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Paes critica concessão do aeroporto Santos Dumont e diz que vai à Justiça


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https://oglobo.globo.com/economia/castro-recorre-bolsonaro-governo-cria-grupo-para-rever-modelo-de-leilao-do-santos-dumont-25351790

O grupo atuará por prazo determinado de 30 dias, a partir de 19 de janeiro, período no qual será discutida e avaliada a proposta do governo federal para o Santos Dumont e eventuais ajustes propostos pelos integrantes do colegiado, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura.

“O objetivo comum é estabelecer acordo para uma solução técnica conjunta que garanta o equilíbrio do sistema multi-aeroportos do estado, de modo que os aeroportos Santos Dumont e Galeão operem de forma coordenada, gerando emprego, fomentando o turismo e beneficiando diretamente o potencial econômico do Rio de Janeiro”, diz a nota conjunta.

De acordo com o governo federal, serão apresentadas de forma conjunta as propostas de ajustes técnicos e respectivas soluções referentes à 7ª rodada, que está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).
Uma vez acolhidas pela TCU, elas farão parte do edital a ser lançado pelo governo federal para o leilão da 7ª rodada.

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O Caso não é somente de demanda, TheJoker.  Você insiste nesse ponto, mas me perdoe, não é somente demanda. GIG é aeroporto capaz de fazer o que outros estão fazendo.  No fim, transferiram a de

De que adianta desburocratizar apenas, tornar o Brasil o estado mais eficiente do mundo se não há aumento de renda real da população, se em dólares, (os custos do setor são em dolar boa parte) o PIB/c

Eu penso que tanto SDU quanto CGH deveriam ter taxas aeroportuárias bem diferenciadas, tipo dobro ou triplo. É a lógica de qualquer negócio: paga a mais pela comodidade. Só assim para ter um cont

O problema não é rever o SDU, e sim achar uma solução pro contrato do GIG.

Alterar acho que não pode, senão todos os outros (1ª e 2ª rodadas) iriam pedir também. O jeito é relicitar como VCP e NAT.

Reequilíbrio tem sido feito pra valores pequenos e situações muito específicas.

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4 hours ago, TheJoker said:

O problema não é rever o SDU, e sim achar uma solução pro contrato do GIG.

Alterar acho que não pode, senão todos os outros (1ª e 2ª rodadas) iriam pedir também. O jeito é relicitar como VCP e NAT.

Reequilíbrio tem sido feito pra valores pequenos e situações muito específicas.

GIG hoje vale o que? BRL 3 bn? Considerando 15 MM pax, etc...vai a zero...para fazer 1 bn no SDU? A grosso modo é essa a solução do Governo Federal?

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Talvez uma solução viável é criar uma empresa que agrupe SDU e GIG, mas aí depende se RioGaleão devolverá a concessão.

Um cenário relativamente semelhante ocorreu em Osaka. Enquanto Kansai patinava em passageiros e era deficitário, Itami era o oposto. Com a fusão, ITM+KIX ganharam escala, ao ponto da Kansai poder baixar suas taxas aeroportuárias - uma das mais caras do mundo.

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Da série, recordar é viver...

BR  PIB     2012     $2,465 trilhões     2019  $1,878    -23,8%    média -3,1% a.a.

População               199,3 milhões                  211    +5,87%              +0,82%

 

ANAC 

Pagos (dom+inter)  107,4 milhões                 119,2  +11,01%            +1,5% a.a  quase 2x a taxa de cresc. população, PIB esquece.

   . dom                     88,5                                 95      +7,43%             +1,03% 

   . inter                     18,9                                 24,2    +27,76%           +3,56%

BR  +11,8 milhões em 7 anos.

 

SDU         2012           8,9 milhões       2019  8,9       -0,02%     média      0

GIG                            16,9                            13,7      -19,42%                  -2,57%

     . inter                    4,05                          4,32     +6,47%                    +0,9%  não depende do doméstico

RIO  -3,2 milhões

CGH                           16,7                           22,3        +33,57%                 +4,22%

GRU                           31,7                           42,3        +33,22%                 +4,18%

SAO   +16,2 milhões

VCP                            8,6                            10,2          +18,41%               +2,44%

BSB                            16,7                           16,6          -0,82%                 -0,12%

CNF                           10,4                           10,7           +3,16%                +0,45%

3sub  +1,8 milhões 

O restante somado perdeu 3 milhões.

 

Isso antes da pandemia, o depois só vendo acontecer. Aviação comercial no BR cresce muito pouco, tanto entre cias quanto nos aeros, troca seis por meia dúzia.                         

Edited by TheJoker
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Infraero preliminar

SDU dez21    807k    dez19  969k    -16,7%

CGH            1.426k             1.965k   -27,4%   vão ter que dar um gás até o leilão

 

2021  SDU   6.8 mi                2019   9.1 mi

          GIG    3.8 a 4 mi                     13.5 mi

          RIO    10.6 a 10.8 mi              22.6 mi     46.9% a 47,8%

22.6 x 51,6% = 11.7 - 10.6 = +/- 1 milhão abaixo do que SAO em termos de performance.       

 

          CGH   9.7 mi                           22.7 mi

          GRU   24.2 mi                         43 mi

          SAO   33.9                              65.7 mi     51,6%   

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2021  CWB  3.112 mi     2019  6.503    47,9%

          IGU       952k                 2.315k   41,1%  é o pior desempenho,  MGF nos 57% e CAC 75%.

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37 minutes ago, Leandrinho said:

É... mas no caso de CGH pode ser que aumentem antes, pra valorizar para a concessão.

O que vai valorizar é a promessa/garantia de: + slots, voos inter pro C. Sul, mas só depois dos investimentos. Como só serão obrigatórios a partir de cinco anos, vai depender da evolução do mercado e da disponibilidade da concessionária.

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https://diariodoporto.com.br/movimento-para-fortalecer-o-galeao-ja-incomoda-paulistas/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/debate-sobre-concessao-do-santos-dumont-preocupa-guarulhos.shtml

Já virou guerrinha RJxSP, Invepar quer se meter na estória, até porque se for pra beneficiar GIG, GRU também vai quer sua parte.

 

Quero ver a treta quando CGH começar a tirar mov. de GRU...

 

"Tarcísio de Freitas, que vem sendo apresentado como candidato ao Governo de São Paulo", não sabia.

Edited by TheJoker
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