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Brasil quer acordo de céus abertos com Argentina e ponte aérea Congonhas-Aeroparque


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Por Igor Regis em 26/02/2021 - 17:37


Secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, recebeu nesta sexta-feira (26), em Brasília, o embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli. Encontro contou com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann
Secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, recebeu nesta sexta-feira (26), em Brasília, o embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli. Encontro contou com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann

Em reunião realizada nesta sexta-feira (26), o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, recebeu  o embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli, para tratar de acordos envolvendo as fronteiras aéreas e terrestres. Sampaio abordou o interesse de ampliar o acordo de serviços aéreos com a Argentina para que seja na modalidade céus abertos, que retira a barreira de limite de voos entre os dois países. A intenção é estabelecer, futuramente, uma ponte aérea da América do Sul, conectando o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroparque, situado a 6km do centro de Buenos Aires.

O secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, também participou da reunião. Ele explicou que o processo de internacionalização de Congonhas para receber jatos executivos vem sendo tratada pela Infraero, que está investindo em adequações. Mas a chegada e partida de voos comerciais Brasil-Argentina, dependeria de futura homologação, que caberia ser buscada pelos futuros operadores do aeroporto paulistano, previsto para ser leiloado na 7ª rodada de concessões, em 2022.

Já o Aeroparque está apto a receber voos internacionais, assim como Ezeiza, o principal aeroporto argentino. “É uma prioridade nossa a internacionalização de Congonhas”, afirmou Sampaio, no encontro com o embaixador Scioli. A intenção do governo brasileiro é possibilitar a entrada de novas companhias aéreas no Aeroparque, dinamizando o turismo e a conexão entre os dois países.

Outro tema tratado foi o projeto da ponte de Porto Xavier-San Javier, em fase de anteprojeto, e acordos envolvendo a operação da Ponte São Borja-Santo Tomé.

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/brasil-quer-acordo-de-ceus-abertos-com-argentina-e-ponte-aerea-congonhas-aeroparque/

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25 minutes ago, Bonotto said:

Poderiam ampliar com SBPA também.

POA já teve/tem ligações com AEP. Dos principais, só CGH e SDU têm restrições.

A ideia não é ruim, desde que seja bem implantanda.

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1 hour ago, Delmo said:

Por que não incluir SDU-AEP?!

Concordo. A Infraero e o governo querem "engordar o porco" para ter maior valor nas concessões.

Ter voos ligando principais centros econômicos é interessante. Na Ásia tem as ligações HND-TSA, GMP-SHA, eles têm até um nome para isso, não lembro agora.

Porém eu penso que deveria ser controlado, pois isso limitaria GRU e ainda mais o GIG, porque se para AEP é liberado, por que não ASU, MVD, entre outras? Tipo, para cada 1 voo em CGH-AEP deverá ter um GRU-AEP ou GRU-EZE. Fora que mudar o regime de concessão para leilão de slot, querem ter slot para CGH-AEP, que pague o valor.

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2 hours ago, Delmo said:

Por que não incluir SDU-AEP?!

Deve ter restrição de peso, e tiraria mov. de CGH que estão querendo valorizar.  

http://www.gcmap.com/mapui?P=sdu-aep;sdu-rec

 

Muito provavelmente, isso é só uma ação marqueteira. Na matéria diz que a prioridade inicial é a liberação para voos executivos internacionais em CGH.

Vendo no anuário do DECEA, Av. Geral Internacional 2019 em GRU  2.346 mov. / 2 / 365 dias = 3 aviões por dia

                                                                                     2020               1.238

                                                              Doméstico      2019             12.646                                    17

                                                                                      2020              5.183

 

                                                             Doméstico        2018 em CGH  41.758                            = 57     = +/- 7 slots/hora/dia ou 3-4 pares/hora/dia

                                                                                      2019                 39.919                      

                                                                                      2020                 33.822                            = 46

 

https://www.decea.gov.br/static/uploads/2021/02/Anuário-Estatístico_2020.pdf

 

Interessante, a principal rota da Geral em GRU 2020, é GRU- SBCO (Canoas) e a segunda GRU-CGH.                 

    

Edited by TheJoker
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16 hours ago, Delmo said:

Por que não incluir SDU-AEP?!

Tudo no seu tempo!

Primeiro você coloca em CGH, valoriza esse aeroporto. Na licitação você diz que isso vai ser de retorno incrivel e que pode ser seguido de liberações para MVD e SCL. 

Quando você vender CGH, depois de alguns meses você começa a dizer que tem espaço também pra fazer isso no SDU... e pronto.

 

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  • 3 months later...

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2021/06/lider-aviacao-estima-alta-de-ate-20-com-ampliacao-em-congonhas_182547.html

 

Apoiada no movimento de ampliação do aeroporto de Congonhas na estrutura que recebe voos executivos, a Líder Aviação - empresa especializada em voos charters - projeta alta de 18% a 20% no volume de de operações a partir de outubro, quando as obras devem ser concluídas. A estimativa foi feita pela diretora de atendimento aeroportuário da empresa, Cynthia Oliveira.

De acordo com a diretora, o Aeroporto de Congonhas é muito cobiçado, devido ao seu fácil acesso e por estar próximo aos grandes centros financeiros e comerciais de São Paulo. “O que favorece muito a aviação executiva, já que muitos dos nossos clientes são executivos que utilizam essa ferramenta de mobilidade para ganhar tempo e fazer negócios”, argumenta. Ela acrescenta que a novidade beneficia a aviação executiva como um todo. “Ganham operadores, clientes e a infraestrutura da aviação no Brasil”, completa.

Cynthia pontua que, para a aviação de negócios, o investimento em ampliação no terminal é uma excelente notícia. "Principalmente para aqueles que estão chegando ao Brasil. Atendemos diversas empresas estrangeiras que investem aqui. Acredito que será um grande estímulo para mais viagens de negócios e pode significar um forte incremento na economia, em um momento que precisamos de todos os recursos para voltar a crescer. Além de ser um facilitador na praticidade e gestão do tempo dos investidores”, diz.

 

 

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7 hours ago, Renatosilva said:

Ainda vou ver a briga por conta de PLU - AEP?

Não.

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AEP-CGH, primeiro eles tem que conseguir para a aeronave sempre no mesmo portão com imigração...

Considerando-se como é CGH duvido muito

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Os desembarques e embarques internacionais podem ser realizados pelas posições remotas e os passageiros destes voos levados à futura área internacional por ônibus.

Pode ser inclusive um terminal internacional remoto, completamente separado do terminal doméstico.

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Gentem, não viajem. CGH vai ser internacional só pra Av.Geral, e isso pra poder competir com o Catarina que tirou uma parte substancial do movimento.

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PLU - BRC já! Levar a mineirada para neve. E PLU-CUN para levar a praia chique! Enquanto isso no interior do MS, segue o sonho do voo para Curação.

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