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Paes critica concessão do aeroporto Santos Dumont e diz que vai à Justiça


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Quando entram no bairrismo, a discussão perde todo o sentido. Na boa, melhor evitar de cair no papo do prefeito, que já está apelando. 

Aeroportos são pensados em contextos regionais ou nacionais e pensados em rede, sistema

Sejamos mais sensatos do que entrar no papo "X subsidia Y e é errado eu pagar por ele".

 

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9 hours ago, 332 said:

Alem de nao ter nada de errado, UDI, UBA e MOC nao sao deficitarios. 
 

 

Você tem os números desses aeroportos?

UDI talvez não seja, mas não duvido de UBA e MOC serem.

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  • 2 weeks later...

seja o numero que for, todos aeroportos estao a trancos e barrancos.

enfiar o elefante pela fechadura nao resolve.

matar um para lucrar o outro é politica comunista, o GIG privatizado esta ai a quanto tempo? o que foi feito de concreto para seu sucesso, se nao foi falta de dinheiro, foi competencia e se nao foi esta tambem so resta demanda, e esta nao tem como resolver na marra....

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On 20/11/2021 at 11:57, FabioGIG said:

Fazer aterro pra ampliar um aeroporto enquanto se tem outro ocioso na mesma cidade, é patético mesmo!

Mesmo assim pela seguranca das operacoes ao menos um concreto poroso deferia ser colocado em 150mts de extensão em cada cabeceira em um pequeno aterro.

Muito do risco se evitaria em prol da seguranca. 

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21 minutes ago, falcaobr said:

Mesmo assim pela seguranca das operacoes ao menos um concreto poroso deferia ser colocado em 150mts de extensão em cada cabeceira em um pequeno aterro.

Muito do risco se evitaria em prol da seguranca. 

Deve ser EMAS pra diminuir a extensão do aterro, em CGH são 75m em cada cabeceira, descontando a área do tabuleiro uns 50m. Vai precisar é de uma trincheira pra acesso à Escola Naval.

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  • 3 weeks later...

O governo federal trabalha em duas frentes para vencer resistências do governo do Rio à privatização do aeroporto Santos Dumont. Autoridades locais temem um esvaziamento do Galeão (Tom Jobim), que pode perder ainda mais voos internacionais e isolar a cidade, com um eventual crescimento do terminal central da capital.

Uma das opções é limitar o crescimento do Santos Dumont para dar tempo de recuperação do aeroporto internacional. A outra é usar os recursos das outorgas dos terminais para a construção de um metrô ligando os dois aeroportos, projeto de R$ 5,5 bilhões. Segundo técnicos que estão participando das discussões, serão feitos ajustes no edital de concessão do Santos Dumont que, na prática, vão permitir ao Galeão mais tempo para recuperar o volume de passageiros.

O aeroporto internacional do Rio, privatizado em 2013, nunca atingiu o número de passageiros previsto na concessão e viu voos internacionais migrarem para Guarulhos (SP).

O Globo  https://www.instagram.com/p/CXOnc2ULwit/?utm_source=ig_embed&ig_rid=3f92cd53-66e7-4ca4-acec-5882ae286f48

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39 minutes ago, Seahawk said:

Não me parece fazer sentido, em função do fluxo potencial de pax. Muito pouco para justificar transporte sobre trilhos. 

Fora o custo!

Mais barato pagar um 3o aeroporto ainda mais onde a roubalheira é escancarada!

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Fazendo uma conta bem primária, a distância de SDU até o GIG é de 18 km pelo Google Maps, considerando que o traçado será mais subterrâneo e com poucos trechos sob água.

O custo por km de um metrô subterrâneo é de cerca de R$ 500 milhões, ou seja, esta linha custaria R$ 9 bi no mínimo, sem contar as peculiaridades (ironia) das obras públicas. Acho bem otimista custar R$ 5,5 bi.

Claro que os benefícios não se restringem apenas aos aeroportos, beneficiando milhões de pessoa no trajeto, porém quem do público internacional vai pegar Metrô? Mas sob o argumento de "Estado mínimo", arrecadação financeira, soa ilógico vender um aeroporto por X e ir direto para uma obra que pode custar 3X.

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Sou totalmente favorável a livre iniciativa, mas sinceramente concordo que o SDU deveria ser restringido. As possibilidades de ampliação daquele terminal são pequenas e o aeroporto está um caos total com esse monte de voo pro Brasil inteiro que as cias adicionaram ali. Dizer que cabem 10-15mm de pax/ano e realmente o espaço comportar isso com tranquilidade são dois opostos; hoje como ocorreria essa ampliação? Como se amplia um corredor estreito de check-in de um aeroporto todo de concreto? Como se amplia os corredores cheios de lojas do andar do embarque do aeroporto? Ao meu ver, a única ampliação viável ali é aumentar aquela sala de embarque, mas o aeroporto é tombado, isso pode ser feito? 

Lembro que na época que construíram o Pier Sul do GIG foi debatido aqui que, além de estar previsto no edital, seria mais barato construir aquele píer do que realizar um retrofit total no T1 que é totalmente construído de mármore e concreto. 

Não quero parecer elitista de forma alguma, mas os próprios corredores do SDU são estreitos. Semana passada fui a SP e passei por lá. O caos estava instalado com famílias viajando para destinos turísticos com várias bagagens(algo totalmente normal, mas incompatível com o embarque, com a estrutura, principalmente o remoto, daquele aeroporto). 

Pensar em voos internacionais ali é algo surreal, digo o mesmo para CGH. 

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Eu penso que tanto SDU quanto CGH deveriam ter taxas aeroportuárias bem diferenciadas, tipo dobro ou triplo. É a lógica de qualquer negócio: paga a mais pela comodidade.

Só assim para ter um controle de crescimento de SDU. Decreto e lei não resolvem.

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1 hour ago, A345_Leadership said:

Fazendo uma conta bem primária, a distância de SDU até o GIG é de 18 km pelo Google Maps, considerando que o traçado será mais subterrâneo e com poucos trechos sob água.

O custo por km de um metrô subterrâneo é de cerca de R$ 500 milhões, ou seja, esta linha custaria R$ 9 bi no mínimo, sem contar as peculiaridades (ironia) das obras públicas. Acho bem otimista custar R$ 5,5 bi.

Claro que os benefícios não se restringem apenas aos aeroportos, beneficiando milhões de pessoa no trajeto, porém quem do público internacional vai pegar Metrô? Mas sob o argumento de "Estado mínimo", arrecadação financeira, soa ilógico vender um aeroporto por X e ir direto para uma obra que pode custar 3X.

O Trecho é mais curto e de superfice pois na prática a obra parte da estação estácio e aproveita parte do leito da via ferrea existente, até o início da ilha do fundão, e depois continua por superfície pela linha vermelha ou ilha do fundão até ilha do governador, possivelmente aproveitando parte da infraestrutura do BRT/Transcarioca que custou 2bi e está completamente subutilizado, ou seja, pode ser que custe os 5.5 bi. O drama é que mesmo assim não faz sentido na minha opinião. 

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https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,leilao-do-santos-dumont-governo-muda-regras-para-viabilizar-concessao-de-aeroporto,70003922456

Vão aumentar de 3 pra 5 anos o prazo pra entregar obras de ampliação dos Blocos SDU e CGH. Não é pra ajudar o GIG e sim pra facilitar o leilão, porque ninguém vai querer investir em obras nesse momento de incertezas/movimento abaixo do normal.

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On 12/10/2021 at 7:20 AM, A345_Leadership said:

Fazendo uma conta bem primária, a distância de SDU até o GIG é de 18 km pelo Google Maps, considerando que o traçado será mais subterrâneo e com poucos trechos sob água.

O custo por km de um metrô subterrâneo é de cerca de R$ 500 milhões, ou seja, esta linha custaria R$ 9 bi no mínimo, sem contar as peculiaridades (ironia) das obras públicas. Acho bem otimista custar R$ 5,5 bi.

Claro que os benefícios não se restringem apenas aos aeroportos, beneficiando milhões de pessoa no trajeto, porém quem do público internacional vai pegar Metrô? Mas sob o argumento de "Estado mínimo", arrecadação financeira, soa ilógico vender um aeroporto por X e ir direto para uma obra que pode custar 3X.

Vamos ser pragmáticos. Eu faria um ramal que seja capaz de tanto : 

(A) Conectar o GIG com um nicho de cerca de 2 Km a partir do tronco principal

(B) Ir uns 5 a 10Km dentro da Ilha do Governador com talvez 3 estações

 

Não sei da onde seria melhor sair (julgo que da estação Estácio, iria até São Cristóvão pelos trilhos existentes e dali faria uma via subterrânea para atravessar São Cristóvão criando talvez 1 ou 2 estações - CTN ? - dali atravessaria a Brasil e iria na direção do Fundão, criando também um meio de transporte para a comunidade que vai pra UFRJ.)  

Outra alternativa seria uma estação nova na Cidade Nova, indo na direção da Rodoviária e criando uma importante estação ali, e dali subterrâneo para oeste - São Cristóvão e atravessando para o Fundão 

Planejamento urbano tem que ser não só pra atender o aeroporto.... mas por que não resolver a Rodoviária, Fundão e Ilha do Governador ? 

   

 

 

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On 10/12/2021 at 10:56, A345_Leadership said:

Eu penso que tanto SDU quanto CGH deveriam ter taxas aeroportuárias bem diferenciadas, tipo dobro ou triplo. É a lógica de qualquer negócio: paga a mais pela comodidade.

Só assim para ter um controle de crescimento de SDU. Decreto e lei não resolvem.

Concordo, muita equação e fantasia para justificar o injustificável.

Demanda não se cria da noite para o dia por decreto ou vontade, se o que está em jogo é comodidade que sejamos francos é o que SDU oferece de longe, logo que se cobre por isto.

Nao vamos cair na estupidez de BH que fechou PLU por capricho radical e hoje a vida de quem usa o aeroporto de BH virou um inferno para "viabilizar" CNF, confins está ai a anos funcionando e nada de flexibilizar meia dúzia de vos para CGH, SDU e BSB como antes.

Tem nicho para tudo, quem precisa ir e vir com rapidez e tranquilidade vai pagar um premium a aérea pelo Slot que vai ser caro e disputado, quem quiser viajar barato vai pegar o transporte publico ate GIG e voar de ônibus com asas pagando para tomar um copo d'água.

No mundo inteiro é assim a mais de década ja que tem funcionado, seja em Londres, NY, Milao entre outras....

Mania de radicalismo não resolve problema estrutural, RJ não comporta os 2 aeroportos que tem e o preço de fechar SDU seria caro demais para os negócios da cidade, melhor estruturar o que mais tem capacidade de sobreviver e dar um Stop Loss no deficitário, reduzindo outorgas e reajustando o contrato.

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9 hours ago, LipeGIG said:

Vamos ser pragmáticos. Eu faria um ramal que seja capaz de tanto : 

(A) Conectar o GIG com um nicho de cerca de 2 Km a partir do tronco principal

(B) Ir uns 5 a 10Km dentro da Ilha do Governador com talvez 3 estações

 

Não sei da onde seria melhor sair (julgo que da estação Estácio, iria até São Cristóvão pelos trilhos existentes e dali faria uma via subterrânea para atravessar São Cristóvão criando talvez 1 ou 2 estações - CTN ? - dali atravessaria a Brasil e iria na direção do Fundão, criando também um meio de transporte para a comunidade que vai pra UFRJ.)  

Outra alternativa seria uma estação nova na Cidade Nova, indo na direção da Rodoviária e criando uma importante estação ali, e dali subterrâneo para oeste - São Cristóvão e atravessando para o Fundão 

Planejamento urbano tem que ser não só pra atender o aeroporto.... mas por que não resolver a Rodoviária, Fundão e Ilha do Governador ? 

   

 

 

A rodoviária considerando que existe o ferroviário talvez faça sentido que seja movida para o GIG. Considerando uma linha com trens de 1500 pax a cada 4 min, temos 300.000 pax/dia por sentido, não há demanda para isso nessa região ao meu ver. O trem facilitaria o acesso ao GIG, poderia até aumentar marginalmente a demanda, mas não impactaria a decisão de viajar da maioria. Ilha do Governador tem 200k hab, o fluxo na de entrada e saída na Ilha do Governador é de 15k veículos dia apenas, não viabiliza o trem. 

Um BRT aproveitando os túneis e integrando o BRT/transbrasil/transcarioca faria muito mais sentido, com custo muito baixo, pois a infraestrutura está pronta, exceto pequenas intervenções. 

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10 hours ago, LipeGIG said:

Planejamento urbano tem que ser não só pra atender o aeroporto.... mas por que não resolver a Rodoviária, Fundão e Ilha do Governador ?

Concordo Lipe, é muito mais de interesse público atender maior número de pessoas do que o público do aeroporto, seja passageiro ou funcionário. É a mesma coisa da discussão do trem de GRU, que atende mais a cidade de Guarulhos que o aeroporto em si.  

2 hours ago, falcaobr said:

Tem nicho para tudo, quem precisa ir e vir com rapidez e tranquilidade vai pagar um premium a aérea pelo Slot que vai ser caro e disputado, quem quiser viajar barato vai pegar o transporte publico ate GIG e voar de ônibus com asas pagando para tomar um copo d'água.

No mundo inteiro é assim a mais de década ja que tem funcionado, seja em Londres, NY, Milao entre outras....

O ideal seria SDU e GIG estarem com a mesma gestora e ela faria estas movimentações. 

No fim, o GIG precisa de respostas heterodoxas, mas uma coisa que precisa antes: o país voltar a crescer.

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De modo geral em relação a capacidade entre trem/VLT/BRT, temos:
Trem: 45-60 mil pax/hora/sentido;
VLT:15-35 mil pax/hora/sentido;
BRT: 10-15 mil pax/hora/sentido;

Ou seja, mesmo os 10 mil fica dificil justificar lembrando que fluxo diário de veiculos por sentido é de cerca de 20 mil, aprox. 60 mil/pax dia. 

 

 

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nov21 SDU    756k   nov19   887k     85% de recuperação

           CGH 1.219k             1.916k     64%

Dom   GRU 2.180k             2.484k     87,8%

Inter              544k             1.123k     48,5%

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Segundo postagens do Malegi no https://www.skyscrapercity.com/threads/gig-sbgl-rio-de-janeiro-aeroporto-internacional-antônio-carlos-jobim-galeão.778168/page-1025

parece que a G3 vai dar o tiro de misericórdia na CARJ.

Oferta de assentos jan22

1639528642215-png.2501122

Jan19  SDU 202.296  GIG  389.604  RIO 591.900   -27,3%   aqui ainda tinha O6  125.550 (SDU+GIG)                                         

Jan20          241.101          406.692         647.793   -33,6%        

 

 

abr22

spacer.png

Abr19  SDU 186.732  GIG  265.664  RIO 452.396   -9,7   aqui ainda tinha O6  70.689 (SDU+GIG)                                         

 

 

Destinos SDU

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Destinos  GIG

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Também vai tirar um pouquinho de GRU pra ajudar no leilão de CGH.

Oferta de assentos Jan22

spacer.png

Jan19  CGH  605.286   GRU 565.480  SAO 1.170.766   

Jan20           580.960           690.631          1.271.591   

Jan21           218.897           513.308             732.205   

Jan22                                                         1.021.050    -12,8% jan22 vs jan19   -19,7% jan22 vs jan20

 

Abr22

spacer.png

abr19   CGH  531.510    GRU  482.812    SAO  1.014.322

abr22                                                                1.141.404     +12,5%

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