Jump to content

CADE aprova negócio entre a GOL e American Airlines

Recommended Posts

A GOL Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE que aprovou, sem restrições, os termos e condições da parceria comercial entre as empresas aéreas, decisão confirmada definitivamente por este órgão em 5 de março de 2021. O acordo contém as melhores condições de viagem para os Clientes e otimização de serviços entre os Times de Águias – como são conhecidos os Colaboradores – das empresas.

Este acordo se reflete em benefícios imediatos para quem viajar em voos entre o Brasil e os Estados Unidos, considerando que o Cliente passará a ter acesso a toda ampla malha de destinos nos dois países, também facilitado a países da América Latina, aumentando as opções do codeshare (anunciado em 2019), especialmente via FFP (Frequent-Flyer Program, em inglês) nos programas de relacionamento Smiles ou AA Advantage.

Para as Companhias, o acordo permite ações de incentivo com agências de viagens parceiras, a fim de maximizar o atendimento aos Clientes corporativos, e participação conjunta em eventos para promoções em turismo, com o propósito de aprimorar e tornar ainda mais eficazes os serviços e a governança das empresas de forma imediata.

“A GOL considera esta aprovação um importante passo para a recuperação internacional, trazendo mais produtos, serviços e inovação para o corredor EUA-Brasil e a melhor conectividade e experiência do cliente em nossos principais hubs”, afirma Randall Saenz Aguero, Diretor de Alianças, Expansão Internacional e Distribuição da GOL.

“A evolução do acordo trará ainda mais sinergias para ambas as empresas, que têm serviços e malhas aéreas complementares, além de criar mais oportunidades para iniciativas conjuntas que buscam estimular as viagens aéreas entre os dois países”, diz Alexandre Cavalcanti, Diretor Regional de Vendas da American Airlines para o Brasil.

18 minutes ago, F-GSPN said:

Acho que com isso, adeus American em BSB...

Também acho. E abre espaço para Latam colocar o 763 p/ MIA umas 2vps por ex, com diferencial de assento premium na business e boa configuração na econômica. 

Latam pode carregar muita conexão para MIA em BSB. Sem falar do grande porão do 767.

Vocês acham que seria viável, caso a economia do país estivesse bem, a GOL trocar os voos de FOR p/ MCO e MIA para MAO? De MAO, o MAX alcançaria JFK c/ facilidade. 

MAO historicamente tem uma operação boa da AA. Lembro que uma época (talvez 2013?), a rota MAO-MIA-MAO movimentou mais de 200k no ano. Tinha American e Tam - inclusive com A332 se não me engano em rotação com A320. Alguém sabe a % de conexões daqueles voos em MAO? Era majoritariamente O/D da capital amazonense para MIA/EUA? 

2 hours ago, F-GSPN said:

Não tem previsão de voos da AA pro S21, G3 pretende voltar com MIA e MCO diários a partir de 01/07 e CUN  a partir de 02/07.

LTM também pretende voltar com SCL e LIM a partir de 01/07.

https://www.bsb.aero/br/o-aeroporto/aeroporto-de-interesse/temporadas/

• Thanks 1
17 minutes ago, Leo Souza said:

Com isso fica mais fácil a AA voltar a SSA ainda mais com a instalação do banco de conexões.

Quem sabe....JJ tem previsão de voltar FOR-MIA 5 vps 76W a partir de 02/07. Já a G3 não tem +slots FOR-FL  :o

H AF0416 AF0415 14JUN29OCT 1234567 279789 CDGCDG1730 1935CDGCDG JJ 
e a KL parece que não volta  

https://fortaleza-airport.com.br/pt/informacoes-operacionais/aeroporto-facilitado

Edited by TheJoker
On 31/03/2021 at 11:00, F-GSPN said:

Os funcionários, inclusive, já foram transferidos para GRU...

On 31/03/2021 at 13:07, Leo Souza said:

Com isso fica mais fácil a AA voltar a SSA ainda mais com a instalação do banco de conexões.

Acho difícil. A AAL não vai abrir base nem tão cedo no Brasil. Quem quiser fazer SSA-EUA, vai fazer SSA-GRU ou GIG (de gol)-MIA/JFK/DFW

On 31/03/2021 at 13:23, TheJoker said:

Quem sabe....JJ tem previsão de voltar FOR-MIA 5 vps 76W a partir de 02/07. Já a G3 não tem +slots FOR-FL  :o

H AF0416 AF0415 14JUN29OCT 1234567 279789 CDGCDG1730 1935CDGCDG JJ 
e a KL parece que não volta  

https://fortaleza-airport.com.br/pt/informacoes-operacionais/aeroporto-facilitado

G3 e KL estão vendendo FOR-MIA e FOR-AMS a partir da W21, então não desistiram totalmente. Devem estar mirando mais o período de alta temporada do verão brasileiro.

12 hours ago, A340-600 said:

G3 e KL estão vendendo FOR-MIA e FOR-AMS a partir da W21, então não desistiram totalmente. Devem estar mirando mais o período de alta temporada do verão brasileiro.

Esse ano está perdido, acho difícil levantar as restrições ao BR.

14 hours ago, TheJoker said:

Esse ano está perdido, acho difícil levantar as restrições ao BR.

Eu não vejo assim.

Vacinação no BR está avançando bem agora. Acredito que teremos, em média, 800k-1 milhão de pessoas sendo vacinadas por dia ao longo dos próximos meses.

Lugares como POA, MAO e SP já começam a apresentar quedas nos seus gráficos de SRAG. Acredito que no fim de Abril o BR como um todo esteja entrando na fase descendente da curva epidemiológica.

Para as férias de Julho acho que o movimento doméstico vai ter um bom reânimo e vejo o segundo semestre trazendo uma recuperação gradual, porém significativa, do internacional.

• Like 6
  • Haha 1

Base nova só quando a American ver que o mercado leisure long haul se recuperar - infelizmente o Brasil não está em posição de tirar o proveito que estão tirando o México, Costa Rica e alguns mercados no Caribe que vem recebendo numeros crescentes de Americanos. 

Com a ocupação atual e os advance bookings não se recuperando nem nos voos atuais... dificil pensar em mais do mesmo prejuízo. 

Hoje toda a atenção tanto da AA, quanto das demais é o mercado doméstico e internacional short-haul. Mercados leisure doméstico já estão por volta de 90 a 95% do movimento que tinham em Fev/2020. Costa Rica por exemplo, tem lugares como Liberia (costa do Pacífico) que tem hoje mais voos do que jamais teve, com yield alto e ótima ocupação.

• Like 1

Daqui a pouco quem quiser ir de MAO para MIA, vai ter que ir pra GRU ou GIG de GOL...

5 hours ago, LipeGIG said:

Costa Rica por exemplo, tem lugares como Liberia (costa do Pacífico) que tem hoje mais voos do que jamais teve, com yield alto e ótima ocupação.

Não é bem assim.

2M21  LIR  norte americanos   27.429   -73,8%     SJO     45.605   -72,7%

2M20                                      104.879                            167.061  *

https://www.ict.go.cr/es/estadisticas/informes-estadisticos.html

*2M19 BR inteiro recebeu só 74.597 

UA vai aumentar voos só a partir de junho, pra México, Am. Central e Caribe

https://thepointsguy.com/news/united-adds-short-haul-intl-flights/

LIR é administrado pela Vinci.

spacer.png

Edited by TheJoker
13 hours ago, MRN said:

Eu sei, caçador, é que um passarinho me contou que o voo lá só vai até o dia 7 de maio. Espero que esse passarinho esteja errado...

Realmente, o último voo partindo de MAO é 07/04.

AA está oferecendo via BSB (G3) e PTY (CM), o trecho PTY-MIA é dela com 7M8 ou 321 dependendo do horário.

Só a partir de 01/05 tem voos via GRU.

AA (ANAC)

jan21  MAO-MIA  250 pagos  19 voos   LF  10,3%  carga 7kg/voo   volta   247 pagos

fev21                    143             20                   5,6%            2                          135

fev21  GRU-MIA   2.277         31                   25,4%           16.1T/voo

volta          2.698         33                   28,1%           13.1                  

GRU-DFW  1.583          25                   22,2%           15  

volta        1.333          28                   16,7%             8.4

GIG-MIA    1.788           27                   26,7%           12.3

volta        1.609           22                  29,7%              5.7

DL fez 9 voos GRU-JFK 223 pagos média 25 pax/voo  (10,4%)  + 4.9T/voo 

volta 10                        333                       33                13,9%      7.6

JJ       5                         575                        115              52%         15.8     76W  221 assentos

volta  5                         450                        90                40,7%      11.3

LA       4 voos GRU-JFK   498 pagos  (+2 SCL) média  125 pax/voo   52%    carga  6.7T  + 9T (SCL) = 15.7     788  247 assentos

volta   3                          235              +26                     87                  35,2%            14.8

Até o final de 2022 não vai melhorar. Após uma parcela significativa da população ser vacinada, o doméstico deverá estar não muito atrás do volume pré-covid, mas o inter ainda estará fraco.

Meio do ano deverá estar bem melhor, no entanto, é esperado uma 3° onda. Eu não acredito que teremos no começo de julho população abaixo de 50 ou 55 anos vacinada. A % não será boa ainda. Isto deverá ser atingido lá no 3° bimestre. 

E a situação econômica/politica não é das melhores. É péssima. Não estamos vendo perspectivas de reformas, por ex. A inflação já está piorando. E vale lembrar que existe a chance de piorar a partir de 2023.

• Like 1
  • Thanks 1