Jump to content

Carro voador elétrico da Embraer levanta voo pela primeira vez; veja como foi


Recommended Posts

Meus prezados

Carro voador elétrico da Embraer levanta voo pela primeira vez; veja como foi

spacer.png

A Embraer também entrou na corrida da eletrificação da indústria automotiva e apresentou um conceito de carro voador elétrico. Construído sob o conceito eVTOL veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês, o veículo foi demonstrado pela fabricante brasileira nesta semana pela primeira vez.

O projeto em torno desse veículo não chega a ser uma enorme novidade, uma vez que a Embraer já havia apresentado seu conceito em um evento promovido pela Uber, outra empresa muito interessada em contar com este tipo de veículo para o transporte de passageiros. Para avançar com o desenvolvimento desse carro voador, a Embraer criou a Eve Urban Air Mobility Solutions, uma empresa nova e independente dos demais braços da companhia.

O futuro chegou

Em um primeiro momento, o carro voador da Embraer mais parece um drone gigante do que uma aeronave. Ele conta com oito asas rotativas e duas hélices e é voltado exatamente ao transporte de passageiros. Em um primeiro momento, esse veículo será comandado por um piloto, mas a ideia da empresa é de que ele seja totalmente autônomo no futuro.

Com esse funcionamento em mente, a Embraer trabalha para garantir que, no futuro, as cidades possam ter a mínima condição de receber esses carros. Para tal esforço, deslocou sua empresa recém-criada para criar uma rede de suporte e serviços, como a gestão do tráfego aéreo, que é insano em cidades como São Paulo.

A expectativa da empresa brasileira é que seu novo carro voador seja uma alternativa aos helicópteros. Além disso, ela trabalha em conjunto a empresas como a própria Uber para desenvolver o melhor modelo de negócio. A empresa de caronas, aliás, é uma das mais interessadas no projeto, pois já tem planos de lançar táxis aéreos urbanos em um futuro próximo.

Ainda não há previsão para que o carro voador da Embraer comece a ser produzido, tampouco quando sua operação comercial vai começar.

 

Fonte: Defesanet 26 mar 2021

Edited by jambock
Link to post
Share on other sites

Carro ? Isto ai tem de tudo, mas um carro não é mesmo rsrsrsrs
Mas muito bacana estes novos conceitos de mobilidade.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Quando dizem que em um primeiro momento o veículo será comandado por um piloto, fico pensando se a ANAC vai criar uma nova licença para esse tipo de veículo ou seria necessário a licença de piloto de helicóptero.

Link to post
Share on other sites
39 minutes ago, Carr said:

Quando dizem que em um primeiro momento o veículo será comandado por um piloto, fico pensando se a ANAC vai criar uma nova licença para esse tipo de veículo ou seria necessário a licença de piloto de helicóptero.

Já ouvi de alguns que no futuro vai existir pilotos de drones, se houver com certeza vai ser uma especialização de alguma carteira.

Link to post
Share on other sites
  • 3 months later...

Meus prezados

Eve, da Embraer, e EDP vão cooperar no desenvolvimento da infraestrutura para o eVTOL

Melbourne, Flórida, 15 de julho, 2021 – A Eve Urban Air Mobility Solutions (“Eve”), empresa criada pela Embraer, assinou um Memorando de Entendimento com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, para colaborar na área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). As duas companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) comecem a operar.

Alguns dos assuntos cobertos pela pesquisa colaborativa serão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas irão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM viável após os resultados da análise.

“A inovação é um dos pilares da EDP e é um tema que recebe nossa atenção de forma permanente. Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

“Nossa colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalhamos para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado. A análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estamos cumprindo as metas do setor. Para nós, na Eve, este é o próximo passo na preparação do ecossistema de UAM para o futuro do voo urbano”, disse Andre Stein, presidente & CEO da Eve.

O Know-how da EDP no desenvolvimento de soluções de mobilidade

A EDP tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030 e desenvolver novos produtos e soluções comerciais para promover a descarbonização. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo. Sua expansão no Brasil e a expertise da Eve contribuem para a implementação de soluções abrangentes de carregamento em UAM para apoiar futuros veículos e sistemas para todos os participantes desse mercado.

Essa parceria será desenvolvida por meio das equipes de Inovação da Eve e da EDP, em conjunto com sua unidade de investimento em capital de risco no Brasil, a EDP Ventures Brasil. As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. Isso segue o anúncio anterior da colaboração da Embraer e da EDP no demonstrador elétrico de asa fixa, em 2020, que ainda está em andamento.

Sobre Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve)

Eve é uma empresa nova e independente dedicada a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada na história de mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer, e com um foco específico, a Eve está adotando uma abordagem holística para implementar o ecossistema de UAM com um projeto avançado de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), uma abrangente rede global de serviços e suporte e uma solução única de gestão de tráfego aéreo. A Eve é a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia conta com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica e atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser aprincipal acionista da Celesc em Santa Catarina. Em 2020, foi eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação do jornal Valor Econômico. É referência em ESG, e está há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Corporativa da B3 (ISE).

Fonte: Embraer via Redação Forças de Defesa 15 jul 2021

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade