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BH Airport retoma projeto para ampliar terminal de passageiros


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"Embora o setor aeroportuário tenha sido um dos mais afetados pela crise imposta pelo novo coronavírus, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está otimista com a retomada dos voos e do fluxo de passageiros em 2021. Tanto que irá investir em uma nova expansão, incluindo a Área Bruta Locável (ABL) para operações comerciais no terminal de passageiros.

De acordo com o coordenador de Novos Negócios da BH Airport (...)"

 

Leia mais: BH Airport retoma projeto para ampliar terminal de passageiros Em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/terminal-1-vai-ampliar-abl-para-lojas

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Antes da pandemia, o aeroporto contava com 90 operações de varejo, hospitalidade e mobilidade. Atualmente, são 71. No ano passado, foram inauguradas cinco: Strellar semijoias, Espaço Latitude, Boticário, Forneria Ouro Preto e Wicar.
Leia mais: BH Airport retoma projeto para ampliar terminal de passageiros Em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/terminal-1-vai-ampliar-abl-para-lojas

 

Estão reabrindo pontos que fecharam, basicamente.

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:offtopic:  achei essa apresentação de 2017, 60% do CNF-EZE, 50% do CNF-LIS eram pax de conexões (interior de MG e outras cidades). Tem % de conexão dos de voos regionais e nacionais também.

 

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww2.camara.leg.br%2Fatividade-legislativa%2Fcomissoes%2Fcomissoes-permanentes%2Fcvt%2Fapresentacoes-em-eventos%2Feventos-2017%2Faudiencia-publica-de-23-05-2017%2Fpaulo-cesar-de-souza-rangel-presidente-da-bh-airport-concessionaria-do-aeroporto-internacional-de-bh%2Fview&psig=AOvVaw12CPHm4rGtb5gHXB1wOVEF&ust=1613952613769000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjhxqFwoTCLjDjJTY-e4CFQAAAAAdAAAAABAE

Edited by TheJoker
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Espaço pra lojas/quiosques é o que +tem no saguão do T1.

Já a área de embarque só tem solução se fizerem uma laje interna pra aumentar o 2º piso, e acabar com a estética do saguão.:unsure:

Quem projetou esses espaços dos aeroportos +antigos não tinham a visão do quanto o tráfego iria crescer nas próximas décadas, e principalmente na mudança de padrão de operação das cias aérea. De voos com escalas, em que embarcavam 30-50 pax, pra voos ponto a ponto com +150 pax a partir dos anos 2000, por isso os airsides não comportam o movimento atual.

Esse  é de ago/20, dá pra ver bem o "corredor de embarque" que estrangula o T1 (aos 6min)  https://www.youtube.com/watch?v=am96zWKPcaM

esse de dez ou jan/21 é mais detalhado e com menos movimento  https://www.youtube.com/watch?v=v6wis3E6Vto

 

Edited by TheJoker
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Confins tem dificuldade em fazer com que os passageiros circulem pelas lojas. Eles não conseguiram nem uma solução meia boca, tipo a do GIG (descer e depois voltar a subir). Quem voa azul já entra na sala de embarque direto nos portões usados pela Azul. 

A maioria (para não dizer todos) dos passageiros em conexão devem voar azul. Isso significa que eles nem passam pelas opções de alimentação da parte nova, que são os bons restaurantes do aeroporto (Burger King, Viena, Sport bar). Ficam na parte "velha", que tem uma casa do pão de queijo (baita pão de queijo ruim, principalmente em MG) e uma caféteria mais ou menos. 

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Ainda não tinha visto, das obras da Copa :facepalm: a única coisa que a Infraero, e nem a BHA fez ainda, são as 2 saídas rápidas.

 

Edited by TheJoker
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16 minutes ago, diasfly said:

"Etapa 05: Ampliação da Pista - 600m. Prazo de execução 465 dias"

Como as saídas rápidas e o novo pátio também tem 465 dias, eu espero que a ideia deles era ter um contrato só para quem neste prazo fazer as 3 obras, porque se for 465 para duas saídas, é institucionalizar a morosidade.

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1 minute ago, A345_Leadership said:

Como as saídas rápidas e o novo pátio também tem 465 dias, eu espero que a ideia deles era ter um contrato só para quem neste prazo fazer as 3 obras, porque se for 465 para duas saídas, é institucionalizar a morosidade.

É o que todos esperam, mas eu já estou com meu banquinho preparado aqui pra sentar esperar mais uma década, diante do histórico :lol:

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On 21/02/2021 at 01:34, TheJoker said:

Ainda não tinha visto, das obras da Copa :facepalm: a única coisa que a Infraero, e nem a BHA fez ainda, são as 2 saídas rápidas.

 

Essa reformar da Infraero foi uma vergonha, quase nada foi finalizado e o que foi teve que ser refeito pela BH Airport. Jogaram milhões de reais no lixo.

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Acho pouco, deviam estender o piso até as colunas, pra dobrar a área do embarque.

T1 é uma grande marquise que uniu 2 prédios estreitos, que originalmente eram cortados por uma via de acesso.

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26 minutes ago, TheJoker said:

Apenas para ilustrar: Era o projeto que seria feito e ficou longe disso na prática.

 

8 minutes ago, TheJoker said:

Acho pouco, deviam estender o piso até as colunas, pra dobrar a área do embarque.

T1 é uma grande marquise que uniu 2 prédios estreitos, que originalmente eram cortados por uma via de acesso.

 

naom_5a2b9a48c29f7.jpg

As reformas vão contemplar até o atual corredor à esquerda (dessa foto acima). Atualmente, atrás desses vidros pretos estão alguns escritórios ainda, como ANVISA, Polícia Federal, Receita, Achados e Perdidos, além de espaços já ocupados na área AR, como banheiros e algumas lojas.

Assim, irá ganhar todo esse espaço para o lado ar, já que além do corredor, os escritórios, lojas e banheiros serão removidos. 

Atualmente CNF precisa de um belo banho de renovação no T1, está com muita cara de acabado. Quando você passa do T1 para o T2 parece que é outro aeroporto.

Diferente de POA por exemplo, que aproveitaram a parte antiga mas praticamente não percebe o que é novo e o que é antigo.

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38 minutes ago, Woody said:

As reformas vão contemplar até o atual corredor à esquerda (dessa foto acima). Atualmente, atrás desses vidros pretos estão alguns escritórios ainda, como ANVISA, Polícia Federal, Receita, Achados e Perdidos, além de espaços já ocupados na área AR, como banheiros e algumas lojas.

Assim, irá ganhar todo esse espaço para o lado ar, já que além do corredor, os escritórios, lojas e banheiros serão removidos. 

Atualmente CNF precisa de um belo banho de renovação no T1, está com muita cara de acabado. Quando você passa do T1 para o T2 parece que é outro aeroporto.

Diferente de POA por exemplo, que aproveitaram a parte antiga mas praticamente não percebe o que é novo e o que é antigo.

 

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O 2º andar do T1 é  +/-  1/3 da largura da área azul, que é mais estreito do que a área entre E e G (gates 23 a 30) no terminal novo.

Gate 25

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Fazendo banheiros/lojas onde estão as esteiras, já leva quase metade da largura. O problema é que AD é a maior operadora de CNF, e os voos dela estão sempre cheios.

 

 

 

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Mas se alargarem o corredor, e acabar a muvuca em frente aos portões, já está valendo.:)

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4 hours ago, TheJoker said:

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Mas se alargarem o corredor, e acabar a muvuca em frente aos portões, já está valendo.:)

Com certeza! Eu tenho uma certa sorte por só ter pego voo no T2 até hoje (agora que eu tava pra pegar no T1, rolou uma combinação de fatores que passaram inclusive pelo toque de recolher no meu destino e vou ter que deixar pra frente), por que esse T1... 

Ah, e um detalhe: a Azul quem opera majoritariamente no T1, pra ela vai ser um grande ganho essa expansão, assim como as áreas que Gol e Latam operam que já são muito legais.

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15 hours ago, TheJoker said:

 

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O 2º andar do T1 é  +/-  1/3 da largura da área azul, que é mais estreito do que a área entre E e G (gates 23 a 30) no terminal novo.

Gate 25

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Fazendo banheiros/lojas onde estão as esteiras, já leva quase metade da largura. O problema é que AD é a maior operadora de CNF, e os voos dela estão sempre cheios.

 

 

 

 

15 hours ago, TheJoker said:

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Mas se alargarem o corredor, e acabar a muvuca em frente aos portões, já está valendo.:)

A ideia é justamente essa, de abrir mais espaço no terminal 1 para dar mais espaço aos portões. Aproveitando, deverão fazer uma reforma para deixar com mais cara do T2.

Na prática, aquele corredor na parte externa, passará para 'dentro' em frente aos portões. Já que pela planta dá a entender que as lojas serão coladas na parede, igual atualmente.

Quanto a área do T2, na verdade, o espaço útil começa a partir do portão 19/20 (que são juntos). Não é possível tirar as esteiras pois é para justamente facilitar a grande distância desses portões ao raio-x.

O que a BH Airport adotou no terminal novo, foi a utilização de lojas tipo ilha, que ficam no meio. Porém não atrapalham em nada já que possui mais espaço.

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1 hour ago, Woody said:

 

A ideia é justamente essa, de abrir mais espaço no terminal 1 para dar mais espaço aos portões. Aproveitando, deverão fazer uma reforma para deixar com mais cara do T2.

Na prática, aquele corredor na parte externa, passará para 'dentro' em frente aos portões. Já que pela planta dá a entender que as lojas serão coladas na parede, igual atualmente.

Quanto a área do T2, na verdade, o espaço útil começa a partir do portão 19/20 (que são juntos). Não é possível tirar as esteiras pois é para justamente facilitar a grande distância desses portões ao raio-x.

O que a BH Airport adotou no terminal novo, foi a utilização de lojas tipo ilha, que ficam no meio. Porém não atrapalham em nada já que possui mais espaço.

Vc não entendeu, eu comparei a largura do T2 nos portões 23 a 30, com o T1 depois do retrofit.

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1 - a loja logo após o Raio X deixará meio confuso, já que terão portões à direita e esquerda.

2 - ainda vejo estrangulador o lado terra no piso de embarque usando apenas um corredor (já existente) e com as escadas rolantes em ambos os sentidos para o térreo e o terraço em frente ao acesso ao lado ar. 

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8 hours ago, renatorfc said:

1 - a loja logo após o Raio X deixará meio confuso, já que terão portões à direita e esquerda.

2 - ainda vejo estrangulador o lado terra no piso de embarque usando apenas um corredor (já existente) e com as escadas rolantes em ambos os sentidos para o térreo e o terraço em frente ao acesso ao lado ar. 

Igual em CWB, certo?

Se for, não achei confuso quando passei por lá.

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