Jump to content

Gol anuncia novos voos regionais no RS a partir do segundo semestre de 2021


Recommended Posts

Gol anuncia novos voos regionais no RS a partir do segundo semestre de 2021
 
 
Em reunião nesta quarta-feira (27) com o governador Eduardo Leite, representantes da Gol anunciaram que a companhia tem planos de ampliar os voos no Rio Grande do Sul. A intenção é investir em voos regionais no segundo semestre de 2021.
 
As cidades de Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo serão ligadas à capital de São Paulo por voos diretos e, de lá, para os demais destinos da companhia aérea. Atualmente, a Gol opera desta maneira em Caxias do Sul e Passo Fundo.
 
Segundo o governo estadual, negociações com a Gol começaram antes da pandemia da Covid-19 e foram retomados nesta reunião. Além do governador, estavam presentes o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional no RS, deputado Frederico Antunes, o secretário estadual dos Transportes Juvir Costella, o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Ciro Camargo, e com o assessor da presidência, Alberto Fajermann.
  • Like 4
Link to post
Share on other sites

  • Replies 72
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tinha poa-gru-gig e a volta gig-gru-poa pela latam e abril e cancelaram.... a gol não precisa anunciar aos 7 ventos, basta avisar o passageiro e pronto, sem drama e sem alardes, mas sabemos que a

A GOL vai cancelar voos este mês e em abril por conta da baixa demanda e centenas de cancelamentos causados por desistências de viagens com tantos destinos em medidas restritivas severas? Vai faz

Gol anuncia novos voos regionais no RS a partir do segundo semestre de 2021   Jornal do Comércio - disponível em https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2021/01/776392-gol-anuncia-

Não tem nada certo ainda, 

Segundo a coluna apurou, a intenção é que cada cidade tenha um voo direto a Congonhas ou Guarulhos, pois não vale a pena partir de uma cidade e fazer escala em outra. E também que sejam usados aviões como 737-700, de 119 lugares, ou o ATR, de 70 assentos. Isso dependerá da capacidade de cada aeroporto. Extraoficialmente, a informação é de que os voos de Santa Maria a São Paulo começariam em agosto e que a Gol está otimista com o aumento dos passageiros nos voos, que já começou a crescer significativamente. Com o início da vacinação, a tendência é que a situação dos voos volte a se normalizar a partir do segundo semestre, com a queda do número de casos de Covid.

- Nosso objetivo é, além de manter os voos existentes no RS, expandir a malha. Queremos crescer mais de 50% no número dos nossos voos em relação ao ano de 2020 - disse Alberto Fajermann. 

https://diariosm.com.br/colunistas/colunistas-do-site/deni-zolin/gol-confirma-plano-de-voos-diretos-de-santa-maria-para-são-paulo-a-partir-deste-ano-1.2296311

 

Link to post
Share on other sites

Operados pela própria GOL, 737-700/800, saindo e voltando de GRU — a princípio. 

  • Thanks 3
Link to post
Share on other sites

Pessoal sou natural de Uruguaiana e já fiz POA-URG e se com o ATR o aeroporto arrebenta pelas costuras  imagino com 737, a entrega de bagagens é uma espécie de balcão em que os funcionários da cia colocam as malas em cima.  

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Just now, maureli said:

Pessoal sou natural de Uruguaiana e já fiz POA-URG e se com o ATR o aeroporto arrebenta pelas costuras  imagino com 737, a entrega de bagagens é uma espécie de balcão em que os funcionários da cia colocam as malas em cima.  

Da mesma forma em Santa Maria, há anos é uma novela da expansão do terminal do aeroporto, fora que a FAB alega que o PCN da pista não comporta aeronaves maiores que o ATR, apesar da comum operação de C-130 e KC-390 por lá.

EDIT: pelo que sei, atualmente o terminal de Santa Maria comporta somente uma companhia aérea

 

Edited by x-varigvinny
Complementar uma informação
Link to post
Share on other sites

Bem que poderia aproveitar que a VoePass meteu o pé de UBA e operar lá tb.

Mais uma vez a cidade do triângulo mineiro fica sem ligação direta com a capital paulista.

Link to post
Share on other sites
56 minutes ago, Leandrinho said:

Bem que poderia aproveitar que a VoePass meteu o pé de UBA e operar lá tb.

Mais uma vez a cidade do triângulo mineiro fica sem ligação direta com a capital paulista.

UBA tem o problema cronico de querer voo só pra CGH, outros voos acabam perdendo força

Link to post
Share on other sites

Pelotas e Santa Maria, acredito eu, possuem tamanho suficiente pra suportar um voo de 737... agora Uruguaiana e Santo Ângelo, sei não.

Link to post
Share on other sites

Ex.

POA-PET  2018  AD 30.072 pagos  592 voos (ida+volta)      LF médio  72,5%   51 pax/voo em média

                 2019        30.564            577   reduziram pra cortar custos   75,7%   53

                                 +1,6%

POA  Total 2019 8.298k PAX vs 2018   -0,1% 

Se tirar todos os pax da AD, são 2 a 3 vps. Pra ser diário, tem que tirar pax dos voos POA-CGH/GRU.

 

 

 

 

 

Link to post
Share on other sites

Analisando o antes

2018  POA-CGH  1.813.276 pagos (ida+volta)  2019   1.896.523    +83.247 / 2 / 52 semanas = 800 semana = 6 vps  com 133 pagos                         

          POA-GRU  2.212.976                                           2.278.156     +65.180                             = 627              = 4 vps          157

          POA-VCP      503.856                                             594.652      +90.796                            = 873              = 6 vps          146

          total           4.530.108                                          4.769.331      +239.223                           = 2.300           = 15 vps        153    82% num 738

            AD            1.021.535   22,5%                             1.195.608     +174.073      25,1%

            G3             1.484.689   32,8%                            1.618.803      +134.114      33,9%

            JJ               1.562.802   34,5%                            1.823.473      +260.670      38,2%  

            O6               463.100    10,2%                              132.927       -330.173        2,8%     AD e JJ tomaram +PAX da O6

 

e o depois

dez20 POA-CGH        69.234  

           POA-GRU     129.628

           POA-VCP        51.823

           total             250.685                     dez19       428.153

             AD               70.954   28,3%                            85.802    20%

             G3               80.042   31,9%                         158.137     36,9%

             JJ                 99.637  39,7%                           184.214     43%

             SID                     52   0,02%

 

Agora o problema é o codeshare ADJJ.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
9 hours ago, Fabrício163 said:

Todas essas cidades gaúchas já operaram 737 da Rio Sul na década de 90 direto para São Paulo, ou estou enganado? 

Snme só PFB e CXJ operavam de 737. Santo Angelo chegou a voar 145 tbm. Pelotas e Santa Maria era de Braza. Uruguaiana era do tempo do Bandeirante. 

Em tempos, a Aerolineas voava AEP-Paso de los Libres-POA nos anos 80 de Fokker 28, pax de Uruguaiana embarcavam por lá.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
16 hours ago, x-varigvinny said:

Da mesma forma em Santa Maria, há anos é uma novela da expansão do terminal do aeroporto, fora que a FAB alega que o PCN da pista não comporta aeronaves maiores que o ATR, apesar da comum operação de C-130 e KC-390 por lá.

EDIT: pelo que sei, atualmente o terminal de Santa Maria comporta somente uma companhia aérea

 

Operava tambêm o KC-137 mensalmente fzdo  vôos de logística da FAB.

Link to post
Share on other sites
17 hours ago, B737-8HX said:

Operados pela própria GOL, 737-700/800, saindo e voltando de GRU — a princípio. 

Santa Maria e Pelotas o 737-700 com limitação de peso. PCN é um problema em SBSM.  PCN 20 mas, pista é de concreto, se operar dentro das limitações de resistência balanceado com o peso é tranquilo. Provavelmente com  80% do TOW. Em muitos aeroportos brasileiros às Empresas trabalham com as limitações de  peso e balanceamento.  Lembrando que o KC-137 da FAB operava em S. Maria nas operações logísticas da FAB.

 

Edited by tatsch
  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites
5 hours ago, Kal_Center said:

Snme só PFB e CXJ operavam de 737. Santo Angelo chegou a voar 145 tbm. Pelotas e Santa Maria era de Braza. Uruguaiana era do tempo do Bandeirante. 

Em tempos, a Aerolineas voava AEP-Paso de los Libres-POA nos anos 80 de Fokker 28, pax de Uruguaiana embarcavam por lá.

Esqueci que a Rio Sul operava E145 também. Eu lembro de uma aeromagazine cujo "aeroporto do mês" era Santo Ângelo e o repórter voou Rio Sul/Varig de jato para a cidade. Achava que só poderia ser 737.

Link to post
Share on other sites
15 hours ago, Fabrício163 said:

Todas essas cidades gaúchas já operaram 737 da Rio Sul na década de 90 direto para São Paulo, ou estou enganado? 

Não, a Rio-Sul só operava Brasília em Santa Maria. A OceanAir fazia a rota para São Paulo de Brasília.

Link to post
Share on other sites

A Rio-Sul fazia um voo triangularizado: POA-PFB-CGH.

Link to post
Share on other sites

Varig operava com AVRO em Pelotas, posteriormente EMB-120 Brasília da Rio-Sul. Atualmente o aeroporto é escala do voo antártico GIG-PET-PUQ (Punta Arenas) e recebe o C-130, além dos voos diários de ATR da Azul para POA. Pista de quase 2km, de concreto. Sinceramente, não sei se teria público para um voo direto para GRU. Talvez, como escala do voo procedente de Uruguaiana.

Link to post
Share on other sites
  • 4 weeks later...

Meus prezados

Companhia aérea avalia realizar voos regionais ligando interior do RS a SP

A ampliação dos voos regionais foi pauta do encontro virtual realizado nesta terça-feira (23/2), entre lideranças do Estado e representantes da companhia Gol Linhas Aéreas.

Durante a reunião, a empresa anunciou que pretende realizar pelo menos quatro voos regionais com destinos diretos, ligando o interior do Rio Grande do Sul até São Paulo.

Conforme o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman, a intenção da companhia é voar, a partir de outubro de 2021, diretamente de Pelotas e Uruguaiana para o aeroporto de Guarulhos (SP). Posteriormente, a partir de março de 2022, também promover voos diretos de Santa Maria e Santo Ângelo.

“No início do próximo mês, pretendemos entregar oficialmente ao governo do Estado uma Carta de Intenção de Voos, constando as rotas, frequências e horários", disse. "Em caso de aceite, queremos disponibilizar a partir de maio os bilhetes para venda, projetando o início dos voos no segundo semestre deste ano”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o próximo passo reside em aguardar oficialmente a proposta da Gol para que ocorram os devidos trâmites legais. "Entendemos que o desenvolvimento da aviação regional é um instrumento fundamental para fortalecer a economia, facilitar negócios e aproximar pessoas", disse.

O presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, comemorou o resultado da reunião. “Em menos de três horas, o passageiro decolaria em Uruguaiana e pousaria em São Paulo, em voo direto. E de lá, poderia seguir para qualquer lugar do Brasil ou do mundo. O mesmo valeria para os municípios de Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo", comparou. "Tudo isso é fruto de um trabalho realizado em conjunto pela Frente da Aviação Regional, pelo governo do Estado e pelas companhias aéreas”.

Fonte: https://estado.rs.gov.br/ 23 fev 2021

Edited by jambock
Link to post
Share on other sites

Alguém sabe se esses voos seriam operados com 737 ou com ATR da VoePass?

Uruguaiana seria uma mão na roda pra mim.

Link to post
Share on other sites
16 minutes ago, IceAir said:

Alguém sabe se esses voos seriam operados com 737 ou com ATR da VoePass?

Uruguaiana seria uma mão na roda pra mim.

Por enquanto não tem pedido de slots em GRU pra essas cidades, G3/2Z.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade