Jump to content

Azul divulga novos voos em São Gabriel da Cachoeira (AM), Ponta Porã (MS) e Correia Pinto (SC)


Recommended Posts

A partir do segundo semestre deste ano a Azul declarou que planeja atender três novas cidades no país: São Gabriel da Cachoeira (AM), Ponta Porã (MS) e Correia Pinto (SC).

A Azul espera iniciar as operações na cidade amazonense em 03 de agosto e planeja pousar pela primeira vez em Ponta Porã e Correia Pinto no dia 08 de setembro de 2021.

No entanto, o início das vendas para os novos voos e a confirmação das datas planejadas dependerão da execução e término de obras de melhoria na infraestrutura aeroportuária das três cidades, além da conclusão de negociações de acordos de redução de ICMS para combustíveis de aviação de modo a incentivar a operação nos estados.

Para São Gabriel, a Azul tem a expectativa de voar três vezes por semana, conectando a cidade do interior amazônico à capital. Os voos serão cumpridos com as aeronaves brasileiras da Embraer E195, que comportam 118 passageiros.

Ponta Porã, que será o sexto destino atendido no Mato Grosso do Sul pela companhia, contará com uma ligação diária para o principal centro de conexões da Azul no país: o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em aeronave a ser definida após a certificação do aeroporto junto à ANAC.

Já Correia Pinto, no estado catarinense, substituirá as operações em Lages e atenderá a região de “Campos de Lages”, com mais de 300 mil habitantes. Os voos também serão diários e com destino à Campinas.

“A Azul é a maior companhia aérea do país em volume de voos diários e destinos atendidos e o anúncio do planejamento de três novas e inéditas bases para agosto e setembro reforça o investimento da empresa em conectar todas as regiões brasileiras. Cada nova base incluída fortalece nossa malha e, ao mesmo tempo, possibilita o desenvolvimento econômico da região que será atendida. Em um ano de incertezas, nós reforçamos o investimento da empresa no Brasil, acreditando no potencial do país e tendo a expectativa de que, com a vacinação em massa, poderemos ter um segundo semestre de recuperação para o setor”, pontua Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

 

Fonte: https://www.aeroflap.com.br/azul-divulga-novos-voos-em-sao-gabriel-da-cachoeira-am-ponta-pora-ms-e-correia-pinto-sc/

 
Link to post
Share on other sites

Me surpreendeu o futuro voo de Manaus para São Gabriel da Cachoeira, e com jato de médio porte. Caso tenha a demanda esperada, certeza que minará as operações da VOEPASS, que opera a rota com o ATR.

Link to post
Share on other sites

São Gabriel DC tem uma demanda bem robusta, reprimida por conta da falta de investimento na infraestrutura do aeroporto de lá. Lembro-me que a Azul já voava la mtos anos atrás e teve que parar por falta de infra.

Link to post
Share on other sites
2 hours ago, diasfly said:

São Gabriel DC tem uma demanda bem robusta, reprimida por conta da falta de investimento na infraestrutura do aeroporto de lá. Lembro-me que a Azul já voava la mtos anos atrás e teve que parar por falta de infra.

2014     AD embarcou 4.321 pagos em 144 voos, média 30 pax/voo  ou 83 pax/semana

2015      jan a jun        1.481                   45                       33

2019      7M/2Z           5.137                  133                      39                     99

nov e dez20                1.424                    27                      53                     178

jan21     7M/2Z              703                   18                       39                     176

 

AD  com 354 assentos por semana vai ter que arrumar +110pax por semana, além de tirar tudo da 2Z/7M.

Link to post
Share on other sites

Não esqueça que um avião maior, proporciona menor custo, possibilitando menor tarifa e consequente estímulo ao mercado.

Link to post
Share on other sites

Muito bom que Ponta Porã terá voo direto para Campinas, mas a região estava esperando que esse voo começasse durante a paralisação dos voos em Dourados (a 120km) devido às obras na pista do aeroporto. Só que o voo vai começar em Setembro, perto dos voos de Dourados voltarem. Pelo menos vai servir para o período que o SBDO ficará fechado novamente em 2022, para concluir a segunda etapa das obras na pista. Espero que consigam homologar o E195 em PMG, a pista de lá já é melhor do que será a de Dourados após as obras, pois já possui 45m de largura e 2000m de comprimento.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Acertaram em cheio em anunciar Ponta Porã!

Vai pegar a indústria Agro da fronteira com o Paraguai (Bella Vista, Pedro Juan, Colonia... Região renegada inclusive pelas cias paraguaias) e a região forte de Antônio João.

Tem demanda com certeza para operar com Embraer.

Link to post
Share on other sites

Não havia entendido o porque de operar em Correia Pinto-SC, sendo que a Azul já opera em Lajes, mas pelo que li, esse aeroporto foi construído para ser  o substituto do aeroporto de Lajes, que não tem espaço para ampliações.

Link to post
Share on other sites
11 hours ago, PT-KTR said:

Não esqueça que um avião maior, proporciona menor custo, possibilitando menor tarifa e consequente estímulo ao mercado.

Realmente, AM tá precisando de estímulo, principalmente interior do estado.

ANAC Dom. pagos

2015  total aeros do AM  3.393.960                    MAO   3.033.263

2019                                 3.063.960   -9,7%                   2.826.562    -6,8%

 

Nas apresentações da AD, sempre tem esse gráfico CASK vs Custo Viagem, a interseção é o E195 com 118 assentos, o problema é nem todo mercado sustenta essa quantidade de assentos com o yield adequado, ou tem infra pra receber o avião.

https://s3.amazonaws.com/mz-filemanager/ed78542a-4e01-429a-8926-03d69ccfa307/1f01c524-5add-4279-ab4b-0f02397fbda2_investor presentation 1q20 wide_pt.pdf

 

no slide 15

2015   30% dos voos com <70 pax    39% entre 70 e 119   = 69% dos voos com <120 assentos   

2019   17%                                          30%                           = 47%

 

ANAC BR  Dom.

2015  Pagos  96.092.687                    RPK   94.249 mi

2019              95.101.714    -1,03%              96.480       +2,33%    - gente voando + longe

 

Enquanto o BR não resolver seus problemas estruturais, aviação doméstica não cresce.

 

ANAC BR  Inter.

2015  Pagos  21.541.946                    RPK   131.295 mi

2019              24.151.348    +12,11%          143.344       +9,18%

 

 

Link to post
Share on other sites

spacer.png

Há um ano a empresa Azul Linhas Aéreas deixava de operar no Aeroporto de Lages por causa da pandemia. Mas, nesta terça-feira (30), a companhia aérea informou que deve voltar a operar na Serra Catarinense em setembro. Mas, será no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto, a 27 km de Lages.

A administração, operação e manutenção da infraestrutura e do serviço de tráfego aéreo são realizadas pela empresa INFRACEA. A estrutura está sendo construída há cerca de 20 anos, foram investidos mais de R$ 63 milhões. Até agora nenhum voo saiu do local.

Completo   https://www.nsctotal.com.br/colunistas/eduarda-demeneck/companhia-aerea-anuncia-voos-para-aeroporto-de-correia-pinto-em

Link to post
Share on other sites
4 hours ago, Eduardo Mello said:

Não havia entendido o porque de operar em Correia Pinto-SC, sendo que a Azul já opera em Lajes, mas pelo que li, esse aeroporto foi construído para ser  o substituto do aeroporto de Lajes, que não tem espaço para ampliações.

Aconteceu o mesmo com Criciúma/Forquilhinha. A Azul acabou transferindo seus voos para Jaguaruna, cujo aeroporto é melhor estruturado.

Link to post
Share on other sites
6 hours ago, Fabrício163 said:

Muito bom que Ponta Porã terá voo direto para Campinas, mas a região estava esperando que esse voo começasse durante a paralisação dos voos em Dourados (a 120km) devido às obras na pista do aeroporto. Só que o voo vai começar em Setembro, perto dos voos de Dourados voltarem. Pelo menos vai servir para o período que o SBDO ficará fechado novamente em 2022, para concluir a segunda etapa das obras na pista. Espero que consigam homologar o E195 em PMG, a pista de lá já é melhor do que será a de Dourados após as obras, pois já possui 45m de largura e 2000m de comprimento.

Uso bastante o aeroporto de Dourados, várias vezes ví ônibus de turismo de Ponta Porã buscando 20/30 PAX até lotado para PP.

Me falaram que a AZUL não volta mais para Dourados no intervalo da obra, apenas no ano que vem quando tudo estiver pronto. Farei o ultimo voo com ela no dia 30/04 para BPS.

A GOL já vende passagens em Dourados nesse intervalo da primeira paralisação da obra.

Link to post
Share on other sites
4 hours ago, TheJoker said:

spacer.png

Há um ano a empresa Azul Linhas Aéreas deixava de operar no Aeroporto de Lages por causa da pandemia. Mas, nesta terça-feira (30), a companhia aérea informou que deve voltar a operar na Serra Catarinense em setembro. Mas, será no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto, a 27 km de Lages.

A administração, operação e manutenção da infraestrutura e do serviço de tráfego aéreo são realizadas pela empresa INFRACEA. A estrutura está sendo construída há cerca de 20 anos, foram investidos mais de R$ 63 milhões. Até agora nenhum voo saiu do local.

Completo   https://www.nsctotal.com.br/colunistas/eduarda-demeneck/companhia-aerea-anuncia-voos-para-aeroporto-de-correia-pinto-em

Acho que cairia bem um voo pra capital, o novo aeroporto ainda é bom pra Curitibanos e tantas outras cidades que tem dificuldade de chegar até o litoral com as péssimas estradas da serra. Em FLN alimentaria a malha da Azul pra POA e resto do país.

 

Gosto de finalmente alguém operar em Ponta Porã!

Edited by 00GRU
Link to post
Share on other sites
10 hours ago, Eduardo Mello said:

Não havia entendido o porque de operar em Correia Pinto-SC, sendo que a Azul já opera em Lajes, mas pelo que li, esse aeroporto foi construído para ser  o substituto do aeroporto de Lajes, que não tem espaço para ampliações.

Esse aeroporto é "colado" na mega-fábrica da Klabin em Correia Pinto, que é quem mais vai sustentar o voo, vide os voos pra Ponta Grossa, sempre tem gente com camisa polo da Klabin nos voos.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
19 hours ago, Hirondelle said:

Aconteceu o mesmo com Criciúma/Forquilhinha. A Azul acabou transferindo seus voos para Jaguaruna, cujo aeroporto é melhor estruturado.

O movimento é semelhante sim, porém vejo que a mudança para Jaguaruna ficou melhor para se atender um "meio termo" entre a cidade de Criciúma e a de Tubarão, pois o aeroporto se situa entre as duas. Tubarão cresceu muito nos últimos anos (e o Sul de SC como um todo) após a duplicação da BR-101 Sul.

Link to post
Share on other sites
52 minutes ago, Ceccatto said:

O movimento é semelhante sim, porém vejo que a mudança para Jaguaruna ficou melhor para se atender um "meio termo" entre a cidade de Criciúma e a de Tubarão, pois o aeroporto se situa entre as duas. Tubarão cresceu muito nos últimos anos (e o Sul de SC como um todo) após a duplicação da BR-101 Sul.

ANAC  (emb+desemb pagos)

            Total SC                    FLN                            NVT                              JOI                            XAP

2014   5.687.022                   3.428.829                   1.296.911                     478.074                     415.488

2019   6.786.348  +19,3%    3.728.074   +8,7%     1.886.701   +45,5%      562.804   +17,7%     454.415   +9,4%

 

O resto tinha nada e agora tem alguma coisa.

            CCM         JJG             LAJ

2014    67.720      0                0             = 67.720

2015    71.638      31.173       0             = 102.811

2016    54.109      71.289       15.061    = 140.459

2017    0              141.489      20.220    = 161.709

2018    0              131.218      22.716    = 153.934

2019    0              129.583      24.771    = 154.354  / 2 / 365 dias = 211  pax/dia = um 321 da JJ lotado por dia

 

 

 

 

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites
On 30/03/2021 at 21:39, TheJoker said:

2014     AD embarcou 4.321 pagos em 144 voos, média 30 pax/voo  ou 83 pax/semana

2015      jan a jun        1.481                   45                       33

2019      7M/2Z           5.137                  133                      39                     99

nov e dez20                1.424                    27                      53                     178

jan21     7M/2Z              703                   18                       39                     176

 

AD  com 354 assentos por semana vai ter que arrumar +110pax por semana, além de tirar tudo da 2Z/7M.

Essa demanda vai aparecer, certeza. Ou pessoal está indo pagando 900 reais pela 2Z, esperando carona da FAB ou pagando 700 indo de lancha rápida (20h de viagem)

Link to post
Share on other sites

Correia Pinto irá atrair passageiros de uma porção expressiva do território catarinense. Não é uma região população e rica como partes do oeste e do litoral/vales, mas é importante e, de certa forma, isolada.

A serra catarinense tem um grande potencial turístico, uma pena, que mesmo com as melhorias dos últimos anos, a estrutura não seja das melhores. Faltam mais atividades turísticas e estrutura - apesar das paisagens belíssimas. Lages tem cerca de 160 mil habitantes e deverá ser a principal cidade alimentadora dos voos. No entanto, até a região de Curitibanos, Rio do Sul, Santa Cecília e toda Serra Catarinense vão ajudar abastecer o voo.

A ligação com SP é forte, mas, de fato, acho que poderia caber uma ligação para CWB (sobretudo p/ pessoal de Lages) e para FLN, servindo toda região. Já que quem está em Rio do Sul e Curitibanos difícilmente iria pegar voo no novo aeroporto até o Afonso Pena. Quem sabe POA poderia entra na roda. Mas pelo que conheço a região, a ligação é maior com Curitiba e, naturalmente, Florianópolis.

Link to post
Share on other sites

Outra região catarinense distante de aeroportos, é todo espaço entre Caçador, Friburgo, Joaçaba, Treze Tílias, Santa Cecília, Videira etc.

Acredito que o ATR-72 seja muito avião hoje, nas circunstâncias atuais, para uma operação em Caçador e Joaçaba. A ligação da região é forte com Curitiba. De lá, poderia distribuir para SP, por ex. A região está longe de Chapecó - e também de Correia Pinto.

Falando nisso, daqueles destinos que Azul estava estudando no interior do país, quais vocês acreditam que poderiam vingar neste ano e no próximo? Eu apostaria em: Paranaguá, Umuarama na região Sul. PNG para VCP e UMU, não sei avaliar se CWB ou VCP. Dificilmente iriam abrir p/ 2 praças de Umuarama. 

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade