Jump to content

Aerosul é a mais nova empresa aérea de voos regulares no Brasil


Recommended Posts

Meus prezados

Aerosul é a mais nova empresa aérea de voos regulares no Brasil

Por  Murilo Basseto

Pouco mais de um ano após ser certificada para serviços de táxi aéreo no sul do Brasil, a Aerosul Táxi Aéreo agora se torna a mais recente empresa aérea de voos regulares no país.

spacer.png

Imagem: Aerosul Táxi Aéreo / YouTube

A empresa, com sede operacional e principal base no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 26/11/2019 e vinha fazendo voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Agora, após processo iniciado em outubro deste ano, a Aerosul teve sua autorização para Operações Regulares emitida no último dia 1º de dezembro.

A rota a ser inicialmente atendida regularmente com aeronave Cessna C208B Grand Caravan será entre as cidades de Arapongas (SSOG) e Foz do Iguaçú (SBFI), tendo como alternativas em caso de necessidade de desvios os aeroportos de Toledo (SBTD) e Londrina (SBLO).

spacer.png

Aeródromos das operações regulares da Aerosul – Fonte: ANAC

spacer.png

Imagem: Aerosul Táxi Aéreo / YouTube

A aeronave, que segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC já teve sua Categoria de Registro alterada para Serviços Privados de Transporte Aéreo Público Regular, é o Cessna Caravan de matrícula PP-AGP com capacidade para 9 passageiros.

O avião, que a Aerosul já vinha utilizando nos voos de Táxi Aéreo, é o mesmo modelo utilizado pela Azul Conecta nos voos sub-regionais da Azul Linhas Aéreas.

spacer.png

Informações do Caravan da Aerosul no RAB – Fonte: ANAC

A Aerosul conta também com um Beechcraft Bonanza V35B de matrícula PR-ASO, mas que ainda segue registrado na categoria de Táxi Aéreo no RAB, portanto, não pode ser empregado nos voos da rota regular.

https://youtu.be/WnPLWcbcYzs

Fonte:  AEROIN 19 dez 2020

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Meus prezados

Conheça os planos de voos e frota da Aerosul, a nova regional brasileira

Murilo Basseto

spacer.png

 Cessna C208B Grand Caravan – Imagem: Aerosul

No último sábado, apresentamos aqui no AEROIN a novidade da Aerosul, uma empresa que, após cerca de 1 ano desde a certificação como táxi aéreo, está se tornando a mais nova companhia de voos regulares regionais no Brasil.

Agora, trazemos a você, leitor, mais informações sobre todos os planos da empresa paranaense. Para isso, conversamos com o Coordenador de Operações da Aerosul Táxi Aéreo.

Frota

spacer.png

Imagem: Aerosul

Como havíamos adiantado, a empresa conta atualmente com um avião Cessna C208B Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, aprovado para suas operações como empresa de transporte aéreo regular. Mas, já vem novidade por aí ainda neste final de ano.

Segundo o coordenador, outro C208B, porém na mais recente versão EX, tem previsão de ser entregue ainda neste final de ano diretamente da linha de produção da Textron, em Wichita, Estados Unidos.

A empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, ao menos por enquanto, eles não estão inclusos nas operações de voos regulares, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a evolução da companhia e a solicitação de aprovação à ANAC.

Nesse momento inicial, no entanto, serão os dois Grand Caravan que comporão a frota regular da Aerosul.

spacer.png

Hangar de apoio da empresa – Imagem: Aerosul

spacer.png

Imagem: Aerosul

Serviço de bordo

Os planos da companhia aérea são de oferecer uma boa experiência ao cliente, incluindo serviço de bordo com água, refrigerante e snack, tudo já incluso no preço da passagem aérea.

O modelo deve ser semelhante ao utilizado pela Azul Conecta em seus Caravans, em que não há comissários a bordo, já que o número de pessoas a bordo é limitado, de forma que o serviço é disponibilizado antes ou no momento do embarque do passageiro.

Destinos e rotas

Embora, como anunciamos no sábado, a Aerosul tenha sua base em Arapongas (PR), e assim tenha cadastrado em seu processo inicial junto à ANAC esta cidade como partida para voos rumo a Foz do Iguaçu, a companhia nos revela outras cidades nos planos.

As operações regulares serão lançadas a partir de Londrina, tendo um guichê preparado no aeroporto para atendimento aos passageiros. E os clientes da companhia contarão com uma ligação internacional. O Cessna Caravan cumprirá um voo diário de Londrina para Foz do Iguaçu que, em seguida, prosseguirá até Assunção, no Paraguai, fazendo depois também o percurso inverso.

O Coordenador nos informa que os trâmites junto à Direção Nacional de Aeronáutica Civil paraguaia, a DINAC, já estão bastante avançados, enquanto no Brasil só resta que a diretoria da ANAC assine a decisão já aprovada e a Agência publique no Diário Oficial da União.

spacer.png

spacer.png

Instalações de apoio ao cliente na sede da empresa – Imagem: Aerosul

A expectativa da companhia é de que em janeiro de 2021 os voos já possam ser comercializados e iniciados, a depender das aprovações dos dois países, portanto ainda sem uma data exata definida.

Depois, os passos seguintes planejados pela Aerosul são de ampliação de voos de Londrina para mais 4 destinos na região sul – Lajes (SC), Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre -, bem como uma ligação direta entre Florianópolis e Foz do Iguaçu, com o mesmo prosseguimento de Foz até Assunção.

Operações no sudeste também estão na mira da empresa em um segundo momento, embora ainda sem destinos revelados.

Equipe e contratações

spacer.png

Área administrativa da empresa – Imagem: Aerosul

Para o planejamento inicial das operações com os dois Cessnas, a Aerosul informa que já tem sua equipe montada, portanto, não deverá fazer contratações de mais colaboradores no curto prazo.

Apenas após a consolidação dos serviços e um consequente início de expansões de malha e de frota é que a companhia buscará ampliar sua equipe.

spacer.png

Imagem: Aerosul

Fonte: AEROIN 23 dez 2020

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Como curiosidade: o primeiro nome da Rio-Sul era AeroSul, porém um executivo da VARIG encontrou uma AeroSul Táxi Aéreo e desistiu. 

Talvez seja a mesma que ele pesquisou.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

https://www.aeroin.net/aerosul-segunda-aeronave-grand-caravan-voos-regulares-brasil/

E os clientes da companhia contarão com uma ligação internacional logo no início. Os dois Cessnas Caravan cumprirão o voo diário de Londrina para Foz do Iguaçu que, em seguida, prosseguirá até Assunção, no Paraguai, fazendo também o percurso inverso.

 

spacer.png

Y na frente, C atrás  :lol:

PS-SIM  https://www.instagram.com/voe.aerosul/

 

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

Bacana ver novas regionais com o Cessninha.

Azul, Abaete, Asta e agora essa.  Alguém sabe se a Rima também mudou para regional ou continua LAS?

Edited by edu1802
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

A Gol tb anunciou parceria com essa empresa,será que tentarão novamente a operação que criou com a parceria Twoflex( me refiro pra obter os descontos de ICMS)

Link to post
Share on other sites
  • 5 months later...

Desejo sorte, mas essas tarifas aí não fecham a conta! Inclusive, incorporaram um terceiro Caravan a frota, mas, rotas "troncais" de C208 hummm

  • Confused 1
Link to post
Share on other sites

Pelo jeito é promocional, no site constam outras classes tarifárias que são mais que o dobro disso ai... a Floripa Airport já anunciou no Insta... vamos acompanhar.

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

São Miguel do Oeste deve voltar a ter voos regulares nos próximos meses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira. Vieira esteve no aeroporto Hélio Wassun acompanhado do diretor presidente da empresa Aerosul, de Arapongas (PR), que deve assumir os serviços na região. Na oportunidade eles avaliaram a estrutura do local para viabilizar a implantação de voos regulares entre São Miguel do Oeste e Florianópolis.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade