sem o minimo nexo esse veto de 9 paxs. Existem licenças especiais para esse avião operar 14 paxs + 2 tripulantes, o que o torna uma bela lata de sardinha, mas 12 paxs é tranquilo.

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  • 1 month later...

https://diariodorio.com/voos-da-azul-para-costa-verde-e-buzios-serao-mantidos/

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Além da manutenção dos voos, a Azul Conecta vai aderir ao decreto estadual 46.827/2019, que concede redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). A adesão permitirá ainda a ampliação do número de operações da subsidiária.

 O decreto prevê uma redução gradual dependendo da atividade da companhia aérea. Vamos analisar o incremento que podemos oferecer, além de estudar o plano de manutenção dos voos, mesmo na baixa temporada 

Azul conecta vai mostrando seu valor estratégico.

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Maranhão também está sugerindo redução do imposto do querosene se a empresa voar para mais cidades do interior, Carolina, Barreirinhas e outras (a reportagem não especificou quais).

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Aqui em Torres os voos estão vindo em média com uns 50/60% de ocupação. Daqueles 4 voos diários previstos, muitas vezes cancelam e fazem 2, 3 voos no máximo. A tarifa está inacreditavelmente barata, R$110. Um ônibus horrível que leva mais de 3 horas para chegar à POA custa uns 70,80 mangos. Só falta melhorarem o marketing para fazer bombar, mas é claro que o objetivo não é esse.

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On 23/01/2021 at 19:18, Mateus Petriu said:

Aqui em Torres os voos estão vindo em média com uns 50/60% de ocupação. Daqueles 4 voos diários previstos, muitas vezes cancelam e fazem 2, 3 voos no máximo. A tarifa está inacreditavelmente barata, R$110. Um ônibus horrível que leva mais de 3 horas para chegar à POA custa uns 70,80 mangos. Só falta melhorarem o marketing para fazer bombar, mas é claro que o objetivo não é esse.

Porque é claro? O que faltou na sua visão em termos de MKT?

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Porque o objetivo dos voos é reduzir o ICMS sobre o combustível no RS, e não serem rentáveis por si só. Ainda mais com esses preços

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  • 2 weeks later...

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-conecta-encerra-operacao-verao-com-mais-de-mil-voos-realizados/

 

A Azul Conecta anunciou nesta terça-feira (2) o fim de sua operação de verão,  que contou com 1.175 voos realizados entre 14 de dezembro e 31 de janeiro. De acordo com a Azul, a operação superou as expetativas e pode estimular regiões turísticas de baixa demanda aérea a buscar permanência das operações em períodos de baixa temporada.

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2 hours ago, TheJoker said:

vou para angra em abril

cogitei esse azul connect mas achei bem ruins os horários na volta para o SDU (não só o de angra, mas o de buzios e paraty tb)

os voos deveriam ser mais tardes para assim aproveitar o dia na cidade e dps fugir do transito da rio santos, agora voo saindo antes das 11 da manhã para destino leisure não me faz muio sentido

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4 minutes ago, FCRO said:

vou para angra em abril

cogitei esse azul connect mas achei bem ruins os horários na volta para o SDU (não só o de angra, mas o de buzios e paraty tb)

os voos deveriam ser mais tardes para assim aproveitar o dia na cidade e dps fugir do transito da rio santos, agora voo saindo antes das 11 da manhã para destino leisure não me faz muio sentido

Os horários foram pensados pro público leisure, diárias de hotel geralmente começam/terminam meio dia.

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10 hours ago, TheJoker said:

Os horários foram pensados pro público leisure, diárias de hotel geralmente começam/terminam meio dia.

Mas vejo principalmente Angra um destino mais premium se comparado com búzios ou Paraty 

muitas pessoas não ficam nem em hotéis e sim em casas nos vários condomínios da região e nos próprios barcos 
Inclusive um colega que esteve em Angra de helicóptero no último fds relatou movimento intenso de helicóptero mais pro final da tarde de pessoas indo embora da cidade 

e mesmo visando o horário do check out , o voo de Angra e Paraty saem por volta das 10:30, supondo que você chegue 40 minutos antes do voo no aeroporto, voce teria que fazer check out correndo por volta das 9 da manhã, nem café da manhã dá pra tomar direito

 

bom, essa é minha humilde opiniao

desejo sucesso às operações 

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Públicos distintos, quem tem casa e paga R$12k num helicóptero e quem paga R$700 na 2F.

2F dez20  CGH-QAR  94 pagos  13 voos  LF 80,3%  volta  43     36,8%

                SDU-QAR   41              7               65,1%             23     42,6%

                CNF-QAR     7              1               77,8%               7      77,8%

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https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2021/02/azul-conecta-finaliza-operacao-de-verao-com-perspectivas-de-retomada_179438.html

02/02/2021

Victor Fernandes

A proposta era ser um projeto piloto, mas os voos de verão da Azul Conecta superaram as expectativas, de acordo com a companhia. Com as últimas frequências operadas neste domingo, 31 de janeiro, a empresa sub-regional da Azul contabiliza 1.175 voos cumpridos, que foram responsáveis por transportar clientes desde o dia 14 de dezembro para nove dos destinos mais procurados por turistas durante o verão.

Voando de Porto Alegre, Rio de Janeiro/Santos Dumont, São Paulo/Congonhas, Belo Horizonte e Fortaleza, os viajantes puderam chegar em voos comerciais à Canela (RS), Torres (RS), Itanhaém (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Guarapari (ES) e Jericoacoara (CE).

“Foi uma iniciativa pioneira e extremamente inovadora da Azul que operou pela primeira vez em cidades turísticas e de enorme potencial. Os números mostram que o nosso projeto deu muito certo e estimulou uma demanda até então inexistente. Ficamos muito felizes por podermos apresentar a qualidade e o diferencial do produto da Conecta para clientes que ainda não tinham a oportunidade de experimentar esse serviço a bordo dos aviões Caravan. O ‘Verão Azul Conecta’ nos deixou muito animados, mas mostrou que a deficiência na infraestrutura de alguns aeroportos ainda é uma barreira a ser vencida para garantirmos a regularidade de nossas operações”, afirmou o gerente de planejamento de malha da Azul, Vitor Silva.

RIO MANTÉM CONECTA
O governo do Estado do Rio de Janeiro se antecipou e garantiu a continuidade dos voos da Azul Conecta de maneira regular mesmo após o fim da alta temporada de verão. Com o acordo com a companhia, o Rio continuará sendo atendido pelos voos da Conecta, a partir do Santos Dumont e de Congonhas, que terão como destino Angra, Paraty e Búzios.

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A única rota que teve boa performance em dez20, 

REC-SET   559 pagos (ida+volta)  78 voos   LF 79,6%

mas reduziram pra 5 vps em fev21, e teve dois cancelamentos (mau tempo?) essa semana.

https://www.flightradar24.com/data/flights/ad5362

 

REC-CAU  469                               78                66,8%    também passou a 5 vps

CNF-GUZ  134                               26                57,3%   

 

Das rotas antigas

CGB-BPG  348                              46                84,1%  é a melhor de todas

 

 

Edited by TheJoker
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Pessoal, eu fazia parte da equipe da TwoFlex em CGH antes da aquisição pela Azul. Atendíamos os voos de Jacarepaguá, Barretos e Franca na época.

Sei que já faz um tempo que vocês comentaram sobre isso, mas eu gostaria de detalhar como era o processo de desembarque desses voos, visto que os aeroportos de origem não possuíam o mesmo nível de segurança que CGH.

Quando os passageiros desembarcavam da aeronave, eles eram deixados em uma porta de acesso à área de restituição de bagagem do aeroporto, aonde não era mais possível retornar para a Área Restrita de Segurança para uma eventual conexão.

Se os passageiro possuíssem um voo de conexão com a Gol, deveriam fazer todos os trâmites novamente, para assim passarem pelo canal de inspeção do aeroporto.

Esse procedimento era totalmente alinhado com a administração aeroportuária e funcionava bem.

Só uma curiosidade, havia sido comentado que a famosa "raquete" é um equipamento de raio-x, mas na verdade ele é um detector de metais.

Vida longa e próspera a todos! :D

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