Jump to content

Aerosul é a mais nova empresa aérea de voos regulares no Brasil


Recommended Posts

Meus prezados

Aerosul é a mais nova empresa aérea de voos regulares no Brasil

Por  Murilo Basseto

Pouco mais de um ano após ser certificada para serviços de táxi aéreo no sul do Brasil, a Aerosul Táxi Aéreo agora se torna a mais recente empresa aérea de voos regulares no país.

spacer.png

Imagem: Aerosul Táxi Aéreo / YouTube

A empresa, com sede operacional e principal base no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 26/11/2019 e vinha fazendo voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Agora, após processo iniciado em outubro deste ano, a Aerosul teve sua autorização para Operações Regulares emitida no último dia 1º de dezembro.

A rota a ser inicialmente atendida regularmente com aeronave Cessna C208B Grand Caravan será entre as cidades de Arapongas (SSOG) e Foz do Iguaçú (SBFI), tendo como alternativas em caso de necessidade de desvios os aeroportos de Toledo (SBTD) e Londrina (SBLO).

spacer.png

Aeródromos das operações regulares da Aerosul – Fonte: ANAC

spacer.png

Imagem: Aerosul Táxi Aéreo / YouTube

A aeronave, que segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC já teve sua Categoria de Registro alterada para Serviços Privados de Transporte Aéreo Público Regular, é o Cessna Caravan de matrícula PP-AGP com capacidade para 9 passageiros.

O avião, que a Aerosul já vinha utilizando nos voos de Táxi Aéreo, é o mesmo modelo utilizado pela Azul Conecta nos voos sub-regionais da Azul Linhas Aéreas.

spacer.png

Informações do Caravan da Aerosul no RAB – Fonte: ANAC

A Aerosul conta também com um Beechcraft Bonanza V35B de matrícula PR-ASO, mas que ainda segue registrado na categoria de Táxi Aéreo no RAB, portanto, não pode ser empregado nos voos da rota regular.

https://youtu.be/WnPLWcbcYzs

Fonte:  AEROIN 19 dez 2020

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Meus prezados

Conheça os planos de voos e frota da Aerosul, a nova regional brasileira

Murilo Basseto

spacer.png

 Cessna C208B Grand Caravan – Imagem: Aerosul

No último sábado, apresentamos aqui no AEROIN a novidade da Aerosul, uma empresa que, após cerca de 1 ano desde a certificação como táxi aéreo, está se tornando a mais nova companhia de voos regulares regionais no Brasil.

Agora, trazemos a você, leitor, mais informações sobre todos os planos da empresa paranaense. Para isso, conversamos com o Coordenador de Operações da Aerosul Táxi Aéreo.

Frota

spacer.png

Imagem: Aerosul

Como havíamos adiantado, a empresa conta atualmente com um avião Cessna C208B Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, aprovado para suas operações como empresa de transporte aéreo regular. Mas, já vem novidade por aí ainda neste final de ano.

Segundo o coordenador, outro C208B, porém na mais recente versão EX, tem previsão de ser entregue ainda neste final de ano diretamente da linha de produção da Textron, em Wichita, Estados Unidos.

A empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, ao menos por enquanto, eles não estão inclusos nas operações de voos regulares, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a evolução da companhia e a solicitação de aprovação à ANAC.

Nesse momento inicial, no entanto, serão os dois Grand Caravan que comporão a frota regular da Aerosul.

spacer.png

Hangar de apoio da empresa – Imagem: Aerosul

spacer.png

Imagem: Aerosul

Serviço de bordo

Os planos da companhia aérea são de oferecer uma boa experiência ao cliente, incluindo serviço de bordo com água, refrigerante e snack, tudo já incluso no preço da passagem aérea.

O modelo deve ser semelhante ao utilizado pela Azul Conecta em seus Caravans, em que não há comissários a bordo, já que o número de pessoas a bordo é limitado, de forma que o serviço é disponibilizado antes ou no momento do embarque do passageiro.

Destinos e rotas

Embora, como anunciamos no sábado, a Aerosul tenha sua base em Arapongas (PR), e assim tenha cadastrado em seu processo inicial junto à ANAC esta cidade como partida para voos rumo a Foz do Iguaçu, a companhia nos revela outras cidades nos planos.

As operações regulares serão lançadas a partir de Londrina, tendo um guichê preparado no aeroporto para atendimento aos passageiros. E os clientes da companhia contarão com uma ligação internacional. O Cessna Caravan cumprirá um voo diário de Londrina para Foz do Iguaçu que, em seguida, prosseguirá até Assunção, no Paraguai, fazendo depois também o percurso inverso.

O Coordenador nos informa que os trâmites junto à Direção Nacional de Aeronáutica Civil paraguaia, a DINAC, já estão bastante avançados, enquanto no Brasil só resta que a diretoria da ANAC assine a decisão já aprovada e a Agência publique no Diário Oficial da União.

spacer.png

spacer.png

Instalações de apoio ao cliente na sede da empresa – Imagem: Aerosul

A expectativa da companhia é de que em janeiro de 2021 os voos já possam ser comercializados e iniciados, a depender das aprovações dos dois países, portanto ainda sem uma data exata definida.

Depois, os passos seguintes planejados pela Aerosul são de ampliação de voos de Londrina para mais 4 destinos na região sul – Lajes (SC), Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre -, bem como uma ligação direta entre Florianópolis e Foz do Iguaçu, com o mesmo prosseguimento de Foz até Assunção.

Operações no sudeste também estão na mira da empresa em um segundo momento, embora ainda sem destinos revelados.

Equipe e contratações

spacer.png

Área administrativa da empresa – Imagem: Aerosul

Para o planejamento inicial das operações com os dois Cessnas, a Aerosul informa que já tem sua equipe montada, portanto, não deverá fazer contratações de mais colaboradores no curto prazo.

Apenas após a consolidação dos serviços e um consequente início de expansões de malha e de frota é que a companhia buscará ampliar sua equipe.

spacer.png

Imagem: Aerosul

Fonte: AEROIN 23 dez 2020

Link to post
Share on other sites

Como curiosidade: o primeiro nome da Rio-Sul era AeroSul, porém um executivo da VARIG encontrou uma AeroSul Táxi Aéreo e desistiu. 

Talvez seja a mesma que ele pesquisou.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

https://www.aeroin.net/aerosul-segunda-aeronave-grand-caravan-voos-regulares-brasil/

E os clientes da companhia contarão com uma ligação internacional logo no início. Os dois Cessnas Caravan cumprirão o voo diário de Londrina para Foz do Iguaçu que, em seguida, prosseguirá até Assunção, no Paraguai, fazendo também o percurso inverso.

 

spacer.png

Y na frente, C atrás  :lol:

PS-SIM  https://www.instagram.com/voe.aerosul/

 

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

Bacana ver novas regionais com o Cessninha.

Azul, Abaete, Asta e agora essa.  Alguém sabe se a Rima também mudou para regional ou continua LAS?

Edited by edu1802
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

A Gol tb anunciou parceria com essa empresa,será que tentarão novamente a operação que criou com a parceria Twoflex( me refiro pra obter os descontos de ICMS)

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade