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Learjet 35 vara a pista na Pampulha


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Learjet 35A PR-MLA varou a pista em PLU agora há pouco. Fotos circulando no whatsapp. Aguardando mais infos.

Edited by Lucas Gabardo
matricula errada
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  • Lucas Gabardo changed the title to Learjet 35 vara a pista na Pampulha

3 ocupantes, todos vivos. Os dois pilotos estão presos nas ferragens e sendo retirados pelos bombeiros.

Circulando no whatsapp um áudio da torre dizendo que a aeronave estava em treinamento de TGL e pousou com trem de pouso recolhido.

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Pela posição que as fotos mostraram, acho difícil ele ter pousado com os trens recolhidos. O atrito o faria parar ainda dentro da pista, ou no máximo ele sairia pela lateral. No G1 da para ver que ele variou na cabeceira e caiu pelo barranco.

Enfim, aguardemos para mais detalhes. O importante é não houve vítimas fatais no acidente.

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33 minutes ago, Bruno Holtz said:

Pela posição que as fotos mostraram, acho difícil ele ter pousado com os trens recolhidos. O atrito o faria parar ainda dentro da pista, ou no máximo ele sairia pela lateral. No G1 da para ver que ele variou na cabeceira e caiu pelo barranco.

Enfim, aguardemos para mais detalhes. O importante é não houve vítimas fatais no acidente.

Depende de onde ele tenha tocado a pista, não?

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O trem foi na verdade arrancado no impacto.

 

Ao que parece, TGL com vento de cauda, talvez ainda seguido de um Reject.

 

Sorte de sairem pessoas vivas deste acidente.

Edited by Mister.Eslátes
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Nova matéria agora veicula uma foto do avião já sobre a pista sem trem baixado, restando saber se foi mesmo da última aproximação em questão. 

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/04/20/foto-feita-logo-antes-do-acidente-mostra-que-trem-de-pouso-de-aeronave-nao-estava-baixado.ghtml

Se realmente tocou com gear up, deve-se considerar a hipótese (similar à da Índia) de tentativa de arremetida.

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6 hours ago, Mister.Eslátes said:

O trem foi na verdade arrancado no impacto.

 

Ao que parece, TGL com vento de cauda, talvez ainda seguido de um Reject.

 

Sorte de sairem pessoas vivas deste acidente.

De onde saiu esta informação ? "O trem foi na verdade arrancado no impacto."

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5 hours ago, James007 said:

Se realmente tocou com gear up, deve-se considerar a hipótese (similar à da Índia) de tentativa de arremetida.

Este modelo tem aviso de gear up ?

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8 hours ago, Bonotto said:

Este modelo tem aviso de gear up ?


Tem, mas sempre pode ser desligado.

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9 hours ago, Bonotto said:

Este modelo tem aviso de gear up ?

Segundo soube, como ele estava com flap de decolagem, o alarme não soa, não sei se procede... 

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O acidente está no estágio tradicionalmente especulativo, e como sempre é difícil ter uma noção real do que ocorreu sem elementos essenciais. Pressupondo que era realizado um treinamento ou cheque, é preciso saber o que constava no programa previamente combinado entre os envolvidos, sendo assim, é cedo pensar que faziam um (suposto) 'toque (pouso) com o trem recolhido, por (suposto) descuido'. Muita calma nessas horas.

Nos tempos que os simuladores não eram totalmente homologados para a formação/re-cheque dos pilotos, muitas manobras eram realizadas em voo real. Quanto ao contexto de aproximação/pouso/decolagem (arremetida), era 'normal' fazer aproximação e arremeter 'flaps up', aproximar-se e tocar com um motor 'inoperante' ou arremeter 'monomotor', etc. Riscos? Inúmeros, mesmo envolvendo os melhores e mais capacitados profissionais, e a Varig e a Vasp tem exemplos desastrosos disso, com o Avro, B737-200, Viscount ...

 

43 minutes ago, James007 said:

Segundo soube, como ele estava com flap de decolagem, o alarme não soa, não sei se procede... 

Claro que alguém que esteja voando nos dias atuais o Lear série 30 saberia responder com precisão, mas se a memória não me trair, os pilotos são 'acordados' pelo 'Landing Gear Warning System' por diversos motivos. O alarme (visual/sonoro) não pode ser cancelado quando o trem de pouso não está estendido/travado, posicionando os flaps além de 25º. Mas há circunstâncias que o aviso ocorre quando a posição de uma ou das 2 manetes de potência estiver abaixo de 70% de N1. Independentemente do que for, vale salientar: isoladamente, uma foto com o trem de pouso em cima por si só não explica (justifica) nada.  

 

 

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Infelizmente o comandante Avelar veio a óbito. Muito conhecido no meio e muito experiente em Learjet 35. Meus sentimentos a toda a família. RIP.

  • Sad 3
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On 21/04/2021 at 01:35, Bonotto said:

De onde saiu esta informação ? "O trem foi na verdade arrancado no impacto."

Informação extra-oficial. Fique a vontade para declinar e aguardar relatório preliminar do Cenipa.

 

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5 hours ago, Mister.Eslátes said:

Informação extra-oficial. Fique a vontade para declinar e aguardar relatório preliminar do Cenipa.

 

Relaxa ! Só queria saber mesmo. Porque tudo indica que vinham sem trem em baixo. Se era proposital ou não ainda não há informações oficiais.

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