Jump to content

Itapemirim irá se instalar no terminal aéreo de Confins


Recommended Posts

Por Juliana Siqueira Em 11 de fevereiro de 2021 às 00:26

O Grupo Itapemirim, que há 67 anos opera no mercado de transportes no Brasil, está se instalando no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A companhia, que passará atuar também na aviação, vai realizar a integração entre os transportes terrestre e aéreo no terminal.(...)

 

Leia mais: Itapemirim irá se instalar no terminal aéreo de Confins - Diário do Comércio Em: https://diariodocomercio.com.br/economia/itapemirim-ira-se-instalar-no-terminal-aereo-de-confins

Edited by Volare777
Link to post
Share on other sites
  • Volare777 changed the title to Itapemirim irá se instalar no terminal aéreo de Confins

2 hours ago, jansenwinter said:

Pera lá, CNF vai virar uma Rodoviária Aérea??

...A companhia, que passará atuar também na aviação, vai realizar a integração entre os transportes terrestre e aéreo no terminal.(...)

 

Link to post
Share on other sites
15 hours ago, Renatosilva said:

Deviam era fazer ligações  nas cidades com mais de 30 mil habitantes até 150 km do aeroporto.

Itapemirim não tem concessões intermunicipais em Minas. Só de algumas cidades de MG para SP e RJ.

Se ainda fosse a Gontijo.

 

A Real Expresso/Rápido Federal vai executar uma ideia mais próxima da sua em BSB:

As lojas já estão lá pra isso.

A Guanabara (agora que faz a linha pra JERI da Fretcar, que quebrou) devia fazer o mesmo em FOR, mas...  

Edited by Nos-767
acertar o link
Link to post
Share on other sites

A ideia de integração dos modais de transporte é boa, e realmente é algo que já deveria ser feito no país. Como existe um bom fluxo de PAX entre as cidades do litoral catarinense e o aeroporto de Curitiba (CWB), a Autoviação Catarinense (grupo JCA) vem oferecendo alguns horários em que os ônibus embarcam/desembarcam passageiros em CWB. 

Link to post
Share on other sites

A ideia é interessante, mas o problema da integração ao meu ver é em relação ao atendimento do passageiro na origem caso for de ônibus.

Empresas rodoviárias obviamente não são reguladas pela ANAC, logo não vão seguir qualquer instrução presente nas RBACs. Logo, caso tenha algum impedimento de viagem (aérea) só será conhecido no check-in no aeroporto.

Aí começam as reclamações do tipo "mas eu embarquei até aqui, então eu vou embarcar de avião também/não vou voltar pra onde eu vim..." etc etc etc.

No sentido contrário, a ideia é boa e acredito que os problemas serão mínimos. No máximo quando o voo atrasar e o ônibus tiver partido e não ter outro horário no mesmo dia. 

  • Like 2
Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Woody said:

A ideia é interessante, mas o problema da integração ao meu ver é em relação ao atendimento do passageiro na origem caso for de ônibus.

Empresas rodoviárias obviamente não são reguladas pela ANAC, logo não vão seguir qualquer instrução presente nas RBACs. Logo, caso tenha algum impedimento de viagem (aérea) só será conhecido no check-in no aeroporto.

Aí começam as reclamações do tipo "mas eu embarquei até aqui, então eu vou embarcar de avião também/não vou voltar pra onde eu vim..." etc etc etc.

No sentido contrário, a ideia é boa e acredito que os problemas serão mínimos. No máximo quando o voo atrasar e o ônibus tiver partido e não ter outro horário no mesmo dia. 

Ai caberia a uniao ANAC/ANTT, colocando a regulação mais restritiva como a exigida desde a origem. Agora as empresas acordaram (pós buser) que rodoviária as vezes é um transtorno ou perigo, então já temos embarques em shoppings e afins, o serviço combinado rodo-aéreo (sem trocadilhos com a defunta) só seria autorizado se regulado via RBAC em termos de check-in e embarque e desde que partindo de algum lugar esterilizado. O B.O ao meu ver é que a bagagem inspecionada no ponto de embarque, estaria fragil durante a caminhada do pax entre o desembarque do onibus e o portao de embarque novamente.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Em Porto Alegre algumas linhas também seguem da rodoviária para o Salgado Filho, bastando pedir para o motorista. Só que, ao menos pelo que vi nas vezes em que desci no aeroporto, o volume de passageiros é sempre mínimo

Edited by PR-AIU
Link to post
Share on other sites
15 hours ago, Eduardo Mello said:

A ideia de integração dos modais de transporte é boa, e realmente é algo que já deveria ser feito no país. Como existe um bom fluxo de PAX entre as cidades do litoral catarinense e o aeroporto de Curitiba (CWB), a Autoviação Catarinense (grupo JCA) vem oferecendo alguns horários em que os ônibus embarcam/desembarcam passageiros em CWB. 

 Antes paravam num posto e já tinha táxis esperando, era o final inevitável dos  bons tempos de carnavais e finais de ano em Bombinhas.

15 hours ago, Woody said:

A ideia é interessante, mas o problema da integração ao meu ver é em relação ao atendimento do passageiro na origem caso for de ônibus.

Empresas rodoviárias obviamente não são reguladas pela ANAC, logo não vão seguir qualquer instrução presente nas RBACs. Logo, caso tenha algum impedimento de viagem (aérea) só será conhecido no check-in no aeroporto.

Aí começam as reclamações do tipo "mas eu embarquei até aqui, então eu vou embarcar de avião também/não vou voltar pra onde eu vim..." etc etc etc.

No sentido contrário, a ideia é boa e acredito que os problemas serão mínimos. No máximo quando o voo atrasar e o ônibus tiver partido e não ter outro horário no mesmo dia. 

Teria que ser feito um esquema tipo o Train + Air da Air France, te dão o cartão de embarque já nos guichês da estação de trem, mas você despacha as malas no self drop bag! Funcionava legal, até o táxi que te levava para Orly.

Abraços.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/itapemirim-pretende-operar-no-total-nove-linhas-de-ônibus-a-partir-de-confins-1.824718

.....

A Itapemirim pretende operar, no total, nove linhas de ônibus a partir de Confins e com diferentes destinos, ao longo de 2021. As primeiras operações irão coincidir com o início dos voos da empresa ligando BH a Brasília, previstos para inauguração no mês que vem. 

Uma das linhas será a de integração entre Confins e a Rodoviária da capital. Os outros serão turísticos, seguindo para as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes. O vice-presidente do Grupo Itapemirim, Adílson Furlan, afirma que a intenção da companhia é fortalecer cada vez mais as operações em Minas. “Nós sabemos que existe um ambiente de negócios favorável para a implementação de novos projetos. E a nossa intenção é de maximizar a operação dos dois hubs – tanto o aéreo como o rodoviário – em Confins”, garante Furlan.

Na direção da BHAirport – concessionária que opera Confins -, a decisão da Itapemirim foi vista como o primeiro passo para concretização do projeto de construção e instalação de um moderno terminal de ônibus integrado ao aeroporto. A iniciativa, ainda em fase de estudos, criaria um amplo hub rodoviário a Confins. 

A implementação é intermediada pelo governo estadual, que vê no projeto uma via de fomento ao turismo em Minas. Segundo Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi-MG), os investimentos feitos pela Itapemirim terão impactos na expansão de Confins. “Temos vocação para ser um hub logístico, com múltiplas conexões nacionais e internacionais. E esse projeto vai além disso. Traz, também, uma nova proposta de integração intermodal aéreo e rodoviário para os usuários”, destaca Barquette.

 

Planos incluem terminal rodoviário, shopping e edifício-garagem

 

A instalação de um terminal rodoviário anexo ao Aeroporto Internacional de Confins é somente uma parte de um ambicioso plano que está sendo desenvolvido pela BHAirport para o complexo. 

Um shopping a céu aberto também é uma das ideias que deveriam ter sido colocadas em prática durante o ano passado, mas foram frustradas pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. 

A ideia é construir um ‘open mall’ que seria erguido em um dos estacionamentos do aeroporto e que teria como público os moradores das 13 cidades do Vetor Norte e do entorno de Confins. A intenção é de que o empreendimento tenha supermercado, bares, restaurantes e até cinemas. A BHAirport pretende construir o empreendimento e buscar uma parceria com um operador do ramo para tocar o negócio. 

Além do open mall, o projeto contempla a construção de um boulevard e de um edifício-garagem, de três andares anexo o centro comercial.

A ideia é que, com a construção do open mall, mais usuários possam também usar o terminal rodoviário – que também seria construído em um dos estacionamentos. 

“Queremos dar aos usuários as opções de compra – para os moradores do Vetor Norte –, assim como trazer passageiros para a implantação do modal rodoviário”, destaca Kléber Meira, diretor-presidente da BHAirport. 

A BHAirport ainda não tem um levantamento dos investimentos que teriam que ser alocados para tirar do projeto do papel. A ideia é que as obras começassem em 2020, mas a concessionária espera que no 2º semestre deste ano já exista um ambiente favorável de negócios para colocar em prática o projeto.

Link to post
Share on other sites

a Unir, que opera a linha entre o aeroporto e a rodoviária, tem um lobby fortíssimo. Duvido muito que a Itapemirim coloque essa linha com tamanha facildiade.

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Rotate said:

a Unir, que opera a linha entre o aeroporto e a rodoviária, tem um lobby fortíssimo. Duvido muito que a Itapemirim coloque essa linha com tamanha facildiade.

Não é só lobby, a linha é licitada pra Unir. O trajeto entre Confins e BH é metropolitano, então quem ganha a licitação pode operar e quem quer operar na doida é classificado como clandestino. Ela pode até tentar, mas vai ter os ônibus apreendidos.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to post
Share on other sites
11 hours ago, Eric Breno said:

Não é só lobby, a linha é licitada pra Unir. O trajeto entre Confins e BH é metropolitano, então quem ganha a licitação pode operar e quem quer operar na doida é classificado como clandestino. Ela pode até tentar, mas vai ter os ônibus apreendidos.

Para este trecho, ela pode fazer uma espécie de "code share" com a Unir. 

Link to post
Share on other sites
2 hours ago, marcos.bh said:

Para este trecho, ela pode fazer uma espécie de "code share" com a Unir. 

Neste caso, sim. Mas de resto...

Link to post
Share on other sites
On 11/02/2021 at 15:45, jansenwinter said:

Pera lá, CNF vai virar uma Rodoviária Aérea??

A Azul faz a mesma coisa em Campinas e em várias outras cidades pelo Brasil.

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Cybertron said:

A Azul faz a mesma coisa em Campinas e em várias outras cidades pelo Brasil.

Mas no caso da Azul é uma "cortesia", o projeto da ITA, pelo que estão falando, voce poderia comprar passagem de onibus para o aeroporto, não necessariamente seguir no avião.

Link to post
Share on other sites
5 minutes ago, PT-KTR said:

Mas no caso da Azul é uma "cortesia", o projeto da ITA, pelo que estão falando, voce poderia comprar passagem de onibus para o aeroporto, não necessariamente seguir no avião.

E qual o problema disto ?

Link to post
Share on other sites
14 minutes ago, Bonotto said:

E qual o problema disto ?

Aí envolve licitação de linha, não é simplesmente chegar lá e meter um Confins - Tiradentes, Confins - Ouro Preto, Confins - Rodoviária. Se fosse assim o Zé das Couves poderia comprar um Marcopolo de segunda mão e abrir linha amanhã.

  • Like 4
Link to post
Share on other sites
2 hours ago, PT-KTR said:

Aí envolve licitação de linha, não é simplesmente chegar lá e meter um Confins - Tiradentes, Confins - Ouro Preto, Confins - Rodoviária. Se fosse assim o Zé das Couves poderia comprar um Marcopolo de segunda mão e abrir linha amanhã.

Sim eu sei disto ! Mas não vejo problema se eles fizerem isto dentro das regras, aliás acharia bem positivo. Tudo que gera empregos é positivo.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade