Jump to content

Ministério Público quer teste de covid obrigatório em voos nacionais

Recommended Posts

Se essa medida passar, tomara que Gol, Latam, Azul e VoePass decidam em consenso colocar toda a frota no chão enquanto a medida não cai.

Vai ter PCR pra todo mundo? Beleza. Até pra tripulante? Beleza. Então ninguém voa de comercial. Aí eu quero ver esses procuradores caçarem pelo em ovo.

Edited by Eric Breno
  • Thanks 1

Não precisava ser PCR, o teste rápido é mais em conta (e alguns saem na hora)

Pra vôo internacional já é praticamente assim, mas é, vôo nacional complica (até pelo tempo ser menor, o risco é menor também)

Antes de radicalizar, pq o MP não faz um levantamento do número de contaminados, internações e óbitos entre os tripulantes das 3 cias? Será que é tão necessário algo tão drástico?

O setor já está sendo sacrificado demais. Hoje garanto que o anseio de cada aeronauta ou aeroviário, é ver avião voando. A água está batendo na bunda nível hardcore. 

• Like 1

O que eu acho que eu acho.

O Ministério Público, assim como vários outros órgãos do estado, podem e devem tomar todas as medidas que entenderem cabíveis para o controle de uma pandemia que já matou quase 250 mil pessoas.

Dito isso

O MPF, como não poderia deixar de ser, acaba refletindo a divisão da nossa própria sociedade, não temos uma coordenação nacional para combate a pandemia,  há iniciativas isoladas, randômicas e quase sempre reativas, pouco pautadas na ciência (que de tão elitista passou a ser desacreditada) e sempre influenciadas por questões políticas e não raro populistas.

Assim como no Brasil, no MPF, diante da falta de uma politica nacional de atuação orientada pelo PGR, por razões que não cabem aqui debater, os membros acabam tendo iniciativas individuais no seu âmbito de atuação, a maioria delas corretas (ainda e o órgão que mais exige providências), outras erradas ou pouco producentes e algumas contraditórias entre os diversos MP's.

Voltando ao tópico:

Pedir o teste de PCR até poderia fazer sentido para controle epidemiológico num plano de vista hipotético.

Na prática, com as pessoas podendo circular livremente, ir a shoppings, bares, aulas a medida não parece fazer muito sentido.

Até porque, ao contrário das viagens internacionais, em que existe um controle de entrada na fronteira e efetiva vigilância epidemiológica, nos vôos internos isso não existem e as possíveis cepas já circulam.

Ao menos para mim, os fatos se impõem sobre uma possível hipótese teórica, obrigatóriedade de testes de PCR só deveriam ser exigidas para garantir acesso a lugares aonde existam barreiras sanitárias para evitar circulação de vírus.

Ex hipotético, no caso de proibirem a entrada e saída de Manaus para evitar a circulação de uma variante, quem quisesse entrar ou sair deveria apresentar o exame.

De resto e medida para inglês ver, que prejudica apenas um modal (aonde se tem a menor probabilidade de transmissão no transporte em si), se o vírus pode circular de ônibus e carro, não dá sentido exigir testes só do avião.

Abraços

• Like 5