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Boeing 737 MAX - Atualizações recertificação


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Um conhecido na GOL disse que o primeiro MAX deve voltar a  voar (não sei se em testes ou já comercialmente) dia 15/12. Mas no fim, vai tudo depender da ANAC e da velocidade com qual as modificações serão implementadas pela empresa.

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Aos 37:40 tem matéria e a entrevista com o cmte. Quito da G3.

https://www.aeroflap.com.br/gol-tem-voo-de-certificacao-do-737-max-programado-junto-a-anac-para-amanha/ Voo de certificação do Max na ANAC será feito amanhã segundo o Aeroflap

Uma das melhores notícias do ano na aviação comercial!! Sugiro aos moderadores passar para o tópico Situação do grounding do Boeing 737 MAX, que já vem tratando do assunto.

Meus prezados

Liberado nos EUA, Boeing Max ainda está em análise no Brasil

Anac segue para ajustes finais para a volta do modelo no Brasil com a Gol

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que a liberação para retorno das operações das aeronaves modelo Boeing 737-8 Max no Brasil ainda depende do término dos trabalhos realizados pela Agência quanto ao processo de validação das modificações do projeto. O objetivo é demonstrar que o projeto com as modificações propostas é seguro e atende aos requisitos de aeronavegabilidade necessários.
A decisão da autoridade de aviação civil norte-americana Federal Aviation Administration (FAA), que aprova as modificações necessárias para que a aeronave volte a ser operada nos Estados Unidos, divulgada nesta quarta-feira (18), foi resultado de um trabalho realizado em conjunto com a Anac e outras autoridades de aviação civil no mundo, em especial a autoridade europeia European Aviation Safety Agency (EASA) e a canadense Transport Canada Civil Aviation (TCCA).

A partir desta diretriz da FAA, a Anac procederá com os ajustes finais para conclusão do processo de validação para retorno do modelo Boeing 737-8 Max no Brasil. Após o término desse trabalho, o operador brasileiro da aeronave, que atualmente é a Gol Linhas Aéreas, deverá incorporar e demonstrar de forma satisfatória o cumprimento de todas as novas diretrizes, tanto em termos de projeto quanto de treinamento de pilotos.

Desde abril de 2019, quando a Boeing iniciou as atividades para certificação das modificações propostas, a Anac vem participando de um grupo para análise desses estudos. Ao todo, cerca de vinte profissionais da Agência, dentre engenheiros(as) de diversas especialidades e pilotos, inclusive de ensaio de voo, participaram do processo.

“Este esforço é exemplo de cooperação entre autoridades da aviação civil, apenas alguns países têm experiência para certificar um sistema tão complexo. No entanto, a Anac trabalha com avaliações independentes para assegurar que todos os requisitos necessários serão atendidos no retorno seguro das operações dessas aeronaves no Brasil”, afirmou o Diretor-Presidente substituto da Anac, Rafael Botelho.

Fonte: Victor Fernandes para PANROTAS  18 nov 2020

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  • A345_Leadership changed the title to [TÍTULO ATUALIZADO] EUA recertifica Boeing 737 MAX; Brasil está próximo

Air Canada 2329 com o 737 MAX 8 C-GEIV em voo na rota Toronto > Vancouver. 

Ate semana passada esse MAX estava em Marana Pinal Park e foi transferido para Toronto. 

Será que já esta com o novo software?

https://www.flightradar24.com/ACA2329/261895d7 

Edited by Cassio.Fernandes
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https://www.reuters.com/article/us-boeing-737max-easa/europe-regulator-sees-boeing-737-max-ungrounding-in-january-idUSKBN2810KU

 

“We wanted to carry out a totally independent analysis of the safety of this aircraft, so we performed our own checks and flight tests,” Patrick Ky, executive director of the European Union Aviation Safety Agency (EASA), told the Paris Air Forum.

“All these studies tell us that the 737 MAX can return to service. We have started to put in place all the measures,” he said. “It is likely that in our case we will adopt the decisions allowing it to return to service some time in January.”

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https://www.seattletimes.com/business/boeing-aerospace/alaska-orders-more-737-maxs-now-that-the-plane-is-cleared-to-fly/?utm_source=RSS&utm_medium=Referral&utm_campaign=RSS_boeing-aerospace

 

By Dominic Gates

Days after the Federal Aviation Administration cleared Boeing’s 737 MAX to fly passengers again, Alaska Airlines became the first carrier to expand its fleet of the aircraft.

Alaska announced Monday it will lease 13 MAXs from Los Angeles-based Air Lease Corp (ALC).

Alaska already has 32 MAXs on order directly from Boeing, five of which are expected to be flying by summer 2021. Alaska will begin flying the 737-9 MAX in March.

 

Alaska will sell 10 Airbus A320s to ALC, and subsequently take delivery of the 13 new Boeing 737-9 MAX from fourth quarter 2021 through 2022.

Alaska said it will lease the A320s back from Air Lease for a short time after the transaction closes.

After permanently parking all A319s and some A320s earlier this summer, this deal leaves Alaska Airlines with 39 A320s in the operating fleet along with 10 A321neos.

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As companhias norte americanas já começaram a se mexer, a Alaska vai alugar 13 737 Max 9 

https://newsroom.alaskaair.com/2020-11-23-Alaska-Airlines-further-modernizes-fleet-with-13-new-leased-737-9-MAX-aircraft 

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  • Woody changed the title to Boeing 737 MAX - Atualizações recertificação
On 11/23/2020 at 9:57 PM, Cassio.Fernandes said:

As companhias norte americanas já começaram a se mexer, a Alaska vai alugar 13 737 Max 9 

https://newsroom.alaskaair.com/2020-11-23-Alaska-Airlines-further-modernizes-fleet-with-13-new-leased-737-9-MAX-aircraft

PR-XMA decolou hoje, CNF-CNF, flight test

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Uma coisa que não entendi, eu tinha ficado com a impressão de que a atualização dos Max era bem complexa, envolvendo hardware e software. Essas atualizações foram sendo adiantadas antes da Recertificação? Eu achei (talvez muito ingenuamente) que nada tinha sido feito ainda. 

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25 minutes ago, CabinCrew said:

Uma coisa que não entendi, eu tinha ficado com a impressão de que a atualização dos Max era bem complexa, envolvendo hardware e software. Essas atualizações foram sendo adiantadas antes da Recertificação? Eu achei (talvez muito ingenuamente) que nada tinha sido feito ainda. 

Basicamente é atualização de software, reforço de parte da fiação (changing the horizontal stabilizer trim wire routing installations) e treinamento específico.

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33 minutes ago, TheJoker said:

Basicamente é atualização de software, reforço de parte da fiação (changing the horizontal stabilizer trim wire routing installations) e treinamento específico.

Certo, e esse reforço da fiação é um serviço rápido de fazer? Justamente essa parte achei que fosse mais demorada e complexa. 

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12 minutes ago, CabinCrew said:

Certo, e esse reforço da fiação é um serviço rápido de fazer? Justamente essa parte achei que fosse mais demorada e complexa. 

Esse boletim da fiação já havia sido aplicado nos últimos meses.

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13 hours ago, TheJoker said:

Basicamente é atualização de software, reforço de parte da fiação (changing the horizontal stabilizer trim wire routing installations) e treinamento específico.

Não tem que instalar tb outro sensor de ângulo de ataque?

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7 hours ago, Leandrinho said:

Não tem que instalar tb outro sensor de ângulo de ataque?

Ia perguntar isso também. 

E, no início, esse segundo sensor era item opcional de compra?

E um aviso do MCAS de divergência de dados: é alguma luz de advertência ou alteração em software para alguma tela do glass cockpit (não conheço o termo correto das telas do painel)?

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7 hours ago, Leandrinho said:

Não tem que instalar tb outro sensor de ângulo de ataque?

Já tem dois sensores, um em cada lado da aeronave, o problema é que, se não me engano, o MCAS era alimentado por somente um deles.

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É isso

Não havia redundância, cada vez usava-se um sensor (o que *piora*  a confiabilidade do sistema). Também a IAS Disagree não estava habilitada.

 

A EASA se não me engano pediu um 3o sensor mas será um sensor virtual, por software, será mais uma fonte de dados pra se verificar a redundância.

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Tudo que era relativo a hardware, foi feito a mais de 6 meses... So faltava instalar a ultima versao do software.

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https://onemileatatime.com/american-737-max-flights-to-nowhere/

Primeiro, vão fazer voos com funcionários. O inaugural MIA-LGA com PAX só em 29/12.

In December, American Airlines will operate five flights to nowhere with the 737 MAX, exclusively for employees. As the company explains, in order to restore customers’ confidence in the 737 MAX, the airline first needs to ensure employees are comfortable flying on the plane.

That’s why American will operate five flights with the 737 MAX leading up to this, which employees of American or its wholly owned subsidiaries can take.

Specifically, flights will be on the following dates out of the following airports:

  • December 3 from DFW
  • December 8 from MIA
  • December 9 from LGA
  • December 15 from LGA
  • December 17 from MIA

Each flight to nowhere is expected to last for about an hour. 

Edited by TheJoker
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