Jump to content

Aeroporto também pode ser atração turística...viu Brasil?


Recommended Posts

 

Meus prezados

Aeroporto também pode ser atração turística...viu Brasil?

a1-3.jpg

Para mim era uma enorme alegria. Minha mãe me pegava na escola Rudolf Steiner, no Alto da Boa Vista, e logo estávamos chegando ao Aeroporto de Congonhas, ali pertinho. Lembro-me bem das enormes escadas em caracol que levavam ao terceiro andar. Na lateral, havia uma grande porta de vidro e pronto, estávamos no paraíso! 

De um lado, interno, ficava um famoso restaurante, chique, com vista privilegiada. Do outro, o enorme espaço aberto do terraço, sempre cheio e muito disputado, de onde podíamos observar o sobe e desce dos aviões, o embarque e desembarque dos passageiros (que ainda era feito a pé, pela pista). Era um desfile de Electras e Boeings, 737 e 727.....se desse sorte, dava para ver o gigante Airbus A300 também!

VARIG, VASP, Cruzeiro e Transbrasil dominavam o cenário, vez ou outra acompanhados por raros visitantes estrangeiros, como Aerolineas Argentinas e Pluna. Bons tempos, anos dourados da aviação....época em que voar era mais do que um simples deslocamento do ponto A ao ponto B. Voar era um charme, os passageiros desfilavam elegância, as empresas aéreas ofereciam serviços de alta qualidade....nada a ver com os dias de hoje!

Eu passava a tarde toda lá, anotando em um caderninho os aviões que pousavam e decolavam. Tirava fotos e, claro, tomava um lanche nas mesinhas dispostas em um dos cantos do terraço.

Abaixo, imagem antiga do primeiro terraço do Aeroporto de Congonhas

spacer.png

O movimentado terraço de Congonhas, nos bons tempos.

spacer.png

Assim era a vista do terraço em Congonhas. 

spacer.png

Terraço de aeroporto sempre foi local perfeito para passeios familiares

e4.jpg

Semana passada peguei meu filho e esposa e decidimos passear no Aeroporto de Guarulhos, SP. Quem sabe o Henry, que aos 2 anos já gosta de aviões como o papai, poderia ver alguns dos grandes jatos que enchem o pátio do mais movimentado aeroporto da América do Sul. Ledo engano! Apesar de ter um terminal novo e ultra-moderno, com linhas arrojadas e muita iluminação natural, GRU não oferece NADA aos seus visitantes, além de algumas lojas e restaurantes/lanchonetes.

Quer ver os aviões? você terá de ir ao edifício garagem e subir ao terceiro ou quarto andar...de lá dá para ver alguns aviões, de longe, e apenas uma parte pequena do terminal do aeroporto...e nada mais!

O lindo Terminal 3 do GRU Airport...

spacer.png

..mas quer ver avião (ou parte dele)? Só no edifício garagem e, mesmo assim,
de muito longe e com péssima vista.

spacer.png

Quando foi inaugurado, lá pelos anos 80, o aeroporto de Guarulhos chegou a ter um terraço aberto, com ótima vista das pistas e estacionamento das aeronaves. Não sei exatamente o motivo (se não me engano, foi por "segurança"), mas o local foi logo fechado, para tristeza dos aficcionados e público em geral.

Imagem abaixo: Quando o Aeroporto de Guarulhos tinha terraço era assim,
um grande sucesso de público.

spacer.png

Fica até hoje a pergunta: por que os principais aeroportos brasileiros (Congonhas, diga-se de passagem, também deixou de ter seu terraço há muito muito tempo) não oferecem este tipo de espaço, tão popular no mundo todo? Há espaços abertos para observação de aviões em aeroportos espalhados por todos os continentes, mas aqui, nada!

Será que o Governo e as empresas privadas que hoje administram alguns deles (alô GRU Airport!) não se deram ainda conta de que um aeroporto pode ser, também, uma atração turística da cidade? E trazer receitas?

spacer.png

Acima: Terraço no Aeroporto de Frankfurt

spacer.png

Acima: Aeroporto de Zurique

Em Zurique, por exemplo, há dois enormes terraços no Aeroporto de Kloten. Quem conhece sabe, são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s e estão sempre cheios. E não somente de passageiros que esperam pelo embarque de seu voo, como também, e principalmente, por moradores e turistas que usam a área como um local de entretenimento. 

É um passeio perfeito para fazer em família...tem vistas espetaculares dos terminais e das pistas, espaços abertos e cobertos, playground para a criançada, bar, restaurante, lojinha com produtos relacionados à aviação....bancos, binóculos, banheiros...à frente de cada gate, um painel indica o avião que está ali estacionado, sua matrícula, modelo, cia. aérea, voo que vai realizar, destino e etc...

b4.jpg

Acima: Playground com tema de aviação...terraço do aeroporto de Zurique

spacer.png

Acima: A diversão das crianças nesses espaços
vai muito além da observação dos aviões

spacer.png

Acima: O terraço do aeroporto de Zurique fornece informações 
sobre os aviões parados no gate.

spacer.png

Acima: Criança se divertindo ao ver os aviões ainda mais de perto

A entrada ao terraço é cobrada (nada exorbitante) e, para aqueles que temem pela "segurança", há na entrada o mesmo tipo de procedimento adotado no embarque de passageiros - raio-x, inspeção de mochilas e outros pertences, entre outros. Tudo muito bem organizado, claro!

O Aeroporto de Zurique é apenas um dos exemplos, há muitos, muitos outros....dos que conheço, cito ainda os ótimos terraços dos aeroportos de Munique, Viena, Amsterdã e Frankfurt. Todos eles, sem exceção, geram receitas, trazem turistas, alegram crianças (incluindo muitas delas, já adultas...rss).

 spacer.png

 Acima: Aeroporto de Viena

spacer.png

Acima: No terraço do aeroporto Shiphol, em Amsterdã, 
tem até um exemplar de um Fokker F100 para ser visitado.

spacer.png

 Acima: Que tal um lanche com vista para os aviões?

Será que um dia os "gênios" que administram nossos aeroportos "acordarão" para esta realidade? Nós, que amamos ver aviões, agradeceríamos MUITO! O turismo e lazer também!

Mas, como estamos no Brasil, infelizmente, duvido muito!

d3.jpg

 spacer.png

Acima e abaixo: Aeroporto de Frankfurt

d6.jpeg

 spacer.png

Acima: Aeroporto de Narita, Tóquio

Abaixo: Aeroporto de Nagóia (Japão)

d10.jpg

Fonte: Blog de Turismo & Aviação - Riccardo Bison 06 jan 2018

  • Like 6
Link to post
Share on other sites

Excelente matéria!! No Brasil tem muita administradora aeroportuária (a maioria delas) que prefere economizar uns trocados desligando e mantendo inoperantes 2/3 dos detectores de metais e aparelhos de raio-x, do que ganhar uma boa grana com um terraço bem localizado, barato de fazer e que muita gente estaria disposto a pagar pra entrar e passar algum tempo simplesmente vendo os pousos e decolagens. 

Quando começaram as concessões de aeroportos pra iniciativa privada eu achei que isso iria melhorar, mas a grande verdade é que a Infraero, mesmo tendo todos os defeitos dela, ainda dava mais atenção à isso que as operadoras privadas em geral.

Edited by diasfly
  • Like 3
Link to post
Share on other sites
5 hours ago, diasfly said:

Excelente matéria!! No Brasil tem muita administradora aeroportuária (a maioria delas) que prefere economizar uns trocados desligando e mantendo inoperantes 2/3 dos detectores de metais e aparelhos de raio-x, do que ganhar uma boa grana com um terraço bem localizado, barato de fazer e que muita gente estaria disposto a pagar pra entrar e passar algum tempo simplesmente vendo os pousos e decolagens. 

Quando começaram as concessões de aeroportos pra iniciativa privada eu achei que isso iria melhorar, mas a grande verdade é que a Infraero, mesmo tendo todos os defeitos dela, ainda dava mais atenção à isso que as operadoras privadas em geral.

Algumas concessionárias tão mais preocupadas em colocar a culpa no governo do que fazer o simples, quem dirá terraço

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Lembro-me que, por muitos anos, MAO tinha um excelente terraço, que era um programa de fim de semana para muitos amazonenses. Aquele terraço vivia sempre lotado, desde pessoas aguardando seu ente querido de uma viagem, como entusiastas da aviação. Eu mesmo passei várias tardes inteiras apreciando os movimentos de aeronaves em MAO.

Ao passar pela reforma e ampliação, o terraço infelizmente foi removido, restando apenas um pequeno espaço coberto que mal dá para ver os aviões. É uma pena. Manaus perdeu uma atração.

Lembrando que MAO ainda é gerido pela Infraero.

Essa matéria é excelente, pois retrata os desejos de muitos aqui. E não se trata apenas de nós, que somos entusiastas, mas de grande parte do brasileiro comum,que sempre admirou a aviação, isso é um fato. Então as concessionárias estão perdendo um grande chance de gerar receita.

O que me admira é que algumas dessas concessionárias têm espaços em outros aeroportos que administram em outras partes do mundo e não trouxeram isso para o Brasil.

Enfim, espero que um dia acordem pra isso.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites

Se o Brasil não usa seu potencial de 7.000 km de litoral, biomas incríveis como a Caatinga, Pantanal e Amazônia, sem falar na herança e diversidade cultural, cidades incríveis e de outros inúmeros atributos para gerar renda e turismo, quem dirá fazer "terracinho para ver aviões?"

  • Like 7
  • Sad 1
Link to post
Share on other sites

O terraço do aeroporto de Fortaleza foi fechado para dar lugar aos escritórios da?Fesporte

 

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade