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Startup prevê avião comercial movido a hidrogênio até 2025


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Startup prevê avião comercial movido a hidrogênio até 2025

Entrave é resolver questão regulatória e volume excessivo dos tanques de combustível

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Futuro avião terá tanques de hidrogênio que serão substituídos a cada etapa do voo

A norte-americana Universal Hydrogen planeja acelerar o desenvolvimento de aeronaves regionais de propulsão de hidrogênio, após levantar US$ 20,5 milhões (R$ 112 milhões) em fundos.

A startup espera viabilizar o uso de hidrogênio como combustível para alimentar aeronaves comerciais, aproveitando a projetada demanda crescente para aeronaves zero.

Segundo a agência Reuters, o financiamento relacionado ao segundo estágio do projeto foi liderado pela incubadora Playground Global, empresa do Vale do Silício, com outros investidores, incluindo braços de capital de risco da Airbus, da Toyota e da companhia aérea jetBlue.

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Tanque será montado em suporte modular

De acordo com o fundador da Universal Hydrogen, Paul Eremenko, seu projeto usará hidrogênio em aeronaves regionais com capacidade para até 60 passageiros.

A expectativa da empresa é que o primeiro voo experimental aconteça em 2025. Atualmente o maior desafio é receber todas as certificações necessárias no curto espaço de tempo, apenas quatro anos, para uma tecnologia que não foi testada e nem existe documentação regulatória.

O uso de hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis tem sido um dos segmentos com maior potencial de sucesso no curto prazo. A Airbus planeja utilizar a tecnologia já em meados da próxima década, com os primeiros aviões projetados para este novo combustível voando até 2035.

Um dos maiores entraves da tecnologia é o volume necessário para armazenamento do combustível.

Porém, analistas concordam que a necessidade de descarbonizar as frotas das companhias aéreas é urgente. Diversos países e sociedades estão aumentando a pressão sobre as emissões de carbono do setor de transporte, que é ao lado da indústria, um dos maiores gerados de gases e partículas de poluentes.

Fonte:  Marcel Cardoso – Aero Magazine 26  abr 2021  

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