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Paes critica concessão do aeroporto Santos Dumont e diz que vai à Justiça


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https://oglobo.globo.com/economia/castro-recorre-bolsonaro-governo-cria-grupo-para-rever-modelo-de-leilao-do-santos-dumont-25351790

O grupo atuará por prazo determinado de 30 dias, a partir de 19 de janeiro, período no qual será discutida e avaliada a proposta do governo federal para o Santos Dumont e eventuais ajustes propostos pelos integrantes do colegiado, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura.

“O objetivo comum é estabelecer acordo para uma solução técnica conjunta que garanta o equilíbrio do sistema multi-aeroportos do estado, de modo que os aeroportos Santos Dumont e Galeão operem de forma coordenada, gerando emprego, fomentando o turismo e beneficiando diretamente o potencial econômico do Rio de Janeiro”, diz a nota conjunta.

De acordo com o governo federal, serão apresentadas de forma conjunta as propostas de ajustes técnicos e respectivas soluções referentes à 7ª rodada, que está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).
Uma vez acolhidas pela TCU, elas farão parte do edital a ser lançado pelo governo federal para o leilão da 7ª rodada.

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O problema não é rever o SDU, e sim achar uma solução pro contrato do GIG.

Alterar acho que não pode, senão todos os outros (1ª e 2ª rodadas) iriam pedir também. O jeito é relicitar como VCP e NAT.

Reequilíbrio tem sido feito pra valores pequenos e situações muito específicas.

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4 hours ago, TheJoker said:

O problema não é rever o SDU, e sim achar uma solução pro contrato do GIG.

Alterar acho que não pode, senão todos os outros (1ª e 2ª rodadas) iriam pedir também. O jeito é relicitar como VCP e NAT.

Reequilíbrio tem sido feito pra valores pequenos e situações muito específicas.

GIG hoje vale o que? BRL 3 bn? Considerando 15 MM pax, etc...vai a zero...para fazer 1 bn no SDU? A grosso modo é essa a solução do Governo Federal?

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Talvez uma solução viável é criar uma empresa que agrupe SDU e GIG, mas aí depende se RioGaleão devolverá a concessão.

Um cenário relativamente semelhante ocorreu em Osaka. Enquanto Kansai patinava em passageiros e era deficitário, Itami era o oposto. Com a fusão, ITM+KIX ganharam escala, ao ponto da Kansai poder baixar suas taxas aeroportuárias - uma das mais caras do mundo.

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Da série, recordar é viver...

BR  PIB     2012     $2,465 trilhões     2019  $1,878    -23,8%    média -3,1% a.a.

População               199,3 milhões                  211    +5,87%              +0,82%

 

ANAC 

Pagos (dom+inter)  107,4 milhões                 119,2  +11,01%            +1,5% a.a  quase 2x a taxa de cresc. população, PIB esquece.

   . dom                     88,5                                 95      +7,43%             +1,03% 

   . inter                     18,9                                 24,2    +27,76%           +3,56%

BR  +11,8 milhões em 7 anos.

 

SDU         2012           8,9 milhões       2019  8,9       -0,02%     média      0

GIG                            16,9                            13,7      -19,42%                  -2,57%

     . inter                    4,05                          4,32     +6,47%                    +0,9%  não depende do doméstico

RIO  -3,2 milhões

CGH                           16,7                           22,3        +33,57%                 +4,22%

GRU                           31,7                           42,3        +33,22%                 +4,18%

SAO   +16,2 milhões

VCP                            8,6                            10,2          +18,41%               +2,44%

BSB                            16,7                           16,6          -0,82%                 -0,12%

CNF                           10,4                           10,7           +3,16%                +0,45%

3sub  +1,8 milhões 

O restante somado perdeu 3 milhões.

 

Isso antes da pandemia, o depois só vendo acontecer. Aviação comercial no BR cresce muito pouco, tanto entre cias quanto nos aeros, troca seis por meia dúzia.                         

Edited by TheJoker
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Infraero preliminar

SDU dez21    807k    dez19  969k    -16,7%

CGH            1.426k             1.965k   -27,4%   vão ter que dar um gás até o leilão

 

2021  SDU   6.8 mi                2019   9.1 mi

          GIG    3.8 a 4 mi                     13.5 mi

          RIO    10.6 a 10.8 mi              22.6 mi     46.9% a 47,8%

22.6 x 51,6% = 11.7 - 10.6 = +/- 1 milhão abaixo do que SAO em termos de performance.       

 

          CGH   9.7 mi                           22.7 mi

          GRU   24.2 mi                         43 mi

          SAO   33.9                              65.7 mi     51,6%   

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2021  CWB  3.112 mi     2019  6.503    47,9%

          IGU       952k                 2.315k   41,1%  é o pior desempenho,  MGF nos 57% e CAC 75%.

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4 minutes ago, Leandrinho said:

Será que até o leilão aumentam os slots de CGH?

Normalmente só aumentam depois das obras, daqui a 6 anos quem sabe.

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6 hours ago, TheJoker said:

Normalmente só aumentam depois das obras, daqui a 6 anos quem sabe.

É... mas no caso de CGH pode ser que aumentem antes, pra valorizar para a concessão.

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37 minutes ago, Leandrinho said:

É... mas no caso de CGH pode ser que aumentem antes, pra valorizar para a concessão.

O que vai valorizar é a promessa/garantia de: + slots, voos inter pro C. Sul, mas só depois dos investimentos. Como só serão obrigatórios a partir de cinco anos, vai depender da evolução do mercado e da disponibilidade da concessionária.

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https://diariodoporto.com.br/movimento-para-fortalecer-o-galeao-ja-incomoda-paulistas/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/debate-sobre-concessao-do-santos-dumont-preocupa-guarulhos.shtml

Já virou guerrinha RJxSP, Invepar quer se meter na estória, até porque se for pra beneficiar GIG, GRU também vai quer sua parte.

 

Quero ver a treta quando CGH começar a tirar mov. de GRU...

 

"Tarcísio de Freitas, que vem sendo apresentado como candidato ao Governo de São Paulo", não sabia.

Edited by TheJoker
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https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/inframerica-quer-participar-de-discussao-sobre-edital-do-aeroporto-santos-dumont/

Depois de a concessionária que opera o aeroporto de Guarulhos (SP) pedir para participar do grupo de trabalho que irá discutir ajustes no edital de concessão do aeroporto Santos Dumont (RJ), chegou a vez da empresa que administra o terminal de Brasília mostrar interesse no debate. A Inframerica, concessionária que opera o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, confirmou que está acompanhando o tema e “tem interesse em participar” do GT.

O Grupo de Trabalho começou a funcionar na última semana, após autoridades do Rio protestarem contra o edital de concessão do Santos Dumont sugerido pelo governo. A preocupação é de que o impulso ao terminal que fica na área central da capital fluminense fragilize ainda mais a situação do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que fica na Ilha do Governador (RJ).

A possibilidade de o novo edital promover algum tipo de proteção ao Galeão colocou outros aeroportos internacionais em estado de alerta. O GRU Airport, por exemplo, afirmou que pretende contribuir para uma solução que não gere “assimetria concorrencial”. No governo, o interesse das concessionárias não causa surpresa, já que a avaliação de técnicos é de que qualquer guarita ao Galeão tem potencial de provocar efeitos em outros aeroportos da malha, por menor que seja a consequência.

 

Farinha pouca, meu pirão primeiro.

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https://oglobo.globo.com/economia/negocios/guarulhos-brasilia-ficam-fora-do-grupo-de-trabalho-que-revisa-concessao-do-santos-dumont-25367764

Manoel Ventura e Julia Noia

26/01/2022

A segunda reunião do grupo de trabalho que revisa as regras para o leilão do Aeroporto Santos Dumont, marcada para a terça-feira, foi suspensa. O motivo foi o pedido do Estado do Rio, que questionou o ingresso de concessionárias de outros terminais no debate. Após o imbróglio, o Ministério da Infraestrutura informou que as administradoras de Guarulhos (SP), Brasília, Florianópolis e Confins (MG) não poderão participar das discussões.

 

virou bagunça :lol:

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7 minutes ago, TheJoker said:

https://oglobo.globo.com/economia/negocios/guarulhos-brasilia-ficam-fora-do-grupo-de-trabalho-que-revisa-concessao-do-santos-dumont-25367764

Manoel Ventura e Julia Noia

26/01/2022

A segunda reunião do grupo de trabalho que revisa as regras para o leilão do Aeroporto Santos Dumont, marcada para a terça-feira, foi suspensa. O motivo foi o pedido do Estado do Rio, que questionou o ingresso de concessionárias de outros terminais no debate. Após o imbróglio, o Ministério da Infraestrutura informou que as administradoras de Guarulhos (SP), Brasília, Florianópolis e Confins (MG) não poderão participar das discussões.

 

virou bagunça :lol:

Mas a ideia devia ser essa mesmo: tumultuar. Afinal como você mesmo disse: farinha pouca meu pirão primeiro. O ministério fez bem em não permitir as outras concessionárias no grupo de trabalho.

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https://www.agenciainfra.com/blog/passagem-aerea-aumenta-com-modelo-de-concessao-do-santos-dumont-rj-diz-estudo-da-prefeitura-do-rio/

 

Aí já estão apelando, aumentar a capacidade do SDU de 10 pra 15 mi vai causar transtornos pro transito da cidade. E o GIG que tinha previsão de movimentar 35 milhões, fizeram estudo? :unsure:

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https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/concessoes/aeroportos-concedidos/galeao/audiencia-publica-RJ_MG

Tem os estudos pra concessão.

no relatório 4 : Eco_Fin tem a projeção de demanda, 2018  28.278k   2023  34.538k  média anual 4,08% a.a.

Em 2022 era previsto ter 33.2 milhões no GIG.

 

De onde tirei o tal estudo da Prefeitura...

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/concessao-do-sdu-pode-acarretar-no-aumento-do-preco-das-passagens/

Edited by TheJoker
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1 hour ago, TheJoker said:

https://www.agenciainfra.com/blog/passagem-aerea-aumenta-com-modelo-de-concessao-do-santos-dumont-rj-diz-estudo-da-prefeitura-do-rio/

 

Aí já estão apelando, aumentar a capacidade do SDU de 10 pra 15 mi vai causar transtornos pro transito da cidade. E o GIG que tinha previsão de movimentar 35 milhões, fizeram estudo? :unsure:

Joker convenhamos:  o acesso ao SDU é muito mais congestionado por natureza que o do Galeão. Por mais que a Av Brasil e a Linha Vermelha fiquem engarrafadas (e sabemos que ficam) o Centro do Rio e o Aterro são muito mais complicados nesse quesito.

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3 hours ago, TheJoker said:

Aterro + congestionado :uhm:

O aterro na chegada ao SDU costuma engarrafar nos horários de pico e acredito que você saiba disso. Assim como o trânsito no centro da cidade no entorno do aeroporto. A LV também engarrafa (a Brasil nem se fala) assim como a LA. Isso não é um problema exclusivo do Rio de Janeiro.

E se trânsito fosse determinante convenhamos, GRU e CGH não teriam o movimento que tem.

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On 26/01/2022 at 12:29, TheJoker said:

https://oglobo.globo.com/economia/negocios/guarulhos-brasilia-ficam-fora-do-grupo-de-trabalho-que-revisa-concessao-do-santos-dumont-25367764

Manoel Ventura e Julia Noia

26/01/2022

A segunda reunião do grupo de trabalho que revisa as regras para o leilão do Aeroporto Santos Dumont, marcada para a terça-feira, foi suspensa. O motivo foi o pedido do Estado do Rio, que questionou o ingresso de concessionárias de outros terminais no debate. Após o imbróglio, o Ministério da Infraestrutura informou que as administradoras de Guarulhos (SP), Brasília, Florianópolis e Confins (MG) não poderão participar das discussões.

 

virou bagunça :lol:

As concessionárias confundem de propósito direito público com privado ao se meterem nessa questão...liberdade de mercado( e de interesses)
A concessionária de CNF deveria então advogar pela reabertura irrestrita de PLU... 

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GIG e BSB veem perdendo pax de cnx pra SP3, faz tempo. Então, é só palanque político.

BSB e GRU estão de olho, porque se derem alguma regalia pra CARJ (em termos de redução ou postergação de parcelas de outorga), elas também vão querer. 

Zürich (FLN/VIX) e principalmente CCR (CNF) estão de olho na concessão de SDU e CGH, e não vão querer ter que dividir movimento com GIG e GRU respectivamente, caso coloquem alguma restrição de crescimento.

Volto a dizer, muito estranho +5 milhões no SDU incomodar tanto, quando CGH vai ter +13.

 

 

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4 hours ago, TheJoker said:

GIG e BSB veem perdendo pax de cnx pra SP3, faz tempo. Então, é só palanque político.

BSB e GRU estão de olho, porque se derem alguma regalia pra CARJ (em termos de redução ou postergação de parcelas de outorga), elas também vão querer. 

Zürich (FLN/VIX) e principalmente CCR (CNF) estão de olho na concessão de SDU e CGH, e não vão querer ter que dividir movimento com GIG e GRU respectivamente, caso coloquem alguma restrição de crescimento.

Volto a dizer, muito estranho +5 milhões no SDU incomodar tanto, quando CGH vai ter +13.

 

 

TJ, SDU não comporta 15 MM pax/ano. Falta estacionamento, "calçada", sala de embarque, etc. restituição de bagagens, pátio e por ai vai. Quem utilizou o aeroporto em 2014, quando atingiu 10 MM/pax sabe o caos que foi. Nos dias que o aeroporto fecha então por questões de visibilidade...é bizarro, nem o ar-condicionado dá conta. O Santos Dumont fica fechado por volta de 50 horas por ano para aproximação por instrumento, comparado a menos de 10 horas no GIG!

1920px-Santos_Dumont_Embarque.jpg

Para quem não conhece, esse é o terminal de embarque. Não cabe 2000 pessoas/hora aqui. 

Estacionamento do Aeroporto Santos Dumont recebe melhorias – AEROFLAP

1200 Vagas no estacionamento, aproximadamente 1/3 do que há disponível no GIG. (Só quem nunca carregou mala na chuva nesse estacionamento defende a transferência dos voos para o SDU). 

 

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On 21/01/2022 at 11:44, TheJoker said:

https://diariodoporto.com.br/movimento-para-fortalecer-o-galeao-ja-incomoda-paulistas/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/debate-sobre-concessao-do-santos-dumont-preocupa-guarulhos.shtml

Já virou guerrinha RJxSP, Invepar quer se meter na estória, até porque se for pra beneficiar GIG, GRU também vai quer sua parte.

 

Quero ver a treta quando CGH começar a tirar mov. de GRU...

 

"Tarcísio de Freitas, que vem sendo apresentado como candidato ao Governo de São Paulo", não sabia.

Piada isso ai né? Eles acham que o povo não vai pegar um GIG / GRU pra viajar internacional? 

Será que estão achando que todas aquelas companhias internacionais vão migrar para o GIG? 

Só vai trocar o aeroporto de origem pra ir pra SP 

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